quinta-feira, 30 de maio de 2024

ATÉ TU BRUTUS?

 

Antonio Nunes de Souza*

Duvido que exista alguém, que não se bateu no decorrer da vida com um sacana de um “Brutus ou Brutas”!

Normalmente estamos de peito aberto, confiamos em pessoas que conhecemos há pouco tempo, que normalmente são tipos treteiros, cheios de carinhos e elogios, demonstrando afetos e admirações que, logo acreditamos, passando a confiar, colocando-as no rol dos amigos. E com o tempo, demonstram seus venenos, interesses e traições!

Eu não nego que tive o desprazer de ter me batido com diversos desses tipos, muitíssimos por minha própria culpa, pois, desde jovem, sempre achei que todos são pessoas boas, até que se prove ao contrário. E, lamentavelmente, a sociedade pensa diferente, ou seja, não confie em ninguém até que prove estar tratando com alguém que presta. Um absurdo esse modo de conceituar, porém, mediante os comportamentos atuais estarem mais condenáveis que agradáveis, temos que nos moldar a essa conceituação, para nos livrarmos das decepções que somos vítimas em muitos casos de facilidades!

Não querendo me passar como um coitadinho, sempre vitimado, confesso que já sofri em muitos casos dessa ordem, não só comercialmente, como socialmente e familiarmente, tendo prejuízos irreparáveis, graças minha confiabilidade em acreditar em quem parecia, mas, não merecia, mesmo tendo ligações familiares e afetivas em alguns casos. Mas, como diz o povo, “o bom cabrito não berra”, e comi calado, muitas vezes cheio de ódios, porém, tranquilamente, sempre segui o meu caminho, lutando, caindo e levantando, superando as punhaladas. Porém, as marcas das traições são inapagáveis e ficam como sequelas em nossas mentes. E, sem ser um cruel vingador, não posso deixar de me deleitar, quando um dos meus terríveis “Brutus ou Brutas” se fodem solenemente, morrendo ou sofrendo de doenças desagradáveis, fatos que já aconteceram com vários, proporcionando-me momentos de alegria e prazer. Podem dizer que sou um sacana cruel, que não me incomodo, mas, esse prazer de vê-los sofrer eu não dispenso!

Não sou bonzinho e, provavelmente, devo ao longo da minha vida, ter feito alguma ou algumas merdas que não agradaram outras pessoas, porém, tenho certeza absoluta, que jamais fui um traidor de confiança, ou ludibriei alguém em alguma oportunidade. Isso tenho convicção. Tenho orgulho de dizer, que nunca briguei por dinheiro. Esse produto, que é muito útil, jamais conseguiu me escravizar!

Esse comportamento é sórdido, deselegante, prejudicial e ganancioso, mas, para essas pessoas praticantes, trata-se apenas de esperteza.

 Hoje eu já sei, comprovado inclusive pela ciência, que o mal caráter não tem a capacidade de distinguir uma negociação justa, de outra que o outro está sendo brutalmente prejudicado. Muito deplorável essa errada visão, mas, para eles é normalíssima!

Nada melhor que você faça uma análise e veja se já foi um “Brutus ou Brutas” e procure se redimir, assim como, relembre os que procederam com você, e veja como estão pagando seus asquerosos pecados!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

 

Nenhum comentário: