Antonio Nunes de Souza*
Quando
estamos atravessando uma situação atípica, onde as dificuldades atingem
violentamente a todos, existe uma tendência normal de desespero, desgostos,
depressões e, com mais constâncias, sofrimentos para prover as subsistências
alimentícias e financeiras!
Aí,
o que devemos fazer para contemporizar os brutais acidentes de percursos?
Claro
que não existem respostas definitivas, ou mágicas soluções. O que é muito
importante e que, com calma e tranquilidade, colocar a cabeça para funcionar,
reconhecer que o momento é bastante difícil e cruel e, que somente com
serenidade e bom senso pode-se tentar descobrir uma pequena, média, ou grande
solução!
Mas,
para isso, é fundamental que tenhamos calma, ouvir e discutir opiniões de
pessoas mais experientes, e que já passaram por situações similares, tirar
proveitos de novas ideias surgidas, na procura urgente de poder dar uma volta
por cima e sair do bruto aperto, ou pelo menos minimizá-lo!
Parece
fácil estar dando esses conselhos, porém, é de bom alvitre, despertar nas
pessoas que também estão sendo atingidas, com certeza, somente aqueles que tem
melhores ideias, conseguem mais rapidamente diminuir os sufocos existentes!
E
todos nós somos capazes, temos nossas habilidades, capacidades e profissões,
assim como, condições de criar alternativas, mesmo que sejam totalmente fora
das suas atividades anteriores, ou precisem que tenhamos ajudas de outros!
Se
“Onde há vida, há esperança”, então devemos ter esperança, que é um antídoto
fortíssimo para resolver os nossos problemas, mesmo que seja embaixo de grandes
sacrifícios, engolindo sapos e cobras, esquecer as vaidades, ser humilde e
reconhecer que a situação é diferenciada e atípica, que tem muitos melhores que
você, mas, seguramente, existem milhares bem piores que você!
Tem
uma citação oriental que diz: “Não existe o impossível. Existe a sua
desistência de lutar para resolver!”. Obviamente, depende muito mais de sua
disposição, calma e tranquilidade, para tentar ao máximo superar as
adversidades, conseguindo sair das agonias e desesperos!
Em
todas as circunstâncias trágicas e desesperadores, todos que se salvam não são
por sorte, ou proteção divina. Com certeza absoluta, esses foram aqueles que não
se esmoreceram, lutaram bravamente, ouviu opiniões, conselhos e novas ideias, Pois,
somente assim alcançamos nossos objetivos, mesmo em condições normais, quanto
mais quando estamos cercados de dificuldades que nos parecem insolúveis!
Tenha
convicção que no meio dessa vasta fatia de desumanos, existem outra quantidade
de pessoas solidárias, bondosas e caridosas, sempre dispostas a ajudar de
alguma forma, mesmo que seja de uma forma mínima!
Assim
sendo, espero que ao ler esse texto você pare, pense e faça uma reflexão,
desperte esse leão que existe dentro de você e, mais que depressa, seja
criativo, pois, a única coisa que não tem solução na vida é a trágica morte!
*Escritor,
Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna
de Letras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário