quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O pobre Pastor peidou!

Antonio Nunes de Souza*

Da maneira que a Globo, através do carrasco Bonner, faz as entrevistas com os candidatos a presidência do Brasil, não seria novidade alguém se cagar todo ou toda, somente em função de não poder mandar o casal de repórteres para merda e solicitarem que eles deem a oportunidade para os candidatos responderem em paz e até o fim das explicações  sobre o fato!
No caso vexatório, nosso querido pastor político/religioso lembrou-se da máxima popular bastante usada (quem tem cu tem medo) e, sem cerimônia, mandou bala peidando para milhões de telespectadores, demonstrando assim que, mesmo sendo um homem santificado, não consegue controlar o furico na hora do perigo! Na “Plim Plim, fez PUM Pum!
Imagino eu que, à surdina dos controles anais, muitos peidos foram ao ar durante todas as entrevistas, apenas os políticos mais experientes sabem disfarçar com categoria a saída dos gases fétidos. Suponho até que os mais sagazes usam na saída (ou entrada. Quem sabe?), uma cápsula de “cheirinho Iguatemi” para não dar pistas com o odor nada agradável dos puns!
Esses fatos são divertidos e são as pequenas vinganças do sofrido povo que, durante todos os anos, recebe “merdas” de muitos administradores corruptos e exploradores dos brasileiros.
Adorei o ocorrido, parabenizo o Pastor, pois, parafraseando Getúlio Vargas, “seu peido saiu da bunda para entrar para a história!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com



Reconheçam a competência!

Antonio Nunes de Souza*

Creio que não é pedir muito, solicitar que você passe um filme em sua cabeça e reveja os grandes esforços e dedicação do nosso deputado Geraldo Simões que, em suas diversas gestões, quer seja de prefeito, deputado estadual e federal, sempre esteve presente em nossa cidade e região, procurando atender as necessidades do povo, trazendo projetos de melhorias, acompanhando obra em andamentos e, muito mais importante que isso tudo, sempre atendendo a todos que lhe procuram, tentando ajudar em todas as necessidades, não só as básicas como as mais essenciais!
Estamos com um rosário de obras importantíssimas para o engrandecimento da região, estado e país (ferrovia, aeroporto internacional, ampliação e construção de novos portos marítimos, duplicações de rodovias, ponte Ilhéus/Pontal, sem contar o avanço fantástico na agricultura familiar em toda Bahia, desenvolvido na sua gestão de secretário da agricultura.
Quero deixar claro que esse reconhecimento que faço, gratuitamente, é para mostrar que devemos ser parceiros daqueles que são realmente itabunense, continuam morando em nossa cidade, não aparecendo somente nas eleições para usar dos “Judas” vendedores de votos, pagando com sacos de moedas ou dando cargos para incompetentes administrarem (?). Esses vermes são mais execráveis que os políticos corruptos! Nós temos é que votar em nossos candidatos, ligados a região e que sempre estão se apresentando nas nossas horas precisas!
Chega de alimentar os políticos aventureiros, catadores e compradores de votos, chamar atenção daqueles que apóiam esse esquema fétido, mostrando uma realidade que, somente mudando esse estilo, poderemos ter grandes melhorias em nossos municípios.
Vamos prestigiar o Partido dos Trabalhadores, pois, com clareza e evidência, estamos vivendo num país melhor, fato que, há muitas décadas, nunca tivemos essa satisfação!
Se existem erros no geral? Claro que sim! Mas, como se vê, diariamente, a polícia federal, ministério público, procuradores e a lei em geral, estão agindo veementemente, expurgando essas ervas daninhas que se aproveitam ou se aproveitaram das facilidades, atuando criminosamente! Isto é o que devemos fazer, ajudando em denúncias e não votando errado para que tenhamos um saneamento na política e administração brasileira!
Estamos com Rui para governador, Geraldo para deputado federal e Dilma para nossa respeitável presidenta. Pois, com esse trio no poder, teremos uma Bahia forte e com a prosperidade que merecemos!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

domingo, 24 de agosto de 2014

Você é cego, surdo ou conveniente?

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer que estou fazendo um julgamento grosseiro, mas, a verdade é que em função de ouvir determinadas conversas e comentários vazios e impensados, até de pessoas de boas formações, sinto-me obrigado a chamar a atenção desses mal informados ou radicais opositores, que leiam mais, prestam atenção aos comentários que não são partidários, sem tendenciosidades e de importâncias altamente reconhecidas, para assim reconheceram as verdades claras e concretas com relação ao governo do partido dos trabalhadores!
Aceitaria até que falassem que estamos com uma administração boa, aproximando-se da ótima e excelente, mesmo tendo que atravessar crises mundiais, principalmente financeiras, aliadas as violências urbanas e de guerras que, lamentavelmente, atingem e refletem em todos os países, porém, não podemos condenar. Entretanto, como queremos voltar ao poder, prometemos que vamos tentar melhorar o que está sendo feito pelos atuais dirigentes!
Seria mais sensato, menos mentirosos, expondo a grande verdade dos seus gananciosos intentos, sem pensar primeiramente no Brasil e seu povo. Talvez até, falando com franqueza e a pura verdade, o sempre enganado eleitor, se comovesse e votassem contra o que eles sentem na pele e no corpo as grandes melhorias que têm acontecido nos últimos doze anos!
Será que, depois do nosso reconhecimento super claro e evidente dos chefes de Estados mundiais (Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Japão, Espanha e tantos outros, como os da America Latina), todos elogiando nosso país com uma respeitabilidade jamais conseguida por nós, surgir uma corrente opositora, fanática e pretensiosa, querendo vencer eleições calcando-se em inverdades?
Que o povo reconheça as melhorias acontecidas e votem com aqueles que, mesmo estando lá encima no poder, estão ao seu lado.  Não se deixem levar por promessas que vocês não são Santos!
Basta de serem cegos, surdos ou convenientes, sejam apenas BRASILEIROS!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com
  


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ouvidos ou penicos?

Antonio Nunes de Souza*

Com tristeza singular, temos que fazer essa transformação física e mental, para que possamos aguentar a zoada infernal de centenas de decibéis instalados em carros que, desrespeitosamente, tentam nos ensurdecer pelos barulhos e nos enlouquecer pelas “merdas” transmitidas. Parecem que estão tratando com idiotas, pois, sem nenhuma cerimônia, repetem as velhas e desgastadas promessas que vão colocar as cidades, estado ou o país, verdadeiros paraísos terrestres, solucionando todos os problemas existentes e, logicamente, melhorar as coisas que estão funcionando com normalidade!
O mais curioso é que, tais promessas são repetidas com veemências, principalmente por aqueles que já passaram pelos poderes e nada fizeram, deixaram seus rastros de incompetências, desrespeito ao povo, grandes enganadores e, como era no passado, voltar como grandes heróis salvadores da pátria!
Será que o povo ainda acredita nessa técnica desgastada e mentirosa, para ter a tola idéia de votar nesses políticos aproveitadores profissionais, que sempre levaram suas vantagens usando da boa fé e esperança dos eleitores? Sinceramente que duvido muito, pois, de tanto apanharem seguidamente, embora seus ouvidos estejam recebendo “merdas” como se fossem penicos, suas mentes estão muito mais claras para perceberem quais são os que realmente estão melhorando, tentando melhorar ainda e mostrando para o mundo que hoje temos um Brasil superior e respeitável, oferecendo maiores e melhores condições e oportunidades ao seu necessitado e merecido povo!
Claro e lógico que podemos, com muito critério, pinçar uns poucos que merecem as nossas atenções (antigos, novos e atuantes), mas, todo cuidado é pouco para que nessas escolhas, não pequemos com distrações ou enganos, dando chances as velhas raposas!
Continuem dando seus passeios nas ruas das cidades, desfrutem da invernal barulheira e, sem alternativas, ouçam as propagandas e promessas dos santificados (?) candidatos, porém, tenham o maior cuidado na hora de darem os seus sagrados votos!
Jamais esqueçam que ”competência se mede pelos resultados” e, os que são melhores, pode procurar e ver, facilmente, muitos resultados obtidos, concretos ou em andamentos!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Os pudicos desatualizados!

Antonio Nunes de Souza*

Normalmente, para evitar polêmicas, nunca ligo ou alimento algumas opiniões recebidas através de e-mails, quer sejam elogiosas, quer sejam condenatórias. Mas, não tendo vindo nada criativo na minha mente, vou aproveitar para despertar a atenção de alguns leitores que acham abusivos meus termos utilizados com liberdade para ilustrar os fatos e ocorrências nas crônicas e artigos, justificando que escrevo na linguagem corriqueira do dia-a-dia, tão comum nas comunicações da internet, mesas de bares, banquetes, ruas, televisões, rádios, livros, teatros, etc., sem que as intenções sejam pejorativas e chulas. Simplesmente, tudo é usado para dar ênfase ao assunto, qualificando-o como algo especial ou depreciativo, conforme o emprego na sentença!
Sessenta anos atrás eu, às escondidas na biblioteca de Santo Amaro, li os livros de Jorge Amado, Cacau, Suor, Carnaval e outros, onde você poderia encontrar as maiores sacanagens nordestinas, descrições de atos sexuais com detalhes, muitos nomes considerados “feios”, mas, como era algo inovador e tratava-se de um mestre da literatura que surgia, a admiração era grande e ninguém ousava dizer que eram condenatórias, E hoje, sessenta anos depois, gostaria que vocês lessem, de João Ubaldo Ribeiro, nosso querido imortal da Academia Brasileira de Letras, que faleceu recentemente, o livro “A casa dos Budas ditosos” que, seguramente, vão ver que minhas crônicas e artigos parecem versículos bíblicos comparados as barbaridades que ele escreveu, apresentando com a maior clareza possível, todas as sacanagens mundanas e mais algumas que, mesmo com essa idade, desconhecia! Minha comparação não é, em nenhuma hipótese, uma heresia, apenas para dar ênfase a citação e, ao mesmo tempo, estimulando para que leiam os livros citados no sentido de ampliar seus conhecimentos literários!
Portanto, compreendam minhas intenções de escrever para o povo, sem dar muitos valores às diretrizes da ABNT, que aprendi na faculdade, pois, se começar a ser um escritor casto e puro, usuário do português de Camões, tenho certeza que passarei a ser um chato que quer dificultar as compreensões, ou esnobar demonstrando ilustres conhecimentos. Não quero isso e nem desejo que alguém no futuro diga: Como disse o escritor Antonio Nunes, no seu livro X, etc., basta que lembrem vagamente de mim e digam: Tinha um cara, que nem me lembro o nome, mas escrevia umas crônicas do caralho!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – antoniodaagral26@hotmail.com

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A zona azul está preta!

Antonio Nunes de Souza*

Depois de uma espera de mais de um ano, fomos agraciados com uma empresa para explorar e administrar os estacionamentos centrais e periféricos, no sentido de ordenar mais o trânsito, liberando as vagas como rotativas e, maravilhosamente, nos livrando dos malditos “flanelinhas”, que por conta própria e assentimento da administração pública, se transformaram em donos absolutos das ruas, nos saqueando e provocando riscos e desgastes nos veículos, caso você tenha a idiota idéia de dizer que não vai pagar nada e que a rua é pública. Essas expressões, seguramente, lhe gratificam com desagrados em suas pinturas e pregos nos pneus nas posições de furá-los assim que você siga seu destino!
Entretanto, depois de iniciado essa prestação de serviço, deixando a desejar em alguns aspectos que citarei, outra empresa que me parece criada especialmente para receber esse benesse da administração itabunense, presumo que não tem experiência comprovada para nos atender com a eficiência que esperamos e precisamos, mas, jamais quero ser um julgador antecipado, apenas desconheço a empresa citada, que se diz lesada na licitação, e agora pela segunda vez, foi agraciada com o julgamento da lei, para que suspenda os trabalhos da atual que está atendendo, no sentido de esclarecer corretamente, como foi que a empresa foi vencedora!
Lógico que é justíssimo fazer as coisas funcionarem dentro de um padrão de clareza e honestidade. O que não podemos é deixar de ter esse necessário serviço, com a maior brevidade e dentro das regras justas e corretas, funcionando a contento.
Quanto à empresa atual, embora utilize um sistema moderno dentro das tecnologias de ponta, colocou um número restrito de funcionários nas ruas, fazendo com que tenhamos que estacionar e gastar dez ou quinze minutos procurando um dos seus atendentes, senão somos passivos de multas. Isso é um absurdo grande! Certo e correto seria mais funcionários ou, mais tranqüilo seria colocar uma guarita visível em cada quarteirão e, quando parássemos, saberíamos onde nos dirigir para efetuar nossos pagamentos. A questão de colocar créditos na empresa é inadmissível, pois não temos obrigações de antecipar créditos e, muitas vezes, são usuários de outras cidades, que eventualmente, aqui aparecem.
Assim sendo, vê-se que a zona azul está preta e, em alguns momentos, uma verdadeira “zona”!
Vale a pena o senhor prefeito tomar a frente desse caso, juntamente com o secretário pertinente, e atender aos seus munícipes!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Campanha mais que justa!

Antonio Nunes de Souza*

Vinha calmamente pensando com meus botões a maravilha que é a campanha “Criança Esperança”. Todos os anos arrecadam milhões, sempre apresentando resultados surpreendentes com relação ao atendimento em todas as áreas, para as crianças pobres do nosso país. De repente, desponta em minha frente, aquele velho amigo Roberto que escrevi na crônica “Encontro fatídico” (vide meu blog). Passos arrastados, curvatura do corpo para frente, boné para esconder à careca, bermuda de calça velha cortada, mostrando tantas veias nas canelas como se fosse uma rede ferroviária!
Cheguei por trás e disse no maior entusiasmo: Diga aí meu amigo Robertão!
- Oi Antonio Manteiga, o mais que posso dizer é “ai” em vez de aí. A zorra do corpo dói em qualquer posição que eu esteja!
-Mas estou vendo, que depois de nosso encontro muitos meses atrás, você continua numa boa e vivendo.
Exatamente! Numa boa merda e vivendo mal prá cacête! Mesmo a sua maneira gentil de me elogiar para elevar meu astral, me deixando grato, mas, tenho que ser sincero com você dizendo exatamente como me sinto. Todas aquelas coisas que lhe disse naquele encontro estão cada vez piores, sou apenas um policial de cuidados, agenda para lembrar os horários de remédios, um esforço de memória filho da puta, pois às vezes pego a caixa do remédio, abro e, imediatamente, me esqueço e não sei se já tomei ou se devo tomar. E essa dúvida é uma merda, inclusive perigosa!
Para mudar um pouco a conversa, perguntei: Que tal você acha a campanha Criança Esperança?
-Muito boa, porém já deviam fazer também a campanha “Velhice Desesperada”, pois, nós velhinhos depois que nos aposentamos com uma merreca desgraçada, que não dá nem para os remédios que não são distribuídos pelo governo, alimentação, moradia e outros gastos básicos essenciais, estamos vivendo de teimosos que somos. E, uma ajuda substancial, seria muito bem vinda. Uma vez que não temos, como alguns, condições de arranjarmos um trabalho para complementar a renda. Loucamente eu cheguei a pensar em ser um “velhinho de programa”, para agradar as coroas, mas como, se meu órgão genital está mesmo que um tatu bola, todo encolhido que eu tenho até que desenrolar para poder mijar sem me molhar! Tomei um Viagra para testar e única coisa que endureceu foram as pernas e eu fiquei três horas sem poder me levantar e andar esperando passar o efeito!
Não pude conter o riso, com vontade de dar uma gargalhada, mas, tinha que respeitar as debilitações do querido amigo. Despedi-me dele desejando melhoras, ao mesmo tempo prometendo que faria um artigo alertando as emissoras de televisões para, bem depressa, olhar para os velhinhos, fazendo uma campanha mais que justa!


*Escritor - Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O dia dos pais!

Antonio Nunes de Souza*

Quem me conhece de perto, sabe perfeitamente que dispenso, sistematicamente, os “salamaleques e clichês” habituais para falar sobre essas datas expressivas, interessantes e maravilhosas que, simplesmente, foram criadas pelo comércio, indústria, empresas publicitárias, etc., com a pretensão lógica de ampliar suas vendas, mostrar suas novas sugestões e, mesmo não sendo ou fazendo parte dos seus interesses, termina criando um hábito e costume de dar e receber presentes que, seguramente, termina contribuindo para desabrochar uma maior aproximação familiar, um carinho necessário que durante o ano não foi dispensado, unificando um pouco mais os troncos familiares. Uma maneira sábia e lucrativa que amplia seus grandes lucros e nos fazem usar nossos cartões de crédito para que possamos enfrentar com orgulho o compromisso de dar ou receber as lembranças carinhosas!
Acho isso tudo genial, pertinente e bonito, pois se trata de uma maneira meiga e reconhecedora de quantas vezes nossos pais foram benevolentes, nos beijaram no colo, nos levaram para passeios, como também, centenas de vezes fomos desobedientes furtivamente e nossos queridos pais passava a mão na cabeça e nos dava conselhos que até hoje não esquecemos, em função das utilidades durante nossas vidas!
Portanto, nada de expressões poéticas e românticas, adjetivações nababescas, pois, todos nós sabemos que por toda nossa vida, todos os dias são dias dos pais e nossos filhos jamais deixarão de serem nossos meninos e nossas meninas!
Parabenizo a todos com fortes abraços, desejando paz, saúde, tranqüilidade e, principalmente, jamais esqueçam ou deixem de lado os seus, pois, bons ou ruins foram os geradores das suas lindas vidas e, muitas vezes, algumas das suas atitudes vocês reflitam e sejam compreensivos, pois, talvez, eles não tiveram as oportunidades de educarem-se e se sacrificou anos e contiveram desejos e sonhos das suas vidas para educá-los!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com