sexta-feira, 30 de março de 2012

Carisma? Por que ser primordial?

                                                        Antonio Nunes de Souza*
Essa característica peculiar de cada indivíduo passou a ser encarada como uma particularidade que define a simpatia e espelha o nem sempre real comportamento das pessoas e, em muitíssimos casos, somos ludibriados como tolas crianças, em função de nos deixarmos levar por esses carismáticos, populistas e populares, verdadeiros magos na metodologia da enganação.
Esse fato acontece com mais assiduidade dentro da vertente política, área que é explorada em larga escala por aqueles que, a qualquer custo, querem o poder para usufruir das benesses e, na maioria das vezes, se locupletarem com o dinheiro público. Esses magos da política conseguem enganar o povo por décadas, ainda deixando herança de prestígios para seus filhos e netos.
Infelizmente, hoje temos uma gama tão vasta que explora essa particularidade que engana o povo com a mesma facilidade de dar bombom às crianças, que já faz parte primordial para considerar-se competente um candidato a qualquer cargo que seja. Esse conceito tolo, cheio de preconceitos, faz parte integrante da opinião “abalizada” do tolo eleitor que ainda não tirou a viseira e percebeu que esses enganadores e corruptos travestidos de santos, são os verdadeiros demônios que não desejam jamais que essa maneira do povo analisar e votar seja modificada.
Vamos procurar separar essa particularidade quando tivermos de escolher os nossos representantes (legislativos e administrativos), levando em conta as qualificações que sejam essas pessoas eficientes, comprometidas, honestas, tenham excelente prestígio e penetração política e respeite o povo como que os escolheu pela confiança, acreditando estar sendo bem representado.
Embora ainda estejamos dando os primeiros passos de articulações, já que contamos com uma série de possíveis candidatos, na minha modesta opinião, porém, aguçada observação de expectativa posterior de bons resultados, não posso deixa de patentear aqui que, se a eleição fosse hoje, com carismas, sem carismas, sem machismos, vislumbrando um futuro promissor para nosso município de Itabuna, vejo somente uma candidata que preenche os requisitos necessários para dar uma guinada de 360 graus, com o apoio dos governos (estadual e federal) limpando as impurezas que poluem, atualmente, os cofres públicos.
Aí o cético pergunta: E cadê o carisma e simpatia dessa mulher?
E eu respondo: Quem precisa de carisma e simpatia para alegrar o povo é Ivete Sangallo e Daniella Mercury. Nós precisamos é de projetos, saúde, educação, saneamento, cultura, moradia, segurança e que sejamos respeitados como cidadãos!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: