Antonio Nunes de Souza*
Finalmente, depois de centenas de denúncias pela mídia investigativa, políticos da oposição, insatisfação e revolta popular sobre os desmandos que estavam ocorrendo na câmara de vereadores, a justiça começou a agir de uma maneira correta e séria, no sentido de desvendar com provas todos os fatos e, certamente, punir severamente os culpados, fazendo com que paguem pelos seus crimes, restituam todas as quantias desviadas, cumpram prisões e sirvam de exemplos para outros que estão se beneficiando utilizando esse comportamento condenável de corrupção e desvios de verbas públicas.
Mesmo desfrutando da alegria de ver as ações judiciais, não podemos deixar de lamentar algumas benesses que a lei proporciona para os políticos (principalmente os processados por denúncias de corrupções), com relação ao recebimento dos seus salários e proventos, mesmo durante os seus afastamentos durante os andamentos dos processos, quando o mais justo deveria ser a suspensão de pagamentos e, quando fossem encerrados os processos, caso fossem provadas suas inocências, eles receberiam seus proventos referentes aos períodos. Mas, enquanto não tivermos uma reforma e atualização dos nossos códigos penais (cheio de evasivas e benevolências), estaremos passivos de ver com tristeza, que os políticos e algumas classes são privilegiadíssimos com relação ao cumprimento de penas. Bem diferente do pobre cidadão comum!
Esperamos que essas recentes ações sejam apenas o início na área legislativa e, dentro de uma brevidade, possamos acompanhar esse mesmo procedimento junto a vertente administrativa que, segundo consta, têm muitas coisas bem mais complicadas para esclarecer ao povo.
Vale dizer que estamos mais tristes que alegres em nossos íntimos, por estarmos acompanhando esses fatos, pois, na verdade, nada disso deveria estar acontecendo se houvesse um maior compromisso, respeito e honestidade dos políticos eleitos cumprindo suas promessas e provando suas cidadanias!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)