quinta-feira, 31 de outubro de 2024

VAMOS COMEMORAR O DIA DAS BRUXAS! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza

Depois de fazer uma explanação perfeita do dia de todos os santos e o dia dos finados, seria uma injustiça minha, também não dar os valores merecidos ao fantástico “Dia das Bruxas”. Como se comemora em todo mundo o Dia das Bruxas, nós que somos vítimas dela e do seu transporte voador, temos a obrigação de também participar ativamente nessa manifestação simbólica, já que contamos com uma gama acentuada de tais assombrações, dentro e fora da nossa política brasileira!

Depois das mitológicas e fantasmagóricas personagens terem feito uma campanha nada nobre, procurando imputar a um grupo de pessoas, como fornecedores da “Embraer de Piaçava” no país, ficaram frustrados com os resultados obtidos, caindo mais uma vez no ridículo das suas peripécias realizadas, com seus enormes e diabólicos caldeirões de bruxarias. Imagine vocês, que até gabinete do ódio as bruxas ratazanas de joias incrementaram, aliando-se a algumas bruxinhas e bruxonas fardadas, que aderiram e ajudaram nas magias negras!

Depois de muito alarido e festanças, receberam em contra partida, uma varredora em regra de mais essa sujeira, que foi apoiada por uma vertente parcial de ante nacionalistas, que beberam às escondidas, muitas “doses benéficas” das misturas vergonhosas, elaboradas nos tachos das calúnias, mentiras e, naturalmente, um brutal derrame de ódio, que é uma das armas dessas degeneradas bruxas Mussolinianas!

Ultrapassada essa etapa, com cabeças altivas e sem máculas, nada mais justo seria, para provar que não se tem sentimento de ódio ou retaliações, aproveitar as festividades do Dia das Bruxas e, para melhor modernizar essa atividade macabra de causar malefícios, já que nos livramos dessas feiticeiras de plantão, varridas e desmoralizadas pelas deslavadas mentiras comprovadas, somente devemos aguardar o pronunciamento da justiça, que certamente vai dar uma grande vassourada na Bruxa Mor, que pelos seus feitos, merecia ser queimada na fogueira, como se faziam antigamente com as verdadeiras bruxas!

Vamos comemorar o Dia das Bruxas expulsando essas que são mais que reais, nocivas para o Brasil, criminosas, fascistas, mentirosas, arrogantes e corruptas. Essas é que são as verdadeiras bruxas brasileiras, que são desprezadas pela maioria da população, e criminalizada em grande parte do mundo. Pegaram o erário público para aplicar em seus castelos, dando ao povo um mísero prato raso de sopa de asas de morcegos, ou pés de frangos, ossos e pelancas!

Causa nojo e provoca vômito falar nessa podre laia, mas, como temos que festejar as bruxas, o mais sensato é fazer festa por ter nos livrado, provisoriamente, de uma ditadura fascista e neo nazista, que foi programada e não obteve sucesso!

Vamos dar vivas não para as bruxas, e sim por termos nos livrado delas com coragem e amor a nossa democracia e ao amado e querido Brasil!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

DIA DE TODOS OS SANTOS E FINADOS! (Clique e leia)

Antonio Nunes de Souza*

Dia primeiro de novembro é comemorado o “Dia de Todos os Santos”. Imagino eu que, em função da festa ser de todos os santificados celestes, a coisa no céu deve estar “bombando”, com uma série de eventos programados, cânticos, harpas dedilhadas, manjar dos Deuses, revoada dos anjos, missas de cinco em cinco minutos, visitas de moradores do purgatório que tem bons procedimentos e, logicamente, uma procissão enorme de milhares de andores flutuando nas ruas e avenidas das nuvens glorificadas e celestiais!

Provável até que tenha um show que será um arraso, com Dorival Caymmi, Frank Sinatra, João Gilberto, Cauby Peixoto, Carmem Miranda, culminando com Michael Jackson e muitos outros talentosos artistas que estão por lá e fazem parte do grande coral de ídolos da Santíssima Trindade. Tudo isso a partir das 22 horas, pois, as vinte horas, logicamente, será apresentado duas horas de humor com Chico Anísio, Jô Soares, Ari Toledo, Ronald Golias e Juca Chaves o menestrel satírico!

Tenho certeza que deverá ser uma maravilha, mas, sinceramente, prefiro não estar lá para curtir, preferiria se possível fosse, ver um vídeo, aqui na terra, e deixar essa festa para participar daqui há muitos anos e com novos artistas da MPB!

No dia dois de novembro, acordarão todos meios ressaqueados por terem bebido muitas batidas de água benta com tira gosto de hóstias fritas. Mas, respeitosamente, logo após o descanso, todos se prontificarão para comemorar o Dia de Finados, principalmente esse ano, que o céu foi agraciado com milhões de novas almas, chegadas graças a inesperada e terrível coronavírus, suas variantes, dengues, guerra da Rússia X Ucrânia e a mais criminosa e sanguinária na “terra santa”, que até parece ser um pedido das divindades, no sentido de ampliar a população celestial!

Por certo, serão acesas milhões de velas, novamente missas ininterruptas, inclusive uma especial proferida pela Santíssima Trindade, auxiliada por diversos Papas do passado. Nessa hora a Praça Celestial ficará abarrotada de almas penadas, todos com lenços brancos nas mãos para saudar o mais importante ser da Paróquia celestial!

Outro evento muito bonito e sentimental que, mais uma vez digo que não quero ainda ser homenageado presencialmente. Fico aqui de longe, faço minhas orações e acendo minhas velinhas virtualmente numa boa e, ousadamente, imaginando como deve ser o babado nas alturas do tal ilusório “céu”. Pelo tempo que o velho Marinho da Globo está por lá, já deveria ter instalado a TV Globo Sky, para que pudéssemos assistir esses maravilhosos eventos!

Vale dizer que nesses dois dias, o céu recebe milhares de ônibus cheios de “espíritos” enviados por Alan Kardec, no sentido de se purificarem para seus breves retornos a terra. Já os evangélicos coitados, se consolam indo nas delegacias na terra, fazer seus BOs (boletins de ocorrências), pois, pagaram a morada celestial com dízimos e pix, e foram ludibriados pelos seus canalhas pastores, que estão lá encima assistindo e curtindo tudo nos camarotes especiais e morando em “nuvens triplexs”!

Aconselho que todos orem esses dois dias especiais, não só pelos milhares de Santos, mas, principalmente, para aqueles que já partiram e estão ansiosos nos esperando com flores e tapete vermelho!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 


terça-feira, 29 de outubro de 2024

AS GRANDES GANÂNCIAS DO PODER! (Clique e leia)

Antonio Nunes de Souza*

Para nós, sofredores mortais viventes de países do terceiro mundo, custamos acreditar o que se passa na cabeça de pessoas (homens e mulheres), financeiramente realizados, ou muito mais que isso, estejam brigando pelo poder de governar o país mais importante e potente do mundo, que todos sabemos ser, os Estados Unidos da América!

Nós, que botamos a cabeça fora, tirando “onda de emergente”, recebemos logo uma cacetada mortal e, como golpe de misericórdia, a destituição presidencial. Fomos repreendidos e mandados tomar os nossos lugares de subservientes, perante os também gananciosos do nosso rico/pobre país!

Obedientes que somos, baixamos nossas cabeças e voltamos à nossa labuta diária, enfrentando todas as adversidades de sempre e, como cordeirinhos, somente com o modesto direito de chiar e reclamar, sabendo que nada adianta!

Essa é a situação atual nos municípios, temos que esperar o que os novos governantes vão preparar para nós, mas, os mais velhos e experientes, já calejados, sabem perfeitamente que nada de novo vai surgir como medidas miraculosas de boa saúde, segurança, habitação e, principalmente educação. Essa coitada é administrada de tal maneira que, por mais que a mídia faça o maior espalhafato, sempre será “capenga ou cadeirante”, para que o povo não seja intelectualizado!

Seria tão bom se essa ganância fosse realmente de servir, solidariedade, humanismo, cidadania, civismo e amor ao país, mas, longe dessas pessoas estão esses dignos sentimentos de honradez e caráter. O importante é ter os podres poderes, vergonhosamente repassando de pais para filhos e netos, como se nosso brasil ainda fosse formado de “capitanias hereditárias”!

Somos uma modesta cópia dos Estados Unidos, e sempre seremos com relação a esse sistema de capitalismo selvagem. Agora mesmo estamos vendo, pois ocupa todas as mídias internacionais, um dos homens mais ricos do mundo e uma mulher que é vice presidente atual, ministra forte no governo Obama, “trocando tapas” os dois pela ganância de governar o país e, consequentemente, se transformarem nos reis da cocada preta, já que vivemos sempre assustados com as coisas que acontecem depois que são eleitos!

É muito triste ter que vivenciar presenciando essa falta de vergonha, obedecendo um sistema montado de tal forma que, praticamente, ficou impossível quebrar essa corrente, formada pelos maiores grupos econômicos do mundo!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!


QUE PAÍS DESMEMORIADO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Esse puxão de orelhas, como um modesto historiador, prende-se ao dia 13 de maio que, sem nenhuma dúvida, representou muito ao nosso Brasil, pois, em 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Como lamentamos essa memória brasileira, principalmente a baiana, mais precisamente a da nossa região que abrange quase todos os aspectos, esquecendo-se, literalmente, de fatos, arquiteturas e acontecimentos que marcaram as suas histórias!

A Lei Aurea deu liberdade aos escravos negros no Brasil, entretanto, temos que salientar, que essa postura e atitude, não foi exatamente por bondade ou benevolência principesca. Havia um interesse por trás disso, no sentido de procurar trazer imigrantes europeus para estimular à agricultura e, possivelmente, com custos mais baratos que a manutenção da escravidão negra. E, para os escravos, não foram essas maravilhas todas, pois, foram largados atôa, sem nenhuma assistência ou estruturas para suas sobrevivências, forçando a criação de favelas, bairros periféricos, guetos e quilombolas sem as mínimas qualidades, enfrentando fome, doenças, mortes e desesperos, chegando ao ponto de terem saudades dos seus pelourinhos, trabalhos acorrentados e chicoteados, mas, tendo casa e comida!

Felizmente, e honradamente, por tratar-se de uma etnia, valente, lutadora e guerreira, mesmo sem as oportunidades que até os dias de hoje não acontece claramente, estão provando suas grandes qualidades em todas vertentes profissionais, ocupando espaços merecidos, enfrentando os ridículos preconceitos, mostrando com orgulho a sua cor, chegando aos píncaros da gloria, até como presidente da maior e mais poderosa nação do mundo. E, com esses exemplos, devemos, com orgulho, respeitar e muito, esse povo que ajudou a construir a nossa e varias outras nações do mundo, com sua força de trabalho e inteligência, mesmo, sendo tolhidos de uma educação escolar merecida!

Em uma das minhas terras, (pois, acidentalmente, nasci em São Paulo, cresci em Santo Amaro da Purificação e, em Itabuna, recebi, honradamente, o título de cidadão itabunense, fatos que me glorificam muito.) Santo Amaro celebra com uma semana de festas essa gloriosa data, apresentando uma série de eventos relativos a cultura negra, demonstrando o respeito e a gratidão pelo que representou e representam seus negros habitantes, juntamente seus descendentes mulatos pardos e sararás. Esse evento foi intitulado como o “Bembé de Santo Amaro”, termo alusivo e uma corruptela de candomblé, por ser a dança e religiosidade predominante na cultura africana!

Nada custaria que a mídia, escolas e instituições da sociedade, se manifestassem mesmo de uma forma simples, mas, fazer chegar ao conhecimento dessa nossa juventude quanto foi e é importante a etnia negra em nosso país!

Temos duas opções: Tomar “Memoriotol” ou vergonha!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

ONTEM JÁ MORREU, AMANHÃ NUNCA EXISTIU. O DIA É HOJE! (Clique e leia)

 

                                                                                        

Antonio Nunes de Souza*

Por que será que as pessoas, deliberadamente, relembram o passado, deixam de lado o presente, para se preocupar com o distante e incerto futuro?

Se não enxergam com clareza que, para desfrutarmos de um possível futuro promissor, se faz necessário que cuidemos bem do presente?

Essas minhas perguntas são baseadas nas preocupações veementes e impositivas, sugerindo candidatos para a substituição dos prefeitos das cidades com grandes antecedências.

Por que em vez de uma polêmica de preferências, não se unir forças para afastar os atuais que vem procedendo inadequadamente, conforme uma série de denúncias e comprovações?

Será que é justo, esperar-se mais da metade do mandato, para que a cidade se deteriore mais, para aparecer um salvador da pátria, indicado desde agora?

Creio que seria de maior bom senso, lutar para consertar o presente, pois o futuro é incerto e abstrato. E o presente é o maior alicerce para qualquer possível realização futura. E este está sendo caótico, e não deve contar com a conivência da sociedade organizada, deixando o povo a espera do que possa acontecer de bom em médio prazo.

Não sou morador de diversas cidades, mas tenho um carinho especial por todas elas, que sempre fazeram parte da minha vida, e essas mesmas perguntas também faço aos itabunenses, santamarenses e soteropolitanos, Pois, sofremos do mesmo mal e estamos lutando para refrear os desmandos atuais que ocorreram, ocorrem e continuarão ocorrendo!

Devemos nesse momento levantar a bandeira do presente para que nossas cidades tenham respeitabilidade, se desenvolvam nas suas áreas turística, industrial e agrícola, nos dando um retorno mais promissor, em vez das falsas e não cumpridas promessas.

Que no futuro seja quem for o novo prefeito, mas, no presente, lembrem-se que estamos com muitos péssimos. E isso é que precisamos resolver com urgência, através do seu sagrado voto!

 

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

domingo, 27 de outubro de 2024

RETRATO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Com a cabeça vazia cheia de fumaça

Vendados olhos que não querem ver a desgraça

Sucumbe a curta vida atribulada.

Com cicatrizes de atitudes que ao corpo destrói

Marcas definitivas que na mente dói

Segues na sinuosa e errada estrada!

 

Com a cabeça cheia de ideias vazias

Sofrendo consequências das trágicas ironias

Procura no nada a solução de tudo.

Com as frustrações que só ódio destila

Tudo que, quando ouves, nada assimila

Pelo que diz, melhor seria fosses mudo!

 

Com a cabeça feita de destruições

Vives morto nas grandes ilusões

És o retrato perfeito da falta de reflexão.

Com todas as soluções em sua frente

Nada sensato penetra em sua mente

És o retrato irretocável da triste desilusão!

 

Com a cabeça que nem o seu corpo comanda

Colaborando para que a desgraça expanda

És o princípio do meio de chegar ao fim.

Com a autodestruição já programada

Nos últimos degraus dessa escada

Matas você e destrói a mim!

 

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

 

 

sábado, 26 de outubro de 2024

VOLTEI PARA CONTAR OU FICÇÃO PARA ALEGRAR OS FIÉIS! (Clique e leia)

 

                                             

                                               Antonio Nunes de Souza*

Como é o destino de todos os seres vivos, comigo não seria diferente. Morri, tranquilamente, no dia que me foi determinado pelas divindades, e claro que aceitei de uma maneira educada, chorando um pouco, da mesma maneira que procedi ao nascer. Só não me deram um tapa na bunda e nem um peitinho para mamar. Mas...tudo bem! Claro que tinha de ter suas diferenças, pois, antes eu estava chegando e, naquela hora, eu estava partindo. Passei oitenta e três anos me educando para aceitar meu retorno às origens, sem ficar chiando e querendo mais. Comportamento bastante comum na grande maioria, que quer ter vida eterna. Para mim foi tempo mais que suficiente.

 Vocês não podem imaginar as estripulias que tive de fazer, para poder voltar para contar como são as coisas por lá, e com isso, matar a curiosidade de todas as pessoas da face da terra, pois, como sabemos, cada vertente religiosa puxa a sardinha para sua brasa, e conta da maneira que mais lhe apraz, confundindo a cabeça dos pobres e iludidos humanos!

Cheguei, trajando meu traje passeio completo (todos os parentes nos vestem assim, pensando que vamos a uma festa), e, educadamente, estirei a mão para o porteiro recepcionista para me apresentar, e ele se antecipando, foi logo dizendo: Seja bem vindo Antonio Nunes, aqui será o seu novo lar. Meu nome é Pedro e sou responsável e chefe do Departamento Celestial de Controle do Paraíso, além de Diretor geral do Departamento de chuvas, que está me dando um puto trabalho ultimamente. (santo também xinga).

Rapaz... dei um suspiro e, intimamente, um grande sorriso ao perceber que estava no céu. O porteiro era Pedro e o departamento era celestial, então não havia erro e eu, me imaginando um grande pecador, não esperava essa bonificação divina de ser agraciado, indo direto para a terra prometida.

Pedro chamou um anjo alto e robusto, e ordenou: Leve nosso novo hóspede para a ala norte e lhe dê uma nuvenzinha de quarto e sala, com vista para o Brasil, para que ele possa olhar sempre o país que viveu, matando assim a saudade.

Sem nada falar o anjão me pegou pelo braço, e saímos voando até o destino, Achei um barato tirar uma onda de super homem, curtindo o vento batendo no rosto durante o percurso.

Aí ouvi pela primeira vez a voz do anjo, que era um negro com mais de dois metros de altura, e a largura dos ombros não ficava atrás: Eu vou ser seu “anjo de guarda” e não “da guarda”. Procure andar na linha, obedecer todos os regimentos internos, senão vai se haver comigo!

Mermão a voz do cara era como se fosse uma trovoada. Só faltavam os relâmpagos. A única coisa que consegui dizer foi: Sim senhor!

-Nada de senhor. Aqui só tem um Senhor. Você basta dizer: Ok meu anjo!

Imagine vocês eu olhar para aquela muralha com cara de poucos amigos e, meigamente, chamar de meu anjo, Será que estão me estranhando? Não leram minha ficha cadastral e viram que eu na terra era espada? Mas, tudo bem. Vamos ver a continuação dos acontecimentos e nada de fazer conjecturas.

Como estava agoniado por ter permanecido dois dias durante a cerimônia fúnebre e a viagem, tirei a roupa e fui tomar um banho numa nuvenzinha Lorenzette instalada no sanitário, abri um guarda roupa e estava cheio de batas de várias cores, bordadas e simples, mas, longas e bonitas. Vesti uma branca e, pelo cansaço, deitei e dormi como um anjo nas nuvens (a mortalidade imitando a vida).

Acordei horas depois com o repicar de um sino e, com o som igual aos desses carros dos cocôs-boys que ficam nas conveniências dos postos, uma voz convocava todos para as orações da noite e, posteriormente, o jantar.

Como era a primeira vez que ia sair e participar de uma reunião coletiva, imaginei que iria encontrar com velhos conhecidos, e aproveitaria para dar notícias das famílias, inclusive dizer para eles que a administração pública do mundo estava uma merda como sempre foi. Mas, infelizmente, nada disso aconteceu!

Encontrei “meu anjo” (ainda não me acostumei com a idéia de meu anjo) e perguntei a razão de, entre mihões de pessoas, eu não ver nenhum conhecido? Ele, com a voz de trovão, disse que havia uma triagem e que os conhecidos nunca se encontram por lá, para evitar fofocas e grupões corporativistas (me fez lembrar de algo parecido aqui na terra).

Nesse momento, todos de pé em uma enorme e infinita nuvem, começamos a ouvir uma voz meiga e acalentadora proferindo palavras carinhosas e de bom senso, nos deixando leves, que chegávamos a flutuar de emoção. Perguntei a um homem que estava ao meu lado, quem era que estava falando e ele respondeu sussurrando: É o Cara!

E eu, rapidamente, disse; É o Lula?

-Qualé rapaz! É a Santíssima trindade!

Pô! Esse foi meu primeiro mico celestial. Se meu anjo tivesse ouvido eu teria tomado uma porrada, com certeza!

Acabada a pregação, nos benzemos e apareceram os anjos garçons, com batas pretas e gravatas borboletas. Chamei um e perguntei o que tinha para beber e ele, prontamente, respondeu: Temos somente água benta com gás e sem gás. Qual você deseja?

Sem muita opção, pedi uma sem gás e disse: E para comer?

-Temos manjar de molho pardo, escabeche, frito, na chapa e salada de manjar com molho de orações!

-Pode trazer minha água e uma salada. Peça para caprichar no Pai Nosso, salpicada de Ave Marias, pois estou precisando muito!

Jantei essa variação em torno do mesmo tema, voltei para minha nuvem e, na passagem pela recepção, como Pedro estava cochilando, aproveitei para vir aqui e contar para vocês como funcionam as coisas por lá. Maiores detalhes poderei dar no nosso próximo encontro, caso eu tenha oportunidade de outra saída furtiva!

Um abraço e, sinceramente, aqui está ótimo, mas, estou com saudade de todos vocês. Mas, quem sabe se no decorrer não me depararei com grandes novidades? Aí, voltarei correndo para contar!

 

*Escritor, Historiador. Cronista, Poeta e um dos membros fundadores das Academia Grapiúna de Letras!     

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

ESSA VIDA É LOUCA MESMO! (Clique e leia)

Antonio Nunes de Souza*

Quando eu afirmo que estamos vivendo uma vida louca, me rotulam logo de anarquista e debochado, criticando-me porque não dou o devido valor a esse período de estarmos nessa terra abençoada, gozando das suas delícias!

Mas, felizmente, cada dia acontece fatos inusitados e absurdos que, além de comprovar que estou cheio de razões, ao mesmo tempo me deixam estarrecido por serem ridículos e sem nenhuma justificativa plausível aparente!

Apenas para ilustrar melhor essa crônica, vou citar apenas dois exemplos de acontecimentos que, para nós mortais, ultrapassam as linhas dos absurdos, enfatizando as loucuras que passam nas cabecinhas dos homens!

O ator internacional, ex mister mundo na fisicultura, galã de Hollywood, ex-governador da Califórnia e exterminador do futuro, comeu a empregada doméstica de sua casa no passado (resultando em uma filha), e em razão disso, está se separando da esposa num complicado divórcio envolvendo milhões de dólares. Como podemos imaginar que um homem com o prestígio social, político, econômico possa se envolver em tamanha aventura dentro de casa, quando pode ter em seus aposentos as mais lindas e maravilhosas mulheres desse planeta?

Não posso nem dizer que foi uma fraqueza, pois o homem é uma muralha de músculos. Porém, tenho que reconhecer que aquela cabecinha sutil e rosa choque, não têm cérebro e nem juízo, e é capaz de nos levar as mais terríveis e gostosas loucuras!

Nesse primeiro exemplo, felizmente, embora sendo uma situação desagradável, somente provocou o fim de um casamento de vinte anos, o escândalo político e a prova cabal que as mulheres nunca foram o “sexo fraco”. Apenas nunca   souberam utilizar a sua maior arma para quebrar qualquer força. Elas podem perder no ringue, mas... na cama, são imbatíveis. Qualquer brutamonte se rende!

Já o segundo caso é mais inacreditável ainda, uma vez que o manda chuva do FMI (Fundo Monetário Internacional), um dos homens mais fortes das finanças mundial, com o doce e angelical nome de Dominique, acorda pela manhã, provavelmente com aquela velha e conhecida “tesão de mijo” e, sem a menor cerimônia, agarrou a quartileira do hotel e mandou ver sem dó nem piedade, sem nem escovar os dentes primeiro. E o pior de tudo é que aconteceu na marra, sem que a pobre moça acatasse tal investida matinal, cheia de libidinagem e ureias!

Porém, nessa louca aventura, deu o maior pano para as mangas, pois o cara, mesmo famoso e importante para as finanças do planeta, foi preso e algemado, sofrendo o maior vexame, fazendo cair todas as bolsas de valores existentes na face da terra. Graças a Deus esse caso não aconteceu no Brasil, senão ele receberia uma medalha de grande pegador, e a pobre doméstica coitada, se achasse de querer fazer alguma queixa, iria tomar uns “catiripapos”, perder o emprego e passar uns dias de molho em cana. Aqui as leis existem, mas, somente são cumpridas em função dos poderes econômicos, políticos e sociais. Se você não faz parte desses três itens, estará, literalmente, fodido!  

Tenho ou não tenho razões satisfatórias para dizer que essa Vida é Louca?

 

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

"FICAMOS" FELIZES! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Nada de coisas do outro mundo. Tudo começou como milhares de vezes acontecem sem que seja programado, ou tramado com as essências da malícia!

Convidei uma adorável amiga, inteligente, qualificada, educada e, mesmo ainda jovem com seus 33 anos, é uma enciclopédia de saberes, além de ser bonita e atraente. Nossa amizade prende-se ao fato dela adorar os meus textos e ideias, e eu de me degustar com sua sapiência, simpatia e doçura no trato!

Com os detalhes expostos, percebe-se que formamos um par agradável de amigos, com grandes coisas em comum, fato que, geralmente, é incomum se encontrar. Laura não tem nada dessas mulheres tolas que acham que sabem tudo, fazem analogias baseadas em seus pobres pensamentos e espíritos e, infelizmente, tentam várias experiências e terminam sozinhas por serem chatas e desagradáveis. Ela é realmente especial!

Fiz meu convite, como já tinha feito outras vezes, para comermos um saborosa Pizza, tomarmos um bom vinho e, logicamente, conversar sobre milhares de assuntos, sorrindo e nos degustando com a deliciosa iguaria italiana. Não precisa dizer que foram momentos deliciosos, como já tivemos outras ocasiões, voltando cada um para suas casas, sem que tenhamos, ou tivéssemos algum desejo extra!

Porém, desta feita, como se fosse uma reação mágica de ambos os lados, bateu aquele desejo carnal e delicioso de continuar nossa noite, fazendo algo mais avançado que nossas conversas inteligentes, cultas e, algumas vezes, um tanto picantes, nos causando sorrisos maliciosos!

Falei para ela, se gostaria de terminar a noite em meu apartamento. Lógico que ela com sua esperteza de jovem, percebeu logo o que estava para acontecer e respondeu: Vamos logo, pois, assim como você, também estou cheia de vontade!

Essa disposição só não me assustou, porque sabia que não estava lidando com uma mulher idiota, cheia de pudores tolos, e ela sabia demais, conviver com as situações inesperadas!

Saímos do restaurante, seguimos para meu apartamento e, lá chegando, tranquilamente, Laura me agarrou pelo pescoço, me deu um grande beijo, colando seu corpo ao meu, provocando uma imediata ereção, mesmo eu não sendo mais um rapazinho!

Levei-a para o quarto, comecei a desnudá-la, nos deitamos, e ela também, habilmente, tirava minha roupa e, um ao lado do outro, comecei a lhe fazer carícias, alisando o seu sexo, massageando seu clitóris com maestria, ao mesmo tempo que lhe beijava a testa, seus lindos olhos, a pontinha do nariz e, saltando eventualmente, lhe dando beijos e bicotas na sua boquinha, sem deixar de dar cheiros gostosos em seu pescoço e umas passadas de língua em seus ouvidos. Ela gemia de prazer e eu sentia que não tardaria gozar em minha mão, já que tremia as pernas, apertava minha mão com as coxas, além de soltar um gemido característico de uma satisfação sexual. Beijava com certa gulodice as suas lindas tetas durinhas e enrugadas, fazendo-a ficar completamente arrepiada e fora de si!

Eu por minha vez, estava concentrado em fazê-la feliz, mas, logicamente, também chegar ao ponto máximo, introduzindo em sua molhada vagina. E, aproveitando o seu tremor de satisfação, subi no seu bonito corpo, e sem pensar em nada, enfiei meu membro com toda delicadeza, fazendo com que ela sentisse orgasmos múltiplos e cadenciados, juntamente comigo. Viramos de lado, ainda ligados eu completamente dentro dela, sorrimos e nos beijamos serenamente, mostrando que foi maravilhoso e agradável!

Depois de alguns minutos de descanso, Laura, sem que eu esperasse, virou-se calmamente, e com habilidade, pegou o meu pênis e introduziu calmamente em seu anus, fazendo movimentos circulares com todo cuidado para não escapulir e, com esse sexo anal, tornei a gozar, enquanto ela mesma se masturbava e sentia o mesmo prazer!

Como um bom cavalheiro, fui buscar na geladeira uma champanhe e, com o estouro da rolha, enchemos as taças e brindamos uma noite feliz, agradável e deliciosa!

Tomamos um bom bando, nos vestimos, fui leva-la em sua casa e, obviamente, como dois bons amigos, nos despedimos com uma bicota bem generosa!

Continuamos bons e excelentes amigos e, curiosamente, nunca mais pintaram desejos sexuais, nos encontramos e saímos sempre, porém, para nossas reuniões e troca de saberes!

Vi que o que não podemos e transar com as inimigas. Com as amigas é só uma questão de oportunidade e eventuais desejos mútuos!

Transar com amiga ou amigo, sempre está passivo de acontecer. O impossível é transar com inimigos!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores fa Academia Grapiúna de Letras!

PÔ! QUE DIA FDP! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Não é raro, durante a semana, acordarmos achando que vamos enfrentar um dia cheio de trabalhos, constrangimentos, aborrecimentos, etc., em função dos normais e chatos afazeres cotidianos, principalmente os ligados as finanças e você não está preparado para tanto. Pode-se dizer de boca cheia que vai ser uma “merda”. Mas, como esses fatos são inevitáveis em nossas vidas, temos que nos preparar psiquicamente para segurar a barra, resolver do jeito que for viável e deixar o barco correr com os ventos que comandante celestial (?) soprar!

Com o embananamento da política nacional, as coisas estão cada vez mais difíceis, prejudiciais e complicadas, graças a algumas mudanças vertiginosas nos métodos, costumes e hábitos, nos deixando com tantas novas determinações ou leis impostas pelos ainda “bandidos que ocupam o poder”, que nos deixam atordoados!

Logicamente estou me referindo ao lamentável comportamento da classe pobre, pois, com os mais abonados, as coisas são resolvidas de maneiras mais suaves, graças a benevolência do vil metal, que nunca falta em seus bolsos. Os pequenos e constantes aumentos das mercadorias, transporte e, principalmente a sexta básica, para eles são ‘fichinhas e estão “cagando” para as lamúrias dos pobres!

Essas minhas observações são somente para, mais uma vez, abrir os olhos das pessoas de classes superiores, que sejam mais solidárias, participem nas reivindicações, ajudem quando possível, dando a sua parcela de cidadania e brasilidade!

Certamente, nunca deixaremos de usar a expressão “Pô! Que dia FDP!”, uma vez que, na caminhada de nossas vidas, sempre teremos esses momentos de tristezas por algumas costumeiras razões. Tudo isso faz parte do nosso show, como dizia o cantor Cazuza na sua linda canção!

Mas, se todos se unissem num só ideal, com certeza seria melhor para todos, e passaríamos a ter uma melhor qualidade de vida!

Eu sempre estou tentando isso, porém, nada consigo. Pois, tentar convencer rico para ser “bonzinho e solidário”, é mesmo que dar remédio a defunto: Não adianta nada, é perda de tempo!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

terça-feira, 22 de outubro de 2024

COMO REFREAR O SEXO? (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Parece ser uma pergunta simples e infantil, mas, se analisada fazendo comparações e estudos com os fatos e atos que acontecem, verifica-se que, infelizmente, é praticamente impossível controlar o libido e as excitações, muitas vezes, ou nem sempre voluntárias, porém, apenas por efeitos provocativos, principalmente, das mulheres, que cada dia se desnudam mais, com suas modas excitantes!

Longe de mim ser um “caretão” idiota, condenador dos comportamentos femininos, ou também masculinos. Entretanto, segundo o antigo adágio popular: “o que não é visto não é desejado”, cabe perfeitamente no comportamento do vestuário das mulheres que, a cada dia se desnudam, deixando a mostra partes do corpo que, por mais que não se queira, provoca a excitação dos homens e, muitas vezes, pela falta de educação, escolaridade, etc., termina acontecendo assédios, ou o absurdo estupro. Esse comportamento é deplorável, grotesco e completamente inadmissível!

Em nenhuma hipótese estou querendo culpar as mulheres, entretanto, pela educação antiga, que as mulheres se cobriam completamente com suas saias até o tornozelo, anáguas engomadas, e decotes no pescoço, fazendo os homens somente imaginarem como eram elas embaixo das indumentárias. Hoje, com as amostras cada vez mais liberais e excitantes (por que não dizer provocativas?), obviamente, estimulam e muito os indivíduos que não sabem, ou não conseguem se policiar refreando o desejo sexual!

Tenho certeza que as mulheres, na sua grande maioria, não concordarão comigo, mas, se fizerem uma reflexão, certamente chegarão a um denominador comum que: ‘o que é visto é muito desejado” e, logicamente, quem faz questão de mostrar a “mercadoria” é para atrair o freguês!

Tenho certeza absoluta, que a mulher coloca sua roupa super sensual e erótica, vai as ruas ou eventos e, se não ouvir elogios e dezenas de olhares, volta para casa putíssima da vida e sentindo-se frustrada!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

 

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

CONFESSO MEU ARREPENDIMENTO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Ouvimos a vida toda que o tempo é o nosso maior professor. Como nos enchem o saco com essa expressão, sempre deixamos entrar por um ouvido e sair pelo outro, achando que, quem está nos dizendo, é um careta velho e chato. Mas, com o passar do próprio tempo, cedo ou tarde, temos que reconhecer essa grande verdade!

Sem nenhuma vergonha ou medo de estar errada, desejo confessar, como fui idiota nos meus comportamentos, alguns meses ou ano atrás, com relação aos fatos que contarei:

Chamo-me Doralice Santana Freitas, sou professora há 30 anos, tenho 47 de idade e aposentei-me. Sou viúva com filhos criados, meu marido me deixou em situação privilegiada, moro e vivo muito bem, dentro do que pode-se dizer confortavelmente, tendo hoje um tempo livre e tranquilo para me divertir nas redes sócias da internet, a vedete mundial das distrações. Gastava todo meu tempo a repetir tolices, notícias plantadas, deboches políticos, gritar enfaticamente, “fora Dilma, Prendam Lula, Abaixo Eduardo Cunha, Fora Temer, Abaixo a corrupção, Bolsonaro fascista e outros refrãos a mais com outros personagens, compartilhando com notícias duvidosas ou mentirisas, mesmo sabendo que o meu grito e participação nada adianta, pois, o que vale mesmo, são as ações do Ministério Público, através das denúncias que a eles chegam e são comprovados oficialmente, mesmo assim, na maioria das vezes não dão em merda nenhuma, pois, político no Brasil nunca fica preso por mais corrupto que seja. No caso, ou nos casos, nosso apito é surdo, apenas demostramos que somos bonecos de ventríloquos, marionetes, ou papagaios de pensão, repetindo frases e declarações idiotas que, infelizmente, só faz com que as pessoas mais bem informadas e inteligentes condenarem tais atitudes!

Ontem, graças a Deus, deu um estalo em minha mente e, milagrosamente, parei para fazer uma análise do meu tolo e idiota comportamento e, como me diziam antes, parece que chegou o velho tempo para que me redimisse das minhas atitudes de repetidora de “Maria vai com as outras”, achando que eu era a mais brasileira das brasileiras!

Meu refrão favorito, que os “riquinhos” colocam na frente é: “pago meus impostos e tudo é culpa do governo!” Nunca tinha atinado que impostos são pagos, religiosamente, desde o modesto e humilde varredor de ruas, como os maiores milionários do mundo. Ninguém é isento, pois, através do que compramos os tributos são acrescidos. Todo e qualquer governo só tem sucesso, se contar com a ajuda ferrenha da sociedade, colaborando de todas as maneiras possíveis, complementando suas faltas, oferecendo projetos, planos, ideias e, PRINCIPALMENTE, usar de nossas disponibilidades para que sejamos voluntários ou voluntárias nas obras sociais (creches, escolas, abrigos, comunidades de bairros, orfanatos e casas pias). Nos livrarmos do egoísmo brutal que tomou conta de mim ou de nós, que, além das diversões na NET, apenas desfrutamos os chá de tortas, desfiles, aniversários e casamentos, com o intuído de ver nossos nomes estampados nas colunas sociais!

Prometi a mim mesma, mudar, radicalmente, meus tolos comportamentos e, sem pestanejar, passar a ser mais útil, mostrando que posso ajudar a fazer um Brasil bem melhor e me sentir feliz com isso!

Passe um filme de suas atitudes, veja se você vem errando como eu, e rapidamente, mude seu comportamental, dizendo: “Fora meu egoísmo e minha falta de cidadania”!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

domingo, 20 de outubro de 2024

UMA FICÇÃO POSSÍVEL E VIÁVEL! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Raciocinando com muita perspicácia, sempre preocupado com a evolução das coisas, principalmente as atitudes humanas nos tempos atuais, resolvi fazer uma previsão de ficção que, com certeza, está para acontecer a qualquer momento e, seguramente, vai estarrecer o povo de uma maneira triste e vergonhosa!

Mediante os desembestados crimes que estão ocorrendo em nosso país (em muitos outros também): assassinatos, estupros de infantis a adultos, assaltos, roubos, sequestros, drogas, estelionatos e mais outras séries de barbáries, as quadrilhas bastante organizadas (mesmo com seus chefes aprisionados), tem provado que, infelizmente, estão vencendo a tal da sociedade “organizada”, criando um pavor terrível em toda população e, vendo ocorrer fatos de ataques reflexivos, prejudiciais e improcedentes, e tendo o cuidado de dar uma proteção aos seus parentes e agregados contra os ataques dos próprios parentes residentes em outras áreas, assim como, aos membros que não se conhecem, provavelmente, a qualquer momento vamos ver circular a seguinte recomendação:

A Associação Brasileira de Bandidos, Assassinos, Traficantes e Malfeitores S/A, vem através da presente, determinar rigorosamente, que a partir do mês de janeiro de 2025, sejam providenciadas pelos chefes de áreas, morros, distritos e cidades, as seguintes regras de uso dos determinados salvo condutos que seguem abaixo:

a)  Crachás para todos os bandidos para que possam circular pelas ruas para suas “operações”, sem ter o perigo de ser atacado, ou molestado por um colega que não o conheça.

b)  Para os parentes e aderentes de todos pertencentes a nossa associação, será de vital importância que os adultos decorem uma senha super secreta, para citarem nos casos de ataques eventuais. E, ao ouvirem essa senha, nosso bandido deverá suspender a ação e ajudar a pessoa em sua trajetória.

c)  Com as crianças, por ser um número bastante expressivo e, muitas vezes, difícil de contornar, sugerimos que livrem a cara de todos, tratando-os com carinho e estima, no sentido de angariar simpatia para aderência futura em nossas fileiras. Mas, nas horas de trocas de tiros com a polícia, nada de preocupação com as balas perdidas. Se tiver de atingir adultos ou crianças, não admitiremos as fraquezas de “penas” ou sentimentos similares!

Essas medidas deverão entrar, rigidamente em vigor na data prevista, pois, infelizmente, tem ladrões e bandidos que estão com medo de sair, preocupados em serem assaltados. E isso não pode ocorrer em nenhuma hipótese, pois atrapalha o nosso produtivo trabalho!

Cumpra-se como determinado e, caso contrário, os responsáveis das diversas facções serão eliminados como medida exemplar!

           Ass. DIRETORIA GERAL DAS FACÇÕES

Lamentavelmente, já que não podemos exterminar essa praga criminosa, temos que nos submeter a esses absurdos instalados em nosso país.

Será que eles já venceram?  Ou ainda poderemos ter esperanças de uma guinada de trezentos e oitenta graus? Sinceramente, não vislumbro nada que seja benéfico em nosso futuro!

Vamos deixar a simplista desculpa que apenas o governo é responsável, pois essa responsabilidade é, também e lógica, da sociedade omissa, que somente falam, mas, só olham para seus umbigos. Muito embora o governo passado, colaborou muito para que essas coisas se tornassem realidade!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

sábado, 19 de outubro de 2024

UMA MORTE BASTANTE GLORIOSA! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Na sala, com o olhar fixo no caixão, Erika rememorava toda sua vida passada ao lado de Luis Roberto, homem amável, bonito, competente, responsável, próspero em seus negócios, mas, infelizmente, nunca deixou de ser bastante mulherengo!

Para muitos esse comportamento era tido como absurdo, porém, para outro tanto de pessoas, principalmente entre os homens, essa virtude era aclamada e elogiada até com um pouco de inveja. Ele, com a sua personalidade forte e marcante, desde que começou o namoro com sua querida Erika, jamais negou que era uma coisa incontrolável e, infelizmente, ela deveria se habituar, pois, por mais que variasse o seu cardápio vaginal, nada abalaria o seu amor e afeto por sua companheira. Tudo aquilo era apenas um desejo incontrolável de ter sexo com todas as mulheres que lhe excitassem, satisfazendo assim seus impetuosos desejos. Era o que poderíamos dizer no popular; Um fudião de primeira grandeza!

Mesmo agindo normalmente dessa forma, com a condenação familiar e das suas amigas, Erika segurava essa barra com tranquilidade, pois, mesmo com as suas trepadas avulsas, sempre chegava em casa e lhe proporcionava uma série de orgasmos múltiplos. Não sei se ele era uma personagem divina ou tinha parte com o Satanás, pois possuía uma pica miraculosa e sempre disposta a trabalhar!

Não tiveram filhos por causa de um problema genético com ela própria, porém, vinha sempre fazendo tratamentos, usando todas as astúcias e simpatias possíveis, na esperança que um dia fosse realizado o desejo de ambos. E, naquela hora, alisando a sua barriga, sentiu uma sensação que sua tão desejada gravidez havia, tardiamente, chegado. Chegado exatamente numa hora que seu amado estava ali na sala, dentro de um caixão, com seis mulheres de programa lhe batendo punhetas, pois, em vez de “carpideiras” para chorar a sua morte, Erika foi obrigada a contratar essas punheteiras, uma vez que a morte do marido foi em função de ter tomado dez comprimidos de Viagra de uma só vez, para reprimir a sua primeira falta de tesão e, seu pau respondeu a altura, mas, seu coração não aguentou essa dosagem cavalar!

Com a pica apontando para o céu, a tampa do caixão não encaixava e, para fazê-lo descer, foram precisos 26 bem batidas punhetas com as mãos habilidosas das Garotas de programas contratadas para esse serviço durante a madrugada. Até esse vexame Erika teve que suportar, mas, ela o amava desesperadamente e em função das suas outras virtudes, tudo aquilo era perdoável.

Terminado o ritual das masturbações, dia clareando, pagou as meninas, fechou o caixão e, em minutos, começaram a chegar os amigos para o enterro.

Hoje, passados oito meses, Erika está na maternidade, teve o seu esperado filho como uma lembrança e presente daquele bondoso marido, mas, não se esquece que, na hora que o médico segurou o garoto pelos pés, deu um tapinha na bundinha e virou o moleque para ela, percebeu que a criança que se chamaria Júnior, estava com a rola dura feito pedra apontando para a parede. Com o susto gritou em voz alta: Meu Deus doutor, esse moleque também vai ser um fodião!

Como dizia meu saudoso e sábio avô: “Quem sai aos seus não degeneram!” 

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

COMO ME TORNEI UM PASTOR EVANGÉLICO! (Clique e leia)

Antonio Nunes de Souza*

 

Com o tempo de vacas magras, situação difícil, emprego pior      ainda, eu, como muita gente, estava passando a maior merda do mundo. Já havia procurado algo para fazer, mas, do jeito que a cidade estava, não havia nada que pudesse me dar um troco para o feijão de cada dia. E, devido minha capacidade, não me sujeitaria a um trabalho insignificante e abaixo das minhas qualificações. Dois defeitos trágicos: Pobre e orgulhoso!

Como todo nortista quebrado, pensei logo em ir para São Paulo, pois, lá o filho chora e a mãe não vê, porém, sempre aparece algo para defender o rango. E dormir, qualquer quarto de pensão serve!

Estava sentado no banco do jardim, pensando como conseguir o da passagem, quando apareceu um colega de infância que há muitos anos havia desaparecido da cidade, e ninguém imaginava seu paradeiro!

-Você é Chico Cabeludo?

Quando ouvi aquela pergunta, fui lá ao baú do passado, pois, esse apelido eu peguei nos anos setenta quando era moda mundial usar vastas cabeleiras, e eu fui o primeiro a lançá-la em nosso lugarejo!

-Sou sim. E você, se não me engano é o Renato Gasolina?

Ele deu uma risadinha e assentiu com a cabeça. Talvez por eu ter me lembrado também do seu apelido, ganho porque ele tinha a mania de pegar ratos, colocar gasolina, tocar fogo e ver o pobre animal correndo assando até cair morto. Essa mórbida diversão, fazia com que ele soltasse enormes gargalhadas, até o rato estourar a barriga e cair morto. Imagine como era perverso esse sacana!

Apertamos as mãos, começamos a conversar, e ele disse que agora era Pastor de uma igreja que havia criado em Governador Valadares, já contando com duas filiais nos bairros periféricos! Essa vinda a nossa terra natal, era exatamente para falar comigo, pois, tinha sabido que eu não estava bem e, como sempre fui inteligente, culto e bem falante, poderia tomar um rápido curso de bíblia com ele e, com 30 dias, estaria apto para ser um novo Pastor da Igreja da Salvação Divina (esse era o nome da sua seita evangélica). Ele precisava de um homem competente, conhecido dele e confiável!

-Realmente eu estou nas pequenininhas, mas, ser pastor evangélico nunca passou pela minha cabeça, e acho que não me sairei bem. Eu, se não sou um ateu, também não sou adepto de religiões, pois, as dúvidas estão sempre a me perseguir!

-Claro que vai se sair bem, irmão! Eu também pensei a mesma coisa, quando o Pastor Inácio me convidou para sua primeira igreja e, dois meses depois, quando tinha somente 10 dias de pregações sozinho, irmão Inácio sofreu um acidente fatal e tive que assumir todas as responsabilidades e dar continuidade aos trabalhos. Hoje, dois anos depois, já estou com três igrejas e vou abrir a quarta contando com você!

-Bem! Digamos que eu me adapte. Como funciona a parte financeira com relação ao que vou ganhar?

-Segundo os nossos estatutos, o pastor das nossas igrejas, como em todas as outras do mesmo seguimento, fica com 40% dos dízimos e a responsabilidade de toda manutenção no templo! Mas, para isso, os irmãos sempre colaboram com algo mais e, principalmente, com a mão de obra grátis, em nome de Jesus! Nesse bairro que estamos preparando as instalações, imagino que vai dar para você tirar, já no início, uma média de R$ 5 a 6.000,00 (cinco a seis mil reais) mensais. Porém, a depender do seu trabalho, ultrapassará os dez mil, fácil, fácil. O povo nunca falha para nossos pedidos em nome de Jesus!

Juro que quase me cagava de emoção, quando ele falou quanto eu poderia ganhar. Na merda que andava, seria capaz de dar banho numa cascavel, escovar os dentinhos e colocar uma pijaminha pra ela dormir, somente para ganhar o jantar. Por esse dinheiro, não vou deixar um pecador na face da terra, em nome de Jesus ou de quem quer que seja!

-Você quer uma resposta definitiva quando? Perguntei com um brilho nos olhos, demonstrando que já me considerava um aprendiz de teologia!

-Eu vim aqui só pra isso e, se você concordar, seguiremos amanhã cedo para Valadares, pois, quanto mais rápido você começar a estudar e gravar a bíblia na mente, será melhor para todos, uma vez que os fieis lêem a bíblia todos os dias, não entendem nada e nós é que temos que dar as explicações. E, o que não entendemos também, inventamos qualquer história cheia de metáforas, eles continuam sem entender nada, mas, para que não deixem transparecer que são burros, agradecem em nome de Jesus e vão embora com as mesmas dúvidas, achando que devem estudar mais. Nessa hora você deve dar aquele sorrisinho e dizer: “Filho, interpretar o livro sagrado requer anos e anos de estudo. Mas, em nome de Jesus, um dia você chegará lá!”

Arrumei minhas melhores roupas, alguns livros, e na manhã seguinte já estávamos seguindo no carro de Renato. Aliás, Pastor Renato, pois, ele determinou que a partir daquele momento, nosso tratamento seria como Pastor Renato e Pastor Francisco. Isso para ir criando um hábito, pois, quando lá chegássemos, eu seria apresentado como tal e não poderia haver escorregões que pudessem gerar desconfianças. Apenas, para os fieis, seria dito que eu passaria 30 ou 60 dias de retiro profundo, pois, estava vindo de outro pais especialmente para nossa igreja, e seria necessário essa penitência com reflexões solitárias (na verdade seria meu período de aprendizagem). E, como eu já havia morado uma época na Califórnia, poderia me sair bem quando fosse perguntado a respeito da minha vida lá fora. E para dar um toque maior de veracidade, eu falava fluentemente o inglês!

Chegamos as 22:00 hs. em Valadares, Renato levou-me para uma casa de campo que ele tinha nos arredores da cidade, lugar super confortável, onde fui recebido por uma senhora bem velhinha, que fazia às vezes de caseira, cozinheira e confidente de Renato!

-Dona Maroca esse é o Pastor Francisco, que vai ser o responsável pela nossa nova igreja. Ele ficará hospedado aqui durante o seu retiro de estudos para iniciar a missão. Contamos com a sua ajuda e discrição nessa preparação, já que a senhora conhece a Bíblia como ninguém, e sabe todos os esquemas da nossa igreja, pois, vem trabalhando conosco desde que o Pastor Inácio implantou seu primeiro templo religioso anos atrás!

-Muito prazer, meu filho! Seja bem vindo em nome de Jesus!

-Amém irmã! Obrigado pela acolhida em nome de Jesus!

Quando olhei para o lado, Renato disfarçava para não dar uma gargalhada, por ver minha primeira falação como um irmão!

Ele seguiu para sua casa na cidade e eu fui tomar um banho, jantei um pratinho rápido que D. Maroca fez, e fui direto para a cama descansar, pois, no dia seguinte, começaríamos os estudos, que com certeza, não seriam fáceis!

Acordei as 06:00 horas com um monte de livros no meu criado mudo, provavelmente colocados por D. Maroca, para que eu começasse logo cedo meus afazeres. Levantei, escovei os dentes, lavei o rosto e fui para a sala onde já havia na mesa um café com frutas e iguarias que há muito eu não saboreava!

-Bom dia Pastor Francisco! Tome o seu café e pode ir cuidar dos seus estudos e reflexões. Qualquer dificuldade que o senhor tenha, pode me chamar que estarei sempre às ordens em nome de Jesus!

-Obrigado irmã! Pode ficar tranquila que estou sentindo-me à vontade e procurarei incomodá-la o mínimo possível!

Voltei para o quarto e sentei-me em uma escrivaninha, peguei a Bíblia Sagrada e comecei devora-la com a maior atenção possível, procurando adaptar-me aquele português casto e as citações e colocações verbais, não usuais em nossos dias!

Os dias foram passando sem que eu fosse até a cidade, pois, se fazia necessário que, quando fosse apresentado aos irmãos, já tivesse postura e conhecimentos, para angariar a confiança necessária, demonstrando ser um verdadeiro e competente ministro da igreja. Renato vinha diariamente visitar-me no início da noite, fazendo-me perguntas e explicações sobre os cultos e pregações. E D. Maroca, com a máxima boa vontade, durante o dia tirava minhas pequenas dúvidas nas interpretações de alguns versículos. Percebi que em algumas situações ela ficava meio perdida e começava a me enrolar com frases filosóficas. Nessas horas eu me lembrava das palavras de Renato com relação a atender os irmãos, mesmo os deixando confusos e pensando que o assunto está além dos seus conhecimentos, e das suas imaginações. Maroca aprendeu bem essa lição, mas, eu não engolia essa farofa. Agradecia, porém, me virava para encontrar a resposta certa!

O fato é que com 28 dias, já estava com a Bíblia lida e relida por diversas vezes e, em nome de Jesus, eu conhecia a história religiosa de Adão ao Bispo Macedo, passando por todos os papas, bispos e cardeais, discípulos, seguidores, apóstolos, profetas, hereges, etc.

Cafarnaum, Jericó, Jerusalém, Judéia, Roma, Egito e outras plagas, pareciam que eu já tinha até morado por lá. Sabia decorado e salteado até os assentamentos desérticos das fugas. O mar vermelho era como se tivesse surfado pelas suas águas, antes mesmo de Moisés abrir a passagem salvadora! Estava sentindo-me apto e competente para fazer uma pregação e deixar meus irmãos de bocas abertas, e impressionados em meu nome e no nome de Jesus. Se duvidasse eu estava capaz de recitar o Novo e o Velho Testamento de traz pra frente e de frente pra traz. Já sentia tanta raiva do Satanás, que se me deparasse com ele, encheria de porrada e o mandaria de volta para os quintos dos infernos. Até Renato, ou melhor, Pastor Renato ficou impressionado com minha desenvoltura, porém, ele sabia que eu era fera quando me dedicava a fazer algo!

Finalmente foi marcado o dia para minha apresentação oficial! Pastor Renato enfeitou lindamente a sua igreja, reuniu todos os irmãos da sua paróquia e das outras e, à noite, com uma lotação de mais de mil fieis, fui chamado à frente, exposto e apresentado como o mais novo Pastor da Igreja da Salvação Divina, responsável pelo novo templo que passaria a funcionar no dia seguinte, em nome de Jesus!

As Aleluias eram faladas e gritadas, mescladas de palmas e Glorias a Deus, além de outras frases religiosas que demonstravam a alegria da minha chegada!

Depois de alguns minutos, Pastor Renato pediu silencio e passou-me o microfone para eu dizer algumas palavras aos irmãos, que, mesmo com o silencio reinante, ouvia-se ainda algumas louvações ao Senhor!

Pastor Renato havia preparado uma performance milagreira com um homem que se passaria por aleijado, que só conseguia andar, mesmo lentamente, com o auxílio de duas muletas e o amparo de mais alguém!

Cumprimentei a todos, agradeci a acolhida e comecei uma pregação com uma segurança como se fosse um velho e   experiente pastor. Aí, como estava previsto, sai da multidão um homem arrastando-se amparado por pessoas que deviam ser familiares, gritando desesperadamente: Irmão! Irmão! Cure-me em nome de Jesus! Faça com que eu volte a andar e me livre dessa maldição de Satanás, em nome de Jesus!

Pedi que trouxessem o homem até perto de mim e, como havia combinado com Renato, coloquei a mão esquerda em sua cabeça, solicitei que o ajoelhasse e comecei a fazer orações em voz alta e mandando o Satanás se afastar daquele irmão que pertencia a Deus, e que ficaria bom em nome de Jesus. Quanto mais eu gritava minhas palavras sacro/santas, mas, os irmãos gritavam aleluias, améns, viva senhor Jesus, etc.

Já começando a ficar um pouco nervoso, pedi silencio a todos, fiz uma cara dramática e disse: Afastem-se todos em nome de Jesus, ele se levantará e se livrará dessa força maligna!

-Levante-se irmão! Levante-se em nome de Jesus, que Ele é mais poderoso que Satanás.  Força e fé em nome de Jesus!

Com o silencio que fazia na igreja naquele momento, podia-se ouvir o ruído da queda de um pedaço de algodão no chão. Todos passaram a olhar o homem com a maior expectativa sobre o que poderia acontecer. O homem, fazendo um esforço sobre-humano, suor escorrendo pela testa e pelo rosto, suspendeu a perna direita até meia altura e, pela força que fazia, soltou um peido bem alto e fedido, provocando uma gargalhada dos fiéis!

-Calma irmãos! Esse ruído e mal cheiro é o Demônio abandonando o seu corpo! Falei rápido tentando dominar a situação, devido o vexame que estava acontecendo. Aí ele disse: Não é não Pastor, pela força que fiz me caguei todo em nome de Jesus!

Não suportando mais aquela farsa que estava complicando minha vida logo no primeiro dia, já não pensei mais em nada e piquei a Bíblia com toda força na cabeça do sacana, e disse: Anda filho da puta pecador! Você já viu alguém se cagar em nome de Jesus?

Aí, para surpresa geral, o homem levantou-se com um salto e saiu correndo pela igreja a fora, deixando um rastro de merda e gritando bem alto: Vá bater em sua mãe, seu desgraçado. Vá bater na puta que lhe pariu!

E, como eu jamais esperava, todos se levantaram histericamente, sacudindo as mãos para os céus, berrando assustadoramente: Milagre! Milagre! Milagre! Milagre em nome do Senhor Jesus! Aleluia, Aleluia!

Nesse momento, por ordem de Pastor Renato, o coral começou a entoar um hino de louvação, ele pegou o microfone e deu por encerrado o culto, quando eu, totalmente desnorteado, me retirava para a sala dos fundos, sobre as palmas e gritos de Aleluia dos fiéis. Fiquei alguns minutos esperando Renato, decidido a voltar para minha cidade, depois desse desastre inesperado. Puto porque já estava cheio de planos com a primeira arrecadação de dízimo!

Quando ele entrou e fechou a porta eu fui logo dizendo: Eu não quis dizer nada, mas, sabia que essa droga de milagre logo no primeiro dia ia terminar em merda, como, literalmente, deu!

Calma, Pastor Francisco! Você foi genial!

-Pastor Francisco um cacete! Eu estou num estado de nervos retado, pois, o homem não procedeu como tudo foi combinado, e me deixou nervoso e embaraçado perante todos!

-Vou lhe confessar uma coisa. O rapaz que contratamos para o milagre, teve que viajar e não veio. E eu só fiquei sabendo depois que lhe coloquei para falar e não pude avisá-lo. Aquele homem que apareceu é realmente aleijado, e foi trazido por sua família pela primeira vez em nossa igreja, esperando que pudéssemos curá-lo. E você, energicamente, fez com que ele vencesse o medo psíquico e voltasse a andar. Eu me demorei um pouco para chegar aqui, porque estava recebendo uma gorda doação dos seus familiares, que mandaram agradecer a sua poderosa força em nome de Jesus. E foram colocar gelo na cabeça do irmão que está andando muito bem, mas com um galo da porra na testa!

Ao ouvir isso, desmaiei e, quando voltei a mim, estava deitado em casa e na minha cabeceira, estava D. Maroca oferecendo-me um prato de sopa para refazer minhas forças!

Foi assim que me transformei em um pastor evangélico. Hoje, juntamente com o atual Bispo Renato, comandamos dezenas de igrejas pelo Estado a fora, tudo isso em nome de Jesus!

Aleluia irmãos! O Senhor é meu Pastor e nada me faltará nunca mais. Hoje arrecado mais de 30 mil por mês com o dízimo e estou pensando a me candidatar a deputado com os votos dos fiéis que fazem tudo que a gente manda!

OBS: “Essa crônica foi escrita no ano de 2000. Mas, como ela será sempre atual nos comportamentos, sempre a repito para os novos leitores!”

 

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!