sábado, 26 de outubro de 2013

A atuação do mercado imobiliário!

Antonio Nunes de Souza*

Por mais leigos que sejamos na vertente vertiginosa do crescimento do mercado imobiliário em todo Brasil, não podemos deixar de ver e acompanhar o seu grande desenvolvimento, não só através do gigantesco programa governamental do projeto “Minha casa, minha vida”, como também, pela necessidade de atender aqueles que desejam algo mais substancial, maiores e melhores dependências, áreas mais bem situadas, condomínios providos de quadras esportivas, piscinas, garagens cobertas, salões para eventos e recepções, elevadores panorâmicos, etc., as empresas de engenharia se prepararam para dar uma cobertura qualificada, atendendo essa faixa de consumidores que melhoraram seus estatus e desejam maiores confortos e melhores moradias!
Em Itabuna, por exemplo, que começou o seu crescimento calmamente e discreto nos anos 80, ainda apoiado na riqueza do cacau, foi sentido um freio de arrumação em função da prejudicial praga da vassoura de bruxa que, inesperadamente, começou a dizimar a fabulosa produção do rico alimento dos deuses, empobrecendo e atingindo todas as camadas econômicas e sócias, principalmente a vertente dedicada aos imóveis, já que seus repasses passaram a ser impraticáveis dado a minimização do poder aquisitivo. Lembro-me até que, o Grupo Chaves, uma das lideranças nessa área, dono de uma construtora e com o projeto já em andamento para a construção do shopping, parou para repensar o momento, deixando para segurar as rédeas com mais firmezas anos depois, já percebendo que o povo grapiúna, guerreiro e lutador, aliado a vários investidores que aqui surgiram, estava dando a volta por cima e voltando a ser empreendedor nas mesmas ou outras atividades necessárias e pertinentes.
Se você sair visitando as dezenas de bairros existentes em nossa cidade, verá tranquilamente que em todos eles existem construções novas e outras em andamento, quer sejam somente residências como também condomínios pequenos e grandes, nos colocando num patamar de destaque, provando que, se as construtoras forem dignas de créditos, certamente todos receberão seus imóveis dentro dos padrões combinados e exigidos.
Estamos, talvez, atravessando a melhor fase nesse setor e, com a preparação para receber as grandes obras programadas e em andamento (porto, ferrovia, aeroporto, universidade federal, etc.), esse mercado será cada dia mais aquecido e sinalizando o progresso que nossa região está sendo agraciada!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – antoniodaagral26@hotmail.com


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Um homem inesquecível!

Antonio Nunes de Souza*

Nossa memória sempre grava as coisas que nos deixam fascinados, embevecidos, assim como, as que nos deixam extasiados e surpresos por ver fatos incríveis e dignos de nos deixarem completamente hipnotizados com uma dessas ações provocativas! Mais que justo, guardamos as lembranças que na época não entendíamos as razões, hoje já com nossas mentes mais abertas e esclarecidas, conseguimos assimilar e admitir algumas atitudes, mesmo ainda não sendo completamente absolvidas e incorporadas aos hábitos e costumes.
Todos esses sentimentos e lembranças me foram causados pelo meu velho e saudoso amigo Totonho Guimarães, que viveu intensamente seus 98 anos de idade, fazendo as maiores peripécias tanto nas áreas comerciais, industriais, políticas, sociais, e por que não dizer, nas respeitáveis vertentes religiosas! Sujeito eclético nas suas desenvolturas, tendo a facilidade de num passe de mágica, criar uma nova situação ou sanar de forma duvidosa e estranha, qualquer das suas armações implantadas em seu único benefício. Ninguém conseguia odiá-lo, pois era de uma simpatia e carisma tão grande que deixava todos conformados aceitando, mesmo não concordando, as loucuras do velho Guimarães.
Sua mente era tão criativa e inventiva que seus métodos aplicados eram por todos até admirados em função de como ele chegava às armações dos seus planos. Eu, saindo da juventude, via e ouvia suas aventuras através dos mais velhos e notava que, mesmo quando o condenavam, uma expressão de riso e admiração se estampava nos lábios, demonstrando uma discreta admiração pela sua coragem, engenhosidade e metodologia na arte de enganar! Podia-se, tranquilamente, ser considerado um grande perito na arte da enganação. Alguns chegavam a dizer que ele se utilizava de um tal “magnetismo” que deixava as pessoas atordoadas e aí aplicava seus golpes sem que percebessem suas legítimas intenções. Um novo e perigoso Rasputin que havia reencarnado em Guimarães. Teve uma virtude, pois jamais usou de violência com quem quer que fosse. Um verdadeiro gentleman!
Mesmo não querendo ser prolixo, se eu fosse enumerar ou expor exemplos das suas malabarísticas aventuras, várias páginas seriam poucas, para citar alguns fatos e suas conseqüências. Prefiro que vocês coloquem a imaginação para funcionar e formatem em suas mentes uma figura extremamente inteligente, engenhosa, agradável e enganadora em todos os sentidos. Quando morreu, seu enterro foi um dos maiores acontecimentos, cujo cortejo fúnebre foi ultra concorrido. Não sei se eram de admiradores ou de pessoas que ele havia enganado de alguma forma que, cautelosamente, estavam ali para ver se o homem tinha morrido mesmo ou se tratava de alguma nova trama espírita!
Hoje temos tantos Guimarães, que meu amigo não é esquecido por ter sido um dos precursores!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Nós somos privilegiados!

Antonio Nunes de Souza*

Claro que temos que bradar com orgulho nosso grande privilégio de ter em nossas fileiras, um rotariano com noventa anos, destes, mais de cinqüenta dedicados firmemente ao nosso clube, demonstrando ser um padrão dentro da instituição, servindo de exemplo para os novos associados que temos o prazer e satisfação de acolher, reforçando o nosso exército de pessoas humanizadas, desprendidas e bondosas que, assimilaram no coração, nosso lema de “dar de si sem pensar em si”, filosofia prioritária do Rotary Clube Internacional!
Obviamente não somos os únicos que temos essa feliz particularidade, porém, tenho certeza que fazemos parte de uma elite minoritária, uma vez que esse digno companheiro, além de ser 100% nas suas frequências (mesmo não tendo a obrigatoriedade), normalmente nos dá uma lição de informação rotária, mensagens de estímulos, prontificando-se para ajudar nos novos projetos e, mais que todo isso, demonstrar o seu orgulho através do seu semblante, quanto ama nossa instituição!
Sua maneira solidária e participativa fez com que ele, nesse longo período de uma trajetória brilhante, ocupasse todas as funções nos conselhos diretores dezenas de anos, inclusive sendo presidente por diversas vezes, sem pestanejar nas horas que foi chamado e aclamado para tal tarefa.
Sinto-me como uma prova viva que não deixa dúvidas, pois, seguindo os seus passos e aprendendo cada vez mais, também dedico a vida há mais de quarenta anos ao seu lado, procurando ser um aluno exemplar desse admirável companheiro.
Estou referindo-me ao nosso querido José Oduque Teixeira que, numa trajetória comercial demonstrou ser um grande empresário e, como orgulho para todos nós, na área pública foi um dos melhores prefeitos que Itabuna já teve, fazendo uma administração inesquecível marcada pelas suas obras implantadas.
Esses dias ele foi homenageado por uma série de entidades e clubes de serviços, recebendo placas comemorativas, um jantar festivo e uma merecida e calorosa quantidade substancial de abraços, numa demonstração de quanto nos orgulhamos desse privilégio de tê-lo em nosso clube!
Não podemos deixar de salientar a gestão brilhante do nosso querido presidente companheiro Amaral, demonstrando ser um rotariano de primeira, dedicando-se a engrossar e reforçar nossa equipe, trazendo novos reforços, como nessa reunião, onde três novos companheiros foram empoçados. Somos realmente privilegiados!!!


*Escritor – Membro do RC de Itabuna e da Academia Grapiúna de Letras – antoniodaagral26@hotmail.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os humanos desumanos!

Antonio Nunes de Souza*

Falar sobre os comportamentos humanos é tão difícil quanto você acertar sozinho na mega sena. As possibilidades de acertos são tão remotas e passivas de mudanças constantes, assim como as numerações sorteadas semanalmente, pois se estuda a mente humana há centenas de anos, fazem-se milhares de pesquisas científicas e, sempre somos surpreendidos com atitudes e reações descabidas e fora dos propósitos, somente em função de um grupo pré determinado que para ele até o errado seja o que passará a ser certo, apenas para agradar os gostos daqueles que prepararam e executaram as ações!
Esses despropósitos e fatos que demonstram tolas atitudes constantemente são tão comuns perante os noticiários, que esses se aproveitando do Ibope que geralmente alcançam, oferecem uma cobertura, infelizmente injustificada, se analisada friamente os propósitos esdrúxulos e simplórios, deixando de lado assuntos muito mais importantes e pertinentes a um segundo ou terceiro plano, transparecendo aos olhos de pessoas que pensam mais em termos humanísticos, que os atos praticados são completamente paradoxais, expondo sentimentos nada humanos como deveriam!
O motivo que me fez escrever a respeito, mesmo sendo e reconhecendo um completo leigo na matéria, apenas baseando-me na perspicácia e vivencia de muitas dezenas de anos, vendo constantemente essas disparidades incompreensivas é a invasão de um grande e renomado laboratório na cidade de S. Roque, Estado de São Paulo, raptando mais de duzentos cães que estavam sendo usados em pesquisas científicas, sem nenhuma comprovação que estava havendo mal tratos, interrompendo trabalhos de vários anos em benefícios de industrializações de medicamentos que curarão aos humanos. E olhe que no Brasil é permitida a utilização de animais em pesquisas, principalmente, quando esses não são sacrificados inutilmente!
Assim como vi e vejo sempre atitudes similares, principalmente na defesa canina, deixa-me estarrecido e revoltado pela cegueira desses e dessas criadoras de luxo de “Poodle”, que gastam fortunas com seus animaizinhos de estimação, não fazerem levantes e protestos em benefício das crianças abandonadas que, no norte e nordeste passam fome, trabalham desde a infância para complementar a renda familiar, não estudam e são ou estão sempre doentes. Estes sim é que necessitam de protestos sociais veementes, não só junto aos governos como, principalmente, a toda sociedade, pois os benefícios que advirão, obviamente, serão de todos os envolvidos!
Não sou contra cães e gatos, nem animal algum, mas, sinceramente, deixar as crianças abandonadas e ficar simploriamente, somente condenando os governos, não deixa de ser uma atitude desumana e nada racional!
Será que esse povo não enxerga nas áreas urbanas, quando passam em seus carrões, crianças abandonadas apanhando restos de comida nas latas de lixo para se alimentarem? Esse quadro é super comum!
Esses procedimentos humanos (?) são tão estranhos que, se Freud vivesse mais 500 anos ainda morreria sem explicar!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras  -  antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cantando e dançando!

Antonio Nunes de Souza*

Lembro-me do passado, onde austeridade e seriedade eram as características principais, obedecidas com uma rigorosidade impecável, demonstrando um sentimento profundo de respeito a todas as santidades, principalmente e seguramente a Santíssima Trindade. Estou referindo-me, mais uma vez ousadamente, a uma seara que embora tenha seguido por longos e vastos anos, hoje, somente sendo um observador a distância, aproveitando o ensejo para dar opiniões sobre as mudanças, praticamente radicais, nos atuais e constantes comportamentos, aprovados pelas igrejas com uma naturalidade global e essencial para a conservação das entidades e, como reflexo  positivo captações de fieis que , mesmo orando, não perdem a oportunidade de saírem ou entrarem cantando e dançando!
Ainda, em algumas poucas igrejas, temos a oportunidade de ouvir os maravilhosos cânticos Gregorianos, que soam em nossos ouvidos com uma beleza e sentimentalismo deslumbrante, nos fazendo sentir, fortemente, a presença de Deus, não só no ambiente, como dentro das nossas entranhas, provocando uma leveza em nossas almas, como estivéssemos ainda vivos, desfrutando da paz celestial. Entretanto, no momento estamos vivenciando um diferencial que mais parece um modismo, se não me engano iniciado mundialmente nos cultos das igrejas evangélicas, seguido aqui pela igreja católica, tendo como seu mentor nosso querido Padre Marcelo que, cantando e dançando, deu uma quinada de 360 graus nos fieis da Católica Apostólica Romana, já que cantar e dançar são nossas características, com uma curiosa diversificação que pode nos levar ao céu quando executamos com louvores santificados, ou ao inferno quando praticamos nas lidas carnavalescas. O fato é que contamos em nossa programação diária com centenas de padres, pastores, freiras e alguns bispos e representantes de outras religiões, que lançam seus CDs, vídeos, shows gigantescos com estruturas de verdadeiros “mega star”, transmitindo mais uma fórmula mágica de nos levar para a terra prometida! Que meu querido amigo e confrade Don Ceslau, Bispo de Itabuna, me perdoe pela minha intromissão e, quando possível, escreva algo mais substancial que um pensamento desse grande e sem juízo pecador!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A posição ou oposição?

Antonio Nunes de Souza*

Estamos vendo que não é só no Brasil que a oposição, mesmo com a possibilidade de quebrar ou prejudicar sensivelmente o país, vota contra projetos que são importantes e necessários para o povo, somente com o intuito de desestabilizar o governo e seus administradores e, nas próximas eleições, consigam galgar os poderes, sem contudo fazer o que é necessário ou, talvez até, fazendo com pequenas modificações, para que sejam consideramos os pais da criança, ganhando os méritos nas urnas!
Esse pensamento mesquinho e ante patriótico, estamos acompanhando através da mídia, acontecendo nos Estados Unidos que, sem dó nem piedade, está pisoteando a nação através do Obama e, por conseqüência, todo povo americano e, provavelmente, constituindo um problema que afetará mundialmente o mercado financeiro!
Essa nossa observação, sem atinar para detalhes, somente é para que as pessoas não se deixem levar por certas conversas ou noticiários da mídia, sem que leiam e ouçam diversas opiniões especializadas que tenham credibilidade e, posteriormente, tomem seus cuidados, escolhendo melhor seus políticos, não deixando de ser cobradores dos cumprimentos das promessas, como também, coerentes nas aprovações de projetos, sejam quais forem os partidos que apresentem, desde quando tragam benefícios para os brasileiros!
Claro que esse meu pensamento demonstra um alto grau de utopia, ou uma inocência insana, uma vez que isso se tornou tão banal e histórico, que somente uma nova “Arca de Noé” para fazer uma filtragem humana e o começo de uma nova e honesta população. Mas, que casal levar para essa nova procriação? Será muitíssimo difícil se conseguir um homem e uma mulher que sejam confiáveis, ao ponto de esperarmos um bom resultado na ampliação demográfica de pessoas honestas. Imagino até que, se na hora da escolha colocar uma equipe de cientistas para fazer testes de personalidade e genes sanguíneos, eles constataram que todos estão contaminados com a “virose do Gerson”, que vem a ser: ”Gostar de levar vantagem em tudo!”.
Talvez, para que tenhamos uma esperança mais robusta e purificada, justo seria não levar ninguém da raça humana e, devotamente, pedir ao bom Deus que volte a esculpir um novo casal no Paraíso, porém usando um barro de alta qualidade, pois, da vez anterior, Ele entusiasmado com sua obra, pegou o barro de Lomanto Junior (Barro Preto) e deve ter havido alguns defeitos de fabricação, não sendo possível haver o “recall” normalmente oferecido pelos fabricantes, mesmo sendo esse o Divino! Como também, para que as coisas aconteçam com mais coerência e cautelas, em vez de uma serpente, coloque no Paraíso uma Jibóia que é mais tranqüila, sonolenta e menos libidinosa!!!
Portanto, tome uma posição e seja cauteloso na sua oposição!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lembranças!

Antonio Nunes de Souza*

Recostado em sua velha e antiga espreguiçadeira de lona, descansando a cabeça em um pequeno travesseiro, ele começou a rememorar algumas passagens da sua vida, mostrando e demonstrando a lucidez que ainda morava em sua cabeça que, mesmo com todas as intempéries do tempo, conservava como se fosse o único patrimônio que conseguiu juntar ao longo da sua desastrada vida!
Olhou para mim com seu olhar meio mortificado em função dos seus noventa e quatro anos e, com a voz pausada, porém firme, começou a debulhar algumas das suas peripécias do passado, vividas nas noites boemias em diversas cidades do sul do estado. Não foi a toa que seu apelido desde a puberdade era “Garanha”, que nada mais era que uma corruptela da palavra garanhão, simplificada, pois, naquela época esse adjetivo qualificativo era considerado nos meios sociais como indecente e imoral. Era o mesmo que você dizer: fudião. E isso podia ser um orgulho para o rotulado, mas condenado pela tola e fútil sociedade. Naquele tempo você poderia ser um homossexual ou garanhão, porém tendo que disfarçar muitíssimo suas funções por serem bastante condenadas. Bem diferente de hoje que dar o chicote é um orgulho e ser fudião merece um troféu!
Começou lembrando o seu tempo de freqüentador de cabarés para dançar com as prostitutas, tomar suas cachacinhas entremeadas pelas cervejas, fumando seu cigarrinho Continental, vestindo seu terno de linho branco e calçado com seus sapatos Clark de duas cores. Depois de tomar muitas, já suado e excitado, escolhia a melhor puta e ia para o quarto satisfazer os seus impulsos e desejos, sabendo que aqueles prazeres eram pago, mas, não importava nada, pois o maravilhoso era ouvir das vagabundas os elogios de “gostoso, aí meu filho, você demais e me enlouquece, etc.”, tudo isso era um tempero para que tudo funcionasse a contento.
Passei, praticamente, toda minha vida com as mulheres da vida, mesmo estando casado não deixava de dar meu bordejo noturno no puteiro, para tomar umas e, normalmente, ir pra cama com uma das meninas. Juro que não tenho inveja de Pelé porque ele fez mil gols, pois eu também comi mil Xoxotas! E acho que gozei mais do que ele!!! Disse isso sorrindo com sua boca desdentada, mas com uma satisfação grande dado ao brilho projetado pelos seus olhos. Só tive uma filha que é essa que hoje toma conta de mim, talvez porque não tinha nem tempo de transar em casa, pois quando chegava da rua já vinha satisfeito dos desejos sexuais. Como também eu, como muita gente, achava que nossas mulheres eram mais para tomar conta das casas! Se eu fosse fazer isso hoje iria tomar tanto corno que o pescoço quebraria pelo peso dos chifres!
Ganhei até muito dinheiro na vida, mas apliquei 80% em bebidas, mulheres, jogo e cigarro. E, os 20% restantes, tolamente, gastei com bobagens!
Dizendo essa última frase, baixou a cabeça e começou a cochilar. Eu levantei-me lentamente para não acordá-lo, despedindo-me de sua filha deixando um abraço para meu querido amigo Garanha.
Uma hora depois, quando sua filha entrou no quarto para levar seu jantar, que era uma sopa, tentou acordá-lo, mas, aquela altura meu amigo que na verdade chamava-se Francisco, estava morto, levando consigo suas doces lembranças!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


O universo dos tolos!

Antonio Nunes de Souza*

Estamos atravessando mais uma parte de nossas vidas com as mesmas ou maiores discrepâncias do passado, que nos estarrecia deixando todos horrorizados. Tudo, sem nenhuma exceção, graças aos modernismos comportamentais da sociedade, impondo hábitos e costumes considerados modernos e necessários que, vergonhosamente, eliminavam e eliminam uma série de valores educacionais, como se representasse o verdadeiro progresso evolutivo!
Porém, infelizmente, essa fórmula aplicada está transformando a sociedade em uma instituição decadente, sem rumos e passiva de alta destruição, criando um modelo estranho e esquisito que, logicamente, será o estandarte de uma escola de samba tipo a do “Criolo Doido (como dizia o Stanislau Ponte Preta), onde ninguém mais se entenderá, pois somente cuidarão, egoisticamente, dos seus únicos interesses, acabando com um sentimento divino e lindo que é a solidariedade!
Por que será que os homens, tolamente, aprovaram e aprovam tais atitudes, já que estamos vendo os resultados que estão aflorando são somente de malefícios?
Será que não seria mais lógico e racional, passar um filme em nossas mentes e ver que, com esses comportamentos, os artistas (ou bandidos) morrem no fim? Ou no meio das filmagens?
Faz-se necessário que deixemos esse universo de tolos de lado, procurando usar da nossa sapiência, espírito com maiores aberturas de humanização, pois, literalmente, os resultados serão benéficos para todos, que terão uma melhor qualidade de vida e servirão de exemplos sólidos para um futuro mais brilhante!
Esse artigo que escrevo é somente para alertar meus queridos leitores, mostrando que, sem maiores sacrifícios, podemos mudar muitas coisas e detalhes simples, porém com reflexos de grande valia em favor da humanidade!
Que sejamos menos tolos, aproveitando a genialidade que Deus nos deu, através de uma inteligência e raciocínio, logicamente, para que sejamos mais felizes e possamos ver a felicidade estampada nos rostos de todos!
É muito bonito e interessante o dito popular bastante repetido: “O futuro a Deus pertence!”, mas, com certeza, depois que Ele criou o mundo nos deu o livre arbítrio, nos responsabilizando pelo nosso bendito futuro! E, se você não fizer a sua parte, provavelmente, terá um dia de ter que dar conta ao nosso Mestre!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna –antoniodaagral26@hotmail.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A volta dos que não vieram!

Antonio Nunes de Souza*

Curioso você estar lendo esse título quando, paradoxalmente, antes de terem chegado já estão voltando. Talvez por reconhecerem as pouquíssimas possibilidades de bons e expressivos resultados, uma vez que, além dos “pitacos” dos partidários interessados políticos, a falta de apoios da câmara, Clubes e Associações de classe e porque não dizer do próprio povo, pouco ou quase nada pode ser feito para que se possa resolver uma série de necessidades prementes do nosso município.
A minha referência é com relação ao meu querido amigo, o competente advogado Humberto Martins que, através do seu partido, foi nomeado Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna, cujas funções a nomenclatura já é bem clara, sendo que, um dos seus maiores desafios trata-se de sanear com urgência a invasão urbana de todas as praças, ruas e avenidas pelos vendedores ambulantes. Que, abusivamente, cresce de uma maneira tão monstruosa, não deixando nenhum espaço nas calçadas (passeios) para os pedestres, tendo esses que se espremerem em filas indianas ou, pior ainda, transitarem pelo meio das ruas sujeitos a serem atropelados por motos, bicicletas e carros. Fatos que acontecem cotidianamente! Cegos e cadeirantes estão, literalmente, tolidos de circularem. Velhinhos de 60 em diante, se vacilarem as motos e carros passam por cima mesmo estando nas faixas de pedestres.
Mas, quem será o louco e macho retado que vai encarar essa guerra? Principalmente com os exemplos de revoltas, vandalismos, quebra-quebras, ataques, incêndios, enfrentamento de polícia, etc. que está acontecendo em várias partes do país? Isso sem contar a antipatia eleitoral que é a mais “perigosa”, principalmente quando estão preparando camas confortáveis para novos candidatos ávidos pelos poderes. Para esses é muito mais importante ganhar essa votação maciça, mostrando ser um grande incentivador da informalidade, e o comércio e o resto da comunidade que se exploda!
Lamento, mas aconselho ao meu amigo Humberto Martins que, sem pestanejar, entregue esse abacaxi para quem deseja, antes que coisas piores aconteçam e coloquem a culpa em sua pessoa, taxando-o como incompetente. Eu, mesmo estando cansado de falar sobre esse insólito assunto, sempre repito que não sou contra a informalidade, apenas sou contra a imoralidade que está acontecendo nessa área. Se for usado o bom senso e respeito mútuo, todos conviverão numa boa e ainda daremos uma visão mais decente para nosso município, mostrando aos visitantes que somos educados e civilizados!
Portanto, volte com honras para suas ocupações jurídicas, deixando uma modesta lembrança de uma passagem sóbria no cargo e, como eu e muitos, vamos torcer para que as coisas entrem nos eixos da maneira que se faz necessário. Suponho que o prefeito, vice, vereadores e secretários nunca transitam pelo centro ou, pior ainda, estão mais cegos que Stevie Wonder e o guia deles é um vereador que é cego, mas, quando precisa, enxerga através das paredes!!!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – antoniomanteiga26@hotmail.com

domingo, 6 de outubro de 2013

Fui comprar um computador novo!

Antonio Nunes de Souza*

Como é de se esperar, essas máquinas que hoje nos dominam, com as experiências e descobertas diárias, vão ficando obsoletas a cada minuto nos deixando completamente fora do tempo e espaço para a realização das nossas modestas movimentações virtuais!
E claro que comigo não seria diferente! O meu talvez cansado de gravar e arquivar as loucuras que escrevo, já está mais fraco que café de pensão, sua placa há muito já deixou de ser mãe e passou a ser avó, seu funcionamento assemelha-se a um doente de Parkinson. Às vezes dá umas aceleradas rápidas e inesperada e outras dá umas paradas desgraçadas nos metendo raivas constantes. Todas essas sinalizações, logicamente, temos que acatá-las, principalmente para não enlouquecermos, e, sem demora adquirir um substituto.
E foi o que fiz! Procurei informações da melhor casa do ramo, não sendo difícil localizar qual era, pois, no mercado ela é respeitada pela sua qualidade, preços e assistência: Baytech Informática! Estou citando o nome não é para fazer comercial, apenas para fazer justiça e também contar o que me aconteceu durante a compra do equipamento.
Embora logo na entrada tenha uma série de mulheres lindas, preferi ir diretamente ao dono, pois, assim fazendo estaria passivo de descontos especiais devido a nossa amizade fraternal. Mas rapaz, foi aí que começou o meu sofrimento mental, sendo bombardeado com uma série de informações técnicas super avançadas, que eu na minha ignorância na matéria comecei a suar frio com medo do meu novo computador me matasse quando eu estivesse dormindo!
Nosso diálogo, que na verdade era e foi um monólogo, aconteceu assim:
-Bom dia Andrezinho! Estou vindo aqui para comprar um novo PC. (falei PC querendo demonstrar que entendia da matéria).
-Pois não. Diga-me de quantos mega bites você deseja, se é da Intel, com memória Ram, aplicativos com aceleração espontânea, Notebook ou fixo? Preciso saber das suas necessidades, uma vez que temos vários modelos que você pode trabalhar com eles com os aplicativos da Microsoft ou da XTHY Corporation, que lhe darão uma potência YZ, ligando seus pensamentos e documentos para a internet, respondendo sozinhos suas consultas no Facebook ou Twetter, Inclusive colocar crédito em seus celulares quando for preciso, não lhe dando essa preocupação. Agora, tem um problema!!! Você terá que comprar também os aplicativos HP 3028, essenciais para lhe acordar na hora certa, imprimir seus trabalhos em diversas cores. Para essas impressões você só vai ter que comprar duas impressoras: Uma de tinta e uma laser, uma vez que seus mega Bites são inferiores aos exigidos pela placa mãe que comporá seu equipamento. E não pense que já está tudo definido não! Esqueci-me de dizer que todas as redes virtuais serão acopladas em segundos se você não deixar o Celeron ligado numa corrente 220 wolts trifásica, logicamente com um controlador de temperatura e energia 24 horas no ar!.
Não entendi porra nenhuma, pois, na verdade, quero um que escreva, grave os arquivos, seja rápido sem me sacanear muito. Já completamente tonto de ter que ouvir uma bateria de explicações de coisas que nada entendo, confiado na empresa, apenas falei: OK amigo! Pode ver aí qual o mais adequado que você acha que vai me atender e mandar para meu endereço e, depois de instalado, passarei aqui para pagar!
-Aí é que está! O modelo HTPXW-3030 que vou lhe mandar, automaticamente vai transferir o pagamento do seu banco para nossa conta sem precisar de sua interferência. Você ficou com alguma dúvida?
Sinceramente, minha vontade foi de mandar ele ir tomar naquele lugar, pois quase me enlouquece com tantas explicações técnicas sem eu saber para que lado estavam indo. Mas, com sua seriedade e pose de bom empresário, percebia-se que o sacana entendia mesmo do negócio. Porém, dou um conselho a sua vasta clientela: Se quiser ganhar tempo, entender um pouco do que está comprando, fique embaixo na loja e converse com uma das meninas, pois o homem explica pra caralho!!!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna  - antoniodaagral26@hotmail.com


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mais um avanço (?) da medicina!

Antonio Nunes de Souza*

Se surpreender com os avanços dentro da medicina, tecnologias, estudos e pesquisas laboratoriais, etc., passou a ser uma coisa tão corriqueira que, não temos nem mais tempo para parabenizar e desfrutar das novas descobertas, pois, quando precisamos ou ensaiamos precisar, essas já foram consideradas obsoletas e suplantadas por outras mais recentes e, como todas, altamente ditas comprovadas!
Alguém, sabiamente, já disse que a medicina é e será sempre mutante. Porém, desta feita, abrindo o jornal vejo estampada a notícia que a famigerada maconha cura o câncer, ou diversos tipos dessa doença, graças a uma substancia contida em sua formação vegetal. Logicamente, a galera que queimam seu “fuminho”, dando um tapinha na Sativa, aplaudiu e, em coro gritou: Eu não disse que esse barato que sentimos também era útil para a saúde? Pô mermão, já tomei tantos tabefes de policiais, curti “cana”, detenção, prisão e as porras, só porque me pegaram quando eu estava numa boa me deleitando com minha folhagem sagrada! Agora, com que cara vão ficar esses sacanas malditos que nos importunaram por tanto tempo?
-Verdade maninho. Sofremos o pão que o diabo amassou em três estágios: Para arranjar a grana, para comprar e para fumar em paz! Provavelmente, dentro em vas descobertas, pois, quando precisamos ou ensaiamos precisar, essas já foram consideradas obsoletas e suplantadas por outras mais recentes e, como todas, altamente ditas comprovadas!
Alguém, sabiamente, já disse que a medicina é e será sempre mutante. Porém, desta feita, abrindo o jornal vejo estampada a notícia que a famigerada maconha cura o câncer, ou diversos tipos dessa doença, graças a uma substancia contida em sua formação vegetal. Logicamente, a galera que queimam seu “fuminho”, dando um tapinha na Sativa, aplaudiu e, em coro gritou: Eu não disse que esse barato que sentimos também era útil para a saúde? Pô mermão, já tomei tantos tabefes de policiais, curti “cana”, detenção, prisão e as porras, só porque me pegaram quando eu estava numa boa me deleitando com minha folhagem sagrada! Agora, com que cara vão ficar esses sacanas malditos que nos importunaram por tanto tempo?
-Verdade maninho. Sofremos o pão que o diabo amassou em três estágios: Para arranjar a grana, para comprar e para fumar em paz! Provavelmente, dentro em breve, teremos em todos os estabelecimentos lugares privativos para fazermos nossa medicação, sem o receio do passado de receber um “baculejo” policial.
Aí é que está o engano da turma e esquadrão da fumaça, pois, apenas foi encontrada uma substância na maconha que retirada e aplicada em dosagem correta é capaz de eliminar as células cancerígenas do corpo, minimizando ou acabando com o desenvolvimento das metástases. Essa experiência já foi feita com animais e será iniciada no corpo humano dentro de breves dias. Então... se comprovada oficialmente sua eficiência, será uma das mudanças mais radicais que o mundo verá, pois, os traficantes, logicamente, montarão seus laboratórios como já têm os de cocaína e, aprovados pelo Ministério da Saúde, serão credenciados como fabricantes e distribuidores de medicamentos. Seremos obrigados a ver nos jornais e televisões propagandas de remédios com os nomes interessante de Maconhofem, Sativox, Baseadol, Canabicina vitaminada, etc. Já imagino esses jogadores de bola e os artistas de TV com um frasquinho nas mãos dizendo: “Eu, para me prevenir, tomo Maconciclina todos os dias na veia. Um produto do Laboratório Fernandinho Beira Mar com qualidade comprovada!!!”

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Depressão ou impressão?

Antonio Nunes de Souza*

Eu como sempre, querendo me mostrar eclético, estou sempre opinando nas searas alheias, onde não estudei para tanto. Mas, não se trata de exibicionismos ou vaidades tolas, apenas depois que você vive quase uma centena de anos, suponho que já tenho fé de ofício para opinar sobre os acontecimentos e comportamentos humanos!
Logicamente não me atenho a detalhes. Estes eu deixo para os cientistas estudiosos sobre o assunto que, com suas pesquisas, sempre chegam a uma afirmação, mesmo que esta seja mudada com o decorrer do tempo, fato que vemos sempre acontecer.
Nesse momento, minha preocupação está voltada para o número excessivo de suicídios individuais e coletivos abrangendo as famílias brasileiras, coisas que no passado era tão raro como você ver as orelhas de uma freira. Hoje, com a evolução (?), em ambos os casos você tem essas visões constantemente.
Infelizmente, não preparamos qualificações profissionais, educação, cultura e saúde, deixando os barcos correrem nos mares guiados pelas calmarias das irresponsabilidades, resultando uma geração despreparada para enfrentar as exigências normais do mercado, não só prejudicando os andamentos de vários projetos, como, brutalmente, operários pais de famílias que, desesperados, são e foram despedidos. Uma resultante triste e difícil de ser consertada em curto prazo. Ainda mais com cobranças e pressões de imediatistas opositores, apresentando soluções simplistas querendo mostrar ao povo que eles já teriam solucionado tranquilamente, esse crucial problema. Meu avô, cauteloso e sábio, certamente diria: “Não é assim não meu filho, o buraco é mais embaixo!”
Tenho a impressão que essa resultante depressão tem uma culpa grande para esse comportamento estar aflorando, cotidianamente, em todas as áreas, levando as pessoas afetadas a um desespero físico e psíquico assustador, onde os afetados somente vêm como solução sua morte e, em muitos casos, arrastando toda família!
Tenho a impressão que essa depressão triste e verdadeira depende muito do comportamento solidário de todos, pois, ultimamente, todos estão voltados aos seus problemas do dia-a-dia, esquecendo ou não se apercebendo que os grandes prejuízos atingem diretamente a todos, atualmente e no decorrer dos anos!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral@hotmail.com