sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Aventura na Black Friday!

Antonio Nunes de Souza*

Sabedor dessa monstruosa liquidação com uma antecedência respeitável, comecei a mealhar minhas finanças, economizar bastante, pois, esse ano, iria comprar muitas coisas para renovar e recompor minha casa, que há muito pedia algumas coisas novas e outras que nunca existiram, no sentido de me proporcionar um conforto mínimo, mas, bastante decente para um homem de pequenas posses!
Imaginando o tumulto que seria na manhã quando abrissem as lojas, precavidamente, peguei uma esteira na noite de quinta-feira, e fui me instalar como o primeiro da fila. O pacotão de dinheiro em um bolso, fechado com um zíper e no outro bolso uma grande relação com as mercadorias que desejava, preços normais antes da promoção em várias casas comerciais, para que pudesse fazer os comparativos dos descontos, pois, claro que não me deixaria cair em armadilhas comuns nessas ocasiões.
Uma garoa sacana, juntamente com o sereno e a friagem da noite, nada fazia com que me sentisse confortável, assim como, àquela altura da madrugada a fila já estava grande, cheia de ávidos compradores que aproveitariam a oportunidade. E foi nessa hora que aconteceu o que jamais esperávamos: Apareceu um arrastão com mais de cinquenta menores e maiores, armados de facas e revólveres e, sem a mínima compaixão, saíram arrecadando os dinheiros de todos, celulares, relógios, joias e fantasias, nos deixando deitados com as mãos nas costas, enquanto faziam a limpeza geral nos pobres coitados que, com alegria estavam imaginando uma sexta-feira cheia de felicidades!
Depois que saíram em disparada, usando carros de apoio e motos, levantaram todos numa algazarra ensurdecedora, procurando de alguma maneira ligar para a polícia. Ainda estarrecido e sem ação, levantei-me, senti que desciam algumas lágrimas pelo meu rosto e, querendo esquecer aquela tragédia, apanhei a minha esteira e segui para casa no maior silêncio, sentindo dores no coração e tristeza na alma. Nem me deu vontade de ir dar queixa na polícia, pois, a crueldade do fato, apenas me mostrou, mais uma vez, como os homens estão a cada dia se animalizando.
Me deitei para descansar e, olhando meus móveis, geladeira, fogão e outras peças que seriam repostas pelas suas velhices, e agradeci fervorosamente a Deus por não ter sido morto pelo bando de selvagens que nos assaltou!
De qualquer forma, esse fato para mim e todos aqueles que foram vítimas, não deixou de ser uma “Sexta-feira Negra”, que jamais esqueceremos!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letra de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Está chegando o Natal!

Antonio Nunes de Souza*

Mês de dezembro, finalizando mais um ano de nossas vidas, sempre fechamos todas alegrias, preocupações, ampliamos nossas esperanças, equilibramos nossas finanças quando lidamos na área comercial e de serviços, enfim, as ocorrências são iguaizinhas de todos os anos, mas, para nós, curiosamente, nos faz sentir que trata-se de algo novo e acalentador, onde as alegrias são expostas e as tristezas esquecidas!
E que bom que assim seja, pois, além de nos dar um toque de novidade, temos a oportunidade de ver nossas cidades enfeitadas com luzes piscando, cartazes coloridos, vitrines bem arrumadas com suas figuras natalinas, principalmente a mais significativa que é Papai Noel!
O curioso de tudo isso é que, lamentavelmente, a lembrança que deveria ser maior e comemorada mais festivamente é o aniversário de Jesus! Essa parte, a mais importante, fica relegada a uma segunda instância, com modestos presépios em alguns poucos lugares e, na mente das pessoas, o dia vinte e cinco é para se comer bem, tomar bons vinhos ou outros tipos de bebidas, trocar presentes, varar pela madrugada a dentro dançando e cantando, esquecendo aquele que morreu por nós, deixou exemplos fantásticos de solidariedade e amor, pregou até os seus últimos minutos de vida, palavras de afeto, humildade e humanismo!
Seria bastante significativo e pertinente que, nesse ano que finda, estamos vivenciando uma série de desatinos, violências, comportamentos dos mais absurdos, crimes, drogas, insegurança, assaltos e sequestros, deixemos um pouco de lado o egoísmo e omissão, procurando ser participativo e ajudar de alguma forma para que o mundo melhore. Pois, não existe culpados unilaterais, a culpa dessa situação e comportamentos condenáveis é de todos nós que, no passado, demos as costas aos problemas e passamos a olhar apenas nossos interesses!
Desejo um Natal maravilhoso para todos, um Ano Novo cheio de modificações nos homens e nos comportamentos, que a lembrança de Jesus seja o símbolo da festa e, suas palavras, sejam lembradas com muita fé e carinho na hora dos seus maravilhosos banquetes. Lembrem-se que, nesse mesmo momento, milhões de pessoas estão morrendo de fome em muitas partes do mundo!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna –antoniodaagral26@hotmail.com



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Negra formosa!

Antonio Nunes de Souza*

Preta como as penas das graúnas, bela, sedutora e sensual, sambava na roda requebrando-se com as cadeiras lindas e bem torneadas, seu jeito faceiro e seus gestos estudados e habituais herdados dos seus antepassados africanos, tudo isso fazia com que estivéssemos todos embevecidos e de bocas abertas, sem contar as excitações provocadas pelas cadências dos seus passos, milimetricamente, dentro daquele ritmo gostoso!
Essa era a Maria Tereza, Terezinha de dona Zefa, a parteira do pobre bairro que, pelos seus moradores, parecia ser mais uma comunidade negra que um reduto urbano de Salvador. Mas, como sabemos todos, a Bahia, pelas graças de Deus, foi abençoada em receber uma enorme leva de escravos que, pelos seus trabalhos, coragens e sangue guerreiro que corriam e correm em suas veias, praticamente construíram uma grande parte de nosso Estado e, gostosamente, nos presenciaram com as mais deliciosas iguarias, danças, trejeitos, sensualidade e não podemos negar, um pouco de safadeza com suas liberdades sexuais, nada exageradas, porém, cultuadas com menos hipocrisias!
A enorme roda de samba alimentada por atabaques, pandeiros, violas e violões, berimbaus e cuícas, era simplesmente uma tentação para que todos, batendo palmas e cantando os refrõessacudissem seus corpos e, eventualmente, entrassem no meio para dar os seus passinhos, mostrando que a nossa tradição é de alegria, encanto e felicidade, herdados tudo desse povo nobre da África.
As barracas armadas para esse festejo vendiam cervejas, capetas, refrigerantes e, logicamente, as caipirinhas e cachacinhas puras para ampliar as animações, despertar os corpos e espíritos e animar mais ainda o que já era um verdadeiro e maravilhoso samba de roda, mais conhecido no passado como “festa de largo”!
Todos esses hábitos e costumes herdamos dessa etnia valorosa e importante, que mesmo não sendo das suas vontades, para aqui foram trazidos, maltratados, humilhados e castigados, suplantaram todos esses sofrimentos, enfrentaram e enfrentam uma discriminação nada velada, apenas tolerada em função das famas e das riquezas e, orgulhosamente, estão mostrando ao mundo que são iguais a todos, faltando apenas as mesmas oportunidades!
Tomando minha cerveja diretamente na latinha, olhava com gulodice para a atraente e empinada bunda de Terezinha de dona Zefa, pedia a Deus que, naquela noite, eu fosse contemplado com as suas valorosas carícias no fim da festa, indo para uma pensão modesta do bairro e, como disse um poeta que não lembro o nome: “Camas de lonas ringindo, corpos suados entrelaçados, Bahia de todos os Santos, Bahia de todos os pecados!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O petróleo é nosso!

Antonio Nunes de Souza*

Quando, nos anos sessenta, comecei a trabalhar na Petrobrás, ela comemorava 10 anos de fundada e, na sua luta e para a alegria dos brasileiros, foi criado o slogan acima que, fortemente era repetido por todos e divulgado nos grandes e pequenos órgãos de comunicação:
 “O PETRÓLEO É NOSSO!”
Essa vitoriosa campanha deve-se a capacidade do engenheiro Oscar Cordeiro que fez pesquisas, estudos, análises de solo com os modestos equipamentos da época que ele dispunha, encontrando petróleo e, por interesses de outras nações e brasileiros corruptos, os poços foram tampados com armações de cimento, silenciando a descoberta que, na ocasião, seria de brutal importância para o nosso país. Mas, graças as lutas aguerridas de sindicatos, nacionalistas e esquerdistas (temos que tirar o chapéu para essas classes que estão sempre na frente brigando pelos direitos do país e do povo), reabriram os tampados poços e, para a felicidade de todos, o nosso querido e valoroso óleo negro (que na verdade é verde escuro e não preto como falam) jorrou abundantemente no recôncavo baiano e hoje, praticamente em todo território nacional, inclusive nas profundezas de nossas águas!
Tenho orgulho de ter comemorado seus 10 aninhos como seu funcionário, onde dediquei a minha vida por cinco anos, saindo, espontaneamente, em 1966 pois era impraticável continuar dentro do padrão de trabalho instituído pelo terrível golpe militar de 1964!
Já naquela época a rica e poderosa empresa, sofria de abusos de desvios de numerários por funcionários de altos escalões, através de acordos e esquemas com as grandes empresas distribuidoras dos nossos produtos prontos e refinados. Vou citar um exemplo apenas para que vocês saibam desde quando essa empresa, que é um orgulho e riqueza brasileira, é saqueada e serve de trampolim para formação de quadrilhas e enriquecimentos ilícitos: Eu trabalhava na Refinaria Landulpho Alves (Mataripe) no setor de transferência e estocagem que era de armazenar e transferir todos os produtos prontos para consumo para Madre Deus, para os carregamentos dos navios da FRONAPE (Frota Nacional de Petroleiros) que, levavam os produtos para diversos pontos do país. Imagine vocês que os navios eram carregados para atender o Exército, Marinha, Aeronáutica e outras divisões públicas, com as notas fiscais para a Esso, Texaco e Shell e, nos navios, funcionários dessas empresas, tiravam outras notas com preços bem maiores para os órgãos brasileiros e os navios entregavam os produtos diretamente aos consumidores que estavam comprando na mão das empresas americanas. Lógico que, para concordar com tamanho descalabro, muita gente deveria estar comendo uma boa bolada. Esse é uma pequeno e velho detalhe que, infelizmente, o povo desconhece, parecendo que foi o atual governo que articulou esse plano mirabolante de saques e propinas. Essas podres operações são mais velhas que Matusalém e o PT nem sonhava existir. Simplesmente, por encontrarem facilidades e não terem as capacidades dos bandidos do passado, foram pegados com a boca na botija. Temos até que agradecer a esses gananciosos do PT e outros partidos, pois, com a falta de tato para continuar os descalabros, fizeram com que as coisas explodissem e, com certeza, algo deverá mudar para melhor! Uma vez que, esses delatores, delatados e envolvidos, certamente serão eliminados e desmoralizados com prisões e ressarcimentos de uma grande parte dos saques, através das apreensões dos seus bens e depósitos no estrangeiro!
Não devemos esquecer do velho slogan, mas, respeitar, pois “O PETRÓLEO É NOSSO!”, porém para as necessidades do povo e do nosso país!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aconsciência negra!

                               Antonio Nunes de Souza*

Estamos, orgulhosamente, comemorando a semana da consciência negra, demonstrado nosso respeito, agradecimento e a alegria de termos, mesmo numa circunstância grotesca, covarde e absurda, a invasão dessa etnia de guerreiros fortes e bonitos, para construir o nosso país, ensinarem muitos dos seus hábitos e costumes, misturar a sua cor mesclando e criando diversas tonalidades, que hoje temos o orgulho maior de reconhecermos como a verdadeira raça brasileira!
Com todos esses belíssimos méritos, ainda temos o desprazer de inúmeras vezes, presenciarmos cenas que são verdadeiras aberrações, ofensas e preconceitos, como se no mundo existisse alguém superior. Esses tolos e ignorantes sociais são tão idiotas que, felizmente, poucos encontram ecos para os seus discursos, e hoje, ainda bem, temos leis com as respeitabilidades necessárias, punindo e reprimindo essas eventuais atitudes nada humanas.
Porém, se faz necessário algumas correções nos moldes de oportunizarem os negros, sem que sejam através de benevolências, e sim, oferecendo boas escolas, assistência médica, social e cultural, para que possa haver uma avaliação de saberes jamais baseada em cores. Essas leis significam para um bom entendedor, o mais puro e depurado preconceito racial, demonstrando uma clareza estúpida que os brancos ao estudarem, são mais inteligentes para as assimilações escolares. Vejo nessa atitude uma falsa proteção paliativa, que, muitos negros também não concordam e se sentem olhados como inferiores. Mas, a luta continua e, certamente, dentro em breve chegaremos a um denominador comum, ocasião que essa gloriosa etnia seja, literalmente, respeitada ocupando um lugar merecido no pódio da nossa história!
Creio que o exemplo nos dado pelo fantástico e verdadeiro herói Nelson Mandela, não só faz calar muitos dos preconceituosos, como serve de estímulo para que os negros tenham cada vez mais, orgulho da sua cor. Não é sem razão que, a maior potência (Estados Unidos), seja hoje administrada por um negro, que foi reeleito, demonstrando sua capacidade, não transparecendo medo da pele branca e olhos azuis do seu forte adversário.
Obrigado meus queridos irmãos negros, sinto orgulho de tê-los conosco e ainda espero embalar em meu colo muitos sobrinhos, netos e bisnetos mulatos, pardos, sararás, até que seja bem misturada e depurada formando nossa linda e morena etnia brasileira!


*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

A viagem de avião!

Antonio Nunes de Souza* Sentado em sua cadeira, cinto já abotoado na cintura, Leôncio com os olhos fechados recordava o que passara tempos atrás, quando, ainda rapazinho, se despediu dos seus pais e subiu na carroceria de um pau de arara, para ir procurar melhora de vida no Estado que era conhecido por todos como a salvação dos nordestinos: São Paulo. Nervoso e cheio de expectativas, não sabia o que o esperava, pois, suas calejadas mãos, apenas sabiam lidar com a enxada e não tinha nenhuma experiência na área urbana. Mas, sendo muito religioso como são os pobres do nordeste, tinha entregue a Deus a sua vida, desde a hora em que saiu da sua terra! Tudo isso passara-se há 15 anos, quando chegou sentindo-se um minúsculo ser naquela multidão jamais vista, perdido em sua mente por alguns dias, esperando a ficha cair e se sentir mais seguro para enfrentar qualquer batente que aparecesse, no sentido de lhe dar o dinheiro das despesas de uma humilde pensão e a alimentação provida de um feijão com arroz e umas pelancas de carne de terceira que ele mesmo preparava durante a noite antes de dormir. Não era nada diferente de milhares de nordestinos que partiam sempre em busca do paraíso da famosa pauliceia, ou o El dourado dos que buscam refazer suas vidas em outras plagas! Ao seu lado, sua mulher Celina, baiana que esse pernambucano aventureiro conheceu no seu bairro e casou-se, controlando os três filhos que corriam pelo corredor do avião, olhavam pelas janelas e, sem a cerimônia das crianças ricas e habituadas a voarem, gritavam bem alto que estavam vendo as nuvens e, em algumas horas, algumas cidades ou mar lá embaixo numa distância jamais vista por eles. O pequenino e caçula, com apenas três aninhos, meio gripado, deixava escorrer pelo nariz aquele catarro e ele, sem a mínima noção de higiene, lambia ou passava a mão e limpava na sua calça nova comprada especialmente para essa histórica viagem aérea, que jamais contavam um dia pudesse acontecer! Leôncio não abria os olhos, somente pensando em rever os seus velhos pais, dois irmãos mais velhos que se apegaram ao pedacinho de terra que tinham e, certamente, alguns outros parentes e amigos do passado sofrido, mas, cheio de carinho, amor e solidariedade que é peculiar entre os pobres. Mesmo antes de chegar, já preocupava-se com as 12 parcelas de R$ 120,00 reais que teria que pagar pelo pacote promocional para essa inesquecível viagem, jamais imaginada que um dia fosse possível. Sem poder controlar, podia-se perceber duas lágrimas que rolavam dos olhos daquele homem, diante da emoção de ter vencido uma modéstia etapa de sua vida, mas, que tinha a significação de estar crescendo e sendo olhado como um ser humano trabalhador, honesto e vencedor! A aeromoça ajudou a colocar os meninos em seus lugares, afivelar seus cintos de segurança e, alguns minutos depois, aterrissava o grande avião no aeroporto de Guararapes, de onde eles de ónibus seguiriam para o interior para um encontro de afetividade e saudade dos longos anos sem se encontrarem. Tudo isso foi um sonho realizado por uma família que hoje, através do trabalho, condições de projetos governamentais, estão vendo acontecer coisas que nunca podiam esperar! *Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sábado, 1 de novembro de 2014

Saibam perder e aprendam a ganhar!

Antonio Nunes de Souza* Calei-me esses quinze dias após as eleições, pois senti e sabia que o “miau” ou canto dos tucanos derrotados fragorosamente nos dois turnos, não seriam silenciosos e, vergonhosamente, procurariam de alguma forma continuar tentando denegrir e destituir o governo, não tendo a humildade de reconhecer que, em matéria de tomar poderes, estão atrasados e o povo está em adiantado estado de cura e saturado de ouvir promessas de quem, no passado, teve suas oportunidades e, egoisticamente, jogou fora tratando os eleitores como se ainda estivessem lidando com os encabrestados e menos esclarecidos do passado! Perderam de uma maneira até preciosa e respeitável, graças a desgraça acontecida (a morte de Eduardo no desastre aéreo), a maneira que Marina foi aproveitada como grande sustentáculo e esteio fortalecedor, mas, com suas ideias chocantes em várias áreas, horas contornadas, horas não, mas, sem sombra de dúvidas continua carregando uma gama de votos respeitável que, em grande parte, favoreceu ao fraco e pretencioso Aécio que, demonstrando o seu prestígio (?) gritado e repetido em todos os momentos de 92% de aprovação governamental, perdeu vergonhosamente em seu estado para uma conterrânea que nunca exerceu nenhuma atividade política nas lindas Minas Gerais! E sabem porque aconteceu isso? “Porque competência se mede pelos resultados”! E o governo tem, claramente, melhorado a vida dos brasileiros em várias vertentes e o povo soube corresponder na hora que foi preciso, elegendo quem os trata como seres humanos, solidariedade, moradia, educação, cultura e saúde! Lógico, claro e evidente que, embora com uma melhora reconhecida pelos que sentem na pele os efeitos, todos nós sabemos que tudo precisa melhorar bem mais, muito mais e cada vez mais para alcançarmos um patamar compatível com os países do primeiro mundo, mas, por que tem que se cobrar uma guinada de 360 graus a um partido que apenas está governando há doze anos, sofrendo uma pressão terrível de grandes partidos aliados, pequenos partidos de alugueres e outras forças sobrenaturais representadas pelas oposições vorazes? Isso tudo sem contar com os absurdos que estão vindo à tona com relação aos escândalos de desvios, falcatruas, peculatos, abusos de confianças, etc. Demostradas com denúncias (algumas já provadas com condenações e afastamentos), praticadas por partidários e outros de diversos partidos. Infelizmente, essa ganância pelo vil metal, não respeita linha partidária, somente a “lei de Gerson” é que é a válida: Levar vantagem em tudo! É preciso que nossa omissa sociedade trabalhe com esclarecimentos, sempre que possível escrevam, deem palestras, levem para as salas de aulas informações mais objetivas com relação ao valor do voto, quanto se terá de resposta benéfica votando melhor, parando de dar o seu precioso voto para aqueles que estão lhe presenteando com algo ou prometendo cargos e empregos aos seus familiares. Esses são os mais perigosos! Minha pretensão era ensinar como ganhar, mas, no decorrer do texto, resolvi que não existe razão para eu dar lições de boas maneiras e comportamentos para uma vertente de gananciosos, órfãos do golpe militar e viúvas inconformadas de Aécio. Eles que mudem seus comportamentos e respeitem mais o povo brasileiro, ajudando a corrigir os erros e não exagerando os existentes e inventando outros absurdos! *Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com