sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O sexo e a tecnologia!


                                    Antonio Nunes de Souza*

Não são novidades para ninguém as negociações, principalmente de compras e vendas, através da internet. Esse processo foi crescendo de uma maneira gigantesca que hoje representa, aproximadamente, 50% do mercado presencial, com as características do passado. Segundo os usuários, mesmo com os riscos dos não recebimentos das mercadorias, conforme tem acontecido constantemente, vale a pena. Os comodistas e os “sem tempo”, dizem que basta tomar algumas precauções.
Como se tornou uma comercialização com tendências a aumentar e, quem sabe, ser a modalidade imperiosa do futuro próximo, um amigo nosso ligado a essa área, resolveu além de vender os seus produtos, também oficializar operações ligadas ao sexo, aproveitando a liberação geral com relação à venda de “virgindades”, que tem tido uma aceitação boa no mercado, prestígio que os cabaços já haviam perdido há muito tempo, uma vez que, em função da demasiada liberdade da juventude, as meninas estavam dando de graça, chegando ao ponto de uma gama de homens se recusarem a cometer o ato por dar mais trabalho do que prazer. A grande maioria prefere as desvirginadas, experientes e, se já tiver um filho será ótimo, pois ele já pega o quite completo!
Assim sendo, nosso amigo instalou um departamento especialmente para atender sua nova clientela, não teve nenhuma dificuldade para cadastrar dezenas de lindas moças, não só as que desejavam vender suas raras virgindades, como aquelas que de virgem só conservavam os buracos do nariz e as orelhas. Para sua segurança nos recebimentos e o bom atendimento aos seus clientes, todos os pagamentos só se concretizavam nos encontros, alguns minutos antes das prestações de serviços. Ele colocou um chip na fenda da vagina e outro na regada da bunda de suas funcionárias e, a depender da utilização que o cliente fizer, ele passará o seu cartão de crédito nas referidas partes, sendo que na vaginal será “débito” e na bunda será “crédito e parcelado”. Ficando o perigo de calote em zero, dando-lhe uma garantia de um retorno eficaz e tranqüilo.
Suponho que na sua mente pensou: Isso é um absurdo, pois, seria prostituição e esse comportamento é proibido por lei!
Aí é que está o seu engano, pois está tramitando na câmara um projeto para oficializar a profissão da prostituição, com todos os direitos de coberturas da lei (FGTS, fundo de garantis, férias, décimo terceiro, aviso prévio e seguro desemprego). Uma profissão como outra qualquer, uma vez que ela existe e jamais será extinta. Então... melhor será oficializá-la, arrecadar impostos e dar cobertura a essas vendedoras de sonhos e prazeres. Ele já está bolando vários aplicativos para serem usados em algumas variações em torno do tema, e o slogan da publicidade é sensacional: “Se você cansou da placa mãe, nós temos a placa filha!”
Infelizmente não osso dar o nome da empresa, pois ele está atuando em sigilo e maiores cuidados, aguardando a promulgação do bendito decreto lei que, como já teve a do Ventre Livre, essa será do Sexo Livre!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com  -antoniodaagral26@hotmail.com)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Confissões de um político!


Antonio Nunes de Souza*

Como me preocupo constantemente com todas as coisas e situações relativas ao povo e a comunidade, resolvi fazer uma reportagem investigativa, não só para matar minha curiosidade, com desconfianças diversificadas, pensando também em esclarecer e colocar em pratos limpos as notícias que sempre circularam, mas, como eram esquemas tão bem operados que, dificilmente, deixavam “rabinhos” ou detalhes condenatórios.
Como qualquer criancinha já tem conhecimento, há muito a cultura da compra de votos foi implantada com uma força brutal, aproveitando-se para enraizar-se em função das condições de pobreza e falta de educação e cultura do povo, que foi e vem sempre tratado com pequenos espaços para que melhorias existam nessas áreas tão importantes. E, os mais sagazes e perigosos políticos aproveitam-se dessa arma eleitoreira com tanta simplicidade, como se fosse o comportamento normal.
Então, querendo descobrir o método aplicado e ter certeza e nomes daqueles que agiam dessa absurda forma, porém, com resultados surpreendentes e eficazes, aproveitei a oportunidade de um desses suspeitos, eleito várias vezes como vereador, sendo um representante medíocre e ineficiente, porém, sempre reeleito, e achava-se desenganado por uma série de problemas de saúde. Como estava bastante debilitado internado na CTI, consegui através de amizade familiar e alegando que estava completando um histórico sobre sua vida pública, seus familiares consentiram que eu tivesse esse contato, porém que não fosse demorado em função do seu estado altamente precário, esperando-se que, a qualquer minuto ele poderia partir.
Mesmo cercado de aparelhos, com esforço ele ainda conseguia dizer algumas palavras com certa clareza. Então, pela exigüidade do tempo, fui falando o que me interessava: Sabemos que alguns políticos se utilizam da técnica da compra de votos, inclusive dizem que tem um que, sem delongas, corta as notas de cem reais e distribui uma metade e a outra será entregue após o resultado dos votos obtidos, ficando o eleitor de, além dos familiares, conseguirem outros votos para garantir a complementação do seu pagamento. Por favor, fulano, me diga o nome desse homem para que possamos alijá-lo da nossa câmara e melhorar o nível dos nossos vereadores!
Ele, tendo ciência da sua morte que naquele momento se aproximava, olhou para mim nos estertores finais de um vivente e, como uma ajuda divina, com a voz clara e compreensiva, revirando os olhos, cantou a nova música de Roberto Carlos: Esse cara sou eu! Esse cara sou eu!
Chamei imediatamente o médico, pois, naquele instante ele acabava de falecer!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

sábado, 24 de novembro de 2012

Claudivane não vá claudicar!


Antonio Nunes de Souza*

Após a escolha de uma seleção de graduados técnicos para compor o secretariado da sua administração, ocasião que, certamente, deve ter entrado a competência, bom senso e humildade peculiares e visíveis no novo prefeito do município, esperamos todos que, corretamente, as coisas transcorram de uma maneira bastante diferenciada do que presenciamos nas últimas gestões, carregadas de desastrosas atitudes e desrespeito aos munícipes e a comunidade!
Apreciando-se as curriculares apresentações, percebe-se que, pelas suas formações, nossa cidade estará entregue a mulheres e homens preparados e competentes para nos oferecer aquilo que esperamos de cada um em suas áreas, colocando na frente honestidade e o compromisso assumido com o prefeito e a população. Mas, acima de tudo, temos que acompanhar de perto suas desenvolturas e desempenhos, pois, nem sempre uma gama substancial de diplomas e formações espelha a capacidade de bons administradores ou gestores, já que temos exemplos de pessoas com cursos nas maiores universidades do mundo (mestrados e doutorados) e, quando chega a hora de passar ou utilizar esses conhecimentos, são verdadeiros fiascos. E, para todos nós, “competência se mede pelos resultados e não pelos certificados”. Nem sempre aqueles que alisaram os bancos da ciência, na hora do trabalho mostram a competência. Entretanto, temos que dar crédito para aqueles que se prepararam na educação para enfrentar as adversidades da vida!
Importante será que as oposições sejam capazes de respeitar a vontade do povo, ajudar quando se fizer necessário, em vez de ficar desdenhando, criticando e tentando desestabilizar a gestão com comentários desabonadores que nada acrescentam, despejando nas suas palavras o despeito e desgosto pelas suas derrotas. Eu por exemplo, fiz campanha para minhas candidatas (Juçara e Acácia) e, respeitosamente, aceito a vontade do povo, restando dar minha colaboração para ver nossa cidade voltar a ser feliz tendo saúde, educação, segurança e respeito como já tivemos no passado.
Portanto Claudivane, não vá claudicar! Mostre que veio para fazer uma administração salutar, qualificada e inovadora, passando para povo que, honrosamente, o elegeu que não existem motivos para arrependimentos. Se necessário for, entre em contato com seus parceiros partidários, mostre as deficiências e troque quantas vezes for preciso algum secretário e outros da linha de frente da equipe, pois, a cidade espera de você muito trabalho e realizações.
Temos que reconhecer que todos terão um início difícil para colocar a casa em ordem, mediante as notícias que a mídia, diariamente, denuncia, porém, o momento não é para procurar culpados e nem acusações. E sim, ajudarmos nas soluções, pois, os erros existentes e encontrados competem à justiça tomar as providências cabíveis.
Esperamos todos que possamos ser beneficiados com uma lição de cidadania, religiosidade e solidariedade humana. E, por essa razão, o que posso dizer é: Claudivane, não vá claudicar!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O dia em que Papai Noel chorou!


