quinta-feira, 25 de julho de 2013

Merecem a Lei Maria da Penha!

Antonio Nunes de Souza*

Lei criada para punir aqueles ou aquelas que, grosseiramente, agridam fisicamente, psicologicamente, ou outras maneiras absurdas e cruéis, principalmente, aquelas que deixam sequelas que jamais serão esquecidas ou recuperadas!
Estou referindo-me aos homens, e mulheres também, que, aproveitando-se da fragilidade e falta de proteção da sociedade, essa mulher, ainda uma menina/moça, vem sofrendo as agruras do inferno, sem que tenham o cuidado de lhe oferecer as básicas necessidades para uma sobrevivência simples, porém, respeitável e digna. Refiro-me, carinhosamente e respeitosamente, a minha querida cidade de Itabuna!
Não precisa que seja um sociólogo para pesquisar e detectar os malefícios que nossa cidade tem sofrido, apresentando um quadro triste e vergonhoso, exposto dentro de uma moldura de omissões, desprezos e falta de solidariedades.
Já que as leis existentes não protegem minha querida aniversariante, deixando-a entregue aos políticos que somente se interessam em usar seus munícipes para galgarem maiores cargos. Maravilhoso seria se pudéssemos fazer uso dessa lei protetora feminina eficaz, para punir, severamente, essas pessoas que, com as maiores simplicidades, usam e abusam da nossa pobre cidade, literalmente, destruindo-a em todos os sentidos, inclusive, sexualmente!
Como gostaria de vê-la comemorando seu aniversário, toda garbosa, enfeitada, limpa, com saúde, segurança, educada e educando, suas recordações do passado vivas e intactas para uma lembrança futura e, primordialmente, nós que a amamos juntamente com o povo, levando no rosto grandes sorrisos de alegrias e felicidades!
Para você Itabuna, querida menina/mulher, dou meu forte abraço cheio de carinho, triste com o seu estado retratando uma realidade de grandes desprezos, mas, ao mesmo tempo, cheio de esperanças que, futuramente, apareça alguém que cuide afetivamente e com a doçura e dedicação que você bem merece!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os portenhos estão na frente!

Antonio Nunes de Souza*

Depois de liderarmos por dezenas de anos como possuidor do maior jogador de futebol do mundo, nosso rei da bola “Pelé”, nesse momento, temos que tirar o chapéu para nossos amigos rivais argentinos, já que eles são detentores na figura humilde, competente e simples de Lionel  Messi, do título maior de Rei do futebol, repetido por alguns anos seguidos, sem que seja nenhum favor de merecimento!
E, como fosse pouco para a vaidade deles, foram abençoados por Deus, tendo a consagração máxima da igreja católica recaído sobre a escolha do mais novo e recente Papa, um argentino nato que, ao que deixa transparecer, um homem maravilhoso de uma humildade fantástica, jamais vista na história papal do Vaticano, dando ao mundo uma lição de comportamento que deveria ser seguida  não só religiosamente, mas, principalmente, cotidianamente, nos nossos dias da vida profissional, social e comercial. Uma prova cabal e clara que os homens são egoístas e tolos, jogando a oportunidade de ser e ver estampada em todos os rostos uma felicidade cheia de harmonias.
Logicamente, com essas duas boas colocações mundiais (esportiva e sagrada), não podemos deixar de caprichar com honras e méritos essas pontuadas e competentes posições, respeitando nossos irmãos adversários de contendas esportivas, mas também, bons parceiros comerciais, que continuaremos com nossa carinhosa guerra de colocações nos pódios da vida, porém, sempre nos respeitando mutuamente.
Como no momento, tudo é culpa do PT, não será de admirar que também queiram que Dilma eleja um Papa Brasileiro, para que possamos nos igualar. Muito embora dentro da nossa igreja existam sacerdotes competentíssimos para tal desempenho. Vamos dar tempo ao tempo, porém o que devemos fazer agora é orar pelo nosso querido Papa Francisco, para que sua missão tenha muitas dezenas de duração.
Vamos aproveitar e pedir a Deus através do seu Ministro maior, para apascentar suas ovelhas, que essas sejam mais respeitadas pelos corruptos políticos existentes em todos os partidos e recebam tratamentos humanos e solidários. O que todos desejam, se todos nós nos unirmos, certamente conseguiremos, sendo bastante que haja uma participação menos egoísta da própria população!
E, entre os brasileiros e argentinos, podemos dizer, carinhosamente, que é mais uma batalha entre o samba e o tango!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O uso da internet!

                              Antonio Nunes de Souza*

Nada mais genial poderia ter aparecido que atingisse de mão cheia o povo em geral que a sensacional virtualidade da Net que, com apenas alguns toques, você é capaz de tomar conhecimentos de todas as maravilhas do mundo, estudar com detalhes qualquer assunto, inclusive em diversas línguas sem, praticamente, pagar absolutamente nada!
Infelizmente, como contamos com uma grande gama de maníacos pelo mundo a fora, muitos desses inteligentes idiotas, se preocupam em criar vírus destrutivos e, absurdamente, espalhar por todos os usuários de PC, contaminando as redes, causando em alguns casos prejuízos incalculáveis. Não conseguimos entender esses comportamentos animalescos e desumanos de em vez de usar suas capacidades nos equipamentos para favorecer os outros e, conseqüentemente, ser muito bem remunerados, preferem a satisfação idiota e maquiavélica de ver os desesperos e estragos causados em diversos setores, quer sejam comerciais, industriais, financeiros, domésticos, etc.. Sendo o pior de tudo que não existe uma legislação criminal efetiva e eficiente com relação a esse crime, fazendo com que os estímulos de continuidades sejam cada vez maiores entre os criminosos que, grosseiramente, ficam disputando entre eles quem consegue criar um vírus mais prejudicial!
Como vivemos num mundo cheio de erros humanos, o império capitalista, comandando as massas, não seria uma ideia mirabolante, se imaginarmos que esse comportamento insano, seja encomendado por fábricas de antivírus, para que possam fazer suas vendas com limites insuperáveis.
É uma lástima não se confiar nos homens, porém, a raça humana tem se comportado com tanto egoísmo e colocado o “ter acima do ser”, que, por mais que queiramos, essas dúvidas estarão em nossas mentes. Um grande exemplo sobre essa mecânica industrial é a dos fabricantes bélicos que, criminosamente, estimulam as guerras e guerrilhas para poder vendar seus armamentos. E olhe lá se também não fazem a mesma coisa com os traficantes, criminosos, assaltantes, terroristas, etc., fatia essa bastante consumidora de armas e munições.
Voltando a Net, ainda podemos citar uma série de outras vantagens e praticidades no seu uso e, a cada dia, mais informações são agregadas, complementando nossas necessidades diárias. E, para a classe estudantil, com certeza tem sido uma mão na roda nas suas pesquisas, esclarecimentos e diversões!
Queiramos ou não, a internet é cultura e veio substituir a velha revista americana “Seleções Reader’s Digest” que, nas décadas de cinqüenta até setenta, era o tesouro de informações dos jovens e adultos.


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras –          antoniodaagral26@hotmail.com

segunda-feira, 15 de julho de 2013

As verdades subliminares!

                           Antonio Nunes de Souza*

Escrevi dois textos anteriormente alusivos as passeatas, reações públicas, desejos de melhoras, etc., mas, como fui enfático, tudo começou por causa de míseros 20 centavos que afetam bastante a bolsa do povo nas idas e vindas para seus trabalhos e escolas. Justíssima reivindicação, principalmente pelas péssimas condições dos veículos colocados nas ruas pelas companhias detentoras das linhas de atendimento.
Como o tempo me ensinou, pela vivência cotidiana, o brasileiro sofre, critica, condena, revolta-se, mas, infelizmente, não toma atitudes, não são solidários nas campanhas de maiores abrangências, preferindo sofrer as agruras do inferno, que organizar grupos para reivindicar os seus direitos. Não atribuo isso a acomodação ou covardia, mas, que é uma realidade, todos nós temos que reconhecer. Principalmente as camadas mais pobres que, amedrontadas, ficam quietas apenas comentando seus sofrimentos nas esquinas e botequins. Porém, desta feita, provavelmente por estímulos de lideranças políticas interessadas em desestabilizações governamentais, infiltrando nos diversos grupos nas cidades e estados organizadores profissionais de passeatas, patrocinando faixas, panfletos, tintas para os caras pintadas, ônibus de graça, dispensa de trabalho, lanches, etc., sendo que, os mais covardes e canalhas, ainda contratam baderneiros mercenários para criar um clima de guerra e depredação, atacando a polícia e os prédios públicos até com centenas de bombas “coquetel molotov”, desvirtuando as justas reivindicações pacíficas do ordeiro povo brasileiro. Suponho que todos já têm conhecimento através da mídia, que os pagamentos desses desordeiros (comprovadamente) variam de 20 a 50 reais.
Sem que fosse essa a intenção do povo, hoje, aproveitando o momento de uma aclamação nacional, quase que esqueceram os modestos 20 centavos e todos partiram para assuntos muito mais sérios e importantes que são: Educação, saúde, segurança, saneamento, moradia e, principalmente, um combate veemente a forte corrupção que vêm dominando o país há décadas. E, por mais absurdo que pareça, esse mesmo povo reelege uma grande maioria desses saqueadores do nosso país, provando que seus votos são dados por interesses egoísticos ou obediência partidária, pouco se importando com a repetição dos podres resultados.
Essa síntese que faço sobre as ocorrências, não quer dizer que sou o advogado do diabo, apenas, tenho uma visão menos poética do que muitos outros e, como defendo esse mesmo povo por mais de cinqüenta anos, creio que tenho direito de dizer certas coisas, baseando-me na vivência de vários regimes políticos nesse período.
Estou, como muitos, esperando que tenhamos resultados benéficos, sirva de alerta aos campeões de peculato do Brasil e que algumas reformas sejam feitas urgentemente!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mulher inesquecível!

                             Antonio Nunes de Souza*

Muito inesperadamente
Um dia fiquei bastante contente
Ao conhecer uma mulher fascinante.
Ela era tão linda e angelical
Uma aparência tão original
E, além de tudo, elegante!

Por mais que você procurasse
Duvido muito que achasse
Qualquer coisa que não fosse belo
Dentes lindos e brancos
Sorrisos graciosos e francos
Corpo torneado e singelo!

Uma voz sussurrada e quente
Daquelas que mexem com a gente
Deixando-me bastante excitado
Seu andar simples, mas provocante
Apreciá-la era uma constante
Pois senti que ficaria apaixonado!

Seus olhares eram penetrantes
Olhos azuis lindos e interessantes
Que nunca tinha visto uma coisa assim
Quando a olhava de frente
Sentia uma sensação diferente
Que estava olhando para o céu, ou o céu olhando para mim!

Essa mulher foi embora
Deixando apenas a saudade de outrora
Sem que nunca tivéssemos nada
Mas, guardo na minha lembrança
Uma doce e deliciosa esperança
Que ela também ficou apaixonada!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – antoniodaagral26@hotmail.com







terça-feira, 9 de julho de 2013

Os pobres viraram Faraós

Antonio Nunes de Souza*

Se já não bastassem os sofrimentos normais do brasileiro para enfrentar o dia a dia, tendo que matar um pittibull por hora, de vez enquanto aparece algo que enche seus olhos de esperanças, ao mesmo tempo em que esvaziam os seus bolsos e povoam suas cabeças com ilusões mirabolantes!
Como dizia meu sábio e velho avó, com seu ceticismo peculiar, que, “quem não rouba ou não herda, morre na merda”. A não ser os políticos corruptos que já têm fé de ofício para arrecadar o dinheiro público, sem que haja penalidades ou condenações, não vestem as carapuças de ladrões e continuam tratados com as maiores mesuras pelo próprio povo que ele maltrata e, paradoxalmente, esse mesmo povo os reelege num masoquismo incompreensivo para uma mente humana, medianamente, inteligente!
Agora, para encher o povo de mais ilusões de uma vida melhor, apareceram dezenas de “ajudas mútuas”, prometendo mundos e fundos numa rapidez que nem Fernando Alonso da Ferrari é capaz de andar em seu potente carro. Transações essas que no passado foram denominadas de “pirâmides”, talvez porque seus inventores e diretores terminariam encima e o pobre povo que investiu maciçamente, ficaria embaixo para ser esmagado quando as ditas desmoronam depois de algum tempo, sumindo seus responsáveis sem deixar rastros!
Na verdade não posso de modo algum ser taxativo que se trata de algo completamente errado, mas, segundo estudos e análises de uma juíza do Acre, pessoa credenciada para sentenciar um freio nas operações, tudo não passa de uma burla que repete os mesmos erros e contravenções de um passado ainda recente. Provavelmente, agora que o Ministro autorizou a polícia federal e os órgãos competentes a fazerem uma varredura, possivelmente, as múmias irão aparecer em suas câmaras secretas cheias de dólares e euros dos iludidos investidores.
O fato é que, mais uma vez, o povo cai nas garras de aproveitadores, que sabem como as pessoas estão ávidas de melhoras e, sem raciocinar com cautela, aplicam seu pobre dinheirinho na esperança de vê-lo crescer. Aí eu volto a fazer uma citação do meu sagaz avó que, debochadamente, dizia: Meu neto nunca se esqueça que, a única coisa nossa que cresce na mão dos outros é a rola!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Festa de Dois de Julho!

                                   Antonio Nunes de Souza*

Dois de julho, feriadão dos bons, nada mais justo que darmos uma esticada na Lapinha para ver o desfile da Cabocla. Na verdade a Cabocla seria apenas uma desculpa, pois, para ser sincero, meu interesse maior era admirar de perto toda “mestiçagem” baiana, que vai do preto ao sarará, mesclando com mulatas e mamelucas, mas, todas elas com bundinhas empinadas e bem torneadas, graças à origem africana que tem esse angelical dom de quadris sensuais e apetitosos.
Coloquei minha melhor bermuda, camiseta regata da moda, tênis com grife, óculos Ray-Ban, peguei o carro e, todo barbeado e perfumado, segui meu destino na esperança de me dar bem.
Fui pelo Barbalho imaginando encontrar caminhos mais livres, já que havia ouvido na TV que algumas ruas seriam interditadas. Mas, mesmo por essa trajetória, o trânsito estava uma merda. Parece que todos pensaram o mesmo que eu, e as ruas estavam congestionadas, tendo que parar bem distante do largo e fazer o percurso a pé. Porém, isso não me deixou chateado, pois andando, daria oportunidade de admirar melhor as pessoas que passavam, principalmente aquelas que na minha maliciosa mente eu desejava ver.
Na proporção que ia me aproximando a aglomeração aumentava o número de pessoas já se acotovelando procurando lugares privilegiados, crianças, velhos, adultos, estudantes, funcionários públicos, além de grupos de professores grevistas que aproveitavam a festividade para fazerem protestos contra os políticos ausentes e presentes, mostrando seus descontentamentos pelas não aceitações de suas reivindicações, algumas pertinentes e outras nem tanto. Mas, tudo isso faz parte da democracia e da badernagem que é peculiar nesses eventos públicos.
Notei de longe que o cortejo estava começando, então parei em um ponto estratégico e fiquei a espera da sua passagem, pensando em acompanhá-lo até o Campo Grande, onde, certamente, haveria vendedores de cerveja, churrasquinhos e outras iguarias, logicamente acompanhados de música e, com certeza, seria o momento que eu suavemente encostaria em algumas gatinhas no intuito de encontrar uma ao meu gosto para “ficar”.
E não deu outra! Assim que acabaram os discursos e todos começaram a se dispersarem, havia uma barraca que o samba de roda estava correndo solto e, no seu interior, estava reunida a fina flor do mulherio que, como eu, estava ali com as mesmas intenções. Entrei, comprei logo uma latinha de Skol bem gelada e, ainda meio tímido, comecei a sacudir o corpo no ritmo bem cautelosamente.
Mas, com dez minutos, já estava sambando que nem uma carrapêta, pegando as meninas pelas cinturas, procurando escolher quem seria minha encantadora vítima.
“Quem samba fica, quem não samba vai embora. Quem é homem é meu senhor, quem é mulher minha senhora”. Esse refrão do mais famoso samba de roda de Santo Amaro ecoava ao som dos tambores e pandeiros, provocando um remelexo sensual e lascivo nas negras, mulatas e morenas que compunham a roda, estimulando desejos impiedosos nos mais polidos cristãos. Eu, por minha vez, sentia-me excitado não só de olhar, como também com as “roçagens” eventuais que o apertado ambiente proporcionava.
Colei com uma gata deliciosa chamada Arlete e passamos a dançar bem agarradinhos, sem nem reparar que estávamos no meio de uma festa de largo. Aliás, como todos os baianos, ninguém está mais ligando com quem esta em sua volta. O importante é quem está ao seu lado ou em seus braços. Assim sendo, segui essa regra benevolente e continuei minha esfregação, sempre tomando mais uma cerveja para dar mais animação, diminuir a inibição e, conseqüentemente, aumentar a excitação.
Dezenove horas, já bastante cansado e cheio de expectativas, convidei Arlete para irmos embora buscar o carro que deixei pelas bandas do  ICEIA, e de lá seguiríamos para meu apartamento selar com chave de ouro nossa louvação a Cabocla e ao nosso digníssimo dois de julho. Ela, sem pestanejar, avisou as amigas que estávamos indo, trocamos beijinhos de despedidas, pois já estávamos todos muito íntimos, pegamos um táxi e seguimos nosso destino.
O restante não precisa contar, pois foi uma noite maravilhosa cheia de transas pecaminosas em diversas posições cívicas e patrióticas, homenageando a nossa data magna baiana.
Viva Dois de Julho! Bahia de todos os Santos, Bahia de todos os pecados.

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna  - antoniodaagral26@hotmail.com


                                        

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Deputado consegue testemunho!

                                       Antonio Nunes de Souza*

Confusões, alegrias, comemorações, futebol e outros eventos juninos mais, não tiraram o humor dos brasileiros, que carregam nas suas mentes todos os festejos possíveis, fazendo com que remexam mais as bundas que os pobres e úteis cérebros!
Tudo isso faz parte das nossas heranças da maravilhosa etnia negra que, singularmente, nascem bailando e morrem dançando. Já me distraindo, comecei a escrever sobre o geral e ia esquecendo-me do que na realidade me animou a fazer esse texto. Trata-se exatamente de um fato completamente inusitado com relação ao famoso e controvertido Projeto Cura Gay que foi para câmara para ser votado, sem que houvesse uma veracidade científica sobre o assunto. Além de gerar discussões em todas as esquinas, os próprios deputados estranhando a idéia, exclamaram em coro que já tinham visto ex tudo, mas, viado, nunca! E foi aí que o deputado homofóbico, mentor do projeto, apareceu na porta da frente, segurando no braço de um rapaz bem apessoado e gritou: -Caros colegas, esse homem que está aqui espontaneamente para um testemunho é, nada mais nada menos que um grande ex viado e, para não suscitar nenhuma dúvida, ele vai falar sobre sua vida e o tratamento que se submeteu para a bendita cura!
Claro que ouvimos aquele oooohhh, de surpresa e descrédito, porém todas as atenções foram voltadas para ouvir as palavras daquele homem corajoso, abrindo-se para os deputados e para todo Brasil.
-Senhores deputados, meu nome é Rodolfo mas, sempre fui tratado como Rodolfinho e, desde meus quatorze anos, comecei a senti uma queda pelos outros meninos, sem nem perceber as meninas que estavam em nossa volta.Nas brincadeiras de esconde-esconde sempre eu escolhia os mais bonitinhos e procurava um lugar apertado e escuro, normalmente me encostando com a bunda nos meus amigos, sentindo que muitos se excitavam, até que os mais danadinhos começaram a tirar o meu calção e, com meu assentimento, mandavam ver sem a menor piedade em minha alegre bundinha. O tempo foi passando, passando, fui crescendo e, já com vinte anos já tinha dado para toda turma da minha rua, fora as tournées que fazia nas ruas vizinhas. Sinceramente excelências, foram anos inesquecíveis da minha vida. Mas, papai que era um homem cheio de preconceitos, bastante religioso e crente nos poderes da medicina, mandou-me para um hospital que não era especializado nesse assunto, pois não havia nenhum na época. E, lá chegando, me deparei com um médico que foi do exército, daqueles bem Caxias e me entregaram para ele me curar. Foi o pior sofrimento que passei na vida. Ele me receitou logo de primeira 30 comprimidos de Leite de magnésia, para eu tomar de hora em hora, sendo que meio dia e na hora de dormir tomar dois e sempre beber muita água. De estalo tive a maior caganeira do mundo. No dia seguinte, sem querer fazer nenhuma queixa, voltei e ele me receitou sessenta comprimidos de Magnésia purgativa para que eu tomasse duas de hora em hora, dobrando nos horários pares.
Senhores chego a ficar arrepiados quando me lembro que fiquei o dia inteiro sentado na privada e minha bunda parecia um vulcão de merda e meu anus estava arregaçado e mais vermelho que batom de puta. Rezei e pedi a Deus que o dia amanhecesse, pois não agüentava mais de dores e sofrimentos. Logo cedo, não tenho vergonha de dizer que estava todo cagado, fui para a enfermaria me encontrar com o Dr. Ronaldo o meu cruel médico.
-Doutor não agüento mais, pelo amor de Deus suspenda essa medicação, pois tem dois dias que estou me esvaindo em merda! Aí foi que ele me respondeu: Seu filho da puta isso é para você aprender que cu foi feito para cagar e não para sair dando pelas ruas!
Juro para os senhores que nunca mais dei a bunda. Hoje estou casado, tenho duas lindas filhas e posso me considerar um ex gay curado pela psicologia e capacidade médica desse doutor que jamais esquecerei!
Será que esse método é infalível, ou existem outros com a mesma eficiência?

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com



Estão conseguindo seus intentos!

                                      Antonio Nunes de Souza*

Não existem dúvidas que somente aqueles que não tiveram oportunidades na área da educação, os fanáticos órfãos do golpe militar, juntamente com os radicais partidários, são exatamente os mentores e estimuladores dessas passeatas nada compatíveis com o povo brasileiro que, pacificamente, sempre engoliu goela a baixo todas as sórdidas atitudes e malandragens dos políticos corruptos, colonizadores, canalhas, etc., chegando ao ponto que já disse anteriormente, de enfrentarem essas barbáries, como um comportamento normalíssimo, já, extra oficialmente, constando na nossa constituição, que devemos comentar, acatar e, mais absurdamente, reeleger todos aqueles que foram considerados podres, como se tivessem sidos reciclados com nossos sagrado e mal aplicados votos.
Sabemos todos que tudo começou tomando como base, o aumento nos preços dos transportes coletivos que, embora pareça insignificante, na pobre bolsa popular, torna-se um peso a mais que mexe com os orçamentos dos fracos assalariados. Reivindicação justa, não só pelo aumento de custo, como também pelo péssimo serviço que é prestado a população. Acredito até que o povo foi às ruas de uma maneira singela, pacífica e nem tanto representativa. Mas, com os estímulos daqueles interessados em criar uma imagem absurda do governo, como se esse fosse o culpado de tudo que está ocorrendo no país, as coisas foram tomando vultos, foram infiltrados dezenas de grupos mercenários para fazer quebra-quebras e enfrentamento policial, os bandidos estão se aproveitando dessa guerrilha urbana e fazendo saques, em fim,hoje já se cobra todas as deficiências existentes, mesmo e principalmente, as que sempre existiram em todos os governos passados e nunca foram sanadas. Fazendo-se justiça, a violência grotesca que assola nosso país, não é um privilégio tupiniquim, pois, em todos os países do mundo esse comportamento monstruoso e indigno está se proliferando como verdadeiras cascatas!
O fato é que, bem evidentemente, já se percebe os resultados desejados pelos antigos e novos gananciosos dos poderes, a queda de prestígio da nossa presidenta que, poucos dias atrás tinha o respeitável apoio da população de mais de 80% e o crédito de reeleição de 57%, aparecer numa pesquisa encomendada pelos interessados, constando que é de 30% seu apoio popular!
Lógico que o sorriso deve estar estampado no rosto dos mentores interessados nesses resultados, estando eles mais confiantes em voltarem aos seus antigos postos, porém sem o prestígio internacional que este governo conseguiu e, o pobre povo, que se exploda vivendo das suas tapeações e enganações costumeiras do passado.
Infelizmente, vivemos todos num mundo capitalista que, quem tem as unhas maiores é que sobem nas paredes. A honestidade está em segundo plano e, pelo que parece, é muita ousadia desse povo estar procurando melhoras contando com essa gama vergonhosa de políticos,  entranhadas em todos os partidos!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com