terça-feira, 3 de junho de 2014

Cuidado com mascote ou talismã!

Antonio Nunes de Souza*

Já está demorando aparecer mascote para as divulgações da copa do mundo, uma vez que as agencias publicitárias sempre se preocupam em apresentar alguma coisa ou animal, bonecos, ídolos de todas as áreas, etc., com a intenção de dar uma divulgação aos produtos que representam e, ao mesmo tempo, marcarem suas presenças nas roupas e mentes dos fanáticos torcedores!
Essa atitude é compatível com todo universo publicitário, pois, torne-se interessante agradar os seus clientes ávidos pelas vendas, como também, pelos resultados obtidos, ganharem prêmios e aumentarem as suas forças perante o mercado. O que acho que seja uma maneira de enganar o público é utilizar a imagem de grandes esportistas em quase todos os produtos possíveis que, os telespectadores, leitores e ouvintes, sabem perfeitamente que esses figurões nunca nem viram tais produtos, quanto mais que usam constantemente. Mas...esse nosso enganado povo acredita, piamente, em tais anúncios!
Essa entrada sobre a publicidade é, nada mais nada menos, para lembrar que alguns anos atrás, se não me engano em três copas do mundo, uma agência criou a imagem de “ARAKEN”. Um personagem interessante, escolhido um homem que não fazia parte de grupos de arte, mas tinha um tipo interessante, sem beleza, sem porte atlético, um tanto sem graças que o tornava engraçado bastante. Para aqueles que não conheceram ou não se lembram, ele era uma figura que lembrava muito aquele ator que faz há dezenas de anos a propaganda da BOMBRIL. De tão sem graça, tornou-se super hilário e simpático perante o público!
O que quero chegar é que nos últimos dias que antecederam as copas, as emissoras jogaram diversas propagandas da e para a seleção brasileira, mostrando o nosso bendito ARAKEN em diversas situações engraçadas e divertidas, sempre demonstrando que seríamos campeões. Mas, por ironia do destino, nunca conseguimos ganhar a taça quando nosso “mascote talismã” foi alvo de torcida e garantia de vitórias. Muitas vezes foram preparadas com esmero um vídeo de ARAKEN comemorando a vitória e, infelizmente, somente depois de algum tempo as emissoras nos mostravam os fiascos e azares do nosso “simpático e agradável Talismã”, mas, que não foi talhado com a divindade da sorte!
Portanto, por favor, nada de bonecos, coisas ou animais, cantando o hexa antes do tempo. Vamos deixar o barco correr, fazermos nossa torcida, esquecer o ARAKEN e, com garra e luta vencer dentro de casa!
E, antes de fazerem tolas críticas, lembrem-se que estamos sediando o maior evento esportivo do planeta. Isso significa que o nosso país é importante mundialmente!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com