                                         Antonio Nunes de Souza*

Aproveitando o gancho do livro alusivo ao grande e irreverente filosofo Friederich Nietzsche (O dia que Nietzsche chorou), resolvi escrever um texto sobre fatos que devem ocorrer no andamento dessa vida louca e desigual que temos o desprazer de vivenciar, lutando pela sua melhoria, mas, tendo em nossa frente pedras humanas e políticas, que, lamentavelmente, não têm sentimentos coronários!
Ele, aposentado com seus sessenta e três anos, porém ainda com vitalidade e saúde para desempenhar uma atividade, inclusive para aumentar seus parcos rendimentos, viu no jornal uma nota procurando um senhor para fazer o papel de Papai Noel em um shopping, sendo a preferência aqueles que tivessem as qualificações e perfil do bom velhinho (Cabelos e barbas brancas, corpo avantajado e bastante educado na sua desenvoltura para atender os pais e as crianças). Sorriu ao ler o anúncio, se imaginando naquela função, já que, curiosamente, enquadrava-se completamente no papel e, inclusive, já era apelidado pelos velhos amigos com o nome do rei dos presentes!
Apresentou-se, fez uma entrevista, foi submetido a um rápido exame médico e, como esperava, foi logo contratado para ficar sentado num belíssimo trono no meio da decoração natalina, atendendo a grande clientela ávida de vê-lo, fotografá-lo e fazer os seus sonhados pedidos. Pela premente necessidade, ficou combinado que já começaria no dia seguinte, já ficando o resto do dia para providências relativas aos ajustes das roupas, maquiagem e outros pequenos detalhes. Não deixou de pensar que, para que não fosse sacaneado pelos amigos, nada falaria e, com certeza, não seria reconhecido depois da roupa vermelha, chapéu, alguns enchimentos corporais e o saco nas costas. Seriam três, cada um com o período de seis horas e ele escolheu das 12 as 18 horas, para preencher as suas tarde sem atrapalhar seu vício de noveleiro.
Dia seguinte, cedo se apresentou e a equipe responsável pela sua caracterização, com meia hora, estava ele parecendo que tinha acabado de chegar do Pólo Norte, faltando apenas o trenó e as renas. Foi levado para o seu lugar, sentou-se em uma larga e confortável poltrona, colocou o saco de pretensos presentes ao lado, ficando no aguardo da sua singela e maravilhosa clientela. Quase que imediatamente, começaram a despontar pais cheios de orgulhos direcionando seus curiosos filhos para o colo de Papai Noel, para que fossem fotografados e, obviamente, fazer os seus pedidos. Foram nesses momentos que ele, sensível, solidário e humano, começou a sofrer ouvindo de crianças pobres e sem condições, pedidos de computadores, bicicletas luxuosas, brinquedos elétricos e eletrônicos, bonecas que falam, cantam e se movimentam como seres vivos. Ninguém pedia roupas ou livros, não tinham consciência das condições financeiras dos seus pais, que deixavam transparecer em seus rostos, a impossibilidade de atender a grande maioria deles, já sofrendo por ter que ver a frustração de seus filhos no Natal!
Já fragilizado com o que se passava em sua mente, em função dos pedidos que ele sabia e sentia que não seriam atendidos, uma garotinha de uns seis anos, com uma aparência bastante pobre, chegou ao seu ouvido e disse: Papai Noel, em vez de você me dar presente, diga a Deus para cuidar da minha mãe que está muito doente. Não se esqueça, viu?
Foi nessa hora que Papai Noel chorou, abraçando a garotinha fortemente, sem poder conter as lágrimas que desciam em sua face. No fim do expediente, indignado e triste por comprovar a injusta distribuição de renda e a falta de solidariedade humana, mesmo no dia da maior festa da cristandade, pediu demissão!

*Escritor (Blog Vida Louca antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmailcom)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A consciência negra!


                               Antonio Nunes de Souza*

Estamos, orgulhosamente, comemorando a semana da consciência negra, demonstrado nosso respeito, agradecimento e a alegria de termos, mesmo numa circunstância grotesca, covarde e absurda, a invasão dessa etnia de guerreiros fortes e bonitos, para construir o nosso país, ensinarem muitos dos seus hábitos e costumes, misturar a sua cor mesclando e criando diversas tonalidades, que hoje temos o orgulho maior de reconhecermos como a verdadeira raça brasileira!
Com todos esses belíssimos méritos, ainda temos o desprazer de inúmeras vezes, presenciarmos cenas que são verdadeiras aberrações, ofensas e preconceitos, como se no mundo existisse alguém superior. Esses tolos e ignorantes sociais são tão idiotas que, felizmente, poucos encontram ecos para os seus discursos, e hoje, ainda bem, temos leis com as respeitabilidades necessárias, punindo e reprimindo essas eventuais atitudes nada humanas.
Porém, se faz necessário algumas correções nos moldes de oportunizarem os negros, sem que sejam através de benevolências, e sim, oferecendo boas escolas, assistência médica, social e cultural, para que possa haver uma avaliação de saberes jamais baseada em cores. Essas leis significam para um bom entendedor, o mais puro e depurado preconceito racial, demonstrando uma clareza estúpida que os brancos ao estudarem, são mais inteligentes para as assimilações escolares. Vejo nessa atitude uma falsa proteção paliativa, que, muitos negros também não concordam e se sentem olhados como inferiores. Mas, a luta continua e, certamente, dentro em breve chegaremos a um denominador comum, ocasião que essa gloriosa etnia seja, literalmente, respeitada ocupando um lugar merecido no pódio da nossa história!
Creio que o exemplo nos dado pelo fantástico e verdadeiro herói Nelson Mandela, não só faz calar muitos dos preconceituosos, como serve de estímulo para que os negros tenham cada vez mais, orgulho da sua cor. Não é sem razão que, a maior potência (Estados Unidos), seja hoje administrada por um negro, que foi reeleito, demonstrando sua capacidade, não transparecendo medo da pele branca e olhos azuis do seu forte adversário.
Obrigado meus queridos irmãos negros, sinto orgulho de tê-los conosco e ainda espero embalar em meu colo muitos sobrinhos, netos e bisnetos mulatos, pardos, sararás, até que seja bem misturada e depurada formando nossa linda e morena etnia brasileira!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

domingo, 18 de novembro de 2012

Preciso mudar!


                       Antonio Nunes de Souza*

Deliberadamente esconder procuro
Criando em minha frente um muro
Querendo escudar minhas emoções.
Nem sinto que essa parede é transparente
Não conseguindo ser convincente
Vivendo enganos e ilusões!

Carregada de reprimidos desejos
Corpo e alma querendo festejos
Amizade, amor e carinho.
Mas, não tenho coragem de dar abertura
Preferindo ser uma falsa pura
Sofrendo sozinha no meu ninho!

Esse comportamento estranho
Faz-me um mal tamanho
Pois sinto uma mentira estar vivendo.
Por que não enfrento meu desejo e prazer
Abrindo-me para dar e receber
Prefiro me reprimir sofrendo?


De nada disso tenho certeza
Mas, meus amigos colocam na mesa
A razão desse comportamento.
Trata-se de uma falta de confiança
Pela minha enorme insegurança
Medo pelos antigos tormentos.

Preciso mudar urgentemente
Mostrar que sou inteligente
Acabar de vez essa repressão.
Fazer tudo que tenho vontade
Não importando que a terceiros agrade
O importante é agradar meu coração!

Ah! Como tenho sido incoerente
Deixando de viver contente
Vivenciando uma grande tolice.
Vou abrir meus sentimentos
Acabar com esse tormento
E viver cercada de meiguice!

O tempo já aparece em meu rosto
Mostrando com muito desgosto
Que rápido ele está passando.
Será que é melhor viver reprimida
Deixar de curtir minha vida
Em vez de estar desfrutando?

Preciso mudar rapidamente
Ser uma mulher contente
Quebrar esse psíquico preconceito.
Destronar esses obsoletos valores
Enfrentar esse mundo de cores
Como um ser humano perfeito!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail .com)







sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Meu brevê de piloto!


Antonio Nunes de Souza*

Ela era um avião! Mas, não era um mono motor não. Era um jato quadrimotor, daqueles que leva uma hora subindo gente para enchê-lo! E, o interessante de tudo isso, foi que ela era uma aeromoça que conheci numa das minhas viagens ao exterior, e pensei logo com um sorriso no rosto: Puxa vida! Um avião dentro do outro!
Passou pelo corredor solicitando que colocássemos os cintos e as poltronas nas posições, distribuindo um sorriso branco, lindo e sensual, que qualquer homem lhe atenderia imediatamente. Embevecido que estava, apertei tanto o meu que cheguei a soltar um pum, felizmente, daqueles silenciosos. O avião decolou, ela e mais duas colegas ocuparam os corredores e começaram aquela ladainha habitual das instruções para as situações adversas. Peguei uma revista e comecei a ler, porém, uns quinze minutos depois, as luzes apagadas, eu usava apenas o foco direcionado a leitura, comecei a sentir uma tremedeira, o corpo bastante frio e uma sensação de um provável desmaio. Segurei enquanto pude, pois sou jovem, forte quase atlético e desfruto de uma saúde invejável. Essa sensação para mim era uma novidade extraordinária que eu não sabia a que atribuir. Não me contendo mais, apertei o sinal na minha poltrona chamando uma das aeromoças para me atender e, por ironia do destino, quem me aparece é aquele Boeing deslumbrante que já chegando, percebeu que algo não estava bem comigo.
-O senhor está bem? Perguntou ela com uma voz meiga, quase cochichando para que não chamasse a atenção de outros passageiros. Disse-lhe o que estava sentindo e pedi um cobertor e travesseiro para me agasalhar e me acomodar melhor. Ela prontamente foi buscar, voltou, me acomodou, cobriu meu corpo e, ao mesmo tempo perguntou se eu tinha tomado algum remédio ou se tinha qualquer problema de saúde. Falei que não, pois tinha saúde maravilhosa, praticava esportes e sempre fazia exames de rotina.
Ela foi lá dentro e, depois de uns cinco minutos, voltou dizendo-me que falou com o comandante e ele solicitou que ela ficasse ao meu lado durante a viagem, até que eu estivesse recuperado daquele inesperado mal estar. Fiquei na maior felicidade, por duas razões: uma por ter alguém ao meu lado cuidando de mim e outra por ser aquela mulher que, somente com o seu cheiro, cura qualquer doente! Sem exagerar, quando ela colocou as mãos em minha garganta para ver se eu estava com febre, me subiu uma tesão com o calor das suas mãos, quase que curando meu mal estar. Mas, continuei com aquela cara de cachorro lambido, demonstrando que, sua presença, era mais que necessária. Como Deus gosta muito de mim, minha poltrona era bem lá atrás da nave e, como o vôo não estava lotado, eram três cadeiras vazias que, suspendendo os braços, transformava-se em uma cama razoável. Ela apagou o foco de luz, me acobertou e, como uma boa guardiã, se aconchegou ao meu corpo e brincando disse: --Vou ficar bem junto de você, pois, se algo ocorrer eu sentirei imediatamente.
Não posso negar que, daquela hora em diante, em nem mais pensava em alguma doença, tremedeira, frio e outras porras mais. Minha disposição era pilotar aquela aeronave sentindo grandes prazeres, literalmente, nas nuvens. E não deu outra! Com aquele barulhinho das turbinas, algumas sacudidas de nuvens impetuosas e a minha ousadia, comecei a fazer carícias em suas mãos, depois em suas pernas e, quando vi que ela estava acordada e aceitando de bom grado, fui subindo por suas coxas até chegar ao seu sexo que, sinceramente, estava molhadinho e ávido por um prazer. Lógico que não me contive e, sem pedir consentimento, dei-lhe um gostoso beijo, que foi correspondido, abrindo o precedente de consentimento para ampliar nossa aventura. Ela deitou-se de lado, baixei a sua calcinha sem que deixasse a coberta descobrir nossos corpos e, com a maior gulodice, comecei a pilotar aquela máquina, revirando nas poltronas como se fossemos da esquadrilha da fumaça, em função dos malabarismos. Isso, além de manter um silêncio, pois estávamos no meio da noite, mas, poderia ter algum passageiro acordado. Não dissemos nem uma palavra, foi talvez uma sensação nova que pode ser rotulada de “tesão a primeira vista”.
Terminado tudo, ela vendo que eu estava totalmente recuperado, levantou-se foi ao toalete ajeitar suas roupas e voltou as suas atividades normais de bordo. Eu, não precisava dizer nada, mas, estava numa felicidade incrível e dando graças a Deus ter acontecido aquele imprevisto de saúde.
Amanhecendo o dia, todas elas apareceram no corredor com os carros para distribuir o café da manhã e foi quando pude ver o seu nome no crachá: Sheila! Dei uma risada, pois meu pai sempre dizia: Meu filho toda Sheila adora uma rola! Esse nome é pecaminoso.
Chegando a Lisboa, ao saltar da aeronave, toda tripulação estava no patamar da escada, tive apenas a oportunidade de agradecer e desejar uma boa continuação de viagem. Nem uma troca de olhares tivemos chance de fazer. Digo, sinceramente, que jamais esqueci esse fato e nem tão pouco o ato, e, no vôo de volta, claro que escolhi a mesma companhia esperando rever a minha querida Sheila. A tripulação era mesclada de alguns homens e moças. Então, depois que o avião decolou, aguardei meia hora e acionei o botão de ajuda. Imaginei, quem sabe, se não fazia parte dos serviços de bordo para os passageiros mais carentes. Rapaz... me apareceu um cara parecendo um guarda roupa de casal, com uma cara de lobo mal e foi dizendo: Posso lhe ser útil?
Mais que depressa disse: Não obrigado. Apertei o chamado por engano!
Virei para o lado, dormi bastante só acordando quando cheguei a Sampa. Mas, posso dizer de boca cheia que tirei o meu brevê e pilotei um avião de alto padrão e, todas as vezes que entro em uma nave procuro para ver se revejo minha querida Sheila, porém, nunca mais nos encontramos!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ser cauteloso no comunicar!


                                     Antonio Nunes de Souza*

“Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém!”
Essa citação popular é velhíssima e espelha a grande sabedoria dos nossos antepassados que, sabiamente, eram comedidos em seus comentários, quando não tinham a convicção da certeza absoluta, evitando assim, situações desagradáveis perante a sociedade, ou as pessoas envolvidas diretamente nos fatos abordados!
No caso em pauta, quero referir-me as notícias que têm circulado em alguns blogs e jornais, relativas a mudanças, substituições, divergências, etc., situação que não tem fundamentos ou previsões, muito embora, nada existirá de absurdo um eventual remanejamento em qualquer cargo de confiança na rede pública, pois isso acontece em circunstância até inesperadas, com Ministros, Secretários, Diretores e, como também, sem deméritos, cargos outros de menores expressões, ,mas, de grandes importâncias. A DIREC 07 está dentro dessa faixa por ter uma importância muito grande na área educacional, sendo responsável por mais de uma dezena de municípios no sul da Bahia. E, a bem da verdade, a professora Rita Dantas, tem apresentado um trabalho qualificado, exprimindo excelentes resultados, juntamente com sua equipe, dando andamento aos projetos estaduais e federais, com a preocupação de melhorar o nível dos nossos alunos!
Sem sombras de dúvidas, a educação, juntamente com a cultura, são vertentes que precisam do envolvimento dos alunos, pais, sociedade, mídia e, principalmente, que essa parceria global seja solidária, preocupando-se em dar idéias, orientações, projetos e outras coisas úteis, pois, os resultados que advirão serão altamente benéficos para todos. A crítica seca, sarcástica e procurando culpados, em nenhuma circunstância em qualquer área ou tempo, serviu de conserto ou correções de comportamentos. Mas, a sugestão imparcial e cheia de bom senso, sempre é recebida com carinho, respeitada, refletida e, conseqüentemente, seguida dentro do possível.
Nada mais importante será, quando todos abraçarem essas simples sugestões, numa demonstração que, nossa maior preocupação, é oferecer uma educação digna e eficaz aos nossos jovens!

*Escritor (Blog antoniomanteiga.hotmail.com – antoniodaagral@26@hotmail.com)

domingo, 11 de novembro de 2012

Um amor que não deixou saudades!


                                          Antonio Nunes de Souza*

Ela era uma mulher maravilhosa. Jovem, bonita, corpo escultural, sensualidade invejável e uma bunda que era, inacreditavelmente, maravilhosa. Estou fazendo essa observação com relação a sua retaguarda, em função de ser a parte mais cobiçada, desejada e provocante perante os homens atualmente.
Porém, com todo esse charme e um perfil de uma estrela de cinema, tinha um defeito na personalidade que, depois que conheci, mesmo estando cheio de paixões, sofri as agruras do inferno. Ela era barraqueira! Mesmo tendo feito faculdade, não esqueceu o ranço conseguido na periferia suburbana, onde viveu durante muitos anos de sua vida.
Eu, advogado engrenando minha carreira, com trinta anos, bem apessoado, sou bastante educado e detesto vexames ou confusões. E, infelizmente, quando conheci Erika numa balada noturna, ficamos tão fascinados um com o outro, que já fomos para casa como dois namorados. E assim continuamos por alguns meses, na maior maravilha e momentos inesquecíveis. Às vezes eu nem acreditava ter conseguido uma mulher tão especial e deslumbrante, me perguntando sempre, por que ela não tinha namorado anteriormente?
Aí, as coisas demoram, mas acontecem, fiquei sabendo a razão da sua solidão, mesmo sendo uma linda gata. Estávamos numa danceteria de pagode, o samba correndo solto e ela animada e alegre rebolava no salão que, mesmo sem ter intenções, provocava todos os olhares de desejo dos homens presentes. E, no aconchego do salão, um cara se esfregou na sua linda e generosa bunda (com intenção ou não), e ela não fez por menos, xingou o cara dando uma baixa, e, olhando seriamente para mim, exigiu que eu desse um murro no cara. Como eu tinha tomado alguns drinques e o cara era mais baixo que eu, avancei logo para atender o seu pedido. Meu amigo, recebi uma porrada pela cara, fui jogado no chão, tomei uns pontapés na barriga que, antes de desmaiar, percebi que havia, literalmente, me cagado todo. E olhe que eu estava com prisão de ventre, tendo uma semana que eu não conseguia evacuar. Mas, jamais desejei esse tipo de laxante, pois o cara era lutador de artes marciais e fez a festa comigo. Mesmo no chão, ainda ouvia ao longe, a voz dela gritando pra mim: Levanta seu covarde e quebra esse cara de porrada!
Quando acordei, o carro do Samu havia me levado para um hospital, estava lavado e usando uma bata branca e alguns pequenos curativos na face. Numa cadeira em minha frente, estava ela sentada e com a cara revoltada e foi logo dizendo: Quando você sair daqui, exijo que você vá procurar aquele cachorro e dar uma grande surra nele!
Naquele momento a única reação que tive foi dizer para ela, mesmo sendo linda e maravilhosa: Vá a porra sua encrenqueira desgraçada e nunca mais me procure!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

É preciso saber viver!



Antonio Nunes de Souza*

Conviver com uma série de problemas, mesmo numa cidade pequena ou porte médio é, relativamente, normal. Mas, quando esses problemas extrapolam chegando ao absurdo, passamos a enfrentar as situações num verdadeiro estado de pânico e terror, nos causando sensações físicas e psíquicas muitas vezes irreparáveis!

