quinta-feira, 30 de julho de 2015

Na educação, quem lucra com greves?

Na educação, quem lucra com greves?


Antonio Nunes de Souza*

Todos podem ter certeza que ninguém!

Principalmente quando essa atinge, diretamente, uma vertente que precisa e é o lastro de todo ensino: o básico ou primário antes denominado!

Estamos vendo uma troca de forças, numa briga de “foices” entre a administração municipal e a classe docente, já passados sessenta e oito dias, por uma disputa de uma diferença de 5%, sendo que um lado diz que não tem condições de pagar e o outro brada que não tem condições de sobreviver. Para ser justo, estou, categoricamente, ao lado dos professores, pois, repito mais uma vez, são remunerados pelos seus importantes trabalhos, com salários desastrosos que deixam a desejar. Já do lado administrativo público, vemos uma gama absurda de cargos e apadrinhamentos, inchando as folhas e, por essa razão, não é possível atender, com justiça, uma reivindicação minúscula para uma classe merecedora e importante para nosso município e, consequentemente, para o nosso país!

Portanto, essa analogia simplista, porém objetiva, não é para dar razões fanatizadas a qualquer dos lados. Atenho-me a tentar mostrar que, os prejuízos estão bem claros com milhares de alunos, o município e em todas as vertentes e pode-se modificar esse tipo de arma para conseguir os direitos e atender as necessidades, substituindo por outros modelos menos prejudiciais e, talvez, mais eficazes!

Vou citar duas manifestações apenas, que movimentam, assustadoramente, tanto as sociedades ditas organizadas, como também o povo em geral: Quando são organizadas as “paradas Gays”, presenciamos milhares de pessoas dando seus apoios, mesmo não fazendo parte, mas, exigindo os direitos das liberdades de opções. Toda mídia voltada para o assunto (TV, Rádios, Jornais, Revistas, Blogs, etc.), solidários e, consequentemente, conseguindo resultados que pareciam impossíveis! Não estou em hipótese nenhuma fazendo comparações, apenas, apontando uma maneira mais eficaz contando com o povo em geral, para que a reivindicação seja mais veemente e atinja os objetivos! A segunda é relativa ao futebol que é a paixão nacional: Quando são realizados clássicos ou porque um técnico ou jogador é punido ou vendido para fora, milhares se manifestam (mais de quarenta mil), como também as mídias citadas acima!

Por que não se organizar e fazer levantes, juntamente com o povo (o mais prejudicado), para pressionar o prefeito e o secretário de Educação do município, para que sejam minimizados os apadrinhamentos, favores por pagamentos de votos, cargos aos montes dados aos vereadores e uma série de infinidades de despesas totalmente dispensáveis e inadequadas! Supomos que, certamente, esse volume populacional tem força para conseguir resultados, sem que seja preciso as famigeradas e atropeladoras greves, pois, se forem abertos os olhos desse mesmo povo prejudicado, mostrando que sua força é benéfica e trará ganhos na educação dos seu filhos, certamente, estarão solidário para, mensalmente ou quinzenalmente, pressionar em busca de soluções.

Obviamente, deve haver outras fórmulas de substituição, mas, como a greve é a mais simples e já está enraizada no sistema, usa-se ela sem nem pestanejar. Os professores, repito, representam a classe de todos os saberes que, além de seus conhecimentos, tem a clareza de raciocínio para elaborar soluções que menos atinja os seus trabalhos, que são de educar nosso país!

Pensem bem: “Na educação, quem lucra com as greves?”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hoymail.com





quarta-feira, 29 de julho de 2015

Verdadeiro amor!

Verdadeiro amor!


Antonio Nunes de Souza*

Temos que respeitar

Sem querer amenizar

Esse amor tão profundo

Essa dedicação gloriosa

Por um rio cheio de prosa

Hoje asqueroso e imundo!



Lemos provas diariamente

Que nos deixa muito contente

Por ver crescer sua luta

Os responsáveis nem ligam

Atitudes que nos intrigam

São uns bons filhos...da “mãe”!



Vejo minha querida Eglê

Que é uma doce de mulher

Transformando-se em guerreira

Todo dia com lindos poemas

Reclamando as duras penas

Sofridas pelo amado rio Cachoeira!



Se fazem de surdos e mudos

Não ouvem os gritos agudos

De quem ama essa cidade

Deixam o rio desqualificado

Feio, podre e abandonado

Nos trazendo infelicidade!



Só nos resta a doce lembrança

Já morrendo a nossa esperança

Vendo eles não fazerem nada

Gostaria de mergulha-los nas lamas

Das baronesas fazer suas camas

E enche-los de muita porrada!



Infelizmente ele continua abandonado

Pelas autoridades e bem desprezado

Ainda correndo um filete imundo

Como uma lágrima fétida de dor

Deixando triste o nosso amor

E um sentimento profundo!



Nossa poetiza meiga, doce e querida

Teima e grita dando a ele guarida

Lutando com muito amor e bravura

Na esperança de um dia qualquer

Principalmente se Deus quiser

Vê-lo bonito e com água pura!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com



terça-feira, 28 de julho de 2015

Eles pensam que somos idiotas!

Eles pensam que somos idiotas!


Antonio Nunes de Souza*

Depois de uma repetição ridícula e sem maiores atrativos que há dezenas de anos atrás, tivemos a “chula” oportunidade de presenciar a maneira ignóbil que os políticos usam para enganar o pobre povo, despreparado educacionalmente, apresentando nas praças e em locais especiais, eventos festivos com artistas diversos, preferencialmente aqueles com algum cartaz nacional, enxertando os shows com as artistas locais, para dizerem que estão valorizando “as pratas da casa”, porém, pagando cachês aviltantes e com atrasos bastante acentuados. Esse triste retrato já vem me repugnando há muitos anos, não só pela repetição acintosa, como ver o meu querido povo se deixar ludibriar com essas ações enganadoras e desumanas! Sendo o mais revoltante é que bons frutos e resultados continuam sendo colhidos politicamente nas urnas, já que, para os desavisados e desprovidos de estudos, o bom candidato é aquele que oferece mais festas. Ou seja: Seguem o princípio milenar dos romanos, dando ao sedento povo: “PÃO E CIRCO!” Sendo que o pão, obviamente, em bem menor quantidade!

Sempre repito e não me cansarei nunca de dizer que, sabiamente, só poderemos melhorar esse cenário triste, com EDUCAÇÃO! Com todos os problemas que o atual governo está enfrentando, não pode-se falar da sua atenção a essa área, ampliando financiamentos, escolas técnicas, universidades federais, e uma série de outras ações e projetos que, infelizmente, são truncados por administradores corruptos e canalhas! Estamos vendo, diariamente, centenas desses bandidos de todos os partidos, envolvidos em peculatos com saques volumosos na vertente educacional!

A cidade cheia de outdoors com mensagens de futuros e atuais gananciosos que, em vez de se preocuparem em cumprir as obrigações dos seus atuais cargos, simplesmente, estão preocupados com as próximas eleições para cargos maiores, ou, conservar os atuais! Uma triste e insólita vergonhosa verdade!

Você que nada tem de idiota, faça a sua parte como cidadão, esclarecendo sempre que possível para o povo, que devemos dar um basta nesse esquema podre votando melhor, com mais consciência, para que tenhamos um mundo melhor para os nossos descendentes!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com





sábado, 25 de julho de 2015

O destino já vem traçado?

O destino já vem traçado?


Antonio Nunes de Souza*

Essa dúvida todos nós temos, mesmo ouvindo dos mais velhos, que nosso destino depende, completamente, de nossos comportamentos, estudos, amizades e força de vontade!

Sinceramente, tenho visto tantos exemplos que fogem completamente a esses procedimentos básicos, que passei a acreditar que algo do universo cultural e religioso, no caso nosso bondoso Deus, quando nos manda para a terra, chegamos com o destino rigorosamente traçado que, por mais que você queira enveredar outras vertentes, nada conseguirá, pois, como fosse algo automático, termina voltando para o caminho traçado por Ele!

Vou citar, superficialmente, apenas dois exemplos que conheci e acompanhei de perto: Mirella desde pequena era sapeca que, com dois anos quando ia comprar chocolate, o balconista dizia: Você quer uma bonequinha de chocolate querida? E ela, prontamente, respondia: Eu quero um boneco, pois tem mais um pedacinho! Já maiorzinha, adorava brincar no meio dos meninos e sempre escolhia “papai e mamãe” e ficar escondidos no guarda roupa ou embaixo das camas. Sempre arranjava um jeitinho para se esfregar nos pintos dos meninos e não se fazia de rogada para pegar e alisar. Mocinha era a menina da rua que todos tiravam uma casquinha fazendo sacanagens. Adulta, fez faculdade de filosofia e, misteriosamente, foi ser freira, sendo hoje a seríssima Irmã Mirella, diretora de uma grande escola e considerada um exemplo de dedicação e seriedade! Tinha tudo para ser uma periguete vagaba!

Godofredo, conhecido como Godozinho, criado por sua querida avó e duas tias solteironas, cheio de dengos e vontades, por ser meio bobinho, os outros meninos se aproveitavam, fazendo-o de mulher em diversas ocasiões, acontecendo isso até os seus quatorze anos. Depois disso, Godozinho começou a ter relacionamentos com mocinhas, conheceu o gosto pela coisa e, tranquilamente, se transformou em um sagaz comedor na surdina e, pela sua arma sexual ser avantajada, todas as meninas queriam conhecer. Atualmente, Godozinho, tem várias amantes e faz shows eróticos em S. Paulo, sendo conhecido como um machão fora de série! Tinha tudo para ser um gay!

Então...temos que concordar que nosso destino já vem traçado, não adianta você querer mudar, pois, durante suas tentativas, vai sempre quebrar a cara. O importante é deixar o barco correr, estudar bastante, ler, se preparar para o que está sendo reservado no seu destino. Porém, pelo menos, que seja o que Deus quiser, mas, com uma determinada educação e cultura!

Depois de tudo isso o tempo me fez acreditar, piamente, no conhecido adágio popular: “O futuro a Deus pertence!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



sexta-feira, 24 de julho de 2015

A prioridade da educação!

A prioridade da educação!


Antonio Nunes de Souza*

Já me acostumei de ser taxado de repetitivo, mas, infelizmente ou felizmente, não me contenho quando vejo alguns posicionamentos que, com razões ou não, prejudicam, veementemente, o andamento das necessárias e benditas aulas dos nossos alunos, que com suas formações adequadas, serão, num futuro bem próximo, as alavancas e esteios do nosso país!

Digo isso com segurança, pois, trabalhando na Secretaria da Educação do Estado, tive a tristeza de ver, depois de algumas greves, as reposições serem feitas às pressas, sem os ensinamentos e aproveitamentos a contento, deixando lacunas nos conhecimentos e qualificações dos alunos. Aí que vemos com a clareza satisfatória, que o lucro/benefício dessas greves, muitas vezes políticas, são ridículos e irrisórios, uma vez que, o que nos parece e é demonstrado no cotidiano pelos políticos, que os salários dos preciosos professores devem ser aviltantes e deixando a desejar. Achamos isso uma verdadeira afronta e desrespeito a essa categoria de importância primordial no nosso país e no mundo! Imagino que morrerei implorando melhor atenção aos mestres e, barbaramente, entra presidente, sai presidente e essa necessária e merecida recompensa, sempre é relegada e “barrigada” para frente!

Mesmo sabendo que, do mesmo modo dos não atendimentos, as greves passaram a ser as armas de reivindicações mais eficientes (?). Porém, pelos resultados nada abonadores para ambas as partes, já se faz necessário que seja pensada uma maneira menos prejudicial e mais eficiente para resolver esse impasse, não tendo que prejudicar a classe estudantil, inclusive ensinando para eles que suas necessidades futuras deverão ser atendidas através de desastrosas greves. Não vejo em minha modesta cabeça algo que possa sugerir, porém, com reuniões e estudos entre as cabeças pensantes e cultas da classe, tenho certeza que algo inovador, mais eficaz e menos prejudicial, possa existir para atender suas solicitações de aumentos, sem aumentar os prejuízos de muitas outras pessoas!

Como podemos encarar, nesse momento setenta dias de greve dos professores universitários da Bahia e sessenta dias dos professores municipais de nossa cidade. Numa análise superficial, podemos chegar à conclusão que, infelizmente, os prejuízos são e serão maiores que essa disputa que acompanha, normalmente, o contexto implantado que já deveria ser abandonado!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL - antoniodaagral26@hotmail.com



quarta-feira, 22 de julho de 2015

Quem disse que resisti!

Quem disse que resisti!


Antonio Nunes de Souza*

Pois é Carminha, tempos atrás eu disse, veemente, “NÃO VOU DEIXAR NUNCA”. Mas, como aguentar uma insistência absurda dos homens que, agora que foi oficializado como normal a relação anal em todos os sexos, ficando algo acrescentado com o tempo, fazendo parte efetiva e afetiva numa transa em circunstâncias comuns. Já não existe os preconceitos de outrora relativos ao oral, vaginal e anal, sem contar as variações de espanhola e outras invenções que dão vontade na hora da verdadeira e gostosa transa sexual, apelidada, romanticamente, pelos pudicos de amor!

-Menina, me conte, para eu ver se é sobre o que estou pensando! Exclamou Carminha esbugalhando os olhos pela curiosidade, já imaginando o que seria, pois, inegavelmente, a linda, empinada, redondinha, bunda de Larissa, era cobiçada há anos pelos namorados, e ela, duramente, sempre repetia “não vou deixar nunca”, despachando seus namorados com os paus nas tipoias, sem terem conseguidos gozar naquela deslumbrante bunda, esculpida por Deus, mas, provocante pelo Capeta! Entre os amigos e aconchegados, havia uma disputa filho da puta, para ver quem seria o premiado de, com a aceitação de Larissa, provar aquela delícia!

-Pois é minha amiga. Saí com um cara chamado Jorge, filho de estrangeiros, com os olhos verdes, moreno, corpo super malhado, cabelos com algumas mechas brancas e um metro e noventa de altura, que conheci na diretoria da empresa. Sinceramente, fiquei babada com o cara, fomos jantar, depois dançar um pouco e, com a esfregação gostosa quando dançavamos o funk, senti aquele membro duro e macio ao mesmo tempo roçando em minha bundinha que fiquei molhadinha, vendo a hora de pingar no chão. Senti que minha xoxota estava sorrindo de alegria e, o resto do corpo, estava pronto e apto para qualquer coisa encima de uma cama! Claro então, partimos para um motel chique, entramos no apartamento e foi uma foda só! Eu já não me dominava mais. Ele fazia tudo e eu acompanhando, até que me virou bruscamente, abriu minha bundinha e, delicadamente, começou a enfiar aquela deliciosa rola em meu cuzinho, que no princípio achei um pouco estranho parecendo que estava fazendo cocô pra dentro. Mas, com algumas enfiadas, comecei gostar, pois, ao mesmo tempo, ele me masturbava e aí a tesão só fazia aumentar. Minha filha, juro que foi um dos maiores orgasmos que senti na vida. Vendo ele tremendo em minhas costas e dedilhando meu clitóris com habilidade!

Depois de todas as sacanagens possíveis, tomamos um banho gostoso, eu meia escabreada, mas, super alegre e feliz, doida para voltar para casa e lhe contar a estória da minha debutante bundinha!

-Eu sempre lhe dizia que era um preconceito tolo seu. Tá vendo sua boba, nesse tempo de não ceder, perdeu uma série de gozos miraculosos e mirabolantes! Você precisa é ter cuidado para lavar o cuzinho antes para não passar o vexame de quando ele tirar não estar melado e se segurar para não dar um pum na hora. Isso tira qualquer tesão!

-Há! Há! Há! Você é uma sacana gozadora mesmo! Um abraço, estou indo para o trabalho e, depois a noite, conversaremos melhor!

Não sei se encontrei o homem da minha vida ou o homem da minha bunda. Mas, que foi uma delícia foi!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL –antoniodaagral26@hotmail.com



terça-feira, 21 de julho de 2015

Bares! Os retratos da crise!

Bares! Os retratos da crise!


Antonio Nunes de Souza*

Quando comprovamos que uma cidade tem mais bares que escolas, chegamos à conclusão concreta que a crise está bastante acentuada no município!

E, infelizmente, facilmente temos o desgosto de ver em nossa cidade, esse desenvolvimento nas ampliações quase que diárias, de instalações em bares de pequenos portes, onde o modesto proprietário, com parcos recursos e necessitando de prover seus familiares, aluga uma garagem, conta com as fábricas de bebidas que fornecem os congeladores, mesas, cadeira sombrinhas e letreiros, ainda por cima dando crédito para o primeiro pedido, contanto que somente seus produtos sejam vendidos. E assim, está montado mais um bar que, com a ajuda dos familiares, que se transformam em garçons, churrasqueiros ou fazedores de salgadinhos em geral. E aquele velho aparelho de som “três em um” completa fazendo a felicidade ficar estampada no rosto dos “empreendedores”, que marcam suas inaugurações contando com os amigos, na esperança que o sucesso chegue o mais depressa possível!

Infelizmente, nem sempre essas aventuras dão certo, pois, também, as crises chegam nos bolsos dos frequentadores, os fiados são inevitáveis, os níveis de atendimentos caem completamente, sempre abrem outro na mesma rua fazendo concorrência, a clientela se cansa das mesmas caras e começa a mudar para outros lugares mas na moda ou na onda, música ao vivo, etc., entretanto, mesmo fechando mais um, deixando seu dono cheio de pepinos e desgostos, muitas vezes, no mesmo ponto, sem se preocupar se vai dar certo ou não, aparece outro para fazer a mesma coisa, sempre achando que não deu certo com o antigo “comerciante” porque não soube trabalhar, pois, com ele, a coisa será bem diferente. É uma pena, mas essa ilusão pode ser vista quase que cotidianamente!

O que na verdade precisamos é de escolas e mestres competentes para dar melhores qualificações as pessoas, no sentido de que possam ocupar vagas técnicas exigidas pelos mercado, em função de equipamentos sofisticados lançados, que necessitam de mão de obra especial. Alcancei o tempo que, quem não queria estudar, ia para a Marinha, chofer de caminhão ou soldado de polícia. Hoje para você entrar na Marinha tem que ter no mínimo o curso secundário. Soldado também do mesmo modo e, motorista de caminhão ou trator, além do curso secundário também necessita de cursos de computação, pois, pelas sofisticações desses equipamentos providos de vários computadores, se não contar com um operador bem qualificado, não funcionará a contento!

Portanto, apenas desejo fazer um alerta para os bebedores de cervejas, que não percebem esse penoso quadro, que é bom e agradável uma “geladinha”, mas, seria bem mais proveitosa, se fosse uma “escolinha”!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com



segunda-feira, 20 de julho de 2015

A bala abala!

A bala abala?


Antonio Nunes de Souza*

E como abala!

Nas circunstâncias que estamos vivendo, onde em cada grupo de cinco mil pessoas, pelo menos uma ou duas já foram vítimas das potentes e mortais, consideradas “perdidas” que, para mim, são verdadeiramente “achadas”, tendo em vista que quando saímos não estamos a procura de projéteis perdidos, mas, terminamos achando nos lugares mais absurdos!

Quando esse fato ocorre nas guerras entre marginais e a polícia, lamentavelmente, a possibilidade é bem maior em função dos bandidos estarem sempre em locais bastante habitados (favelas, morros, etc.) e não tem hora para, surpreendentemente, enfrentarem os policiais de igual para igual, ou até mais bem equipados. Nesses casos, devemos lamentar, porém reconhecer que trata-se de uma tentativa da lei em restringir a bandidagem, para que a segurança seja ideal para o povo e, como nas guerras, infelizmente, inocentes saem feridos ou mortos. Claro que isso não é um consolo de modo algum, mas devemos encarar como fatalidades e não como imprudências e culpas exacerbadas dos combatentes da lei. Entretanto, temos que reconhecer que, em algumas ocasiões, homens maus preparados e desqualificados para essas funções, procedem de uma maneira torpe e condenável. Mas, são afastados e submetidos as penalidades da lenta justiça!

A triste realidade é que “a bala abala” toda sociedade, em alguns ou muitos casos atingindo crianças. Sendo pior o barbarismo quando canalhas bandidos e drogados, estupidamente, por um modesto aparelho celular, além de levar, ainda alvejam ou matam as pessoas sem nenhuma razão ou resistência. Esse tipo de crime não tem qualificação! E, nesses casos “as balas abalam” as famílias psicologicamente, mentalmente, moralmente e fisicamente, destruindo todas as suas crenças, deixando-as completamente desesperadas!

Ir a rua agora transformou-se em uma aventura radical, pois, nunca sabemos o que poderá acontecer em nossa trajetória e, sinceramente, devemos fazer uma oração ao chegarmos em casa, agradecendo a Deus por ter retornado sã e salvo!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras –AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com







sábado, 18 de julho de 2015

Vamos dar prioridades!

Vamos dar prioridades!


Antonio Nunes de Souza*

Espero que os julgadores afobados, agoniados e fanáticos, não me rotulem como um desnaturado inimigo dos animais domésticos, principalmente os cães e gatos, os mais premiados e preferidos para serem adotados e desfrutarem de uma mordomia invejável!

Mas, num país como o nosso, onde a pobreza e miséria estão com marcas acentuadas, já que não podemos melhorar, magicamente, a triste situação comportamental desses indivíduos que, por falta de opções e outras diversões, tem no sexo desregrado e sem cuidados, aumentar a situação demográfica, sem se preocuparem como vão cobrir as necessidades que aparecerão após os nascimentos, numa sequência sem freios. Aí, desastrosamente, nossas favelas e morros, como também em bairros periféricos, encontramos uma quantidade enorme de crianças abandonadas ao Deus dará, passando as maiores privações que um ser humano pode se submeter. Comendo restos de lixo, migalhas dadas pelos transeuntes e, muitas e muitas vezes, passando fomes ou morrendo de inanição e doenças causadas pela falta de agasalhos e vitaminas essenciais!

Com a exposição do retrato acima, que não tem nenhum exagero, será que é justo, em vez de ajudar um abrigo, apadrinhar uma criança dando-lhe alimentos ou adotando-a, oferecendo carinhos e amor, colaborando para que ela não se torne um marginal ou prostituta após os onze anos, ou, em vez disso, dar exageradas mordomias aos seus animalzinhos domésticos de estimação? Ou até mesmo, se for possível e puder, fazer as duas coisas ao mesmo tempo! Creio e tenho certeza que maiores lucros teremos, vendo no futuro esses pobres abandonados, frequentando escolas, aprendendo profissões e sendo cidadãos respeitáveis e profissionais liberais, melhorando o nível da população do nosso país!

Chega de ficar com a ladainha desgastante e covarde repetindo que: A culpa é do governo! Eu pago impostos para que isso seja feito! Isso não é problema meu! E muitas outras exclamações, pois, se os governos não fazem, temos é que escolher aqueles que fazem. Mas, observe que já passamos por quase todos os tipos de administrações com partidos e correntes diferentes e ninguém fez nada significativo nessa área. Esse até que, milagrosamente, já tirou 25 milhões de famílias da total miséria, passando-as para a condição, nada invejável de pobres! Não se pode pontuar, unilateralmente, quem quer que seja o culpado, pois somos uma sociedade e todos nós temos nossa dose de culpa, pelas desastrosas ocorrências condenáveis em nossas cidades e comunidades!

Que sejam criados e acariciados seus gatinhos, cãezinhos, coelhinhos, passarinhos, etc., mas, que estejam numa posição terciária, pois a secundária é a velhice em seus pobres abrigos, abandonados pelos seus parentes ou não tendo nenhum, precisando de ajuda e amor para que não morram desprezados e discriminados, por uma sociedade desigual e egoísta! Mas, sobre eles falarei melhor em outra ocasião!

Suponho que, pelos apelos, vou fazer vocês refletirem e pensarem um pouco em mudar seus comentários, comportamentos e atitudes e nos domingos e feriados visitem as crianças e os velhinhos em seus abrigos, levando seus bichinhos para alegra-los com seus cantos e peripécias, pois Deus está vendo e nunca sabemos o que ocorrerá no dia de amanhã!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com





sexta-feira, 17 de julho de 2015

Quanto mais mexe...mais fede!

Quanto mais mexe...mais fede!


Antonio Nunes de Souza*

Não estou, seguramente, referindo-me ao governo de Dilma, pois, em qualquer governo brasileiro, desde a sua independência e proclamação da República, nosso país foi saqueado barbaramente por políticos inescrupulosos. Não quero nem considerar que isso aconteceu desde sua descoberta, uma vez que, naquela época, era considerado terra de ninguém (os índios nunca foram levados em conta como donos de nada) e, cada um que aparecia, tirava uma lasquinha de minerais, madeiras e outras coisas que desejassem!

Desejo salientar é que completamente sem nenhuma dúvida, esses comportamentos asquerosos que hoje estão vindo à tona, vem acontecendo com normalidade em todas as vertentes de vilarejos, municípios, capitais e área federal, com uma liberdade sem limite, apenas em escalas menos abundantes e uma discrição de profissionais no esquema montado, no sentido de não apavorar o pobre povo. Cada um passava pelos cargos (eleitos ou nomeados), sorrateiramente, faziam seus pés de meias, sendo que, muitos deles ainda saiam como homens honrados e honestos. Entretanto, isso nunca importou, pois, até, temos a desdita e sofrimento de ver muitos que saíram como ladrões, formadores de quadrilhas, peculatos, etc., voltaram nos ombros do povo como salvadores da pátria. Inverossímil e Felliniano, mas, uma dura e tosca verdade!

Essa semana na França, comemorou-se a revolução popular da queda da Bastilha, ocasião que o povo lutou e conseguiu derrotar o governo do reinado e os forte ricos e poderosos que dominavam o pais, abrindo espaço para uma democracia. Já aqui, depois que com muita luta e garra o povo chegou ao poder, os ricos e poderosos, por não conseguirem constitucionalmente nas eleições públicas voltarem aos seus antigos lugares, estão querendo fazer uma “Bastilha” ao contrário. Mas, sinceramente, estou adorando tudo que está ocorrendo, pois, claramente, estamos vendo que a carniça e merda sempre foi cometida por todos os partidos e seus comandados e nomeados. Cada dia provasse que em todas as vertentes tem um canalha infiltrado! E observem que a grande maioria dos que vão surgindo cotidianamente, são de pessoas que já agiam há muitos e muitos anos, antes até do PT existir. O PT apenas, por estar no poder, está servindo de boi de piranha, porém, inegavelmente, alguns dos seus partidários se excederam sem ter a devida prática nas tramoias, caindo facilmente nas garras da lei, que, graças ao atual governo, está livre para atuar com severidade. Vejam vocês os homens mais ricos do país, donos das maiores construtoras do mundo, presos e respondendo pelas suas participações em negociatas. Lamentavelmente, nossas leis são obsoletas e cheias de evasivas, dando margens a solturas descabidas!

Se passarmos um filme em nossas cabeças, ativarmos nossas memórias, vamos ver que, no passado, nem um simples fiscal era ou foi preso. Tudo era visto, calado e jogado para baixo dos tapetes. Parece até, para os inocentes ou desmemoriados, que no passado só existiam na política e nas administrações públicas, homens dignos e honestos!

Agora com esse estouro da manada, diariamente aparecendo mais envolvidos, provando que esse essencial escândalo, quanto mais mexe...mais fede! Espero que todos sejam punidos, execrados da política e dos órgão públicos, os que escaparem tenham a hombridade de se comportarem dignamente, e que nosso país passe a ter uma moral invejável e merecida! Para isso, vamos respeitar a constituição!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com



quinta-feira, 16 de julho de 2015

Vamos valorizar os professores!

Vamos valorizar os professores!


Antonio Nunes de Souza*

Solicitar que sejam valorizados condignamente, não é, em nenhuma hipótese, querer privilégios para uma classe específica. Mas, se formos sensatos, humanos, solidários e inteligentes, temos que reconhecer que os profissionais da educação, absurdamente, mal remunerados, pouco prestigiados pelo próprio povo e, principalmente, pelos governos ao longo de muitas dezenas de anos, que pagando salários aviltantes, desejam um trabalho perfeito, ou quem sabe, que esse trabalho seja falho graças aos salários desestimulantes. Naturalmente, com as falhas bilaterais, sofremos, grosseiramente, oferecendo uma educação claudicante e precária!

Sempre ouvi dizer que o importante é não “educar para melhor manipular”. Essa frase já se popularizou de tal forma, que o próprio povo já admite essa mecânica grosseira e torpe. Temos visto grandes facilitações nas formações educacionais, para que possam ser supridas as necessidades, porém, comprova-se facilmente que essa atitude somente passa a ser uma maneira horrível de credenciar pessoas não qualificadas para as salas de aula!

Sou um apologista fervoroso dessa classe que, para mim, é a mais importante da terra. Temos que, honradamente, colocar tapete vermelho para os professores, por serem essas pessoas que fazem o mundo melhorar ampliando suas pesquisas, novas descobertas, indústria e comércio fortalecidos, agropecuária invejável e, praticamente, todas as vertentes na face da terra. Principalmente e essencialmente, formando homens de bem que tanto precisamos, políticos com moral e cidadania, que realmente se preocupem em dar ao povo assistência necessária e merecida!

Embora a educação básica seja de responsabilidade municipal, logicamente o governo estadual e federal tem interveniências diretas para que as aulas tenham suas fluências normais, não atropelando barbaramente os alunos. Vejo em nosso município uma greve de aproximadamente 60 dias que, se olharmos analisando os sérios prejuízos que estão sendo causados, ficamos triste. Pois deveria ter uma maneira mais sensata para essa reivindicação, que acho justa, mas, que não seja um sofrimento abusivo com os pobres alunos.

Vamos colocar nossas cabeças pensantes e inteligentes para funcionar, demonstrar que somos sensatos e, com orgulho sem estarmos sendo subservientes, voltar as salas entregando aos seus sindicatos, agremiações ou a própria justiça, para que sejam solucionadas suas pertinentes exigências!

Quando estudei na infância e juventude, quando alguém dizia em qualquer lugar que era professora, era olhada com o maior respeito e admiração. Hoje, lamentavelmente, quando alguém tem a coragem de dizer que é professora, é olhada com deboche e desprezo, pois significa que é uma pobre coitada! Isso deixa-me indignado!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com





quarta-feira, 15 de julho de 2015

Temos muitas opções!

Temos muitas opções!


Antonio Nunes de Souza*

Talvez, pela primeira vez nos últimos quarenta anos, teremos uma série de opções para administrar nossa querida e sofrida Itabuna. Uma vez que, desde de que Vane assumiu a prefeitura, os seus parceiros, ávidos pelos poderes, já começaram a fazer campanha em seus favores, criando correntes partidárias na câmara e nas secretarias municipais, talvez sentindo a benevolência ou fraqueza existente no atual prefeito. Eu, tempos atrás, fiz uma crônica sobre essa união esquisita e coloquei o título: “Deus e o Diabo na terra Grapiúna!”, referindo-me, obviamente, a união evangélica de Vane do Renascer com os descrentes divinos do PCdoB. Observa-se que é uma parceria bastante estranha para que desse certo, mas, as duras penas, uma das partes está engolindo sapos e pedindo a Deus que já finde a gestão, pois, sem dúvidas, não é brincadeira enfrentar os descrentes que chegaram com força total!

Porém, desta feita as coisas estão tomando rumos diferentes no que se refere as escolhas. Principalmente pelas opções que estão aparecendo, nomes e pessoas até novas na área política, ou que nunca se submeteram a votação popular, também desejando a vaga que, certamente, Vane deixará, agradecendo em “nome de Jesus”, por ter conseguido chegar ao fim com saúde! Inocentemente, vem ensaiando colocar seu afilhado como candidato, mas, segundo a mídia, já foi chamado a atenção e mandaram que ele esqueça essa opção amiga e religiosa!

Por outro lado, outros partidos já estão se arregimentando para as oficializações dos seus candidatos, principalmente com aqueles que já tiveram aprovações diversas da votação do povo, tendo sidos bons ou maus administradores, mas, a memória popular é inexistente e, como sempre, escolhem de conformidade dos seus interesses na época das eleições e, lamentavelmente, passam quatro anos reclamando esquecendo completamente, que foi ele um dos que botou o prefeito lá. Essa ladainha é vista e ouvida todos os anos!

Se não me engano, já temos seis opções de candidatos (não estou contabilizando os nanicos sem chances), todos com forças e “balas na agulha”, parcerias e acordos dos mais escabrosos, mudanças de partidos para que tenham uma brecha para entrar na briga, nos deixando preocupados com o que possa acontecer, principalmente se formos agraciados com os bárbaros que nos administraram nos últimos anos. Porém, ter várias opções é sempre bom em todas as coisas de nossas vidas e, na política principalmente, basta que tenhamos sensatez e paciência para explicar as pessoas em nossa volta, quais as vantagens para o município que seja o candidato X o vencedor. Podemos até errar, mas, com uma boa reflexão, as possibilidades serão bem menores!

Preparem-se desde já, pois, o aparecimento dos ávidos pelos poderes, a benevolência dos bem intencionados, os perigos dos retornos malditos, os novos que, enganados, estão pensando que será fácil administrar e aqueles que com nada se preocupam, apenas desejam encher os seus bolsos e empregar seus amigos e familiares. Esses últimos são os mais perigosos e, por ironia do destino, sempre ganham!

Não seja um dos idiotas que dizem alto e bom som: “Eu não voto em ninguém. Anulo meu voto!”. Essa afirmação insólita somente faz ajudar aos piores se elegerem. Escolha o que você acha bom (mesmo sem possibilidade de ganhar) ou o menos pior, mas, exerça o seu direito de cidadania e democracia!



*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Loucos ou vanguardistas?

Loucos ou vanguardistas?


Antonio Nunes de Souza*

É um casal lindo, educado, bem informado e, podemos dizer, de bom gosto em todos os aspectos! Ele economista de uma multe nacional, cargo elevado que lhe dá bastante conceito, oportunidade de ir sempre ao exterior resolver pendências ou fazer palestras, as vezes até fazer cursos de aperfeiçoamentos. Ela por sua vez, médica neurologista de renome e credibilidade, também sempre estava viajando para outros países, para cursos, seminários, etc., ambos ganhavam muito bem, dando a oportunidade de terem uma vida bastante confortável, tendo tudo necessário para serem considerados, relativamente, ricos!

Não tinham filhos, pois ele tinha um problema congênito que impedia essa possibilidade. Tentou em suas viagens clínicas especializadas, mas, os resultados sempre eram os mesmo, dando-lhe o veredito da sua deficiência orgânica! Como não pretendiam fazer adoções, passaram a viver uma vida tranquila, bem afetiva e amiga, mas, com uma liberdade de ações bem ampla, não havendo recriminações nos comportamentos ou atitudes, desde quando houvesse uma discreta e respeitosa atuação de comportamentos. E assim eles agiam, tranquilamente, aproveitando seus trinta e cinco anos de idade, suas belezas e charmes, aliados a elegância de ambos. Ela tinha suas aventuras amorosas com bastante discrição, assim como ele também, tendo ambos o compromisso de não se enraizassem com amantes. Que seus procedimentos eram como se diz hoje: “ficantes”. Para aqueles que, sorrateiramente, se apercebiam do fato, embora no começo achassem absurdo, terminavam encarando como natural, já que ambas as partes aceitavam numa boa! Na verdade, mesmo não aceitando ou condenando certas atitudes, temos a obrigação de respeitar os comportamentos das outras pessoas, desde quando respeite as leis, não nos ofendam ou causem prejuízos!

Assim, vivem eles umas vidas ultra avançadas para nossa imaginação, encucando algumas vezes, nos fazendo nos perguntar se eles eram os certos e nós uns idiotas atrasados ou, na verdade, eram eles uns tremendos depravados. Porém, comentava-se que em muitos países e no próprio Brasil, existiam casos similares, trocas de casais e mil e uma outras coisas que deixavam as beatas e evangélicas completamente horrorizadas! Curiosamente, entre os homens a aceitação era mais complacente, pois muitos, pelas suas experiências de vida e de tanto ver coisas escabrosas, nesse caso já encaravam com certa naturalidade e diziam: “Para que se preocupar com essa bobagem? Os órgãos genitais depois de usados, lavou estão novinhos outra vez!”

A verdade é que esse inusitado casal vive junto há vinte anos, estão com quarenta e cinco anos e, curiosamente, continuam agindo dessa liberdade sexual, também tendo seus sexos caseiros eventualmente, ambos bastante felizes, saudáveis e creio que viverão mais, muitos e muitos anos utilizando esse comportamento variável, experimentando centenas de experiências, sabores, posições e uma infinidade de outras coisas que, pelas condenações dos conceitos sociais, muita gente jamais desfrutará!

Será que Maria Helena e Fernando formam um casal de loucos ou, simplesmente, são vanguardistas?

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com





domingo, 12 de julho de 2015

Universo Literário!

Universo Literário!


Antonio Nunes de Souza*

Feliz de quem teve o privilégio de ir à Beira Rio ao cair da tarde de ontem 11 de julho e, gostosamente, desfrutou de um evento, pouco usual em nossa cidade, mas, desta feita, um grupo de seletas pessoas, responsáveis por esse movimento cultural, pela segunda vez ofereceu ao público da região, algo de grande significação e essencialidade, mostrando a infância, juventude e adultos que, além de forrós, raps, arrochas, funks, sertanejos, etc., nossa região, que deve se divertir sazonalmente com esses ritmos , danças e cânticos, mas veementemente, se dedicarem à literatura, culturas em geral, qualificando-se cada vez mais para enfrentar a vida e, consequentemente, transmitir para seus filhos e netos!

Causou-me espanto, sinceramente, ver centenas de pessoas reunidas, dentro e em volta das barracas, olhando, lendo, comprando, doando livros, enquanto muitas crianças se divertiam com várias performances em uma barraca específica para tal fim! Até eu parei e dei boas risadas lembrando-me da minha infância querida, que os anos não trazem mais. Não sei a razão específica, porém a iluminação estava deixando a desejar, uma vez que a prefeitura deveria ter colocado gambiarras na praça, pois, ler no escuro, imagino que somente em Braille se consegue (rs rs rs ). Espero que, não só nesses eventos como em outros, esse fato não se repita, pois, o Segundo encontro do Universo Literário foi bastante divulgado e, competia ao departamento responsável tomar essa providencia. O evento foi exatamente para tirar muitas pessoas da escuridão da leitura, mas, os órgão competentes devem ter achado que era uma homenagem a “Steve Wonder”! Estou reclamando nesse evento e cobrarei na próxima oportunidade!

Parabéns a equipe do Universo Literário, envio um abraço afetivo e carinhoso para todos os envolvidos e, como sempre, estarei as ordens para algo que esteja ao meu alcance. Como vou divulgar essa crônica, aproveito para solicitar à todos, que por ventura tenham livros (didáticos ou românticos) que possam doar para o acervo do Universo Literário, que façam pois, com certeza, serão benéficos para muitas outras pessoas!



*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com

sábado, 11 de julho de 2015

Os rios brasileiros!

Os rios brasileiros!


Antonio Nunes de Souza*

Para falar da hidrografia no nosso país, temos que generalizar com a inclusão, praticamente ou totalmente de todos os rios, pois, pelo que chega aos nossos olhos e ouvidos, são as mesmas queixas, reivindicações e, simplesmente, o máximo de descasos dos poderes públicos, uma vez que não tem condições de atacar em massa e, se escolher um ou poucos para dar a assistência necessária e meritória, estarão criando sérios problemas de “ciúme e queixas”, achando os alijados que foram discriminados, tendo como consequência a perda de votos nas regiões que não foram socorridas. Logicamente, pelos seus próprios interesses, as autoridades se eximem de praticar essas ações isoladas, muitas vezes até por não conseguirem os recursos muito altos, para tais fins!

Porém o que mais nos revolta é o completo descaso, em não serem feitas, pelo menos, obras paliativas, como: limpeza na superfície, eliminação de baronesas, consertar os represamentos, aplicar raticidas e outros produtos contra insetos, organizar uma fiscalização rigorosa para que a população (essa que reclama tanto) não joguem animais mortos, pneus velhos, frutas podres e uma infinidade de coisas condenáveis e vergonhosas!

Imagino que já tenham percebido que, embora esteja falando sobre todos os rios, meu alvo principal é o Rio Cachoeira, que já enfeitou a nossa cidade por muito tempo e hoje é uma vergonhosa paisagem!

Embora não sirva de acalento, S. Paulo uma das maiores e ricas cidades do mundo, sofre barbaramente com o lixo que é o Rio Tietê e ninguém consegue, mesmo com milhões de reclamações, passeatas e uma série de manifestações, fazer com que algo benéfico seja feito. Abandonar os rios, se não me engano, faz parte do “sistema”!

Mesmo com essas dificuldades, vamos continuar bradando nossas insatisfações na esperança de que algo venha a ser feito, mesmo sendo os paliativos, pois, instalar as estações de tratamentos necessárias, será um sonho para os itabunenses!



*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



quinta-feira, 9 de julho de 2015

O Monge Delai e a Lama!

O monge Dalai e a Lama!


*Antonio Nunes de Souza



O Brasil, apesar de todos os acontecimentos, ou por tudo que tem acontecido, ganhará agora em 2006 a recompensa da visita do grande Dalai Lama, monge chinês, radicado no Tibet, que é a reencarnação viva de Buda.

Digo, apesar dos fatos que vêm ocorrendo, que numa situação tão conturbada na política, a apreensão do povo na expectativa dos resultados e os políticos preocupados apenas com suas eleições e reeleições, talvez nosso país não seja merecedor dessa benção divina, receber alguém considerado sagrado, semeador da solidariedade e um exemplo de amor ao próximo. Pois haverá possibilidade de sua nobre visita passar despercebida, não tendo a conotação merecedora.

Porém, se por acaso for por tudo que tem acontecido (que é o mais provável), temos razões bastante fortes, não só da presença do Dalai Lama como até do próprio Jesus Cristo, já que os homens esqueceram que devem traze-lo no coração. Pois, somente o Dalai, imagino que vai terminar se atolando na “lama” podre, oriunda do asqueroso comportamento da grande maioria dos políticos brasileiros (leia-se: de todos os partidos, sem exceções de sigla).

Os que estão no governo, e chegaram com sacrifícios insanos do povo brasileiro, lutam desesperadamente para fazer um governo decente e digno, mas, infelizmente, foram traídos por alguns fracos, que se deixaram corromper e corromperam outros, pensando somente nos seus benefícios, numa imitação amadora da corja que vinha saqueando o Brasil em surdina, com habilidades profissionais, tapando os olhos e a boca do povo através de uma mídia “Brown”, que publica somente o que lhe traz benefícios financeiros. Tem veículos que, se o Escadinha, Escobar ou Fernandinho Beira-mar pagarem um alto cachê, prontamente eles arranjaram gravações, testemunhas, depoimentos, etc., dando informações que são homens de bem e que foram caluniados. Digo isso com segurança absoluta, pois leio e vejo diariamente um maremoto de elogios a uma série de pessoas que, num país onde as leis são cumpridas com rigor e sem benevolências, estariam todos caçados, atrás das grades e com os bens, mal adquiridos, seqüestrados.

É importante que, com Dalai ou sem Dalai, abramos os olhos e saiamos da lama. Vamos aproveitar essa próxima eleição para sacrificar, literalmente, esses cordeiros do diabo, acabar com essa quadrilha organizada que pensa que o país é deles, criando dinastias (filhos e netos) nas posições políticas privilegiadas, dando continuidade a um regime onde o povo recebe como recompensa uma gama enorme de sacrifícios.

Para que essa torpe casta retorne ao poder, eles fazem as mais escabrosas alianças, com trocas de favores, altos cargos, ministérios, vice-presidência, etc., vislumbrando apenas suas conveniências financeiras e políticas. Obrigando, lamentavelmente, que homens de bem do governo, tenham que se utilizar das mesmas armas, caindo em um erro crasso e grave, de igualar-se à podridão banhada a ouro que por décadas nos governa. Mas, como combater canhões usando estilingues? Se até hoje, desde Deodoro da Fonseca, que é cultivada a mecânica de não dar educação ao povo, para melhor manipula-lo? Se tivéssemos uma população mais esclarecida, já teríamos banido uma série desses cancros sociais e o Brasil seria uma nação respeitada mundialmente, não só pelo seu progresso como pelo seu povo.

Vamos aproveitar a visita do monge tibetano Dalai Lama, para fazer reflexões sérias e cautelosas, não deixando que destruam nossas esperanças. Basta que consigamos eliminar a parte impura que minou no governo, ter discernimento para ver que por baixo de toda essa lama que foi plantada, existem eles, os caranguejos, que simbolizam os verdadeiros cânceres da sociedade.



*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – http://antoniomanteiga.blogspot.com/)





Mais um aniversário da cidade!

Mais um aniversário da cidade!


Antonio Nunes de Souza*

Todos os anos temos a obrigação histórica de comemorar o aniversário da nossa querida e sofrida Itabuna. Querida porque nós a amamos e sofrida pela desdita e má sorte por não ser administrada, já há alguns anos, de uma maneira séria, respeitável e digna como precisa e merece! Talvez, pela falta de atenção, reflexão e interesses egoísticos, as escolhas não tenham sido a contento ou, as campanhas não terem sidas esclarecedoras o bastante perante o desmemoriado povo!

Mas, não devemos procurar culpados, pois, na verdade, todos temos a nossa fatia de culpabilidade, sendo uns por interesses imediatos, outros por votarem por favores posteriores, uma parte por simpatias e belezas, grande maioria acompanhando suas linhas partidárias, etc., transformando as câmaras em verdadeiros “balaios de gatos”, sendo necessários, abrir uma série de concessões para que os projetos apresentados (bons ou ruins) sejam aprovados e executados. Nesse particular, as parcerias que vemos são de arrepiar os cabelos. No começo o prefeito quando é novo político estranha muito, mas, rapidamente, percebe que tudo isso é normal e faz parte do podre esquema implantado ao longo dos anos!

Discute-se muito nas altas esferas, comissões nas licitações e concorrências, mas, até as crianças da APAI sabem que, no país (e muitos outros do mundo), não se coloca um tijolinho numa obra pública, que não tenha que ser dada uma comissãozinha para aqueles que, ali estão, para cuidar das economias públicas. Uma triste vergonha que enxotam as pessoas honestas a trabalharem em órgão públicos, uma vez que forem e propuserem consertar, são execrados, boicotados e despedidos como “pessoa não grata” e inimiga do esquema!

Veremos mais uma vez inaugurações de umas modestas obras, tapeações de pronunciamentos nos palanques, desfiles dos colégios e suas bandas marciais, visitas de políticos de outras esferas (catadores de votos eventuais), o povo com suas crianças embevecidas com os festejos, vendedores ambulantes atropelando todos para vender seus comestíveis e bebidas e, como complemento “tapeativo”, um show com bandas e sertanejos!

Infelizmente esse é o retrato anual das festividades comemorativas dos dias das cidades brasileiras. Porém, se você lutar pelo seu país, pode ter certeza que tudo melhorará!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras –AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com



quarta-feira, 8 de julho de 2015

O Vidente!

O vidente


Antonio Nunes de Souza*



Eu morava numa cidade de interior, mais atrasada do que noiva na hora do casamento. Basta dizer que no dia da instalação do primeiro e único orelhão existente, teve até banda de música e discurso do prefeito. E, para a decepção da multidão aglomerada na praça da Matriz, na hora de fazer a ligação inaugural, o desgraçado ficou mudo e desabou uma forte chuva dispersando a boquiaberta e orgulhosa platéia, que há dias vinha se vangloriando de estar entrando na era da comunicação.

Televisão, nem pensar! Nos conformávamos com nossos rádios, que estrondavam descargas quando queríamos ouvir as rádios da capital e apitavam mais do que os guardas da Av. Paulista na hora do rush, quando ousávamos coloca-los em ondas curtas.

Não existia luxo. Todo mundo andava de sandália japonesa (hoje a famosa havaiana) ou então com chinelos. Sapatos e roupas melhores, tirando as autoridades, só usávamos nas festividades da padroeira, N. S. dos Aflitos (até a santa de lá parece que foi escolhida a dedo). Nas noites do novenário as quermesses rolavam soltas e os namoros também.

O bom é que todo mundo era praticamente igual. Tinha que se fazer um nivelamento por baixo, pois a pobreza era grande maioria. Isso facilitava muita coisa pra todo mundo.

A maior vantagem era que tinha, pelo menos, dez mulheres para cada homem. Não que lá só nascia criança do sexo feminino! A razão dessa fartura era porque, como a cidade não tinha e não oferecia condições de trabalho, os rapazes quando completavam dezoito anos, se mandavam para S. Paulo, em busca de um futuro melhor na maior capital da América Latina. Normalmente só ficavam aqueles que a família tinha alguma condição econômica, quer seja na área do pequeno comércio ou micro faixas de terras com plantações de subsistência e algumas vaquinhas leiteiras.

Se alguém me perguntasse qual era a fonte de renda daquele lugar, juro que não teria uma resposta para dar. Pois, nem mulher rendeira existia por lá. Com certeza, só ganhou o status de cidade em função de interesses políticos de um deputado da região, que lá aparecia somente nas épocas de eleições e, com esse beneficio, transformou o lugar em seu curral eleitoral.

Somente hoje, após conhecer outros centros, posso avaliar a miséria que era minha cidade. Se na procissão você lá do fundo gritasse: Oh pobre! Pode ter certeza que todo mundo virava pra trás.

Carros só existiam três: Um do padre (padre não tem salário, não ganha nada, mas sempre mora bem, tem prestígio e leva uma vida boa), um do juiz e outro da prefeitura. Tirando o da prefeitura, que era uma Kombi, os outros eram dois fusquinhas velhos e comprados de segunda mão!

Quando saí de lá, senti uma alegria retada, pois, tanto rezei, que Deus me deu uma força e eu me mandei pelo mundo, procurando melhorar minha vida. Embora sendo tabaréu, fiquei numa pensão barata matutando o que deveria fazer para meu sustento. Passando pelas ruas, percebi que haviam dezenas de pessoas com aquelas tabelas na frente e nas costas, entregando panfletos com propagandas de Videntes e Adivinhos. Achei engraçado e não imaginei que o povo das cidades grandes ainda acreditavam nesses marreteiros e cartomantes que tiravam onda de “ciganos”, fazendo premonições. Aí veio a ideia de montar também minha tenda milagrosa em um quarto da pensão e começar a faturas, pois, curiosamente, tinha aprendido a trabalhar (?) com Tarôt. Com minhas pequenas economias, comprei uma imitação de bola de cristal, alguns apetrechos, dois castiçais, mandei fazer meus santinhos e, eu mesmo, fui distribuir nas ruas e, ao mesmo tempo, saber a média de preço cobrada pelos meus “colegas”.

Por incrível que pareça, quando voltei da rua bastante cansado, já tinha duas mulheres me aguardando para consulta. Tomei um tremendo susto e não imaginei que o povo fosse tão idiota. Mas...entrei no meu quarto que era vizinho ao que aluguei para escritório de atendimento, me vesti decentemente e voltei rápido para atender minhas consulentes. Conversamos, disse-lhes uma serie de bobagens que normalmente estão acontecendo com todo mundo, ouvi estórias, dei conselhos, etc., enfim, saíram satisfeitas, ficaram de me recomendar e, maravilhosamente, me pagaram 100 reais. Achei o dinheiro mais roubado do mundo e como é fácil enganar esse povo desiludido!

Continuei minha labuta, já contratei um menino filho da dona da pensão para distribuir meus panfletos, e mais que depressa, passei a atender quatro ou cinco criaturas diariamente (homens e mulheres), e assim fazendo meu pé de meia tranquilamente. Passei a fazer economias, e, tranquilamente, com um ano eu já estava de carro, aluguei mais um quarto vizinho, contratei uma secretária e fui ampliando minhas atividades, já estando até sendo Membro da Associação Paulista de Videntes e Quiromancias. O fato é que, com alguns anos, tornei-me um homem relativamente rico, com apartamento próprio, salas adquiridas em prédios comerciais de gabarito e uma casa nos arredores para atendimentos, já que os subúrbios são as fontes abundantes desse meu público alvo. Raramente vem uma madame, pois elas já tem os seus gurus de altos prestígios na sociedade.

Resolvi contar a minha história verídica, para mostrar que, o povo é tão inocente e tem pouca escolaridade, que a literatura brasileira taxada como as mais vendidas, tratam de autoajudas e fantasias!

Já estou atendendo apenas dois dias na semana, mais com pena daqueles querem ouvir tolices, que para ganhar dinheiro. Muitas vezes até deixo de cobrar quando percebo a condição e classe social de algumas pessoas. Tem uma rádio que me paga muito bem para eu fazer horóscopos para eles transmitirem diariamente. Aqui pra nós eu invento tudo, dou boas risadas e envio. Eles ficam ultra satisfeito, seus ouvintes tornam-se meus novos clientes, e hoje tenho a credibilidade reconhecida como: Professor Jonatas da Silva!



*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com









terça-feira, 7 de julho de 2015

Nuances do tempo!

Nuances do tempo!


Antonio Nunes de Souza*

Todas estações, no passado, tinham suas características predominantes (sol, chuvas, frios, ventos, nublados, floridos, etc.) e, tranquilamente, já acostumados com esses comportamentos climáticos sazonais, nos preparávamos para enfrenta-los, não só com as roupas adequadas, como também os espíritos prevenidos, para desfrutá-los ou nos retrairmos, conforme as necessidades exigissem. Era, sem dúvida, ocasião que poderia ser seguida automaticamente, pois, as variações eram remotas e pouco aconteciam em termos de novidades!

Porém, infelizmente, as nuances das estações mudaram de tal forma que, por mais que você seja um técnico ou adivinho, está sujeito a se surpreender a qualquer minuto com uma variação completamente adversa a esperada. E, tudo isso, segundo os cientistas e estudiosos, deve-se ao brutal comportamento dos homens que, estupidamente, derrubam as florestas cotidianamente, destruindo o equilíbrio no meio ambiente, exterminando, grotescamente, nossa fauna e flora, pensando somente nos ganhos do vil metal, pouco se importando com o trágico futuro que ironicamente, já estamos convivendo numa escala crescente em nosso triste presente!

Defender a natureza é uma obrigação de todos nós, principalmente aqueles que tem uma visão mais ampla, menos apegados ao desejo de ter, solidários e que amam esse maravilhoso mundo que Deus nos deu com tanta beleza e cuidados especiais. Tentar abrir os olhos dos gananciosos, para que eles parem e raciocinem que, daqui para frente, pouco importará para seus descendentes ter o dinheiro, pois, lamentavelmente, não terão nem água potável e nem alimentos para sobreviverem salutarmente!

Parece uma tolice estar martelando esse importante assunto, mas, claro que temos o dever e coragem de dizer, repetidamente, quanto os homens estão se animalizando, cavando suas próprias sepulturas e do povo em geral. Estão é, como vemos, cotidianamente, uma revolta pública que responde a esse comportamento insólito, com a brutal violência em todas as vertentes!

Com todas essas nuances do tempo, ainda temos tempo para mudar muitas coisas e, civilizadamente, voltarmos a sermos felizes e saudáveis!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL

antoniodaagral26@hotmail.com



domingo, 5 de julho de 2015

Que tal ser mais coerente?

Que tal ser mais coerente?


Antonio Nunes de Souza*

Guilherme Arantes, na sua linda música “Terra planeta água”, dedicou uma homenagem brilhando para nosso querido e habitado planeta, mostrando como somos privilegiados pela natureza, banhados em, praticamente, todos os continentes com o precioso e essencial líquido para nossa sobrevivência!

Resultado: sucesso nas rádios, televisões, mídia em geral, etc., porém, mesmo com a alerta que, subliminarmente, o poema exprime, os benditos homens, não tiveram a coerência de atenções especiais a esse precioso líquido, primeiramente procedendo como o romano Poncio Pilatos: Lavando as mãos e não se preocupando com as trágicas consequências. Em seguida, com o decorrer do tempo, os homens do campo, sem economizarem: Lavaram a égua abundantemente. E, nas cidades, nos perímetros urbanos, nas festas populares, curtiam e dançavam cantando: As águas vão rolar, garrafas cheias eu não quero ver sobrar. Já os industriais, sem o menor critério, contaminam os rios e ainda cantam com a maior tranquilidade, envenenando o povo: Água de beber, água de beber camarada. Já os políticos, fechando os olhos e tapando os ouvidos para as queixas, deturpam o adágio popular e dizem: Água mole em pedra dura, bate em nossa classe, mas não fura!

Será que os homens estão ficando loucos, com essas atitudes comportamentais que, realmente, somente trará sérios e graves prejuízos?

Será que, na hora da morte, pensam que encontrarão água para lavarem as almas?

Creio que não estão sendo coerentes e humanos, não percebendo que, todos nós, temos a responsabilidade de modificar essas atitudes condenáveis, dando um tratamento digno e eficaz para nossos rios, lagos, mares e vertentes, pois, com certeza, no futuro próximo, estaremos sofrendo e chorando e, lastimavelmente, não teremos nem uma gota de água para afogar nossas mágoas!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras –AGRAL antoniodaagral26@hotmail.com