segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Falta apenas um ano!

Antonio Nunes de Souza*
Faltando dois meses para 2012, ano das acirradas e disputadas eleições, que sempre vencem aqueles políticos mais sagazes fazedores de parcerias com cães e gatos e também gastam mais dinheiro em suas mídias de campanha.
Lamentavelmente, poucas são as vezes que os melhores, mais competentes e comprometidos com as necessidades reais do povo, se saem vitoriosos. Mas...faz parte do show de nossa cultura, da famigerada “lei de Gerson”, onde o povo e o candidato só avaliam os seus benefícios diretos e pessoais, esquecendo, completamente, as comunidades!
Podemos mudar esse panorama?
Claro que sim! Nós somos uma intermediação entre o eleitor pouco informado ou menos esclarecido, ajudando-o a tomar decisões acertadas que beneficiem a coletividade, mostrando que esses futuros benefícios serão altamente importantes para ele e outros milhares de pessoas. Porém, desastrosamente, normalmente as coisas ocorrem ao contrário, pois as pessoas que deveriam fazer esse trabalho de esclarecimento aproveitam-se e arrebanham votos para seus candidatos mostrando prestígio pessoal e, com essa atitude sórdida e enganosa, ganham dinheiro e são premiados com cargos de confiança, geralmente, se revelando excelentes saqueadores dos cofres públicos.
Esse meu discurso pode parecer um “chover no molhado”, contudo, se faz mister que se repita essa condenável mecânica política, para que esses sabidos saibam que estamos de olhos neles e lutando para abrir os olhos do povo para realidades mais benéficas em seus favores. 
Até o momento, embora já tenha aparecido uma enxurrada de nomes de candidatos para governar Itabuna, temos que ter consciência que apenas dois deles têm condições de uma disputa real e de possível vitória. Uma com uma administração completamente desastrosa, desequilibrada, desorganizada, cheia de denúncias, desmandos e corrupções, apoiada pelo prefeito que, inusitadamente, nada faz para minimizar ou esclarecer tais fatos denunciados cotidianamente. Se dizem que alguém trouxe a vassoura de bruxa para a região (sem comprovação oficial), esse prefeito, com o avanço da tecnologia, trouxe o “aspirador de pó do Capeta” para sugar tudo que seja possível. Porém, contando com a máquina pública na mão, certamente, será um forte candidato a reeleição, mas, posso dizer que já vi administrações bem superiores e decentes não conseguirem se reelegerem, pois não faz parte de nossa cultura regional. Preferem o novo, mesmo que o novo seja velho conhecido!
A outra candidatura trata-se de algo novo, sem nenhum rastro de indecência na vida privada e pública, experiência em secretaria de governo municipal e, mais dois fatores e valores que não devem ser desprezados: O alinhamento partidário com os governos estadual e federal (que é de grande peso), sendo o outro fator, e mais significativo, a capacitação adquirida acompanhando de perto várias gestões nas câmaras de deputados, secretaria de Estado e prefeitura do município. Essa, mesmo sendo a mais sensata, conta com certo preconceito pelos machistas, que esquecem ou desconhecem que além do Brasil, Alemanha, Inglaterra, Argentina e uma série de países são comandados por mãos femininas reveladas firmes e fortes!
Embora tenha minhas preferências, minha opinião nesse artigo não tem nada de tendencioso, apenas a sensatez de me pronunciar evidenciando os valores das mercadorias que estão nos oferecendo. Não cito nomes, mas, deixo bem claro as referências!
Se por ventura, aparecer outros com chances ou possibilidades, estaremos prontos para fazermos nossa modesta análise, pois, o importante é que o povo seja bem atendido em seus anseios.
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Papai, vou me casar novamente!

                                           Antonio Nunes de Souza*
Querido pai,
Esse e-mail é bastante especial, com uma notícia que lhe encherá de alegria em saber a felicidade que estou desfrutando e que, finalmente, encontrei o grande amor da minha vida.
Depois que me separei de Luiz Pedro, fiquei com a guarda de sua netinha Luana, voltei a trabalhar na minha profissão de médica e, graças a Deus, as coisas fluíram muito bem. Tenho uma situação financeira invejável, meu excelente apartamento no Leblon e faltava apenas uma companhia, pois, ainda estou jovem (com apenas 33 anos) e é importante aproveitar os prazeres da vida, uma vez que meu casamento foi um erro de juventude e, depois de minha separação oficial, Luiz foi para o exterior e nunca mais soube a mínima notícia.
Trata-se de uma pessoa maravilhosa. Inteligente, bem informada, gostos requintados, esportista (pratica natação, Kung Fu, Karatê, tênis, vôlei de praia, etc.). Luaninha, mesmo com sete anos, adora sair acompanhando-a nas academias e em todos os lugares. Nunca vi duas pessoas se identificarem tão bem!
Tem seis meses que estamos, praticamente, juntas, desde que nos conhecemos no meu consultório, e aquela química ou pele bateu forte balançando minha adormecida libido. O nome dela é Sandra Regina, profissionalmente, dentista, minha idade e nunca foi casada.
Marcamos para o fim do mês de novembro, a família dela está encantada e todos virão da Paraíba para prestigiar o acontecimento. Espero que o senhor venha e traga alguns parentes, já que mamãe não está mais entre nós para nos abençoar. Nós só estávamos esperando a oficialização da lei pelo Congresso Nacional e a Presidência para concretizar esse sonho!
Beijos da sua querida filha que muito lhe ama,
Regina Lúcia
Logo que recebeu esse e-mail, o velho Thertuliano tratou de responder imediatamente:
Querida filha Regininha,
Não posso negar que me assustei bastante com essa notícia, principalmente pela sua escolha, uma vez que você sempre foi namoradeira, nos dando muito trabalho para lhe policiar e, mesmo assim, terminou arranjando uma gravidez independente, provocando um casamento que foi um fiasco para todos, deixando apenas minha neta como uma passagem positiva.
O que eu poderia dizer, pois me deixa curioso, é por que você escolheu uma pessoa que luta karatê, Kung Fu, natação, joga tênis e outros esportes mais, e não tem um pênis que você sempre gostou tanto?
Logo você que, com quinze anos, já era apelidada de “Regina Machado”, pois não podia ver um pau em pé que dava logo um jeito de derrubar!
Sinceramente, é a primeira vez que vou receber (constrangido) a entrada de uma vagina na família, pois, no caso, preferiria que fosse um rígido pênis. Mas...  a preferência é sua e só me resta acatar sua escolha, esquecendo os resquícios de preconceitos e parabenizar minha querida nora (ou genro, não sei) faixa preta em artes marciais.
Conte com a minha benção e estarei aí na data marcada com uma comitiva de parentes e amigos que apóiam essa união, que cada dia passa a ser olhada com normalidade!
Seu querido pai,
Pedro Aragão
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)






sexta-feira, 21 de outubro de 2011

País da copa ou da cópula?

                                               Antonio Nunes de Souza*
Depois de me animar e dar pulos de alegria, curtindo esses meses com a notícia que íamos sediar a próxima copa do mundo de futebol, parei para pensar sobre esse maravilhoso acontecimento e, repentinamente, veio um estalo na mente sobre uma vasta relação de coisas que poderiam acontecer até a data do evento que, certamente, nos deixará mais felizes e realizados.
Já que contamos em nossa equipe de políticos uma grande e honrosa gama de corruptos com medalhas de ouro nos mais diversos pódios, poderíamos aproveitar para fazer uma competição similar, porém no estilo das olimpíadas (que abrange várias modalidades), mostrando ao mundo a maneira esportiva que encontramos para acabar com esses atletas do mal.
O nome do evento seria “Cópula do Mundo” (uma vez que eles Fo... com todos) e o símbolo seria um entrelaçado de algemas e o boneco representativo não poderia deixar de ser um carrasco com uma corda e um laço de enforcamento na ponta. O pódio teria no centro para o campeão medalha de ouro, um cadafalso. Para a medalha de prata uma guilhotina e a medalha de bronze uma modesta cadeira elétrica.
Será uma competição fantástica, sem nenhum custo de instalações especiais, pois os atletas atuam e praticam seus esportes nos próprios locais de trabalho. Apenas teremos que deslocar a comissão julgadora que estará a cargo da Polícia Federal e o Ministério da Justiça, não havendo apelações em outras instancias e os premiados serão “agraciados” imediatamente aos resultados das provas.
Como eles praticam uma diversidade impressionante de absurdos, ficaria inviável e duraria mais de um ano para que apresentássemos todas as modalidades corruptas usadas no dia-a-dia. Portanto, achamos por bem selecionar algumas provas mais expressivas nessa nossa primeira cópula do mundo e, nas subseqüentes, ampliar e diversificar ao máximo!
As provas serão as seguintes:
Levantamento de peso, euro, dólar, libra, etc. - Participarão aqueles que estão levantando e colocando em suas contas nos paraísos fiscais e ainda aplicam aqui no país. Se comprovados, os mais robustos canalhas serão os “premiados”.
Assalto a distância. - Está ligado diretamente a aqueles que conseguem os recursos para obras em seus Estados ou Municípios e, lá na ponta, bem distante, suas comissões são enviadas através de assessores.
Basquete Dólar ou Dólar na Cesta. - Essa modalidade está vinculada aos cretinos que, nas negociatas com empresas multinacionais, levam uma fatia robusta na operação para facilitar e agilizar os prejudiciais contratos ou vendas.
Assalto com vara. - Jamais deveria existir essa anomalia, mas... os atletas contam com a benevolência de algumas varas jurídicas para beneficiá-los, livrando-os  em troca de compensações financeiras ou melhorias em seus postos e graduações.
Penes de mesa. - Bastante usada com suas secretárias que, por saberem dos trambiques e bandalheiras, tornam-se suas amantes, recebem suas partes e transam nos gabinetes até em cima das mesas. Não só com seus chefes imediatos como favorecem, discretamente, outros parceiros.
Tiro ao alvo. - Modalidade super perigosa, pois eles quando a coisa aperta, não mudam a camisa para mandar queimar um ou vários arquivos e, infelizmente, é bastante difícil provar suas culpas como mandantes. 
Não haverá, em nenhuma hipótese, qualquer tipo de corrida. Quem tentar fugir correndo será linchado pela turma da geral que é a mais prejudicada de todos!
Obviamente, para a realização desse evento com resultados substanciais, será importante a participação da sociedade, a sensibilidade dos omissos e, principalmente, a conscientização do povo sobre seus direitos de cidadãos brasileiros.
Resta dizer que o comitê organizador colocará um site a disposição de todos, no sentido de receber sugestões que enriqueçam o evento, minimizando assim essa podre cultura de desviar os recursos públicos para os bolsos dos canalhas. Não precisa dizer que contamos com pessoas decentes na política que, honestamente, não concordam com tamanhos descalabros, porém, esse número precisa ser ampliado nas eleições através de votos que favoreçam o coletivo.
Por favor, jamais pense que não tem jeito, pois essa atitude é que fez com que chegássemos a essa triste situação!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A beleza humana da mulher!

                                             Antonio Nunes de Souza*
Depois de ter escrito o mesmo tema sobre os homens, justo será que também expresse minha modesta opinião sobre as mulheres, esses fantásticos seres que, tardiamente, estão impondo suas posturas profissionais, mostrando ao mundo que a cabeça pensante está sobre os ombros e não a glande considerada a cabeça do pinto.
Seguindo a linha universal, o padrão de beleza feminina é o tipo muito próximo do nórdico: Branca, olhos claros, cabelos lisos e finos, alta, esbelta, nariz afilado, lábios bem torneados, como também o seu corpo (a Gisele é um protótipo dessa espécie). Entretanto, embora esse padrão nunca esteja em baixa, diferentemente dos homens, pela imposição dos modismos ditados pelas atrizes, órgãos profissionais manipuladores das massas, as mulheres, burramente, estão se atrofiando colocando peitos de vacas holandesas, bundas de elefantes, lábios grossos e umas bocas de peixe com os dentes inchados (beiçolas). Mas, como a grande maioria dos homens só olha a mulher pensando em ir para cama com ela, quanto mais evidenciadas elas forem, mais valores terão suas conquistas. Lamentavelmente, essa é uma das fraquezas da mulher, que pensa mais em conquistar um homem pela aparência para levá-la para cama, que um parceiro legal, bem informado, inteligente e que também transe com ela, pois, transar qualquer imbecil sabe e, se esse seu não sabe direito, é mais fácil ensinar a fazer sexo gostoso, que transmitir educação e conhecimentos a um babaca qualquer! Nunca consegui entender, mas, tem mulheres que adoram cafajestes e até de tomarem porrada e maus tratos!
Comenta-se muito que as mulheres se arrumam para as amigas para provocar inveja. Isso pode ter uma pequena parcela de verdade, pois, todos nós (independente de sexo), nos arrumamos para nos arrumarmos. Ou seja: socialmente, comercialmente, sexualmente (principalmente) e profissionalmente. Porém, a mulher, dentre essas particularidades citadas, a que mais lhe excita e lhe faz feliz é sentir que está sendo olhada com desejo e tesão (para ela é a gloria, para mim, uma pobreza de espírito). É óbvio que a aparência é o começo de tudo, mas, não a essencialidade de um bom relacionamento. Porém, infelizmente, a mulher se deixa levar por essa faceta como se fosse a primordial. Talvez por essa razão o mundo esteja cheio de produções independentes, frutos de programas mal programados.
Nas suas mais diversas fases de idade (da infância a adulta) a similaridade com a do homem é, praticamente, a mesma, com o diferencial que ela, por ser mais orientada pelas mães, essas procuram se projetarem nas filhas, facilitando e estimulando certos comportamentos mais liberais que, infelizmente, as tornam em presas mais fáceis nessa vida louca que vivemos, Ela pensa que está sendo independente e, na verdade, está sendo usada e abusada pelos  homens sedutores e oportunistas. Eu, se mulher fosse, para um cara deitar em cima do meu umbigo teria que ser altamente qualificado, pois, preferiria me masturbar manualmente ou com um bom vibrador, que mexer os quartos para um pilantra só porque é bonitinho! Agarraria-me ao meu “massa real” e na hora fecharia os olhos e pensaria em Brad Pitty!
O dia que as mulheres tomarem conhecimento que o “handicap” que tem entre as pernas é o rei do mundo, dominarão o universo e terão aos seus pés toda humanidade.
Eu, provavelmente, não tenho mais tempo para ver isso, uma vez que esse processo está muito lento, porém, se os espíritas estão com a razão, pedirei para ser reencarnado como mulher para poder voltar ao mundo dos vivos por cima da carne seca!!!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)                                                                                             

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A beleza humana do homem!

                                Antonio Nunes de Souza*
Fazer um comentário sucinto sobre a beleza humana, assunto que geraria vários compêndios, realmente é muito difícil, pois, muitas dúvidas, perguntas e controvérsias ficam no ar. Entretanto, nosso interesse é exatamente esse, provocando discussões sobre as análises expostas, inclusive, comparando-as com novas linhas de pensamentos com maiores bases científicas, que não é o meu caso. Sou apenas um “velhinho latino americano” que, depois de viver longos anos, pensa que conhece as pessoas e suas reações (eu mesmo reconheço minha pretensão ridícula em me dar esse status). Mas, como não pretendo ser dono de nenhuma verdade e tenho a liberdade de expressão, dou também opinião baseando-me em minhas experiências.
Embora a palavra humana generalize os dois sexos, curiosamente, as nuances entre o masculino e feminino, a meu ver, são bastante diferenciadas, provocando reações curiosas, esquisitas e, muitas vezes, ridículas e sem sentido prático ou eficiente.
Não por ordem de importância, mas, por ser mais passivo de elogios e críticas e, pela convivência e ser da minha turma, imagino que conheço melhor e me sentirei mais desenvolto nos detalhes. Vamos ao homem!
O homem quando nasce com o privilégio da beleza física é paparicado desde a infância, não só pela família, vizinhança, babás, professores, como também percebem os olhares e comentários nas ruas quando, normalmente, transitam. Esses detalhes, seguramente, despertam a vaidade e a consciência íntima e mental, fazendo com que seu ego vá lá para as cabeceiras, e ele se sinta um ser superior aos outros. Aí, para ampliar sua beleza física, passa se emoldurar com roupas da moda, penteados, alguns cultuam brincos e tatuagens e, pelas oportunidades alcançadas entre a grande maioria das mulheres que desejam ter ao seu lado um deus grego (muitas vezes somente para causar inveja às amigas), transforma-se em um grande comedor, conhecido pegador, normalmente interessado apenas em satisfazer seus ímpetos de ereções, não levando a sério os relacionamentos, pois acham que sempre terá aos seus pés todas as mulheres do mundo, pois, para ele, o importante é que sejam as mais bonitas e gostosas do pedaço, uma vez que as mais inteligentes não dão esse grande valor a esses Narcisos de meia pataca que, geralmente, são mais vazios que estômagos de pobres. Meros instrumentos do prazer! Mas, quem fica transando o dia todo e a noite? Precisa-se que tenha conteúdos para segurar um bom e agradável relacionamento. E esse predicado é raro hoje em dia e está em alta entre as mulheres! (mais vale uma boa língua (para falar) e conhecimentos gerais e informações, que um pinto duro, cego, surdo e mudo!). Dificilmente você encontra tudo isso em um homem só, pois essa espécie está em extinção acelerada, partindo para a vertente do homossexualismo. Não tenho nada contra, não sou homofóbico, acho que existe homens bonitos, mas, para mim, eles são bonitos para suas afros descendentes (me expressei dentro da lei).
Essas são as características do homem, desde sua infância, juventude, puberdade e início da fase adulta, quando começa a dar algumas cabeças e compreender que deve modificar seus comportamentos e, se quiser ser alguém desejável, deve mudar os seus conceitos e perceber que o buraco é mais embaixo. Descobrir que um bom diálogo é tão importante quanto uma boa transa e  o mais delicioso das preliminares!
Minha pretensão inicial era falar dos dois sexos nesse mesmo artigo, porém, percebi que ficaria longo e cansativo demais, mesmo sendo uma modesta síntese de um assunto super complexo. Vou deixar para escrever, posteriormente, sobre a beleza da mulher, procurando dar uma boa sacudida e mostrar que aprendi a entender as mulheres, tanto nas ocasiões dos seus poucos defeitos, quanto nas suas grandes e maravilhosas virtudes!      
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Televisão o terror a domicílio!

                                       Antonio Nunes de Souza*
De todas as invenções, sem nenhuma dúvida, a televisão deve ocupar o primeiro lugar graças sua tecnologia de nos fornecer o som e imagem no ato dos acontecimentos que estão ocorrendo em qualquer parte do mundo. Para os jovens isso não passa de um fato simples e corriqueiro, mas, para nós mais velhos, que acompanhamos várias copas do mundo através do rádio em ondas curtas, com descargas terríveis exatamente nas horas dos melhores lances, quando a TV veio para o Brasil, mesmo sem a existência das transmissões via satélites, foi um assombro quando passamos a ver os jogos um dia após as realizações, através de vídeo tape que vinha transportado pela nossa Varig. Foi uma verdadeira revolução, pois, naquele momento, estávamos todos entrando na era da possibilidade de vermos, no dia seguinte, a comprovação que tínhamos ouvido no nosso querido e eficiente rádio. E, para nosso maior espanto e alegria, aconteceu logo em seguida o inacreditável: as primeiras transmissões via satélites! Transmissões de imagens, sons e notícias, comprovadas pelos próprios participantes dos fatos ou eventos.
Para quem nasceu e o aparelho de TV já fazia parte do mobiliário da sala, tudo isso não há nada de anormalidade, apenas serve de risos quando contamos, porém, não tenho vergonha de confessar que até hoje me espanto quando vejo algo ocorrendo no outro lado do mundo e, ao mesmo tempo, alguém interagir com perguntas e receber as respostas imediatamente.
Esse preâmbulo elogiando essa telinha que se transformou em uma febre diabólica e indispensável em qualquer lar (já faz parte da família), nada mais é para protestar contra mais uma péssima utilização do progresso que, infelizmente, é usada na maioria da sua atuação com uma vasta programação nociva e nefasta, deseducando nossos jovens com desenhos animados violentíssimos (armas poderosas, super heróis que lutam e matam centenas de bandidos, corridas e perseguições de automóveis e motos com atropelos e acidentes nas vias públicas, etc.), sem contar as novelinhas inocentes das seis e das sete que são recheadas de “beijos técnicos” que as línguas vão até os esôfagos dos artistas, refletindo em eventuais produções independentes geradas no decorrer das estórias. Tudo isso é um triste exemplo para nossos jovens, muitas vezes, ou quase sempre, levando-os para caminhos nada louváveis e perigosos!
Até o programa de Ana Maria Braga, que era uma “Dona Benta” modernizada, passou a ser uma “Datena Digestiva”, pois ela passou a enxertar os seus rocamboles com crimes, assaltos, roubos, estupros, seqüestro relâmpago, etc., acompanhando de perto os noticiários das tragédias do nosso triste cotidiano, que nos enche de pânico e terror, nos desestimulando até a dar uma circulada nas ruas.
Por último, é inevitável falar em um sórdido e imundo programa intitulado de Hiper Tensão, onde os candidatos, humilhantemente, se submetem a comer baratas, minhocas, besouros, conviver com ratos, aranhas e cobras para ganharem prêmios em dinheiro. Isso representa um desrespeito humano ao telespectador, uma vez que essas podres tarefas poderiam ser substituídas por literatura, artes, cultura em geral e educativas. Sobre o “Big Brother” nem me canso de falar mais, de tão ridículo que é. Jamais vou engolir ter que ouvir Pedro Bial chamar aquele bando de idiotas de “meus heróis”!
Infelizmente, aquele invento que tanto me impressionou, transformou-se numa máquina de terrorismo que, a cada minuto, joga em nossa casa (em qualquer horário) noticiários de crimes e tragédias assustadoras!
Lamentavelmente, por uma ironia do destino, esse instrumento é a única diversão dos pobres, que não têm condições de freqüentar teatros, cinemas, clubes sociais, museus, bibliotecas, academias e outros ambientes salutares e benéficos.
Por tudo isso é que considero a TV um terror a domicílio!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Denunciar ou calar? Eis a questão!

                                                       Antonio Nunes de Souza*
Parafraseando as palavras de Ruy Barbosa, temos de dizer que de tanto ver as canalhices e desmandos serem implantados sem as penalidades das leis, verificamos que fazer alertas para determinados fatos, comprovadamente maléficos, é uma verdadeira perda de tempo ou, infelizmente, pregar no deserto angariando antipatias, inimizades e, se duvidar, até perigo de vida!
Mas, com todas essas possibilidades de impossibilidades de resultados, jamais temos que nos deixar vencer pelo cansaço, pois é exatamente o que deseja os responsáveis pelos desmandos, sabedores que o povo tem memória curta e são manipuláveis pelas suas declarações de palanques, acreditando nas repetidas promessas jamais cumpridas e, infelizmente, pouco lêem jornais e analisam quando estão sendo enganados e quanto serão novamente ludibriados pelos falsos profetas, que aparecem sempre como os solucionadores de todas as suas necessidades.
Algumas vezes o desânimo nos chega, tristemente, fazendo com nos sintamos andorinhas solitárias, lutando em favor de causas coletivas e comunitárias, quando percebemos que, com uma festinha de bairro ou um asfaltinho tapeador de um trecho, essas simplórias e falsas figuras sejam olhadas como heróis e competentes. O povo deve ter a consciência que esses homens são, simplesmente, “SERVIDORES PÚBLICOS”, pagos pelo ele para servi-lo e que não estão fazendo nenhum favor. Apenas cumprindo os seus deveres e obrigações e, se não estão se comportando com honestidade, compostura e respeito, devem ser chamados a atenção e, em muitos casos, exigir das leis que sejam punidos por seus graves e prejudiciais erros contra os cofres públicos. O povo já deveria ter se conscientizado que ele é que é o patrão e os políticos são seus representantes, porém, para desempenharem papeis honestos e eficientes para as comunidades.  
Será que já esqueceram a vergonhosa crise que assolou na câmara de vereadores, envolvendo a maioria dos seus membros?
Que a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna FASI (mantenedora do Hospital de Base – HBLEM) está, praticamente, sem funcionar dignamente, pois os recursos que são destinados pelo governo do Estado são usados para pagar uma folha de apadrinhados e um invejável cabide de empregos?
Não acreditamos que essa acomodação vá continuar por muito mais tempo, deixando que esses criminosos impunes, sejam novamente dignos de receberem votos para voltarem para continuar a prática de peculatos e desplantes, na certeza que, juridicamente, jamais serão punidos!
Podemos até dar uma trégua para refazer nossas forças, mas, jamais deixaremos de tentar alertar o povo contra esses danosos políticos que não se respeitam e nem ao próprio povo que lhe confiou seus cargos!
Denunciar sempre. Eis a questão!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Homem, esse animal desconhecido!

                                          Antonio Nunes de Souza*

Acredito que as gerações continuarão morrendo tentando explicar através de estudos e teses o comportamento do homem, sua conturbada mente e o “por quê” das atitudes. O mais famoso dos estudiosos foi Freud que, pela sapiência e competência científica, tornou-se um símbolo mundial através da expressão de domínio público: Freud explica!
Entretanto, ele morreu deixando um legado bastante rico até hoje seguido, estudado, combatido, controvertido que, no fundo, não explica o inexplicável.
Imagine vocês, que até eu, um leigo animal considerado racional (?), tenho a ousadia de entrar numa seara tão complexa, para dar opiniões numa questão onde milhares de estudiosos queimaram suas pestanas para elucidar e não conseguiram, quando muito, deixaram suas conclusões para aumentar as controvérsias existentes. 
Como disse, por fazer parte desse mundo louco dos humanos, acho-me no direito de expor também meus pareceres, baseando-me não em estudos literários e científicos ou nos mestres e ícones na matéria, e sim pela convivência por mais de meio século com esses seres estranhos que gostariam de serem normais e, por uma imposição da sociedade, reprimem suas atitudes, modificam seus comportamentos, seguem normas e, conseqüentemente, se frustram. E, lamentavelmente, vivem as raias da loucura quando não alcançam suas plenitudes.
Inegavelmente (quanta presunção a minha), com a evolução da civilização, o homem por considerar-se um ser racional (gostaria de saber se os animais em geral pensam o mesmo), começou a manifestar espírito de liderança em alguns mais expertos e sagazes, que começaram a ditar regras comportamentais, simplesmente por lhes serem convenientes e benéficas. Essas atitudes iniciais talvez tenham sido as primeiras repressões na mente humana, ferindo o princípio da liberdade de agir, tendo como conseqüência à frustração de não poder fazer livremente o que lhe daria satisfação e prazer. Como somos ordeiros por natureza (somente violentos por contingências), passamos a acatar regras, leis, ameaças, preconceitos, desníveis sociais, econômicos e outras ações também bastantes significativas, deixando nossas mentes atordoadas, atingindo duramente o cérebro, colocando em desordem nosso raciocínio, provocando o sentimento de revolta, ódio, transgressão, rebeldia, desgosto e tristeza.
Aí, infelizmente, os mais explosivos e inteligentes, por não se conformarem com esse sistema brutal e totalmente desumano de gerir suas vidas, explodem com palavras, gritos, escritos, artes, coerências, incoerências, anarquismos, revoltas, etc., passando a serem considerados marginais da sociedade, comunistas, subversivos e, por fim, loucos e insanos.
Nos mais fracos, muitas vezes até inteligentes também, desabam um processo depressivo assustador, fazendo afastarem-se das coisas e pessoas, criando um mundo somente deles, onde convivem com seus próprios pensamentos, provavelmente condenando com seus silêncios a morbidez com que a humanidade é tratada por uma minoria dominadora. Para esses a denominação é mais grosseira ainda, pois são taxados de loucos mansos. Não sabendo todos que, dentro daquele silêncio, se esconde à sabedoria e o sentimento de ver os homens destruídos pelos próprios homens.
Essa é uma explicação simplista da minha opinião sobre a mente humana. Adoraria desenvolver mais essa minha leiga e descomprometida idéia, mesmo baseando-me simplesmente na prática. Mas, será que valeria a pena ser taxado de louco ou idiota?
Creio que não!  Prefiro sorrateiramente continuar dizendo algumas coisas tolas para eles sorrirem, e morrerem depois pensando que me enganaram.

*Escritor, (Vida Louca– ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)