quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

A INSENSATEZ E DESCREPÂNCIA DAS DIVERSAS CRENÇAS! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Como meus leitores devem saber, não sou religioso, muito embora fui bastante tempo, até que, através de estudos, pesquisas, formação em História Geral e experiência de vida, cheguei a conclusão que me enganaram por muitos anos, participando de Encontros de casais, Cursilhos da Cristandade, Procissões e outros eventos, principalmente milhares de missas!

Vou apenas me ater a duas coisas relativas ao título, pois, esse assunto requer muitos estudos, provoca bastante divergências, e precisaria pelo menos anos de discursão, já que as crenças estão tão enraizadas nas mentes das pessoas, que qualquer um que pense ao contrário, logo é taxado de herege, pecador e excomungado. Eu, tranquilamente, sinto-me superior a todas essas titularidades, apenas, como alguém que a tempo enxergou a realidade da vida, deixando de lado crendices que, infelizmente, não levam absolutamente lugar nenhum!

A primeira é sobre a existência de um grandioso Deus do Universo que criou o mundo, comanda e determina o que deve acontecer, e suas milhares de Santidades que estão aos seus serviços e das pessoas em geral, fazendo milagres mirabolantes e inacreditáveis, suplantando e desfazendo daqueles que realmente proporcionaram as curas e outros benefícios. Os fiéis chegam a se menosprezarem quando melhoram de vida através dos seus esforços e trabalhos, dizendo orgulhosamente olhando para o céu, que foi Deus que fez ele prosperar, quando na verdade, se ele não se lascasse, ralando e lutando bastante, nada teria acontecido. Lógico que tem as palavras de rebates, que dizem que Deus falou: “Faça sua parte que lhe ajudarei”. Essas inserções Bíblicas, sempre foram incorporadas a ela, sempre que as cobranças desconfiadas são feitas e as crendices passam a decair. Assim como o tal “livre arbítrio”, que foi inserido centenas de anos depois, para justificar os absurdos que aconteciam e acontecem na terra, e Ele, Senhor dos Senhores, Pai da humanidade, não fez nem faz coisa nenhuma para pelo menos, minimizar os descalabros e injustiças absurdas que acontecem!

Outro fator de uma enorme incoerência é que, se é Ele mesmo que comanda, e o futuro a Ele pertence, que adianta você trabalhar, lutar, estudar, se qualificar, se o seu futuro é Ele que vai determinar?

Se Ele desejar, você faz tudo isso e Ele deixa você morrer de acidente, sem ter tempo para desfrutar nada. Ontem por exemplo, um ônibus de romeiros que foram passar 4 dias orando em outra cidade, na volta capotou e morreram 16 e ficaram feridos outro tanto. Será que esse acidente que Ele deixou acontecer. foi um prêmio que ganharam por terem orado bastante? Fato totalmente inconcebível e completamente inexplicável. Como palavras de conforto, os ministros dizem que; “os bons Ele leva logo para junto D’Ele”. E os fiéis comem essa farofa dizendo: Amém Aleluia!

Se vamos todos para o céu, viveremos numa boa, sem despesas, doenças, aborrecimentos, ao lado de milhares de Santos, revendo os parentes e amigos e com a maior segurança, que merda estamos fazendo aqui, tomando raivas e aborrecimentos diariamente?

Por que não fazemos um suicídio coletivo, e vamos logo ficar de boa, livre de tudo que é ruim aqui na terra?

Parece uma loucura descabida, mas, para quem acredita em outra vida maravilhosa no céu, nada mais lógico que ir logo para lá!

Mas, com todas essas maravilhosas vantagens, ninguém deseja morrer, pois, na hora que a coisa fica presta e aperta, ficam desesperados e começam a choramingar “Aí meu Deus, meu cu tá doendo!” Aí, quando os médicos, remédios, enfermeiros cuidam dele com devoção e qualidade (precisa grana pra isso, pois o SUS está uma merda), depois que fica bom, cinicamente e idiotamente, diz: “graças a Deus se salvei e que foi um milagre”, não valorizando corretamente os trabalhos dos profissionais que restituíram sua saúde!

Tenho certeza que Padres, Pastores e todos ministros das centenas de religiões, têm respostas para todas essas minhas proposições, pois, todos eles são treinados e programados, para apascentar as “ovelhinhas obedientes”, que, tolamente, seguem suas orientações ao pé da letra, para que possam ganhar um lugar no imaginário céu!

Por último, bastante lamentável, asqueroso e sórdido é o comportamento dos Pastores e Bispos evangélicos, por interesses financeiros, transformaram suas diversas vertentes religiosas, em celeiros políticos de votos, que em vez de evangelizar, colocam os tolos fiéis para fazer campanhas para eles, e para canalhas que eles escolhem apoiar por conveniências, rotulando-os de Mito ou Leão de Judá. Essa enganação grotesca, arrasta multidões de analfabetos políticos ao fanatismo, elegendo pessoas como os próprios pastores, que nada fazem em favor do povo e do país. Essas atitudes são abomináveis e dignas de vermes desumanos, sem o mínimo caráter!

Espero que entendam minhas conjecturas, e perguntas sem respostas concretas e sensatas. Reflitam, olhe o mundo que você está vivendo, veja quem realmente está no comando (no momento é Trump), e procure cair na realidade, deixando de lado essa bengala celestial, que na verdade nunca levou ninguém a lugar nenhum, os que dizem ter acontecido, não passam de casos ilusórios.  Comprovadamente, as religiões representam o maior atraso da humanidade!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: