segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

O CIÚME FODE QUALQUER RELACIONAMENTO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

As pessoas idiotamente pensam, imaginam e dizem, que o ciúme é “o tempero do amor”. Isso é uma grande tolice sem nenhuma base, pois, estatisticamente, a maioria dos relacionamentos nos diversos estágios (namoros, noivados, maritais ou amancebados) se deterioram por causa do abominável e dispensável ciúme, praticado por um dos envolvidos, sendo em alguns casos por culpa de ambos!

No mundo moderno que estamos vivenciando, a grande independência das mulheres, todos casais normalmente trabalham para ampliar suas rendas, muitas vezes em áreas bem diferenciadas, passam a conhecer e conviver com outras pessoas com gostos e personalidades diferentes, inclusive culturalmente e, logicamente em muitos e muitos casos, descobre alguém que melhor se encaixa afetivamente com ela ou ele e, felizmente ou infelizmente, acontece a possibilidade e desejo de um relacionamento fora do lar. Porém, antes de acontecer, quando a pessoa tem sensibilidade e caráter, logo comunica ao parceiro ou parceira, no sentido de não ter uma vida dupla, que é bastante complicada e condenada socialmente!

Esse é um dos casos, que não se pode encarar como traição ou falsidade, levando aos loucos ciúmes costumeiros, não se conformando com a separação, quando deveriam refletir que poderia ter acontecido o mesmo com ele ou ela, que é um ato passivo de acontecer com todas pessoas, principalmente na atualidade. Pois, no passado as mulheres segavam a barra de seus maridos terem amantes, filhos ilegítimos e natutaos, já que elas foram educadas somente para o lar, e separar-se não só ficaria mal com a sociedade, como também não tinham condições de se manterem, como também em função dos filhos. Uma época bastante deplorável!

Mas, em vez de assim agirem, partem para perseguições, maus tratos, chegando ao grotesco feminicídio, que está sendo praticado atualmente, como se fosse uma atitude banal e simples, para se resolver qualquer problema sentimental!

Ciúme nunca foi e nunca será “tempero do amor”. Ao contrário! Ele é um grande gerador de ódio, desarmonia, traumas familiares, principalmente para os filhos, que geralmente sofrem pela perda da mãe e a prisão do pai, ato que jamais será esquecido ao longo das suas vidas!

Portanto, tenham a sensatez, educação, respeito e caráter, para saber se policiar nessas situações, sofrer pela perda e ao mesmo tempo, procurar alguém que possa preencher a falta, pois, como dizia meu querido e sábio avô: “Homem e mulher são mesmo que biscoito, vai um ou uma e vem oito!”

Jamais seja um idiota ciumento. Se alguém se separa de você é porque já não gosta mais. Que adianta forçar alguém que não lhe ama ou deseja, e está mirando outra pessoa?

Essa tentativa é uma grande burrice. Eu me dei bem na vida amorosa porque, todas mulheres que terminaram comigo, foram simplesmente coadjuvantes no meu filme, se foram embora, não fizeram falta para que meu filme prosseguisse, e tivesse um fim feliz e maravilhoso. Faça o mesmo que se dará muito bem!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

Nenhum comentário: