sábado, 5 de fevereiro de 2022

EU SOU IDIOTA?

 

Antonio Nunes de Souza*

Até os próprios idiotas sabem que o mundo está cheio de idiotas e, eles próprios, não se reconhecem como tal, já que por serem idiotas, idiotamente, não percebem essa sua triste condição!

É desagradável taxar pessoas com essa adjetivação (que significa bobo, tolo, infantil), mas, infelizmente, seus comportamentos são tão inverossímeis, que merecem essa classificação. Muitos são assim em função da pouca instrução escolar, educação familiar, influências religiosas maléficas e interesseiras, amizades pouco qualificadas, ambientes frequentados, e outras coisas mais, sendo essas as mais comprovadas e preponderantes!

Embora tenha aqueles que compram “bilhetes premiados”, setentões endinheirados que se casam ou se relacionam com mocinhas de 25 a 35 anos, os compradores virtuais sem tomar informações das empresas fornecedoras, pagadores com cartões sem olhar o valor nas maquininhas, mulheres que se apaixonam virtualmente, e enchem de dinheiro seus apaixonados bandidos oportunistas, etc., nesses três anos passados, uma família de quadrilheiros desonestos e corruptos, vem contaminando as redes da NET, com abusivas mentiras, criadas por agencias de publicidades gabaritadas, que contratam atores, montam estúdios e, vergonhosamente, criam informações comprovadamente falsas, pois, sabem que uma vertente enorme de idiotas, imediatamente, repassam se sentindo um grande informante, não desconfiando que apenas está sendo um “pau mandado”, fazendo exatamente o que eles desejam. Ou seja: pulverizar mentiras para confundir a população, muitas vezes, ou na maioria, com informações prejudiciais à saúde, segurança e educação. Mas, felizmente estão sendo indiciados pela polícia federal e outros órgãos da justiça. Tenho amigos que amo bastante e admiro, que sinto profundamente vê-los se prestando a esse tolo e feio papel!

Se você se enquadra em alguma dessas classificações, ou outras, mude imediatamente seu comportamental, principalmente se você é “Maria vai com as outras”, que tudo que chega em suas mãos, sai repassando imediatamente, sem ter o cuidado criterioso de comprovar a veracidade, através de outras informações na própria NET, ou pessoas qualificadas e especializadas no assunto. Esse podre artifício de “fake news”, já está super enraizado, não só no mundo político, como em todas as outras vertentes. Então... seja cauteloso!

Ouso citar essas coisas na qualidade de historiador, experiência profissional, acompanhador de perto da política brasileira há mais de três quartos de século, viagens nacionais e internacionais (14 países), leitura de centenas de livros, fatos que, graças a Deus, me encheram de boas e importantes informações, além de uma boa gama de saberes!

Assim sendo, com essa explanação claríssima, você pode, tranquilamente, ter a certeza se é, ou não idiota e, rapidamente, mudar inteligentemente seu comportamental!

*Escritor - Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras - Agral

 

Nenhum comentário: