quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Decepção!



                            Antonio Nunes de Souza*

É lamentável como a mentira é algo sórdido e asqueroso quando utilizada sem nenhuma razão. Não consigo entender como as pessoas usam dessa artimanha para tentar enganar os outros, não sabendo elas que, como diz o povo, “é mais fácil se pegar um mentiroso do que um coxo”. Como também, quando estão mentindo, simplesmente estão enganando a si próprias, pois as conseqüências acabam sempre os prejudicando.
O desastroso resultado é a perda de confiabilidade com os amigos ou pessoas queridas, das oportunidades encontradas (que são raras hoje em dia) e, pior de tudo, tornam-se viciados no hábito de enganar, transformando-se em pouco tempo em pessoas sem qualificação que, normalmente, são usadas por terceiros apenas para tirarem vantagens, pois sabem que nunca devem confiar nelas.
Por mais sagaz que um mentiroso seja, ele pode enganar alguém por algum tempo, alguns por algum tempo, mas nunca enganar todos por todo tempo. Não é atôa que se diz que a mentira tem pernas curtas. Pois, por mais que ela ande rápida, sempre você a pega facilmente.
O que será que o mentiroso pensa que ganha quando está mentindo?
Será que ele durante sua vida não teve a oportunidade de aprender que os mentirosos sempre acabam mal?
Como será que se sente alguém que mente as mínimas coisas para uma pessoa que lhe tem carinho, amizade e todas as atenções?
Eu, sinceramente, teria vergonha de mim ao olhar-me no espelho e ver que menti para alguém que só deseja o meu bem e faz todos os sacrifícios sempre pensando em me fazer feliz. Pô! Como me sentiria um trapo em ser tão falso com alguém que me trata tão bem!
Pobres daqueles que acreditam que a mentira é o caminho mais curto para ser feliz. Mesmo que sejam pequenas mentiras, mas começa-se com as pequenas para depois ampliar o leque das inverdades.
Eu odeio a mentira! Sou a favor da verdade, mesmo que ela possa doer muito na pessoa que me dirijo. Detesto que me enganem por mais tola que seja a situação. Não consigo conviver com uma pessoa que, ridiculamente, mente. Aliás, mentira não tem tamanho ou dimensão. Ela é uma mentira e pronto!
E, se a verdade não foi dita, certamente foi para esconder algo que não deveria se estar fazendo.
É uma pena eu me decepcionar mais uma vez acreditando em pessoas erradas. Lógico que o mentiroso, pela sua maneira cínica de ver as coisas, sempre acha que somos exagerados, que foi uma bobagem, que estava brincando, que foi uma mentira besta, que por qualquer besteira nós fazemos um escândalo, etc., pois, na sua mente, mentir já se tornou uma coisa simples e boba. Não sabendo ele que, para quem somente fala a verdade, qualquer mentira é motivo de decepção, demonstrando uma grande falta de respeito ao outro.
Como poderemos confiar em alguém que já pegamos em algumas mentiras?
Seríamos tolos ou idiotas continuarmos relacionamentos, por mais simples que sejam, tendo que vivermos desconfiados eternamente, tendo dúvidas nas palavras que ouvimos.
Como é triste comprovar que se demora tanto para construir uma afetividade, onde a dedicação e o carinho jamais faltaram e, por atitudes idiotas e impensadas, num minuto vai tudo por água abaixo. Tenho certeza absoluta que será quase impossível as coisas voltarem a ser como no passado. Pois, na cabeça do mentiroso, nunca passa a idéia de que ele está errado. Nós é que somos dominadores e de tudo fazemos um bicho de sete cabeças. Como são pobres de espírito as pessoas que mentem!
Infelizmente, mais uma vez eu comprovo que o ser humano é o único animal que se sente sabido, inteligente e sagaz quando consegue enganar seus semelhantes.
Como estão erradas essas pobres pessoas!
Novamente vou fazer outra tentativa, logicamente após descansar um pouco e me refazer da decepção, ainda acreditando que seja possível encontrar alguém que, como eu, ache que a verdade está acima de tudo e de qualquer suspeita.
Desde antes de ontem que eu comecei a sentir com clareza que, literalmente, as coisas estavam “pretas” para o meu lado. Talvez até um pouco tarde, mas ainda em tempo de sair ileso, porém com o sentimento ferido e lamentando como podem jogar fora as oportunidades que Deus coloca em suas frentes.

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: