quarta-feira, 4 de novembro de 2020

CARACTERÍSTICAS DOS POLÍTICOS!

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer que é a coisa mais difícil do mundo você elaborar um texto caracterizando os políticos, pelas grandes versatilidades existentes. Entretanto, como a sua grande maioria tem nuances similares e objetivos quase idênticos, facilita bastante você ousar fazer denominações para os tipos mais peculiares e atuantes!

 

Infelizmente e mais tristemente ainda, é que a faixa mais abrangente é composta de oportunistas, corruptos, interessados em aumentar seus patrimônios, usar o tráfico de influências, pouco se incomodando com as necessidades básicas do povo, pois sabem que suas falcatruas, praticamente não são punidas e, quando são descobertas seus hábeis advogados e as nossas leis caducas e benevolentes, sempre deixam os processos rolarem, sabendo que no fim se transformarão em grandes “pizzas”!

Esses são os espertalhões que escolheram ser políticos profissionais, mesmo tendo outras atividades paralelas, que entrando na área, seus crescimentos logo aparecerão miraculosamente. Vale dizer que essa faixa geralmente é de pessoas de classes médias alta e ricas!

Em segundo lugar podemos citar os pobres “laranjas”, representantes de bairros que também desejam subir na vida, sindicalistas, oposicionistas contumazes combatentes das bandalheiras, mas, que nunca são ouvidos, porém, com as intenções bem parecidas com o primeiro grupo, pois, quando conseguem se eleger, num piscar de olhos mudam seus comportamentos e começam a fazer conchavos e parcerias nada criteriosas, ficando sempre o povo para os segundos e terceiros planos. Nessa vertente entram também aqueles que, por terem alguns votos e canalizaram para os políticos “compradores de votos”, aguardam os resultados para obter cargos e salários benevolentes, não só para eles como também para seus familiares!

 

Já na terceira faixa, aparecem aqueles que admiram a vertente política, desejam servir s suas comunidades, cidades e estado, como se fosse um resgate de uma dívida pelas oportunidades recebidas, porém, lamentavelmente, depois que se envolvem com os outros e sentem como os comportamentos são aviltantes, ou se acoplam aos grupos, ou desistem nas próximas eleições, completamente decepcionados!

 

Deixei para o final aqueles que entram nas fileiras somente com boas intenções, porém, quando veem as sujeiras comportamentais, ficam encima do muro, usufruem dos seus gordos salários, preparam seus filhos para serem substitutos e conseguem se aposentar sem manchas, mas, sabendo da “missa a metade”, ou inteira, sem ter a coragem de denunciar. Essa trupe é vergonhosa também!

 

Finalmente, numa escala ínfima, encontramos raríssimas e honrosas exceções de homens de caráter que são dignos de respeito, honestos, decentes, criteriosos e com excelentes intenções, mas, são poucos que, infelizmente, pouco ou nada podem fazer.

 

Dentre esses ainda existe uma série de outros que não vale pena comentar, mas, seguramente, essa classe, em todo mundo, é asquerosa e verdadeira epidemia sem vacina e incurável!

 

Temos, tristemente, de conviver com essa maligna profissão, até que o povo seja agraciado com uma educação abundante e qualificada, tendo o discernimento para saber escolher melhor seus representantes!

 

*Escritor-Historiador=Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

 

Nenhum comentário: