quarta-feira, 30 de julho de 2014

A sapeca Larissa!

Antonio Nunes de Souza*

Embora, ousadamente, estou sempre me atirando ao meu povo com assuntos da maior seriedade, na verdade o que gosto mesmo é de escrever e criar as minhas loucas crônicas, onde me divirto com estórias picantes, abundantes e vaginantes. Essa trilogia exerce um fascínio nas pessoas, deixando florescer nas mentes humanas, desejos, invejas e algumas mudanças comportamentais às escondidas, principalmente entre os pudicos envergonhados! Muitos experimentam e, verdadeiramente, nunca mais voltam as suas condições anteriores, além de sentirem certas raivas por terem perdido tanto tempo!
Desta feita vou contar as aventuras de uma mulher tesudíssima, mulata de uma brasilidade impecável, com corpo invejável, bunda, peitos firmes e empinados, barriga inexistente e um andar sedutor que enchia de tesão até algum eunuco que passasse ao seu lado! No popular, era qualificada pelos homens do pedaço como: Uma puta mulher! Assim era Larissa!
E ela, realmente, era as duas coisas: mulher e puta. Não trepava com a mão na cabeça para não perder o juízo, porque o seu juízo estava no seu útero pecador que, através do seu assanhado clitóris, lhe levava aos maiores gozos quase cotidianamente. Podem até achar que estou exagerando, mas, tenham certeza que ela quando estava acordada, não perdia a oportunidade de estar sentada em um penis, rebolando e fazendo algum homem enlouquecer.
De cara não era tão bonita, pois tinha uma linda dentadura olhos vivos, porém o seu nariz era achatado e umas narinas grandes parecendo duas garagens de fusca. Mas, quem gosta de nariz é corize e gripe. E isso parece que lhe dava vitalidade, pois, cada respirada, acelerava a mexida dos quadris fazendo aquela linda bundinha executar uma excitante dança sexual. E, essa fatídica mulher, transava porque gostava. Saía, jantava fora e depois ia para o apartamento ou motel servir de sobremesa. Muito embora, pela sua destreza encima de uma cama, logicamente, ela era, verdadeiramente, o prato principal.
Havia muito tempo que não via minha querida e inesquecível amiga e, depois da copa do mundo, casualmente me bati com ela num shopping, nos abraçamos, matamos a saudade, ela que era muito mais jovem que eu e estava ainda um monumento invejável e desejável. Aí, no decorrer da conversa, bastante orgulhosa me disse sem o menor pudor ou cerimônia em função da nossa velha intimidade e saber que sou super liberal:
-Antonio, com a visita de milhares de turista na copa, transei com argentinos, franceses, portugueses, japoneses, alemães e até costarriquenhos. Sinto-me realizada, pois hoje, minha xoxota é, literalmente, poliglota!
Ri bastante pela sua vaidade sexual e, depois de mais algumas conversas, nos despedimos e ela seguiu o seu caminho. Fiquei com os olhos vidrados em sua linda bunda, pensando com meus botões: “Essa bunda não deve, em hipótese alguma, peidar fedendo!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


segunda-feira, 28 de julho de 2014

O suposto poderio da TV!

Antonio Nunes de Souza*

Depois das lutas constantes, acordos mirabolantes e absurdos, os candidatos que se misturam com todos os partidos, políticos e ex políticos com determinadas influências (?), com a finalidade de angariar votos e, principalmente, conseguir alguns minutos ou segundos nos seus programas de TV, para expor uma catarata de promessas que vão realizar, alardeando o que fizeram e se desculpando porque não fizeram mais! Uma ladainha tão velha e conhecida que, somente os eleitores super menos avisados, ainda acreditam em tais declarações. Pois, o que o povo quer ver são coisas palpáveis com resultados comprovados a olhos nus, mostrando a competência administrativa ou legislativa do novo ou velho candidato. Uma vez que, “competência se mede pelos resultados” e não com desculpas de empecilhos sem comprovações!
Teremos, mais uma vez, a oportunidade de procurar analisar friamente os candidatos, procurar sentir até que ponto ele está sendo convincente, quem está por trás dele e também na frente, para que não nos deixemos nos enganar mais uma vez, tendo a desdita de lamentar nossa incompetência, para escolher o que melhor seria para todos!
Lógico de que todo cuidado é pouco, pois estamos lidando com pessoas espertas, inteligentes que, em sua grande maioria, são finos políticos profissionais, com verdadeiros cursos de arte dramática, deixando passar imagens completamente enganadoras. São, na expressão da palavra, paradoxalmente dúbios!
E ainda contam com o novo profissional da área, que é o marqueteiro, cobrando os olhos da cara para vender o seu produto sem qualidade, utilizando artifícios mirabolantes.
Vamos nos preparar com cautela, deixar os interesses pessoais de lado, pensar em termos de Brasil e, com coerência escolher o que será melhor para o povo brasileiro. Analise o quanto o país se desenvolveu nos últimos anos e, nada melhor que ajudar a uma continuidade desse trabalho, expurgando, aqueles que não foram confiáveis e procederam como oportunistas!
Não somos em nenhuma hipótese tendenciosos, somos sinceros e justos, no sentido de abrir os olhos para reflexões e não se deixar levar por declarações que não sejam pertinentes!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Aniversário da cidade!

Antonio Nunes de Souza*

Comemorando seus cento e quatro anos, Itabuna continua, mesmo com a crise do cacau, crescendo, prosperando, se modernizando e voltando-se para outras atividades, como fortalecimento do comércio, implantações de pequenas e médias indústrias, diversificação na lavoura, pecuária, caprinos, bovinos e suínos, colégios, cursos técnicos, faculdades particulares e universidades (estadual e federal)!
Vendo-se esse rosário de coisas que disse acima, parece que estamos numa megalópole que é uma verdadeira maravilha, composta das grandes necessidades básicas e funcionabilidade maravilhosa. Poderia até ser não fossem os problemas que afligem, lamentavelmente, todas as cidades do Brasil, talvez até mundialmente, relativas às questões de segurança, redes de distribuições de drogas, crimes até por motivos fúteis, saneamento, moradia, fiscalização rígida com a educação e a saúde (estes últimos estupidamente saqueados por administradores corruptos), fatos que poderiam ser minimizados caso houvesse maiores interesses políticos em fazer cumprir as leis com mais rigidez contra os causadores desses problemas, demonstrando que têm respeito e consideração ao povo que, esperançoso, deu o seu voto!
Cada novo prefeito que é eleito, infelizmente, encontra a cidade e todo município abarrotada de dívidas, obras inacabadas, abandonos de diversas áreas administrativas, tolhida de receber verbas para novas aplicações, já que as que foram disponibilizadas antes foram mal aplicadas ou, simplesmente, desapareceram “misteriosamente”. E, essa arrumação de casa, sensatamente, por mais hábil, inteligente e capaz, o prefeito (se tiver a sorte de contar com a câmara de vereadores) não pode ser feita com menos de um ano e até, às vezes, muito mais. Essas afirmações simplistas de que “se o prefeito quiser faz na hora, basta dar a ordem”, não passa de uma tolice partida de pessoas que desconhecem a mecânica da máquina publica!
Desejo dar os parabéns a nossa querida cidade, também ao nosso prefeito Vane do Renascer que, com todas as interferências e compromissos firmados, está, manhosamente e sorrateiramente, colocando seus desejos e suas idéias para funcionar e, claramente, já podemos vislumbrar uma série de coisas implantadas, outras em andamentos, mostrando ao povo que, aos poucos e dentro do possível, está cumprindo suas promessas de campanha, procurando mostrar que é difícil, mas, com garra e boa vontade de guerreiro, pode-se fazer as coisas acontecerem!
Vamos comemorar e sempre ajudar para que as melhorias sejam constantes, pois a sociedade em geral também tem compromisso de cuidar da comunidade!
Um abraço senhor prefeito, mas, não seja “deVANEador”!!!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Baque na literatura!

Antonio Nunes de Souza*

Nós não merecíamos de hipótese alguma, sofrer o castigo e ficarmos tolidos de novas e valiosas obras, com as mortes repentinas de três ícones da nossa literatura, respeitados mundialmente, acontecidas num período de menos de um mês!
Ubaldo, Ariano e Rubens, romancistas, poetas, cronistas, dramaturgos, educadores, palestrantes e mais uma dezena de outras atividades na área cultural, tornaram-se imortais pelas suas conhecidas e magistrais obras, através dos cinemas, teatros, livros e conferências, lugares onde eram e são comprovadas as qualificações de homens especiais, dotados de inteligências privilegiadas que, benditamente usadas, deixarão para a posteridade um legado respeitável, admirável e servindo de exemplo para todos que, com carinho e dedicação, seguem a trilha da divulgação das artes e literatura brasileira!
Mas, temos que respeitar a vontade divina de levar para junto de si, pinçando o que existe de melhor, para abrilhantar as bibliotecas celestiais. Pois, bem sabe Deus que os imortais jamais morrem. Apenas são agraciados com um merecido descanso, já que os seus acervos se perpetuarão pelos seus valores contidos.
Não podemos deixar de lamentar essa ocorrência rápida e brutal, entretanto entender que, todos nós, temos nossos prazos de validades para cumprir nossas funções. E esses, literalmente, cumpriram com as maiores sabedorias, inteligências e vanguardismos, deixando marcas privilegiadas, mostrando em suas trajetórias amostras fascinantes e maravilhosas. Vamos aproveitar para divulgar ao máximo a vida desses homens, no sentido de incutir na mente dos mais jovens, esses valores que acabamos de perder, mas, através das suas brilhantes obras, continuarão mostrando para todos seus valores inigualáveis!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


domingo, 20 de julho de 2014

Uma realidade lamentável!

Antonio Nunes de Souza*

Para muitos, podemos parecer sádicos, críticos infames ou desmancha prazer, fazendo declarações reais, pois, todos preferem esconder essa realidade cada vez mais crescente e real! Refiro-me aos eventos religiosos (missas, procissões, cursilhos, etc.) que, na sua maioria, seus seguidores são pessoas idosas, enfermas, pobres ou alguns poucos ricos a fim de conseguir perdões pelos pecados cometidos. Nota-se perfeitamente que seus desgastes físicos, a proximidade da morte e a procura de melhoras são, na verdade, a razão principal de termos a oportunidade de ver determinadas pessoas acompanhando com idas constantes aos templos sagrados. Uma verdadeira busca de perdões, curas e, quem sabe, uma guinada financeira misteriosa de mais de 360 graus!
As igrejas hoje estão apelando para musicalidades, colocando centenas de padres, pastores, freiras, rabinos, pai de Santos, etc., como cantores de músicas com letras religiosas, porém com ritmos dançantes da moda, no sentido de angariar a juventude, trazendo uma camada de novos seguidores para suas diversas seitas. Para nós, isso é uma lamentável realidade, que somente os cegos não percebem, ou fazem que não percebem, para não quebrar o novo encanto de apascentar ovelhas! Se nós, pobres humanos, pessoas simples, percebemos esse interesse, imagine vocês o que diz de tudo isso a Divindade Celestial? Será que só nos procuram quando estão na pior?
Vamos mudar esse comportamento de somente se lembrar da existência de Deus em nossas vidas, quando estamos debilitados, necessitando de ajudas, talvez aquelas ajudas que negamos a outros quando poderíamos servir!
Nada melhor que repassar para os jovens essa mensagem, mostrando que devem encarar com seriedade a obrigação, devoção e, depois, os prazeres!


*Escritor Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lamento e nova preocupação!

Antonio Nunes de Souza*

Acordei com a triste notícia da morte do nosso ícone literário, João Ubaldo Ribeiro, baiano que muito nos honra, Membro da Academia Brasileira de Letras. Uma lástima, mas, pelo seu magistral talento, nos deixou obras primas que marcaram e marcarão épocas durante toda vida. Mas, infelizmente, todos nós, geniais ou não, temos o nosso prazo de validade determinado por nossas divindades!
Depois de polêmicas, tumultos, etc., tivemos a realização da copa do mundo que, ao contrário das premonições dos urubus tupiniquins, foi um sucesso internacional que, certamente, carreará milhares de turista para nosso país, em função da acolhida e jeitinho brasileiro de resolver todas as situações, com atitudes humanitárias e solidárias. Como disse João Ubaldo em seu livro: VIVA O POVO BRASILEIRO!
Agora começa a florescer a maior e mais preocupante situação do nosso país, que é questão política na escolha de candidatos, coisa difícil, mas possível. E, em último caso, pela falta de opções, escolher os menos nocivos, mesclando com os bons (?) que por ventura se elegerão pelos seus prestígios ou trabalhos realizados.
A verdadeira e grande preocupação são as parcerias que são feitas, misturas de partidos completamente adversos em alguns Estados ou cidades, mudanças bruscas e descabidas de vertentes de plataformas em favor do povo, todos vislumbrando as disposições de cargos, benefícios próprios e a velha troca de apoio nas suas futuras campanhas para as vereanças e prefeituras. Em alguns casos, ficamos todos estarrecidos com a falta de vergonha, vendo essas pessoas elogiando outras que outrora falavam cobras e lagartos nos palanques e na mídia. Esses são uns verdadeiros pulhas que fazem carreira política, somente para encherem os bolsos!
Portanto, tenha essa preocupação em mente, seja sensato, imparcial e pense em seu país, escolhendo certo (ou tentando), o que seja melhor para todos. É muito melhor refletir agora, que ficar quatro anos reclamando de governantes e legisladores corruptos e incompetentes!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A turista que ganhou a copa!

Antonio Nunes de Souza*

Tivemos a alegria e privilégio de receber milhares de turistas em nosso país, onde se encontravam visitantes dos mais distantes lugares, etnias, línguas e dialetos, enfim, todos dando um colorido maravilhoso a nossa grandiosa copa do mundo. Nada de falar em ganhar ou perder nesse caso, pois o importante é ter proporcionado um espetáculo que deslumbrou o mundo!
O que quero destacar é a estória de Madalena, uma loiríssima argentina que, na sua terra, por ter um corpo escultural, lindos olhos azuis, características nórdicas, uma beleza super sedutora, aproveitava-se por ser esse monumento feminino, para usar o seu corpo em benefício de servir de acompanhante para ricos pagadores em suas viagens, passeis, reuniões sociais em outros países, etc. e, aconteceu receber uma proposta para acompanhar um rico industrial, para assistir a tão festejada copa do mundo, realizada no Brasil. A sapeca não titubeou, arrumou seus panos de bunda, pois, sempre exigia um guarda roupa novo compatível com o país que visitaria, inclusive para estar à altura do seu patrocinador, que certamente desejaria que ela chamasse a atenção para alimentar seu ego e sua satisfaço pessoal de grande conquistador!
Chegaram e foram se hospedar no Copacabana Palace, que ela quando viu foi logo imaginando: “Já comecei a ganhar a copa!” Pensou essas palavras com um sorriso lindo no rosto. Embora ele já tivesse estado aqui várias vezes, ela, por ser a sua primeira, começou a desejar fazer todas as opções turísticas e ele, obdientemente, fez as suas vontades, indo a algumas e em outras, entregando-a a uma companhia especializada nessas excursões, com guias bilíngües e todos os confortos. Diariamente, entre os jogos que não interessavam ele ir, ela ficava livre para suas aventuras pelos mais conhecidos e desconhecidos pitorescos lugares do Rio de Janeiro. Até que foram visitar uma das favelas pacificadas, sendo recebidos por um grupo de pagodeiros e MCs, bombando com suas músicas e danças Funk, cheias de seduções libidinosas que, imediatamente, Madalena caiu na roda experimentando aquela esfregação deliciosa, obviamente, sentindo a excitação desenfreado do seu “partener” do morro. E, ao deparar-se com um negro daqueles lindos, sorrisos teclado de piano, corpo de atleta e, sem cerimônia deixava que ela sentisse seu avantajado membro, nem pensou duas vezes. Agarrou-se a ele, esfregando-se mais que lavadeira em beira de rio e, sem nem ligar para a platéias, começou a beijá-lo com uma veemência voraz que seria capaz de transar ali mesmo no meio da roda!
Trocaram telefones combinando se encontrarem, sem excursões, para realizarem o que ambos estavam aflitos em fazer: sexo! E não deu outra, pois dia seguinte, acordou, ligou para a recepção solicitou um taxi, alegando ao seu patrocinador que iria fazer umas compras. Ele lhe deu os dólares necessários e ela saiu. Porém, ele puta velha e experiente, desconfiou das saídas e últimas reações, solicitou do hotel que um detetive particular a seguisse, alegando que era pela sua segurança, mas, desejava um relatório completo das suas andanças. À tarde, antes que ela chegasse, o detetive apresentou o “dossiê” com fotos dela nas agarrações com seu parceiro, tanto na entrada como na saída do Motel. Ele, como nunca confiou nessas galinhas, quando ela chegou, pegou as roupas que tinha comprado, deixando apenas as suas poucas que ela trouxe e, sem nem pestanejar, botou ela para fora do hotel, jogando-a na rua da amargura, sem dó nem piedade. Ela cheia de paixão pelo seu negão, correu para seu barraco no morro, e ele lhe disse: Eu não tenho porra nenhuma, moro aqui, faço samba para agradar turistas e moro sozinha. Se você quiser vir morar aqui, vai ter que dormir na copa, pois o barraco só tem dois cômodos.
Como ele nem deu sua passagem de volta, ela teve que se submeter à situação, já que não tinha alternativa, como também estava apaixonada pelo seu criolo avantajado. Resultado: Margarida fez sua última aventura como acompanhante e hoje está começando uma nova vida de “copeira” em um bar do morro e, certamente, aumentará a nossa já grandiosa quantidade de mestiços!
De uma forma ou de outra, ela ganhou a “copa e a cozinha”!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sábado, 12 de julho de 2014

Do nascer ao morrer!

Antonio Nunes de Souza*

Todos aqueles que convivem de perto comigo, amigos íntimos, sabem e estão cansados de ouvir meus conceitos sobre a vida (nascimento, crescimento, velhice e morte), acentuando várias conjecturas, onde me esforço para ser bem claro, porém, por se tratar de citações nada comuns e, ao mesmo tempo, muito vanguardistas, confundo as cabeças dos meus interlocutores ou, pelo menos, deixa-os desnorteados e com a convicção que estou, simplesmente, louco!
Num poema que fiz há muitos anos, enfatizo e defendo a idéia que nós deveríamos nascer velhinhos, pequeninos, mas com crescimento mais veloz, cuidassem das nossas doenças, alimentassem nossos corpos para enfrentar o futuro, fôssemos tendo uma vida e desenvolvimento em corpos saudáveis e,quando chegasse o nosso ciclo determinado de vida, iríamos encolhendo, mas, com muita saúde, até ficarmos uma criancinha, quando morreríamos no colo dos nossos amigos e parentes. (Vide o filme “A vida de Benjamim Burton” que é genial e tem alguma similaridade). Na seqüência normal da vida você nasce passivo de dezenas de doenças, toma centenas de vacinas, pega dezenas de viroses, visitas aos médicos periodicamente, cuidados especiais, etc., durante o decorrer do tempo fazendo exercícios, não comendo muitas coisas  que gosta e, depois de todas essas obrigações e determinações médicas, na sua velhice que depois desses tratamentos deveria estar uma “fera”, começa a sentir em dobro ou triplo uma série de doenças que vão debilitando seu corpo, fazendo com que você, assombradamente, espere a morte chegar a qualquer momento! Lógico que é uma sensação de terror diário, porém, simpaticamente, colocaram o nome dessa nossa linda (?) fase: Terceira ou Feliz Idade!
Eu, sinceramente, continuo defendendo o meu ponto de vista que, por mais maravilhosa que seja essa tal de feliz idade, nunca me fascinou e nem fascinará e, repito sempre, que não gostaria de passar por ela, preferindo quando começarem minhas debilitações pelos pesos dos anos, que venha a morte, já que do outro lado do mundo temos algo desconhecido, porém, com surpresas e algumas bondades divinas.
Dando mais uma de profeta, suponho que Deus, com sua sabedoria incomparável, também aproveita esses momentos terráqueos finais para dar os merecidos castigos pelos pecados cometidos durante suas vidas, poupando o trabalho de fazer do céu um lugar de julgamentos e condenações, recebendo as almas já purificadas. Em função dos seus erros e pecados cometidos, piores serão seus sofrimentos nas doenças e nas modalidades de mortes. Os bonzinhos (que não são muitos) morrem dormindo sem sentir nenhuma dor ou enfartos fulminantes). Os que morrem de desastres são os mais danados, pois devem ter cometidos muitas coisas as escondidas. Os que morrem crianças ou jovens é porque no futuro iriam aprontar muito.
Em uma coisa temos que concordar, pois, se for católico Deus perdoa e vai direto para o céu, se for espírita vai purgar um pouco e depois voltará para cumprir sua jornada. Somente, junto aos evangélicos é que se você for bom ganha o céu e se for ruim vai direto para o inferno, pois não existe meio termo!
Eu, precavidamente, já estou negociando com Deus uma nuvem de quarto e sala, com vista para o paraíso, ter o privilégio de anjinhos tocando harpas  as sextas-feiras a noite, um bom manjar diário e umas “caipihóstias” para animar! E não quero pagar condomínio.


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Não convence, mas justifica!

Antonio Nunes de Souza*

Somos duzentos milhões de brasileiros, sendo que todos se acham técnicos de futebol e conhecedores competentes de como podem ser resolvidos os problemas nacionais. Essa é uma característica nossa que, infelizmente, não nos ajuda muito nas soluções precisas, porque somente falam, mas não tomam atitudes diretamente para corrigir as distorções!
Entretanto, como vivemos numa democracia, todos têm o direito de fazer suas colocações, mesmo até quando são sem sentidos e nada pertinentes, então, partindo desse princípio da liberdade de expressão, como membro dessa rica colônia brasileira, também fiz a minha analogia com relação ao resultado desastroso da copa, acontecido com nossa seleção de garotos de ouro!
Inegavelmente, todos sabem que temos uma gama de jogadores tão imensa que, facilmente, podem-se armar várias seleções e representarem o país com dignidade e orgulho. Porém, como somos, talvez, o maior exportador de craques para o mundo futebolístico, nossos astros de maiores grandezas estão espalhados em diversos países e continentes, ganhando milhões de euros e dólares, seguindo os ritmos, hábitos, costumes, técnicas e instruções completamente diferente das nossas. Forma de jogar com orientações altamente diversificadas, além de comportamentos variados de árbitros, então passam a se comportarem de conformidade como atuam em seus países e times, mudando muitas vezes, ou sempre, suas características passadas, bem diferentes das aprendidas em seu país de origem. Podemos, facilmente, sentir isso com a volta repentina de muitos que vão como estrelas de primeira grandeza, não se adaptam e voltam para o Brasil.
Assim sendo, para se armar uma seleção nacional trazendo jogadores que atuam em diversos e diferenciados países, treiná-la em trinta ou quarenta dias, implantar um entrosamento perfeito e uma equipe coesa que se entenda em campo é, simplesmente, quase impossível. Posso até dizer, como ilustração, que é o mesmo que chamar um grande engenheiro automobilístico, dar para ele peças de carros da Ford, Chevrolet, Fiat, Mercedez, Kia, Renaut e outras marcas mais e, obrigatoriamente, querer que ele arme, em breves dias, um carro potente e competente para disputar e ganhar um campeonato de fórmula um. Isso pode até acontecer, mas, não está dentro do padrão das coisas fáceis!
E nossa seleção, lamentavelmente, procede dessa forma, mudando de técnicos constantemente, cada um modifica as convocações e características de jogar e, o tempo de treinamento, sempre é ínfimo não atendendo as necessidades e qualificações.
Que esse desastroso resultado sirva de lição e reflexão para os dirigentes e responsáveis maiores, cale também a boca dos idiotas da mídia e fora dela que gritavam diariamente que a copa tinha sido comprada pelo governo e que abriram as pernas para a FIFA, para que o Brasil fosse tranquilamente campeão!
Vamos agora torcer para que consigamos o terceiro lugar com uma vitória digna e respeitável, mostrando para todos que, com todos esses acidentes de percursos, os brasileiros são orgulhosos guerreiros. E essa sofrida torcida, embora triste, lembre-se que somos penta campeões e estamos hoje entre os quatro melhores do mundo!

*Escritor - Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com




sábado, 5 de julho de 2014

Minha volta ao gramado!

Antonio Nunes de Souza*

Depois de deixar passa as festas de S. Antonio, juninas e o início de grande parte da copa do mundo resolvi, já que não sou um grande festeiro e muito menos fanático por futebol, voltar para minha modesta condição de cronista, aproveitando as coisas que vi, ouvi e li, para dar uma opinião, estritamente pessoal, sobre o comportamento apresentado pelos brasileiros, nesses dias tão festivos e inusitados que todos estamos vivendo, recebendo mais de um milhão de turistas que, certamente, deixarão seus dólares e levaram lembranças maravilhosas de nosso país, em função da sua beleza natural e a característica peculiar de um tratamento e cordialidade invejável e singular no mundo inteiro!
A miscigenação de raças ou etnias (cores, credos e classes sociais) está sendo destacada, surpreendentemente, mostrando ao mundo que somos todos iguais e, aqueles que têm seus hábitos, costumes, culturas  diferentes, devem ser, dignamente, respeitados como pessoas iguais.  Aqui, lamentavelmente, ainda sofremos alguns poucos preconceitos velados, principalmente nas classes sociais que, ridiculamente, não se conformam em ver os crescimentos dos pobres nos direitos e na economia. Quando se encontram nos mercados e shoppings, pessoas que ainda tem características de pobres e suburbanas colocando em seus carinhos, presunto, queijo, carne Friboi, vinhos, refrigerantes e outras coisas requintadas, eles chegam a tremer nas bases, principalmente quando percebe pendurada na bolsa a chave magnética de um carro novo, algumas vezes, mais do que o deles. Ainda levam dentro de si a mentalidade tacanha que os pobres têm que ser pobre à vida toda e serem subservientes para essa sociedade hipócrita que pensa ainda no tempo da escravidão. Mas, felizmente, essa parte insignificante, porém poderosa, está sofrendo uma pressão social que, brevemente, terá que ceder a uma realidade pertinente!
O reconhecimento mundial que a nossa copa está sendo a melhor realizada e de sucesso dentro todas que existiram até hoje, faz com que, nós brasileiros, tenhamos orgulho do nosso país, nosso povo e do grande esforço do governo de conseguir sediá-la. Sobre a questão dos erros, desvios, peculatos, etc., isso é que devemos apurar, rigorosamente, quem são os culpados e puni-los com veemência merecida. Ficar, tolamente, repetindo que “a culpa é do governo”, nada resolve. Nós todos somos responsáveis. E, se em sua família tem dois ou três membros que descambaram para procedimentos nocivos e condenáveis, devemos crucificar todos como responsáveis? Nada disso! Aqueles que são responsáveis diretos, não foram dignos dos seus cargos, abusaram da confiança, estes sim, devem pagar cara e serem execrados da vida pública, como já está acontecendo com alguns!
Vamos agora aguardar o final, comemorar, se Deus quiser, o hexa, mesmo sem o Neymar. Aproveitar essa experiência maravilhosa para que, nas olimpíadas, estejamos mais qualificados ainda, pois, com certeza, depois desse evento tão divulgado, milhões de turistas estarão visitando e outros retornando ao nosso país!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com