segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O petróleo é nosso!

Antonio Nunes de Souza*

Quando, nos anos sessenta, comecei a trabalhar na Petrobrás, ela comemorava 10 anos de fundada e, na sua luta e para a alegria dos brasileiros, foi criado o slogan acima que, fortemente era repetido por todos e divulgado nos grandes e pequenos órgãos de comunicação:
 “O PETRÓLEO É NOSSO!”
Essa vitoriosa campanha deve-se a capacidade do engenheiro Oscar Cordeiro que fez pesquisas, estudos, análises de solo com os modestos equipamentos da época que ele dispunha, encontrando petróleo e, por interesses de outras nações e brasileiros corruptos, os poços foram tampados com armações de cimento, silenciando a descoberta que, na ocasião, seria de brutal importância para o nosso país. Mas, graças as lutas aguerridas de sindicatos, nacionalistas e esquerdistas (temos que tirar o chapéu para essas classes que estão sempre na frente brigando pelos direitos do país e do povo), reabriram os tampados poços e, para a felicidade de todos, o nosso querido e valoroso óleo negro (que na verdade é verde escuro e não preto como falam) jorrou abundantemente no recôncavo baiano e hoje, praticamente em todo território nacional, inclusive nas profundezas de nossas águas!
Tenho orgulho de ter comemorado seus 10 aninhos como seu funcionário, onde dediquei a minha vida por cinco anos, saindo, espontaneamente, em 1966 pois era impraticável continuar dentro do padrão de trabalho instituído pelo terrível golpe militar de 1964!
Já naquela época a rica e poderosa empresa, sofria de abusos de desvios de numerários por funcionários de altos escalões, através de acordos e esquemas com as grandes empresas distribuidoras dos nossos produtos prontos e refinados. Vou citar um exemplo apenas para que vocês saibam desde quando essa empresa, que é um orgulho e riqueza brasileira, é saqueada e serve de trampolim para formação de quadrilhas e enriquecimentos ilícitos: Eu trabalhava na Refinaria Landulpho Alves (Mataripe) no setor de transferência e estocagem que era de armazenar e transferir todos os produtos prontos para consumo para Madre Deus, para os carregamentos dos navios da FRONAPE (Frota Nacional de Petroleiros) que, levavam os produtos para diversos pontos do país. Imagine vocês que os navios eram carregados para atender o Exército, Marinha, Aeronáutica e outras divisões públicas, com as notas fiscais para a Esso, Texaco e Shell e, nos navios, funcionários dessas empresas, tiravam outras notas com preços bem maiores para os órgãos brasileiros e os navios entregavam os produtos diretamente aos consumidores que estavam comprando na mão das empresas americanas. Lógico que, para concordar com tamanho descalabro, muita gente deveria estar comendo uma boa bolada. Esse é uma pequeno e velho detalhe que, infelizmente, o povo desconhece, parecendo que foi o atual governo que articulou esse plano mirabolante de saques e propinas. Essas podres operações são mais velhas que Matusalém e o PT nem sonhava existir. Simplesmente, por encontrarem facilidades e não terem as capacidades dos bandidos do passado, foram pegados com a boca na botija. Temos até que agradecer a esses gananciosos do PT e outros partidos, pois, com a falta de tato para continuar os descalabros, fizeram com que as coisas explodissem e, com certeza, algo deverá mudar para melhor! Uma vez que, esses delatores, delatados e envolvidos, certamente serão eliminados e desmoralizados com prisões e ressarcimentos de uma grande parte dos saques, através das apreensões dos seus bens e depósitos no estrangeiro!
Não devemos esquecer do velho slogan, mas, respeitar, pois “O PETRÓLEO É NOSSO!”, porém para as necessidades do povo e do nosso país!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: