terça-feira, 18 de março de 2014

Copa ou cozinha?

Antonio Nunes de Souza*

Estamos, praticamente, as vésperas da copa do mundo, ouvindo ainda opiniões diversas e controvertidas com relação a sua realização se é viável ou não. Ou seja, se o Brasil deve realizar ou cancelar, entregando de bandeja para dezenas de outros países super interessados. Infelizmente, para uma gama expressiva de pessoas voltadas aos pensamentos políticos ou que deixam se levarem por comentários exagerados e contra o governo (conseqüentemente ao país), revoltados com essa vitória expressiva de ter o privilégio de sediar o maior evento esportivo do mundo, ao lado das Olimpíadas que, sem nenhuma dúvida, colocará o nosso querido país no pódio principal mundial, nos transformando em um forte pólo turístico do mundo!
Infelizmente, alguns desses boatos espalhados, espelham determinadas verdades com relação aos exagerados e duvidosos gastos nas instalações do evento, construções de estádios, estradas, aeroportos, transportes urbanos e uma série de outras coisas de essencialidades imediatas. Mas, já devíamos estar acostumados com esses comportamentos de algumas vertentes que, infelizmente, se aproveitam dessas e outras situações para desviarem o dinheiro público para os seus bolsos. Continuo desconhecendo governos que existiram, onde não tinham essas aves de rapina de prontidão, saqueando com as maiores ganâncias através de licitações falsas e formações de quadrilhas especializadas em limpar os cofres, cometendo o nosso conhecido peculato!
Devemos reconhecer que qualquer que seja o governo, todos estão passivos de, confiando e escolhendo com cautela, ser traído, vergonhosamente, por corruptos e pessoas sem o mínimo caráter. Porém, estamos vendo ações das polícias e dos ministérios públicos, diariamente, prendendo e denunciando esses pulhas que se enxertaram na política e na sociedade. E esse saneamento é bastante difícil, pois o número é expressivo e, as vezes, estão em esferas completamente inatingíveis em função do grande corporativismo ou com medo dos seus telhados de vidros!
Estão vindo à tona até os brutais escândalos da FIFA, CBD e outros órgãos internacionais ligados aos esportes, nos deixando mais estarrecidos ainda, já que tínhamos essas pessoas como dignas e respeitáveis!
A essa altura dos acontecimentos, mesmo cientes de fatos nada respeitáveis, temos como brasileiros ajudar para que o evento tenha o maior sucesso, pois, se ficarmos torcendo para dar tudo errado, observem que todos serão prejudicados substancialmente. Lembrar que a África do Sul, país sem as nossas estruturas, realizou uma Copa magnífica, quadruplicou o seu turismo e tornou-se conhecida mundialmente, sem que fosse apenas a terra de Mandela, como nós passamos dezenas de anos sendo a terra de Pelé!
Vamos todos sair da cozinha e servir na copa uma festa bonita, invejável, digna do nosso povo e do nosso lindo país!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: