sábado, 27 de agosto de 2011

Honrando as tradições!

                                                                                                                                    Antonio Nunes de Souza*
Gosto de seguir as tradições antigas, mesmo sendo adulto, pois, assim fazendo, continuo vivenciando minha vida de criança cheia de ilusões e esperanças. Não consigo envelhecer nunca! Somente os tolos se deixam vencer pelo tempo, contando ele, anualmente, como se fosse fazer uma coleção e dando-lhe uma importância que ele não é merecedor, já que o seu trabalho principal é ir passando, sorrateiramente, na expectativa de nos debilitar a cada dia. Aprendi a contar “momentos agradáveis” da minha vida e, se foram agradáveis, a duração não tem nenhuma significação: Foi bom e pronto! E, dessa forma, tenho sempre em mente catalogada uma coletânea de alegrias inesquecíveis. Os “momentos desagradáveis”, que todos nós também passamos, são esquecidos, automaticamente, pois os transformo em meras lições de aprendizado de vida.
Voltando a “minha infância querida que os anos não trazem mais”, porque também não deixei que fosse levada, tenho que confessar, sem medo de ser considerado utópico ou tolo, que ontem a noite coloquei o meu sapatinho na janela (já que moro em uma casa de dois pavimentos e não tem perigo do ladrão levar), na doce esperança do bom velhinho resolver aparecer e colocar algum presente para mim. Nada é tão gostoso e aprazível que alimentarmos certas ilusões em nossas mentes, vivendo expectativas de coisas surrealistas e inacreditáveis. Aprendi isso lendo o Pequeno Príncipe, e jamais esqueci!
Ao acordar, mais que depressa, fui à janela olhar o que tinha acontecido, pois, mesmo um pouco descrente, nunca se sabe o que essa vida louca pode fazer acontecer.
Sabe o que encontrei?
Meu lindo par de sapatos totalmente ensopado!
Aí fiquei imaginando: Não choveu durante a noite e o sereno que poderia ter caído na madrugada não seria suficiente para tal molhação. Então, olhando pensativamente para o meu querido calçado, logo me veio à mente, que Papai Noel não tendo condições de me presentear com o que mais eu gostaria de receber, chorou de tristeza e, com suas lágrimas, apresentou suas desculpas, desejando-me paciência para aguardar o decorrer do ano que começa.
Achei ótima essa analogia simplista, porém, somente em parte convencedora. E, como não coloquei uma cartinha dizendo o que realmente desejava ganhar, matutei o que será que ele imaginou que fosse meu desejo para levá-lo aos prantos. Sinceramente, tive pena d’ele ter chorado por se achar impotente para me atender, mas, teria preferido e ficado mais alegre e feliz, se em vez de lágrimas, tivesse deixado meus sapatinhos cheios de sorrisos!
Mas, quem sabe se um dia isso não acontecerá?
                    *Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: