terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BARRACO IBAMA!

Antonio Nunes de Souza*

Enquanto os americanos estão tentando solucionar os seus problemas mudando a cor dos seus governantes, nós, tupiniquins do terceiro mundo, estamos vivendo um verdadeiro “Barraco IBAMA”, com relação à fiscalização da nossa maravilhosa e cobiçada floresta amazônica.
É de se lamentar que, por mais divulgados que sejam os avisos, gananciosos empresários continuam desmatando estupidamente a floresta, corrompendo os poucos e maus pagos funcionários fiscalizadores, desde o mais modesto até alguns do alto escalão.
Temos que reconhecer quanto é difícil uma solução definitiva como a exigida pelo povo brasileiro e mundial, pois, essa série de soluções simplistas que a mídia divulga, colocando como culpado único o governo do Brasil e aclamando que a Amazônia pertence à humanidade, etc., não representa a solução e nem ajuda absolutamente nada. Fala-se muito, porém, nenhum país se predispõe a contribuir financeiramente para que tenhamos uma guarda eficiente para conservá-la. Já imaginou se fosse feito um pacto e recebêssemos de cada país uma quantia anual destinada, exclusivamente, para tal fim?
Seria uma maravilha, pois teríamos uma guarda altamente qualificada e quantitativa e não perderíamos nem um pé urtiga e nem um sapo cururu. Entretanto, infelizmente, estaríamos criando um novo problema para administrar, que seria a fiscalização dos gestores dessa vultosa verba mundial. Porém, para tanto, temos a câmara e o senado especialistas em CPIs que, certamente, teria uma grande diversidade de pratos italianos para nós digerirmos, temperados com as ervas mais estranhas e medicinais da flora lá existente. Mas, pelo menos, poderíamos dizer com orgulho que a Amazônia estava sendo protegida com unhas e dentes. E que o pulmão do mundo, como é chamado, deixou de fumar os cortes dos machados e está revitalizando as manchas causadas pelos desmatamentos.
Vamos todos fazer uma forte campanha nesse sentido, para que, como os americanos que vão dar uma guinada de 360 graus com o negro Barack Obama no poder, possamos também acabar com o nosso desastroso e abusivo “Barraco Ibama”.

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: