quinta-feira, 27 de março de 2014

Meu Deus eu quero morrer!

Antonio Nunes de Souza*

Aos gritos e choro convulsivo Maria Tereza, segura por dois fortes enfermeiros, descia da ambulância no pronto socorro. Todos assustados olhavam para aquela moça, completamente desarrumada, porém deixando ainda transparecer a sua beleza, procedendo daquela forma. Um deles foi logo dizendo alto para todos: Essa deve ser uma das patricinhas riquinhas que encheu o cu de drogas!
Assim que a soltaram e colocaram-na sentada, levantou-se rapidamente e correu para a janela (estavam no segundo andar) tentando se atirar. Mas, foi contida pelos enfermeiros. Sem parar, sua frase normal era a mesma e cada vez mais alta: Meu Deus eu quero morrer! Chamaram um clínico que a examinou e nada pressentiu de anormal a não ser a histeria que se apoderava dela. Então solicitaram a presença de um psiquiatra e esse, dando-lhe um calmante, sugeriu que fosse melhor a presença de um psicólogo para conversar com ela e tentar saber a razão do seu desejo alucinante de morte.
Deixaram que ela dormisse, antes lhe dando um banho completo, pois estava imunda da cintura para baixo. E, quando acordou, quatro horas depois, já mais calma, porém aos prantos, pediu a presença de um médico para saber o seu estado. Veio o psicólogo, juntamente com o psiquiatra e juntos começaram um papo agradável com bom humor, demonstrando que eram confiáveis e que lhes seriam úteis. Porém, sempre meia sem graça e com o olhar baixo, não deixava de repetir a sua mórbida frase com relação a morrer.
-Minha filha, por favor, nos conte o que houve para lhe deixar nesse estado tão estranho. Sabendo as razões é bem mais fácil se achar as soluções! Falou o psiquiatra, um senhor de cabelos grisalhos que com sua aparência paternal, fazia seus pacientes se sentissem mais a vontade. E o psicólogo se retirou.
-Doutor eu vou contar embaixo da maior vergonha da minha vida, mas, depois eu quero que o senhor me prometa praticar a eutanásia comigo.
-Vou lhe ouvir, discutir os fatos e depois, resolveremos isso.            Combinado! Mas, confio no senhor com as maiores esperanças mortais.        Eu sou estudante de direito e fui convidada por um homem que é um engenheiro bem sucedido e já tínhamos trocados alguns olhares e poucas palavras quando nos encontrávamos no elevador, já que moramos no mesmo edifício. Aceitei, me preparei completamente, indo ao salão e fazendo todas as coisas que se faz para estarmos prevenidas para qualquer coisa que venha acontecer. Mas, por ironia do destino o que me aconteceu foi uma tragédia! Quando estávamos jantando minha barriga começou a fazer determinados ruídos e comecei a sentir uma agonia no intestino, calmamente dei um pum daqueles silenciosos que são apelidados de samurai (chegam em silencio e mata qualquer um). Foi um fedor tão desgraçado que nem eu suportei, deixando todos da mesa completamente sem graça. Passados dez minutos e aí larguei outro, desta vez um ninja que até o pessoal da mesa vizinha se levantou e pediu ao maitre para mudar de lugar. A essa altura eu suava por todos os poros, sem saber onde meter a cara, pois, pelos olhares do outro casal, percebia-se claramente que só podia ser ou eu o meu acompanhante e, como ele estava muito seguro de si, eu era a resposta para a curiosidade de todos. Jantamos rápido e saímos, pois não tinha clima para demoras. Então dei graças a Deus, pegamos o carro e fomos direto para o condomínio. Porém ao longo do caminho me senti mais aliviada e sem agonia, já de mãos dadas, aceitei seu convite para ir até o se AP que era dois andares acima do meu. Lá chegando começamos a conversar, sentados em um lindo sofá branco, aos pouco já estávamos trocando carícias bem íntimas. E, meu Deus, foi aí que começou a tragédia! Dei um peido bem alto e daqueles de carretilha que não se pode disfarçar e o fedor foi tamanho que ele foi para a varanda da janela tomar ar. Totalmente desesperada, corri para ele abraçando-o e pedindo milhões de desculpas. Ele com o nariz vermelho, como um cavalheiro elegante, me abraçou fortemente e disse: Isso acontece meu bem! Esse abraço foi mesmo que uma bomba, pois no mesmo instante eu me caguei toda, a merda escorrendo pelas pernas, aquilo parecendo vatapá, porém com fedor de feijoada podre! Saí correndo para o sanitário deixando atrás de mim um rastro de merda fétida e desastrosa. Ele vendo aquela situação grotesca, imaginou que eu estava podre por dentro logo chamou o SAMU. E eu trancada no sanitário sem nenhuma coragem para sair e encarar a situação. Foi quando chegou a ambulância, a notícia num minuto se espalhou pelo edifício e, na frente do AP dele já tinha dezenas de amigos e curiosos. Os enfermeiros pegaram um lençol que Jamil deu, cobriram minha cabeça e me trouxeram para aqui! Vim cagando por todo caminho, os enfermeiros com máscaras e eu gritando que quero morrer, depois dessa tremenda vergonha!
-Pronto doutor, essa é minha triste história e peço agora que veja se tenho ou não tenho razão!
-Você tem toda razão minha filha, foi uma situação filho da puta que deixa qualquer mulher completamente desequilibrada. Pensei, refleti, nunca fiz isso, mas, vou agir da maneira mais sensata: Pegou uma seringa com uma injeção de cianureto, aplicou na pobre mulher para ela ir matar o diabo sufocado nas profundezas do inferno! Nisso retorna o psicólogo entra e pergunta o que houve. E o psiquiatra responde calmamente: A coitada deu um enfarto fulminante e morreu. Pobre coitada!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com



quarta-feira, 26 de março de 2014

Senhor Juiz, não pare agooooora!

Antonio Nunes de Souza*

Voltamos a ver, nos baseando nos velhos adágios que, na maioria das vezes, a justiça tarda, mas não falha!
E esse exemplo estamos comprovando através da punição dada ao ex presidente da câmara de vereadores de Itabuna que, conforme comprovação através de auditorias documentais ficou clara sem sombras de dúvidas, que houve uma série de atitudes inconvenientes e desvios grotescos do dinheiro público, além do oportunismo usando contas de terceiros para empréstimos em seus próprios benefícios.
Lamentavelmente, na gestão passada tivemos uma gama tão grande de coisas erradas, absurdos nas decisões, descasos populares, falta em todas vertentes básicas e desrespeito geral para com a comunidade. Que podemos classificar a administração como desclassificada com honras e louvores. O maior exemplo dado de como nunca se deve tratar um município, atropelando, friamente, aqueles que confiaram seus votos cheios de esperanças, ou até os que foram gratificados para vender esse seu direito de cidadão. Uma decepção nunca vista que, pela sua incompetência, foi capaz de deixar no chinelo e desbancar algumas anteriores, consideradas trágicas!
Essa atitude do Ministério nos deixa, obviamente, mais tranqüilos, pois sabemos que, mesmo montados em cágados, vêm pelo caminho algumas outras necessárias e merecidas prisões, com a abrangência bem maior e pertinente, servindo de exemplos para os que estão chegando ávidos não só dos poderes, como também dos deveres de encher os seus bolsos!
É de se lamentar que, mesmo com documentos, testemunhos, etc., esses indivíduos, ainda tenham perante nossa obsoleta lei, o direito de responderem em liberdade, muitas vezes por tanto tempo que terminam caindo no esquecimento, ou são salvo pelas eventuais dádivas de perdões políticos.
Que essas relaxadas prisões até aconteçam, mas não deixam de desmoralizar, temporariamente, esses falsos políticos, proibindo que voltem a se candidatarem por determinados períodos, nos dando a oportunidade de nos redimirmos e fazermos umas reflexões melhores e mais analíticas antes de dar os nossos preciosos votos!
O que posso dizer senão, parafrasear o verso da música de Wanderléa: “Senhor Juiz, por favor, não pare agooooora!!!  

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com





domingo, 23 de março de 2014

Vamos melhorar a raça!

Antonio Nunes de Souza*

Meu avô gozador e bonachão, louro possuidor de olhos azuis, sempre repetia essa frase quando aportavam navios americanos ou europeus em Salvador, pois, devido as “fogacidades” e sensualidades das nossas mulheres e as securas dos marinheiros, tudo terminava nas camas ou em lugares improvisados e, quando retornavam para suas pátrias, deixavam aqui uma boa leva de negrinhos, mulatos e sararás com olhos claros, características de brancos e a felicidade das moças por estarem mostrando seus troféus importados. Hoje se transa muito, mas, no passado era a mesma coisa, apenas com mais discrição, sem a liberalidade dos nossos dias. Essa estória que nossos pais só se beijaram no dia do casamento é pura mentira. Todo mundo sempre transou numa boa, somente que era uma dificuldade retada, pois quase ninguém tinha carro e não existia essa leva de um motel em cada esquina!
Assim sendo, com esse recebimento de milhões de turistas no mês de junho, desta feita não serão apenas homens como os marinheiros, graças a Deus teremos também milhares de mulheres atletas e turistas que, com certeza, também mandaremos uma boa leva de espermatozóides tuquiniquins, resultando em muitos “brasgringos” por esse mundo a fora, que serão apresentados como se fossem medalhas conseguidas na copa de 2014!
Como sabemos todos, existe no mundo do futebol, principalmente, a grande gama das lindas e famigeradas “Marias Chuteiras”. Aquelas gatas saradas que se embelezam e vão para os treinos e jogos na esperança de um jogador famoso e rico lhe tomem como esposas ou amantes. Essas terão as maiores oportunidades das suas vidas, pois estarão em nosso Brasil os melhores e mais famosos e ricos dessa classe esportiva. Podemos dizer que será a “mega sena acumulada” para essas danadinhas e gostosas mulheres. Os gringos ficarão loucos, uma vez que nossas mulheres são imbatíveis na ciência de seduzir com suas lindas bundas, trejeitos e caras e bocas. Inegavelmente, super tesudas! E, provavelmente, algumas delas se arrumarão partindo para novos horizontes, considerando-se também vencedoras da copa. Assim sendo, desta feita haverá uma permuta de sacanagem, estaremos também melhorando a raça do exterior, exportando nosso produto interno bruto, equilibrando a nossa balança sexual!
Estou adorando essa discutida copa, pois, sem dúvida, teremos uma série de revoluções em todos os setores e, com satisfação, veremos novas características na nossa linda e faceira raça brasileira!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sábado, 22 de março de 2014

Ter esperança nunca faz mal!

Antonio Nunes de Souza*

Todos que me conhecem ou leitores de meus artigos e crônicas sabem perfeitamente que sou um incansável defensor do povo, exigente reclamante, fazedor de reivindicações constantes, principalmente para minha comunidade e região, chamando a atenção em todos os aspectos dos políticos e administradores, para que eles sejam mais humanos e responsáveis nos cargos que ocupam!
Entretanto, da mesma maneira que exijo posições, muitas vezes até simples, sendo algumas atendidas, tenho que reconhecer que certas solicitações, mesmo completamente pertinentes e super necessárias, não podem ser resolvidas pela administração municipal e em alguns casos nem a estadual, por tratar-se de obras que são para eles consideradas faraônicas e necessitam de verbas muito elevadas. E, no caso, estou referindo-me ao saneamento do Rio Cachoeira, fazendo com que ele volte a ser um lençol límpido e maravilhoso, como fora nos tempos passados. Pois, além da sua limpeza total, retirada da camada de lama e detritos acumulados em seu leito, se faz mister que sejam desviadas as canalizações de esgotos e águas imundas pluviais das ruas, ou que talvez seja mais econômico, construções de várias estações de tratamentos ao longo das suas margens. Obviamente, tudo isso que digo é uma opinião de alguém leigo que, somente através de informações, observações e também como sofredor, está sendo exposta no sentido de que, mesmo com essas passeatas, discursos, faixas, cartazes, etc., o assunto apenas fará com que discursos de promessas sejam feitos, como sempre acontece e as águas vão rolando para o mar!
Principalmente agora que a rainha das atenções é a copa do mundo com despesas nababescas, vindo em seguida a famigerada eleição, barragem dos rios para os abastecimentos da região, as obras do aeroporto internacional, duplicação da Ilhéus/Itabuna, ampliação do porto, ferrovia, implantação imobiliária da Universidade Federal e outras coisas também ligadas a esses projetos que já estão em andamento.
Portanto meus amigos, nunca fui e nem estou sendo pessimista, o que sou, com segurança, é realista, baseando-me no que sempre tenho assistido nessa vida louca que vivemos. Nada custa a sociedade dar seu grito, pois, pelo menos demonstra que estamos insatisfeitos e precisamos ser tratados com mais dignidade, respeito e humanismo. O que é difícil é sensibilizar essas pessoas que, depois que conseguem seus cargos, esquecem completamente que o povo é seu patrão, foi quem o colocou nas suas funções na expectativa de serem bem atendidos!
Ficarei feliz se estiver completamente errado e,dentro de breves dias, possa ver a dragagem e limpeza do nosso querido Rio Cachoeira!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 21 de março de 2014

País dos paradoxos!

Antonio Nunes de Souza*

Não precisa ser nenhum estudioso social, conhecedor profundo das análises sociológicas, pesquisadores profundos, para que percebam as discrepâncias que acontecem no Brasil, com relação aos condenáveis comportamentos de uns guerrilheiros urbanos, tenham maiores interesses de desestabilizar os governos, estimulando a anarquia e, como conseqüência, ocupar seus antigos lugares e, como sempre, não fazerem nada, mas sobreviverem pela grande capacidade de enganação que possuíram ao longo dos anos. São, sem sombra de dúvidas, enganadores profissionais, com mestrados e PHDs!
O governo federal está nas mãos de um partido (para mim poderia ser qualquer um desde que estivesse apresentando os mesmos resultados) por mais de dez anos, em todos esses anos sendo campeão de aceitação e simpatia por mais de 70% dos brasileiros, incluindo todas as classes e, estupidamente, nunca tivemos tantas greves, passeatas, reivindicações, barbarismos, tumultos, vandalismos e terror, como estamos presenciando e vivenciando na maioria das cidades brasileiras. Eu, desde os primeiros sinais, escrevi que, mais que certamente, todo esse levante insípido e destruidor da ordem e andamento do país, tratava-se de  uma politicagem podre que, sem a capacidade de enfrentar a realidade das melhorias implantadas no Brasil, encontrou nessa fórmula, onde a bandidagem também se aproveita, passando a ser uma junção dos engravatados e dos descamisados, gerando um desespero cotidiano ao nosso pacato povo que, as vezes tolamente, aderem tais movimentos pensando que são para favorecê-los!
A justiça, mesmo lenta, cega e, em algumas situações pendendo para alguns lados, tarda, mas não falha. Graças a Deus temos agora uma série de procuradores, juízes, desembargadores de uma nova safra, que não estão olhando caras, cores, credos e nem partidos, colocando as coisas dentro da ordem e denunciando aqueles que, no passado eram “Intocáveis”! Podem esperar que, a bem da verdade, em breve veremos quem são os patrocinadores e semeadores dos grandes distúrbios que estamos sofrendo nesse momento, que deveríamos estar comemorando o crescimento, independência e o grau de importância que alcançamos em todo mundo. Por favor, meu amigo, reflita e não se deixe levar por esses maus brasileiros que ficam de plantão financiando e esperando os resultados de suas mazelas!

*Escritor Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


quinta-feira, 20 de março de 2014

Vai acontecer na copa!

Antonio Nunes de Souza*

Conhecendo bem o comportamento do brasileiro de classe média baixa e baixa, tive a ousadia de fazer uma premonição que, com certeza absoluta, acontecerá muito na chegada dos turistas visitantes e durante suas estadias!
Início de junho, o país no maior reboliço para terminar as obras ou deixá-las em condições de uso, as expectativas são imensas do povo em geral e, logicamente e mais veemente, dos maus brasileiros “urubus verde amarelos, que estão torcendo para dar tudo errado. Não sei por que tanta mesquinhez numas mentes sem brasilidades.
Aeroporto internacional do Rio de Janeiro, 10 da manhã e estamos esperando uma das primeiras levas de fanáticos do esporte, vindo num avião “fechado” somente para esses assistentes pebolísticos. Apareceram na porta do desembarque, dezenas de placas com nomes para acolherem para os seus hotéis e, aos poucos foram dispersando até sumirem todos do saguão de recepção. Mas, pela confusão e também por alguma falha casual, nada anormal entre nossos patrícios, a família do Mr. John Robson ficou sozinha sem que ninguém tomasse conhecimento da sua chegada. Preocupado, como é normal, começou a reclamar do abandono. E foi aí que Zezinho do Tamborim, carregador de malas há dezenas de ano no aeroporto, entrou no assunto para apaziguar e contornar o problema. Com seu inglês nada convencional, aprendido nas suas lides diárias, falou para o americano: Take yease brother! I go quebrar you galheixo! O gringo, desconfiado, mas vendo-se abandonado num país que ele desconhecia completamente, achou por bem se acalmar e esperar o que aconteceria.
Zezinho bastante prestativo, carregou as malas, chamou um taxi e um amigo de sua comunidade e disse: Esse gringo e família são meus amigos (para o brasileiro, deu um bom dia já é amigo velho), deram um vale abandono e uma bolsa relento para meus amigos e eu vou aliviar a situação não deixando minha turma no sereno (já considerando da turma dele!!!). Falou Negão, vou levá-los entregar a minha comadre Tereza e sei que ela vai arrumar tudo numa boa.
Tereza acomodou o casal em sua casa e, na vizinha, colocou os dois filhos. Casas modestas, mas, tudo limpinho e organizado. Os gringos sem entenderem porra nenhuma estavam imaginando que era um novo tipo de acolhida e hospedagem estranha aos seus conhecimentos. Assim que Zezinho chegou às 20 horas, todos já jantados e ele, animado como era, levaram logo a família para um churrasco numa laje, onde o coro estava comendo forte no pagode. Como samba é samba e o rebolado das meninas morenas, pretas, mulatas e brancas eram tentadores, os americanos entraram na roda, meio desengonçados e começaram a dançar. Cervejas e tira gostos corriam soltos. Zezinho apresentando: Esse é Rodinho, meu amigo (Mr. Robsom já era Robinho  como se fosse amigo de infância de Zezinho.) Todos se abraçavam, brincaram e tentavam por meio de gesticulações conversar com os estrangeiros, procurando deixá-los bem a vontade e confiantes naquela acolhida inesperada.  Foram dormir e dia seguinte, folga de Zezinho, ele tomou uma Kombi emprestada do seu sobrinho e saiu com Tereza e toda família de Robinho para conhecer o Rio de Janeiro. Passearam por todos os lugares possíveis, indo até o pão de açúcar, Cristo Redentor, bondinho, favelas policiadas, praias, etc. Chegaram a noite cansados, mas, a gringalhada super feliz, somente diziam: Wondefull, Fastastic!
No dia do primeiro jogo “Robinho” fez questão de comprar, mesmo no câmbio negro, ingressos para Zezinho e Tereza, pois estava agradecido pela acolhida e Zezinho já havia dito que não custaria absolutamente nada, pois ele não iria cobrar hospedagem de amigos íntimos (já se sentia íntimo, coisa de brasileiro). Se divertiram muito, torceram e o Brasil ganhou de 4X1 na sua estréia!Daí pra frente, eram saídas e festas na comunidade, os Robsom super alegres e se entrosaram com os moradores, batizou até um garotinho da vizinhança, completamente embevecido com o comportamento amigo e solidário de um povo. Terminada a copa, Brasil campeão, e lá vai Zezinho e alguns amigos levar a família Robsom para o aeroporto. Parece incrível, mas houve muito choro de ambas as partes, Faixas: Robinho, I Love YOU and familly!!!
Quando os Robsons chegaram, seus amigos perguntaram: Que tal a viagem e o Brasil? Ele disse: Vou tentar responder em português: Uma país maravilhosa, não existir pessoas mais boas no mundo. Breve eu voltar!!!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quarta-feira, 19 de março de 2014

Violeta Lilás!

Antonio Nunes de Souza*

Para um glutão criado comendo feijoada com mocotós de porcos e bois, sarapatel, fatada, viúva de carneiro, rabada, carnes do sol e do sertão, maniçoba e outras condenadas e venenosas (?) iguarias, hoje, dia do Padroeiro S. José, aproveitei para agradecer a Ele pela bondade divina de me conservar vivo já “setentanto”. Mas, tenho certeza que, se tivesse lido esse livro maravilhoso e sadio antes, alcançaria facilmente meu centenário com uns aninhos mais, indo parar nos livros dos recordes!
Ganhei, gentilmente, dos autores Maria Efigênia Oliveira e Paulo de Tarso Blessa Parisi, essa enciclopédia de conhecimentos relativos às pesquisas e comprovações cientificas, quanto é importante a nossa alimentação adequada, controles de ingestões de medicamentos alopáticos, dar valor as manipulações de ervas nos medicamentos, usando da sabedoria de nossos antepassados índios que conheciam os valores da nossa natureza, assim como, respeitar com mais maturidade a medicina oriental milenar, que é valorizada em função do uso constante de ervas para cada tipo de enfermidade, certamente, somente seríamos agraciados!
Gostaria que todos lessem VIOLETA LILÁS com atenção, carinho, analisando, fazendo parâmetros, gradativamente, até como experiência para sentir resultados, seguir uma série de conceituações citadas com clareza e conhecimento sobre o assunto que, seguramente, só lhe promete bons e benéficos anos de vida sadia.
Uma leitura fácil sem sofisticações acadêmicas, de ótima digestão literária ao alcance de todos os níveis, obra que deve ter em todas as casas, consultada sempre e seguida constantemente, pois, sua maior intenção é preservar ao máximo seu organismo, lhe ofertando uma melhor qualidade de vida, mostrando que, muitas vezes, ficamos doentes graças as nossas imprudências e desatinos, principalmente quando estamos na mesa.
Parabéns aos autores e meus agradecimentos por me abrirem os olhos para fazer uma reflexão, me provando que ser um glutão nem sempre é salutar!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – Antoniodaagral26@hotmail.com

terça-feira, 18 de março de 2014

Copa ou cozinha?

Antonio Nunes de Souza*

Estamos, praticamente, as vésperas da copa do mundo, ouvindo ainda opiniões diversas e controvertidas com relação a sua realização se é viável ou não. Ou seja, se o Brasil deve realizar ou cancelar, entregando de bandeja para dezenas de outros países super interessados. Infelizmente, para uma gama expressiva de pessoas voltadas aos pensamentos políticos ou que deixam se levarem por comentários exagerados e contra o governo (conseqüentemente ao país), revoltados com essa vitória expressiva de ter o privilégio de sediar o maior evento esportivo do mundo, ao lado das Olimpíadas que, sem nenhuma dúvida, colocará o nosso querido país no pódio principal mundial, nos transformando em um forte pólo turístico do mundo!
Infelizmente, alguns desses boatos espalhados, espelham determinadas verdades com relação aos exagerados e duvidosos gastos nas instalações do evento, construções de estádios, estradas, aeroportos, transportes urbanos e uma série de outras coisas de essencialidades imediatas. Mas, já devíamos estar acostumados com esses comportamentos de algumas vertentes que, infelizmente, se aproveitam dessas e outras situações para desviarem o dinheiro público para os seus bolsos. Continuo desconhecendo governos que existiram, onde não tinham essas aves de rapina de prontidão, saqueando com as maiores ganâncias através de licitações falsas e formações de quadrilhas especializadas em limpar os cofres, cometendo o nosso conhecido peculato!
Devemos reconhecer que qualquer que seja o governo, todos estão passivos de, confiando e escolhendo com cautela, ser traído, vergonhosamente, por corruptos e pessoas sem o mínimo caráter. Porém, estamos vendo ações das polícias e dos ministérios públicos, diariamente, prendendo e denunciando esses pulhas que se enxertaram na política e na sociedade. E esse saneamento é bastante difícil, pois o número é expressivo e, as vezes, estão em esferas completamente inatingíveis em função do grande corporativismo ou com medo dos seus telhados de vidros!
Estão vindo à tona até os brutais escândalos da FIFA, CBD e outros órgãos internacionais ligados aos esportes, nos deixando mais estarrecidos ainda, já que tínhamos essas pessoas como dignas e respeitáveis!
A essa altura dos acontecimentos, mesmo cientes de fatos nada respeitáveis, temos como brasileiros ajudar para que o evento tenha o maior sucesso, pois, se ficarmos torcendo para dar tudo errado, observem que todos serão prejudicados substancialmente. Lembrar que a África do Sul, país sem as nossas estruturas, realizou uma Copa magnífica, quadruplicou o seu turismo e tornou-se conhecida mundialmente, sem que fosse apenas a terra de Mandela, como nós passamos dezenas de anos sendo a terra de Pelé!
Vamos todos sair da cozinha e servir na copa uma festa bonita, invejável, digna do nosso povo e do nosso lindo país!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

domingo, 16 de março de 2014

Aprenda ensinando!

Antonio Nunes de Souza*

Melhorar conhecimentos é um comportamento que demonstra sensibilidade, amor próprio e, principalmente, enriquecimento cultural e educacional, que lhe servira para o resto da sua vida, destacando sua pessoa não só no ambiente familiar, como também nas conversas no cotidiano com amigos e colegas de trabalho!
Observe nas suas próximas reuniões como são destacados e solicitados aqueles que melhor se aprimoraram e continuam se aprimorando através da leitura, troca de informações, pequenas ou grandes pesquisas, em fim, são pessoas que sabem quanto vale serem ecléticos, ter bom humor, simpatia e conhecimentos. Perceba que esses estão sempre cercados e recebendo sorrisos, por estarem acrescentando algo nas conversas e tirando algumas dúvidas existentes!
E para que você seja uma dessas pessoas é impossível?
De modo algum! Nós todos somos o que desejamos ser, basta que tomemos posições, tracemos objetividades e tenhamos amor próprio suficiente para não se acomodar somente porque já alcançamos um estatus financeiro equilibrado, imaginando que, com o vil metal, nada mais é preciso. Uma pena, pois esse pensamento é um ledo e triste engano. Fique sabendo que, lamentavelmente, seus comportamentos sociais, profissionais e comerciais, depois que vira as costas, você é criticado servindo de chacota e piadas de gostos duvidosos. Já presenciei centenas de vezes essa descortesia!
E, se você parar e pensar, fazendo uma reflexão, verá que consertar essa situação não é impossível nem tão pouco difícil. Basta apenas que sejam tomadas posições reconhecendo quanto são necessárias as suas mudanças e, sem aquela preguiça peculiar de ter que modificar hábitos, cair na real e ir a luta por uma vida melhor. Comece tomando participação ativa na educação dos seus filhos e netos, lendo e estudando com eles, acompanhando e estimulando todos os tipos de pesquisas, lendo livros recomendados pela mídia nacional ou mundial, freqüentando as bibliotecas (públicas ou particulares), visitando museus, exposições de artes, concertos com músicos e músicas de qualidade, mostrando aos seus descendentes o que seja realmente arte, educando-os para que saibam o que é preservação histórica de uma cidade, estado ou país, fazendo tudo isso que seus pais não puderam fazer por você ou tentou fazer e você, erroneamente, não seguiu suas orientações pensando que a vida é somente ganhar dinheiro. Tem que haver um equilíbrio entre o ”ser” e o “ter”, pois ambos são essenciais para enfrentar e desfrutar a vida com mais prazer!
Portanto, nas suas próximas viagens ao exterior, tão comuns entre os “emergentes”, em vez de dizerem que comeram nos melhores restaurantes, foram as melhores discotecas, fizeram muitas compras, etc., falem também que visitaram museus deslumbrantes e conheceram obras de artes das mais importantes e famosas (Louvre e do Prado são imperdíveis. Nos Estados Unidos o Metropolitano), Conheceram de pertos as casas de Pablo Picasso, Salvador Dali e outros e que ficaram horas olhando para o teto da Capela Sistina vendo uma das sagradas obras de Michelangelo!
Com esses comportamentos, tenho certeza que estarão aprendendo e ensinando!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniomanteiga.blogspot.com

domingo, 9 de março de 2014

Aparição misteriosa!

Antonio Nunes de Souza*

Era exatamente três minutos da madrugada de hoje. Podemos dizer o começo de um novo dia que, como todas as noites, fecham suas cortinas para dar lugar a uma nova estrada de nossas vidas. Não posso nem dizer que era o raiar do dia, pois, nem de longe, o sol despontava no horizonte dando sinais oficiais de um novo dia. Os mais boêmios diriam na sua linguagem chula e popular que estávamos entrando no “cu da madrugada”! Expressão engraçada, mas, verdadeiramente, é a que exprime com segurança uma citação popular que diz tudo sem deixar dúvidas. Definitiva para os bons e maus entendedores!
E, como uma Cinderela invertida, me aparece uma mulher diferente, inteligente, educada, bom humor, bom gosto, formação, simpática (imagine vocês uma pessoa que irradia simpatia apenas com uma conversa virtual, transparecendo ser uma figura mágica, comparada a aqueles gênios encontrados nas lanternas). Só que não se predispôs a realizar desejos. Ao contrario, me despertou todos os desejos, até os mais adormecidos pelo cansaço do dia, como aqueles que claudicam vítimas das idades!
Tudo isso aconteceu numa sala insípida de bate papos, onde a grande maioria é cheia de pessoas de mentes vazias, não deixando nem de longe, a possibilidade de se encontrar alguém com características especiais. E não é que, santamente ou diabolicamente, fui tomado por essa aparição inusitada, começamos a conversar, inicialmente com as desconfianças naturais dentro da NET e, aos pouco, fomos nos identificando por termos muitas coisas em comum que, com uma hora, já estávamos, sorrindo, trocando, praticamente, todas as informações. Eu como estava completamente embevecido, fiz logo meu Streep tease do perfil físico, profissional, educacional, literário e cultural, para como se fosse para uma grande platéia, mas, que somente ela estava superlotando o meu teatro!
Não sei se estou me fazendo entender, mas, seguramente, tudo aconteceu tão repentinamente, que parecia um momento mágico digno de um ilusionista renomado, assim como David Copperfield, pois, uma hora e meia depois, já parecíamos amigos de infância, sendo que, obviamente, percebi que ela, ariscamente, em alguns casos, mostrava-se arredia. Porém a conversa estava tão deliciosa que nossos sonos nem se aproximavam. Ao contrario, nossos corpos tomaram posições de vigília! 
Foi tudo tão delicioso, agradável, salutar, meigo que, com certeza, não quero mais perder esse misterioso contato com essa aparição misteriosa, que graças a Deus, hoje me escreveu, provando para mim que eu não havia sonhado. Agora só falta eu vê-la pessoalmente, pegá-la com doçura, dar um maravilhoso abraço e sentir que ela realmente existe e não é um vírus enganador que esses hackers espalham na Net para nos iludir ou prejudicar!
Mas, com todas essas inusitadas conhecidências e prazeres sentidos reciprocamente, é lógico que Carola existe e me deixou fascinando.
Fecho essa crônica, parafraseando Caetano Velloso, dizendo: “Não se esqueça de mim, não desapareça!”


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quarta-feira, 5 de março de 2014

Dia maior da mulher!

Antonio Nunes de Souza*

Por mais que procuremos na gramática adjetivos qualificativos para dedicar ou se referir a mulher, nunca encontramos nada que não já foi usado centenas de vezes, principalmente pelos poetas sonhadores  e românticos, os conquistadores caros e baratos, profetas e filósofos, em fim, por uma interminável série de homens que a cultua ou aproveita-se da sua inocência e vaidade!
Sendo assim, difícil é para escrever algo inovador. Mas, também não quero chover no molhado, sendo mais um a rasgar sedas com a finalidade de ganhar simpatias e reconhecimentos não meritórios. Porém, como fazer essa difícil façanha, procurando ser original, inteligente, simpático, educado poético e literato?
Coloquei a cabeça no travesseiro, comecei a meditar e, de repente, mas que de repente, como dizia Vinicius de Morais, deu-me um estalo, esdrúxulo e esquisito, mas com uma valia fenomenal, pois, nada melhor que possa ser um exemplo real e justo, falar dos homens que, grosseiramente, tratam as mulheres. Dei um sorriso de escárnio e alegria e comecei a escrever:
Como podemos analisar esse comportamento tão agressivo, muitas vezes vitimando a mulher, sem nenhuma motivação substancial, aproveitando-se de fatos simples e fúteis, desculpas grosseiras para dar vazão aos seus péssimos extintos bestiais? Tenho certeza que, quando deparam com rusgas na rua com outros homens, sempre se amofinam e se distanciam rapidamente. Abusar da força física é e sempre será uma atitude covarde, prova de ignorância, falta de civilidade, caráter, sendo muitas vezes, para afogar os seus complexos, seus traumas e outros podres detalhes. Vejo, lamentavelmente, o crescimento volumoso dessa gama de monstrinhos, parecendo uma cascata ou efeito dominó que, a sociedade não reage à altura, apenas comenta e treme orando para que não aconteça com suas famílias.
Vamos todos nos unir fortemente, exigir dos governantes atitudes severas para esses crimes covardes, pois a mulher, nossa querida geradora da continuação de nossa espécie, ser que merece todo respeito e dedicação, tenha seus direitos conservados e possa desfrutar de uma vida tranqüila e meritória!
Creio que saí da cansada rotina, descansei os velhos clichês e dei o meu recado com todo carinho, para o “Dia Internacional da Mulher!”


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

terça-feira, 4 de março de 2014

Rio que me faz chorar!

Antonio Nunes de Souza*

Meu querido rio Cachoeira,
Leito forrado de pedreira,
Águas fétidas cortando a cidade.
Hoje é apenas uma lembrança,
Da minha juventude e infância,
Que tristemente deixa saudade!

Ah! Meu rio Cachoeira,
Tornou-se apenas uma asneira,
Muito longe do que era antes.
Resta-lhe uma correnteza imunda,
Que nem si quer é profunda,
Nada como as lembranças distantes!

Que saudade sinto do meu rio,
Ao vê-lo podre e vazio,
Fétido e abandonado.
Ninguém toma providências,
É desprovido de consciências,
Esse governo cego e desalmado!

Sofro um sentimento profundo,
De ver meu rio tão imundo,
E cada dia piorando.
Não se vê cardumes variados,
Os peixes todos contaminados,
Nas suas águas se sufocando!

Por que o homem faz essa besteira,
Não enxerga a grande asneira,
Nem se preocupa com o futuro?
Será preciso que Deus lhe ilumine mais,
Para que ele se torne capaz,
De um comportamento menos escuro?

Choro lágrimas salgadas,
Vendo em todas as estradas,
Nenhum caminho de solução.
Sinto uma grande dor no peito,
De ver esse lindo leito,
Transformando-se em um lixão!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagra26@hotmail.com






segunda-feira, 3 de março de 2014

Os estranhos comportamentos!

Antonio Nunes de Souza*

Como me dedico a escrever criando textos baseados nos fatos do dia-dia, tenho que ficar atento as ocorrências pitorescas, inusitadas e, principalmente, as mais inverossímeis possíveis!
Logicamente, com esses comportamentos humanos tão fora dos propósitos e padrões das linhas determinantes da sociedade (?), a cada minuto estamos presenciando, ouvindo ou sendo informados através da mídia, estórias ou histórias mirabolantes dignas de textos para diversão e, ao mesmo tempo, reflexões sobre o comportamento humano que, lamentavelmente, quer provar que não somos ou não devemos ser diferentes dos outros animais, ditos irracionais!
Hoje a internet é a companhia dos solitários, através das suas redes de comunicações, tornou-se uma fonte inesgotável para que você possa pinçar personagens interessantíssimas, seus gostos, prazeres, hábitos, graus de cultura e, primordialmente, suas taras e desejos sexuais. E eu, claro, percebendo isso tenho entrado quase que diariamente nas minhas horas vagas, também fazendo o papel de navegador caçador de emoções e tenho encontrado uma quantidade tão grande de pessoas ávidas de encontros, sexos sejam de que naturezas forem, contanto que sejam discretos. Mentem com relação aos nomes, idades, endereços, profissões, etc., apenas com o intuito de se relacionarem, na maioria das vezes através de masturbações virtuais. Qualquer ser humano normal, com certeza, ficará estarrecido com essa atitude estranha e inovadora de sentir e dar prazeres via satélites. O curioso é que tornou-se um grande vício que está se transformando em algo comum entre os internautas, que podemos afirmar sem medos de erros, que a ampliação já está muitíssima adiantada, principalmente com as redes que você pode mandar as imagens imediatamente, viva voz e outros detalhes que quase sente-se a presença corporal.
Breve escreverei detalhadamente minhas observações, os fatos interessantes e os que mais me estarreceram. Porém, a única coisa que posso dizer em off para vocês é que, o nosso cientista Andrezinho, associado com seu engenheiro Theodoro, técnico em operações de computações já está se preparando para criar um dispositivo miraculoso que,via satélite, transmitirá o espermatozóide do HD masculino para a placa mãe do ovário feminino, sem nenhum dano, provocando uma gravidez virtual em uma presencial. E, dentro de nove meses, nascerá um lindo baby com uma inteligência de centenas de megabytes e um ante vírus que ele não pegará nem gripe, muito menos viroses! Imagino que essa será a revolução do século no mundo e, com isso, claro que Andrezinho vai ganhar o Prêmio Nobel da Ciência Genética!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com 

sábado, 1 de março de 2014

Idéia luminosa!

Antonio Nunes de Souza*

Qualquer criança que tenha o juízo perfeito e não seja escrava de joguinhos nos celulares, sabe perfeitamente que a famigerada Rede Globo de televisão é a maior influenciadora de massas do Brasil. Quer seja na indústria, comércio, costumes, hábitos, política e mais uma infinidade de coisas. Mas, sendo a principal e relevante que alcança as raias do absurdo é a da moda. Pois, qualquer coisa que eles desejem impor, basta apenas colocar suas estrelas nas novelas usando e dizendo que é o último grito da moda em Paris, Londres, etc. que, no outro dia o país está usando, os camelôs vendendo já importados do Paraguai e, colhendo os lucros do seu desonesto trabalho de fazer o povo de marionetes, vai sobrevivendo sempre sendo a líder de audiência!
Por mais que saibamos essa realidade, temos que engolir em função das outras emissoras em vez de combater tal comportamento, o que fazem é tentar imitá-la para melhorar seus índices de audiências. Lamentável ter que assistir esse sistema fútil, prejudicial e ridículo, ainda contar com imitadores que não se encorajam para oferecer ao público uma programação relevante e benéfica para seus pobres e mal informados telespectadores!
Esse longo preâmbulo foi na verdade para falar sobre o nosso cientista Andrezinho que, vendo nesse esquema global uma boa fonte de renda, resolveu, aproveitando-se de vários equipamentos inventados para a sua criação anterior orgásmica, imediatamente lhe veio a luminosa idéia de inventar um aparelho para fazer acender as bundas das mulheres quando estão andando ou dançando, como um sinal que está dando “mole” para o cara que está ao seu lado, passando, parado ou  dançando. Em princípio colocou o nome de Bunda-lume, pois será uma imitação da proeza  do vaga-lume. Aí começou a dar andamento ao projeto, porém sendo bem sigiloso, sem dar pistas de como funcionaria tal engenhoca. Mas, como tenho certa intimidade e ele tem muita confiança em mim pela minha discrição, me chamou para uma demonstração e dizer como funciona. Ele pegou um par de lâmpadas dessas que estão usando agora nos faróis dos carros e motos (fortíssimas), das bem minúsculas, através de uma delicada cirurgia elas foram embutidas em cada lado das nádegas, colocou micros sensores, um chip a prova de peidos na beirada do cu, uma micro bateria de celular incrustada na regada da bunda e, quando a mulher aperta o cu duas vezes seguidas, imediatamente as luzes acendem. Vi a demonstração com duas das suas secretárias e achei genial, pois pela potência das luzes, até através de calça Jean a bunda fica iluminada.
Ele já está patenteando a idéia e entrando em contato com a família Marinho para fazer uma parceria colocando na novela das oito e, todos os lucros arrecadados serão meio a meio!
O nome oficial será “Kulight” e todos podem aguardar que em breve estará na praça o invento do nosso cientista global, que pode ser usado por homens, mulheres, gays e lésbicas, uma vez que o desejo de quem usar é de estar na onda e na moda!
Tenho que reconhecer quanto é dinâmico esse Andrezinho. Vamos ver o que vai fazer de inovação breve!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com