quinta-feira, 9 de maio de 2024

ANALOGIA PARA ILUDIDOS, SEMI ANALFABETOS E INTELIGENTES!

 

Antonio Nunes de Souza*

Em princípio tenho a obrigação de dizer, que conheço pessoas que são caracterizadas como semi analfabetas. Mas, assim são chamadas as que não desejaram ou não tiveram oportunidade de estudar, para melhorar seus conhecimentos e, consequentemente, tem dificuldades de entender determinados e importantes assuntos. Sendo assim, não estou ofendendo a ninguém, usando essa adjetivação!

Porém, embora tenha começado com uma explicação necessária, o tema que teremos pela frente, é sobre aquele que controla nossas vidas, desde a hora que nascemos, até a nossa jamais desejada e desagradável morte: “O TEMPO!”

Devido à grande importância do assunto, peço-lhe, encarecidamente, que leia com atenção, que com certeza, não perderá um segundo do seu precioso tempo e, ao contrário, somente ganhará!

Saiba que há mais ou menos 2 mil anos a.c. (antes de Cristo), na Babilônia, foi criada a medição do tempo, tomando como base o número sessenta para segundos, minutos e horas. Sendo que esse sistema, foi aprimorado no século II a.c., pelo astrônomo grego Eratóstenes. E de tão perfeito, até hoje é usado sem ser modificado. Vesse que no passado tinham uns caras que eram foda, e tinham uma puta visão vanguardista. Com essa suscinta explanação, você já passa a ter uma singela ideia, de quando e como, começou a medição, desse que nos controla fielmente e diariamente!

Agora vejamos o seguinte: Você já parou alguma vez para pensar, refletir, raciocinar, analisar, que, inevitavelmente, o tempo é o nosso controlador em todas nossas atitudes, comportamentos e atividades?

Eu não tenho tempo – Eu perdi meu tempo – Tempo é dinheiro – O tempo vai provar – Você vai aprender com o tempo – O tempo é o melhor professor – O tempo dele vai chegar – Pode esperar que o tempo vai lhe mostrar – Com o Tempo eu fiquei bom – O Tempo passa rápido – Com o Tempo a gente perdoa - Não morri porque tive tempo de sair da frente - Se eu tiver tempo eu vou – Com o tempo eu me curei, e mais uma centena de outras pequenas frases, que são, repetidamente repetidas no nosso dia a dia, provando que o tempo é professor, ajuda, castiga, salva, dá oportunidade, cura, feri, determina a  duração de nossas vidas, nos qualifica, enfim, com o “Tempo”, nós estamos protegidos ou não, dependendo das circunstâncias, E ele foi, simplesmente, criado pelos homens comuns iguais a nós, que aproveitaram os momentos que sobravam e rolavam soltos, já que o tempo não existia ilustrativamente, inventaram algo que nos controlasse criteriosamente por toda nossa vida!

Agora vejamos, sem dar pinotes de fanatismos, apenas usando a lógica, inteligência, sensatez e raciocínio, veja como tem uma tremenda similaridade do Tempo com o Deus também criado pelos homens?

Veja como as frases ditas com o Tempo, são as mesmas aplicadas alusivamente ao Deus? Que ele comanda, ensina, protege, castiga, cura, perdoa, aumenta ou diminuí sua vida, etc., com uma similaridade indiscutível, chegando-se a uma conclusão humana e fictícia, mesmo com essa analogia simples e sintética, pois, o assunto é seríssimo e doentio, chegando às raias do brutal fanatismo e cegueira!

Temos que ter a sensatez de ser, claro e, friamente, crer que trata-se de duas figuras abstratas criadas pelos homens, para que sirvam de controle emocional, apoio mental e justificativas de fatos existenciais ou inexistentes. Cheio que hoje, se as pessoas abandonarem essa abstrata bengala, enlouquecerão pelo tempo perdido, ou, pior ainda, entrarão em graves e sérios conflitos psicológicos, pela falta desse apoio invisível!

Poderia ser mais convincente com outros argumentos também sólidos, porém, os considerados semi analfabetos não entenderão e achariam que não iriam perder tempo lendo, os iludidos se benzeriam e me excomungariam imediatamente, e os inteligentes somente, concordariam ou pelo menos, “ganhariam” algum tempo parando para pensar!

Espero que eu não tenha perdido o meu “TEMPO”, tentando mostrar como nos enganaram e continuam enganando durante tanto “Tempo!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

Nenhum comentário: