sábado, 22 de março de 2014

Ter esperança nunca faz mal!

Antonio Nunes de Souza*

Todos que me conhecem ou leitores de meus artigos e crônicas sabem perfeitamente que sou um incansável defensor do povo, exigente reclamante, fazedor de reivindicações constantes, principalmente para minha comunidade e região, chamando a atenção em todos os aspectos dos políticos e administradores, para que eles sejam mais humanos e responsáveis nos cargos que ocupam!
Entretanto, da mesma maneira que exijo posições, muitas vezes até simples, sendo algumas atendidas, tenho que reconhecer que certas solicitações, mesmo completamente pertinentes e super necessárias, não podem ser resolvidas pela administração municipal e em alguns casos nem a estadual, por tratar-se de obras que são para eles consideradas faraônicas e necessitam de verbas muito elevadas. E, no caso, estou referindo-me ao saneamento do Rio Cachoeira, fazendo com que ele volte a ser um lençol límpido e maravilhoso, como fora nos tempos passados. Pois, além da sua limpeza total, retirada da camada de lama e detritos acumulados em seu leito, se faz mister que sejam desviadas as canalizações de esgotos e águas imundas pluviais das ruas, ou que talvez seja mais econômico, construções de várias estações de tratamentos ao longo das suas margens. Obviamente, tudo isso que digo é uma opinião de alguém leigo que, somente através de informações, observações e também como sofredor, está sendo exposta no sentido de que, mesmo com essas passeatas, discursos, faixas, cartazes, etc., o assunto apenas fará com que discursos de promessas sejam feitos, como sempre acontece e as águas vão rolando para o mar!
Principalmente agora que a rainha das atenções é a copa do mundo com despesas nababescas, vindo em seguida a famigerada eleição, barragem dos rios para os abastecimentos da região, as obras do aeroporto internacional, duplicação da Ilhéus/Itabuna, ampliação do porto, ferrovia, implantação imobiliária da Universidade Federal e outras coisas também ligadas a esses projetos que já estão em andamento.
Portanto meus amigos, nunca fui e nem estou sendo pessimista, o que sou, com segurança, é realista, baseando-me no que sempre tenho assistido nessa vida louca que vivemos. Nada custa a sociedade dar seu grito, pois, pelo menos demonstra que estamos insatisfeitos e precisamos ser tratados com mais dignidade, respeito e humanismo. O que é difícil é sensibilizar essas pessoas que, depois que conseguem seus cargos, esquecem completamente que o povo é seu patrão, foi quem o colocou nas suas funções na expectativa de serem bem atendidos!
Ficarei feliz se estiver completamente errado e,dentro de breves dias, possa ver a dragagem e limpeza do nosso querido Rio Cachoeira!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: