sábado, 5 de outubro de 2024

QUERER É PODER! (Clique e leia)

                    Antonio Nunes de Souza*

Se eu posso                                    

Você pode também

Se você tem um amor de verdade,

Eu tenho também.

Porém, se sairmos da linha

Não vai fazer mal a ninguém!

 

Nossos amores são solidificados

Apaixonados casais de namorados

Amizade forte e pura.

Não será nosso encontro que vai

Apagar o que está por trás

Será apenas uma noite de aventura!

 

Se eu posso

Você pode também

Procure meu desejo entender,

Pois, teremos uma noite de prazer

Que por certo jamais vamos esquecer!

 

Como foi bom sua compreensão

Entender a minha intensão

Tudo foi lindo e maravilhoso.

Espero que aconteça novamente

Para nos deixar bem contente

Pois, foi um momento delicioso!

 

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!


sexta-feira, 4 de outubro de 2024

UMA ILUSÃO DE COMO SERIA MARAVILHOSO!(Clique e leia)

Antonio Nunes de Souza*

Depois de oficializados e sacramentados os resultados dos prefeitos e vereadores eleitos na eleição do próximo domingo (dia seis), não resta e nem é mais admissível, a choradeira de ficar triste por terem sidos vencidos. Refiro-me, obviamente, aos candidatos perdedores que, nos seus discursos prometiam fazer o máximo para atender as grandes e pequenas necessidades do povo em geral, porém, infelizmente, não tiveram suas preferências nas urnas!

Então...se estavam tão dispostos a ajudar no crescimento das cidades em que vivem, logicamente, as posições que devem tomar sererão, taxativamente, de ajudar aos vencedores com força total, fazendo uma parceria de apoio direto e eficiente, repassando seus projetos para serem analisados e executados, caso fossem aprovados, fortalecer as prefeituras junto aos deputados dos seus partidos, perante os governos estaduais e federal e, coerentemente, numa união invejável, ver grandes obras e importantes realizações para suas cidades, estado e país, provando para o povo, que a união faz a força!

Mas, infelizmente, o que presenciamos sempre, sem que se tenha o cuidado de disfarçar ou esconder, é a guerra insana da inveja e despeito, usando todos (os perdedores) suas forças partidárias, contrariamente, para dificultar as atuações, denegrindo os vencedores perante a população. Fazendo seus vereadores votarem contra obras essenciais, numa verdadeira perseguição política que, fatalmente, não deixa de atrapalhar os bons administradores e prejudicar a coletividade!

Esses homens que todos vemos durante as gestões, vergonhosamente, posteriormente voltarão aos palanque para fazer suas promessas nas próximas eleições, normalmente se baseando nas coisas que não deram certo, não foram executadas, muitas vezes graças as dificuldades causadas por eles mesmos, ou seus vereadores, deputados e senadores partidários, durante as gestões dos seus opositores!

Uma pena que essa “ilusão” de comportamento, verdadeiramente patriótico que estou querendo passar, não seja realizada, pois, teríamos resultados altamente benéficos para todos sensatamente!

Será que algum dia, os homens se comportarão para o bem da coletividade, deixando de lado esse nefasto espírito egoísta?

“É uma ilusão, e como seria maravilhoso!”

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

A TRAJETÓRIA DE JUVENAL! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Curiosamente, ou comumente, no decorrer de nossas vidas sempre nos deparamos com pessoas que, mesmo não sendo especiais, pelos seus procedimentos enganadores, sempre nos deixamos iludir, acreditando estar sendo até gratificados por conhecer tais figuras!

Juvenal, rapaz simpático, bonachão, bem humorado, inteligente e bem falante, foi uma dessas criaturas que tivemos a oportunidade de conviver durante alguns anos. Pela sua personalidade e maneira esperta com conversas, relativamente, convincentes, tornou-se uma personagem bem recebido em todos os ambientes, eventos, reuniões, etc. Era, podemos assim dizer, uma criatura indispensável e, com sua eloquência, facilmente levava o grupo para onde lhe era conveniente. Quase um pequeno “guru” ou, um sabe tudo de qualquer assunto!

No secundário já fazia parte do Grêmio Estudantil, liderava as campanhas, opinava e determinava os projetos a serem apresentados e, em algumas ocasiões, levava a classe a fazer greves reivindicatórias, sempre com resultados favoráveis pelos acordos sigilosos que, eventualmente, fazia com as pessoas envolvidas. Assim, foi tornando-se um conhecido e reconhecido líder, lastreado em seus trabalhos e as artimanhas que operava por debaixo dos panos e na surdina, obtendo lucros e prestígio pessoal.

Já na faculdade, pelo peso do seu conceito como secundarista bem atuante, logo foi convocado para ser Presidente do Conselho Universitário Estudantil, com todos os poderes de arregimentar a faculdade em peso quando se fazia necessário. Todos já tinham a consciência de que, o grande Juvenal, seria um expoente de destaque na política nacional. E não deu outra!

Assim que formou-se em direito, filiou-se a um partido forte, sem dificuldades, elegeu-se deputado estadual e, mesmo fazendo uma legislação cheia de enganações, foi eleito na próxima eleição como deputado federal, frequentando as rodas mais importantes da política nacional, pois, tranquilamente, já procedia e tinha a postura de um verdadeiro político: enganador, simpático, bem falante, espertíssimo e as outras características não boas da maioria dos políticos brasileiros!

Na semana passada, olhando nos jornais e vendo e ouvindo nas TVs, vi Juvenalzinho (como eu o tratava), algemado, preso no camburão da Polícia Federal, pois, infelizmente para o pobre e felizmente para nós, foi denunciado numa série de falcatruas, peculatos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha!

Entretanto, vergonhosamente, Juvenal acionou uma montanha de advogados, depoimentos e testemunhas e, absurdamente, foi solto para responder em liberdade, premiado com a simplória “prisão domiciliar”, que, pelo que estamos vendo em outros casos, daqui alguns dias tudo cairá no esquecimento, pois, os ataques dos mosquitos, incêndios, secas e alagamentos estão servindo de desvio de atenções, transformando esses “tolos” casos de roubalheiras em crimes de terceira classe, não precisando de muita rigidez nas condenações!

Daqui a alguns anos teremos que lidar com os filhos e netos de Juvenal, pois, já está caracterizado oficialmente, e já temos comprovações, que deveremos voltar para o velho regime de “capitanias hereditárias”!

É uma pena que nossa Itabuna está cheia de JUVENAIS, que se proliferam nas águas sujas da política! Mas, seu voto, pode ser um excelente inseticida, votando para vereadores em Rômulo do Laboratório 15-555 e Marlon Soares 12-012, que são dois candidatos qualificados para a função. E tenham a sensatez de não votar nos candidatos apoiados por Bolsonaro, que é um fascista corrupto que vem enganando o povo.

Com relação a prefeito, parece-me que são seis, sendo assim, escolha o melhor ou menos ruim, para que não se arrenda por mais quatro anos de suas vidas!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGARL – antoniodaagral26@hotmail.com

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

A INCOERÊNCIA DE COSTUMES ANIMALESCOS! (Clique e leia)

Antonio Nunes de Souza*

No desenrolar do tempo sempre somos surpreendidos com mudanças de hábitos, costumes e comportamentos. Na grande maioria das vezes, existem até razões para tais coisas, mas, não atino o “por quê” de em algumas vertentes, mudem suas características de ações, procurando inovar, ou apenas ser diferente, apresentando modismo, ou imaturidade para agir de forma nada convencional!

Estou referindo-me as abordagem dos homens perante as mulheres, que já passou, completamente, dos limites, pelas maneiras vulgares e agressivas que são usadas no dia a dia, que são verdadeiros desrespeitos ao gênero de pessoas que são educadas, recatadas e, em nenhuma hipótese, merece um tratamento pouco digno e desrespeitoso. Mas, grosseiramente, são homens mal-educados, normalmente com uma orientação doméstica nada correta, pouca instrução, petulantes e ousados!

Vale salientar que, nos ambientes sociais mais chiques, encontramos também esses “monstrinhos” pecaminosos, que aproveitando-se da qualidade de serem de uma classe mais privilegiada financeiramente, imaginam que podem ter, facilmente, seus desejos bestiais atendidos!

Posso afirmar, seguramente, que falta um pouco de orientação materna e paterna com as crianças em formação, mostrando que todos somos iguais, porém, temos que respeitar as mulheres com maiores coerências, não querendo obter “favores” na base do grito, ou “forçação”. Ensinar para que aprendam a refrear seus instintos, policiando-se e comportando com normalidade, esperando que os desejos sejam aflorados em ambas as partes, pois, tudo só é bom e normal, quando existe uma vontade recíproca!

Vamos todos usar de sensatez, tentar orientar e rechaçar esses inconvenientes, dar o valor merecido as nossas lindas e maravilhosas mulheres e, obviamente, dar para elas a possibilidade justa e sensata de escolher aos seus bons gostos!

Para os “incoerentes de costumes”, nada mais justo que prisões, cursos educacionais e multas indenizatórias pesadas!

Atualmente os homens parecem uns animais irracionais, ou piores, pois, nos transportes coletivos, ficam, acintosamente, se esfregando nas mulheres de maneiras abusivas e estúpidas, provocando situações desagradáveis. Até nos transportes de aplicativos elas sofrem abusos, estupros e muitas vezes crimes bárbaros e violentos!

Já o feminicídio, este já ultrapassou em mais de 200% dos brutais crimes do passado, alegando “lavagem da honra”, que os homens eram absolvidos e considerados, grosseiramente, como heróis. Tenho certeza absoluta que, aliada à educação escolar, a educação doméstica e as benevolências das ultrapassadas e obsoletas leis, são as grandes culpadas por tais comportamentos!

Quando você tiver oportunidade, não deixe de orientar esses malditos imbecis, para que modifiquem seus comportamentos, pois, eles terão ou já tem esposas, filhas, irmãs e netas, que poderão estar assediadas também por seus degenerados colegas!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!  


terça-feira, 1 de outubro de 2024

A TELEVISÃO É DESTRUIDORA DE VALORES! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Infelizmente, sim!

Talvez a invenção mais fantástica de todos os tempos, partida de uma experiência de um estudante de 23 anos na Pomerânia, que desejando ver os seus pais em uma cidade vizinha na noite de Natal, então...criou um protótipo esquisito, sendo galhofado por todos, mas, obteve com êxito uma imagem de segundos, deixando seus professores e colegas de boca aberta. Posteriormente, foi desenvolvida e hoje se tornou a diversão de milhões de pessoas, principalmente as crianças e os menos favorecidos financeiramente, que não têm outras opções com custo tão barato.

Porém, o que deveria ser um veículo no sentido de informar, ilustrar e educar dentro dos princípios morais, tornou-se uma formadora de opiniões sem escrúpulos, enfatizando em suas chatas novelas cada vez mais a falta de caráter de seres humanos e, em muitas ocasiões, mostrando em suas series comportamentos nada elogiáveis, como se fossem coisas normais, inclusive estimulando praticas condenáveis, pois mostra que a grande maioria se dá muito bem no final, como se esses comportamentos fossem normais e devam ser imitados.

Sou totalmente contra a censura, mas, ver nas novelas das seis, sete, oito horas, cenas e diálogos sobre sexo livre na puberdade, lesbianismo, homossexualismo, roubos, desfalques, traições, drogas e outros absurdos mais, certamente não deixa de influenciar a juventude, principalmente porque são demonstrados de tal forma que, se você assim não proceder, está totalmente fora do contesto mundial.

Tenho certeza que você pensou: Ora! Todo jovem hoje sabe dessas coisas todas!

Realmente sabem e muitos até praticam. Mas, graças aos aprendizados e estímulos através da bendita tv que, sem sombras de dúvidas, patrocina as primeiras informações, que servem de conversas nas escolas e, automaticamente, pela curiosidade, o início das experiências.

E como ficam os valores tradicionais com relação ao caráter e educação?

Todos estão indo para brejo! A televisão com a força de entrar em sua casa, mostrar e falar que o certo é o errado, consequentemente, torce a realidade e forma uma série de monstros para o mundo futuro. Suas estórias cheias de brilhos e fantasias, claramente ou subliminarmente, impõem o produto que se deve usar, a moda que convém aos seus patrocinadores, hábitos, costumes, refrões, gírias, músicas, etc., fazendo do telespectador uma marionete em suas hábeis mãos.

Você pode estar pensando que sou um careta ultrapassado, pertencente aos movimentos batista, católico ou evangélico. Mas, não é nada disso.  O que condeno é o aproveitamento das emissoras, por serem estas que fazem suas próprias censuras, não se preocuparem em apresentar novelas ou programas mais educativos nos ditos horários nobres e, após as 22:00 horas, mandem para o ar seus descalabros, pois, os adultos já estão mais preparados para receber os lixos e fazerem suas triagens.

Infelizmente, pelo poder que a tv já exerce, qualquer advertência ou chamamento para reflexões como esse, para muitos é olhado como uma tolice. Porém, não custa nada olhar o comportamento dentro das suas próprias casas, e verificarem que, lamentavelmente, temos razões para preocupações.

Até seus beijos, que são denominados de técnicos, são verdadeiras luras linguais, um abocanhando o outro de tal forma, que parecem verdadeiros canibais. E alguns dos seus imbecis programas, como por exemplo o nojento Big Brother Brasil, as cenas propositais de insinuações de sexo embaixo dos edredons, são repetidas constantemente, para alegrar os idiotas que se fascinam ao admirar!

Lamento muito que assim seja, e como as audiências cada vez aumenta, o mais certo é piorar esse método educacional através desse maravilhoso aparelho!

Lamentavelmente, além dela, ainda temos as redes da internet, que são piores ainda com seus e suas “influencers”, que se transformam em milionários da noite para o dia, vendendo nudez, corpos e aplicando golpes

*Escritor, historiador, Cronista, Poeta e um dos membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!