Dentre os problemas enfrentados, podemos destacar, sem que seja pela ordem de importância (pois todos são importantíssimos), a poluição sonora com centenas de carros desfilando pelas ruas disputando suas capacidades de decibéis anunciando comerciais e eventos artísticos. Visualmente somos massacrados com cartazes, faixas, outdoor, pichações, placas, etc., colocados em todos os lugares vagos e até usando os monumentos públicos como apoio. Os ataques de rapazes e moças em todas as ruas, avenidas e esquinas nos entregando quase apulso seus panfletos e folders sugerindo  visita, ao ponto de você andando apenas um quarteirão, chegar ao destino com vários quilos de papel, inclusive andar num mar de papel amassado ou picado, provocado por aqueles que recebem e, logo em seguida, rasgam e jogam nas calçadas como se fosse um ato normalíssimo.
Enfrentar o trânsito, tanto na condição de transeunte como motorista, os riscos são, infelizmente, iguais. No primeiro caso o perigo é assustador, pois, além de você ter que ficar super atento com os carros que parecem que ficam nas esquinas esperando a gente colocar o pé na faixa para correr e nos atropelar, ainda temos os famigerados e irresponsáveis motoqueiros ou motociclistas como eles gostam que chamem que, sem a mínima cerimônia, invadem os sinais, saem fazendo zig-zags no meio dos carros, muitas vezes quebrando os espelhos retrovisores, seguindo sem dar a menor satisfação. 

No segundo caso, geralmente o trânsito está lento, ruas esburacadas, semáforos com defeito, motoristas grosseiros buzinando e xingando, pedintes invadindo pelas janelas, flanelinha lavando com uma água imunda seu pára-brisa, meninos vendendo bombons ou chicletes, deixando você tenso e assustado, mesmo fechados os vidros a imagem de fora é assustadora. E, ao chegar ao seu destino, se foi andando chega como mais um sobrevivente, pois conseguiu cruzar com tudo isso e chegar inteiro e consciente. Mas, se você caiu na bobagem ou necessidade de ir de carro e nada lhe aconteceu, prepare-se para enfrentar a falta de vagas para estacionar, ter que lidar com um mal encarado homem que se acha o dono da rua que, além de cobrar uma barbaridade pelo seu serviço (?), coloca seu carro em locais proibidos, alegando que não haverá problemas. Isso depois de você dar algumas voltas nos quarteirões até surgir uma dessas grotescas vagas!
Já se sentindo bastante aliviado por ter chegado ao banco, tenta entrar três vezes e é travado pela porta automática (uma por causa de celular, outra por uma penca de chaves e a terceira pela fivela do cinto. Lógico que isso lhe deixa P da vida e lhe tira o humor, se é que você ainda cultiva algum. Com a cabeça girando como uma maçaneta e o coração palpitando mais do que uma pipoqueira, você entra numa grande fila do caixa, rezando para que não apareça uma quadrilha atirando e pegue seu depósito antes de você receber seu comprovante, pois, somente assim você não será prejudicado. Isso se tiver a sorte grande de não ser atingido por uma bala perdida, ou o ladrão não querer apenas testar o revólver novo dando uns tiros em seu corpo. Geralmente eles preferem nas cabeças. Entretanto, se você foi sacar alguma quantia, sua tranqüilidade nem de longe começou, pois, estará passivo de uma “saidinha bancária”, daquelas que hoje eles nem titubeiam em lhe arrancar qualquer quantia, não importando quanto e, para não lhe deixar zangado e triste, preferem matá-lo com uma carga de balas como se tivessem lhe fazendo um favor!

Aí, depois de duas horas e atravessar todos esses problemas sem que nada tenha lhe acontecido, volta e encontra seu veículo com uma multa presa no limpador e ninguém tomando conta. Não se zangue não meu filho, agradeça a Deus o carro não ter sido roubado. Então, começa a volta para casa, enfrentando os mesmos problemas da vinda, encontrando nesse retorno alguns malabaristas nos sinais também querendo alguma grana. Chega ao seu edifício, abre o portão automático, entra, pára em sua vaga e sobe o elevador com cautela, pois, mesmo com o silêncio existente, quem sabe se não está havendo um arrastão nos andares?
Com essa situação precária e horrível, precisamos, novamente, aprender a viver, respeitando uns aos outros e dando atenções aos valores antigos conquistados através do tempo. Precisamos entender que esses comportamentos não são benéficos para ninguém e, literalmente, todos sofremos com as conseqüências!

Presumo que, uma rigorosa e eficaz aplicação na educação, seja a solução para que tenhamos uma melhor qualidade de vida ou, como alguns preferirem, tranquilidade na morte!

*Escritor (Blog Vida Louca antoniomanteiga.blogspot.com –         antoniodaagral26@hotmail.com)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que será?


                         Antonio Nunes de Souza*
O que será que existe
Por trás desse rosto triste
Esse semblante abalado.
Será uma decepção vivida
Por causa de uma partida
Deixando seu coração dilacerado?

O que será que existe
Nesse seu jeito que insiste
Demonstrar desilusão.
Será que foi um abandono
Que espantou o seu sono
Ferindo seu coração?

O que será que existe
Pergunto-lhe com dedo em riste
Preocupado para saber.
Será que foi algum amado
Que deixou seu ser frustrado
Fazendo você sofrer?


Mude logo esse semblante
Volte a ser a mulher interessante
Irradiando alegria.
Ninguém tem esse direito
De com tanto desrespeito
Deixá-la na nostalgia!

Seja qual for o motivo
Nada disso é positivo
Ou uma grande razão.
Pois você é uma rainha
Que brilha mesmo sozinha
Dentro do meu coração!

*Escritor (blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O bom senso de Vane!


                                      Antonio Nunes de Souza*

Baseando-se nas declarações do prefeito eleito, percebe-se claramente que, mesmo preocupado com a transição do governo municipal e como encontrará a debilitada máquina pública, conserva a tranqüilidade de se reservar ao direito de, sabiamente, escolher seus secretários, indicados ou não pelos partidos coligados, porém, sempre ressaltando que fará questão de formar uma equipe qualificada e comprometida , técnica e profissionalmente, para que tenhamos uma administração séria, eficiente e determinada para honrar os seus cargos, sem que sejam apenas para galgar degraus políticos ou favorecimentos de salários ou benesses.

Esse comportamento demonstra que teremos uma guinada de trezentos e sessenta graus, uma atitude de respeito aos munícipes que, generosamente, acreditaram que haveria uma mudança radical das implantadas nos últimos oito anos. Não posso negar que trabalhei bastante para ver Juçara e Acácia no comando de Itabuna, mas, a soberania do povo deve ser respeitada e, nesse momento, o que devemos é procurar ajudar de todas as formas possíveis, para que resultados maravilhosos aconteçam para o engrandecimento da cidade, principalmente através de projetos que beneficiem diretamente o povo mais pobre e carente!

Teremos quatro anos com grandes obras que agitarão o sul do Estado, com bilhões de reais que serão canalizados e aplicados (ferrovia, aeroporto, universidade, barragem, etc.) que, conseqüentemente, trará centenas de fatos novos para o nosso mercado de trabalho na indústria e comércio, exigindo estruturas de saúde, segurança e saneamento, sem contar com a explosão imobiliária, não só através do programa minha casa, minha vida, como também com imóveis para a classe A!
O que podemos dizer é que esse comportamento de segurança e comprometimento, nos deixa tranquilos e esperançosos, tendo a convicção que, se assim for feito, o prefeito Vane estará fazendo sua maior composição política, pois, essa será, diretamente, com o povo de Itabuna que o elegeu, depositando uma confiança difícil de ser conseguida por um novo político.

Vamos todos aguardar os resultados e, sem nenhuma mágoa ou desgosto, o momento é de colaborar, participar, formar parcerias em torno das necessidades, sem a mesquinhez de combates pífios, somente por não pertencer às alas partidárias. Que Vane e Wenceslau provem que são merecedores dos cargos que ocuparão em janeiro, mas, também não se esqueçam de mostrar perante a lei, documentação que os isentem das acusações que o ministério público aponta!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

sábado, 3 de novembro de 2012

A reciclagem!


                          Antonio Nunes de Souza*

No começo da noite, três dias atrás, inesperadamente recebo uma ligação do meu querido amigo Nilsinho, que, já hospitalizado, aguardava para na próxima manhã ser operado para voltar a ter os vigores do passado. Assustei-me, pois, curiosamente, tenho me encontrado com ele e sua aparência não diz nada sobre suas debilitações físicas. Mas, na verdade somente nós que estamos sentindo os sintomas, sabemos quanto é foda tais situações e como nos sentimos fragilizados perante as tarefas mais simples que aparecem em nossa frente. Qualquer rampa ou escadinha de dez degraus nos parece que estamos subindo a ladeira do Massau indo para Conquista a pé. Até na hora de transar a posição predileta passa a ser de “ladinho”, pois, por cima ou por baixo dá uma canseira filho da puta, tendo como conseqüência o sentimento de em vez de você estar fodendo, na verdade está sendo fodido!
Sintetizando, em linhas gerais, essas eram as sensações sentidas pelo meu amigo, quando orientado pelo seu médico (o sacana do meu irmão Cocão não viu nada), para procurar auxílio através de uma batelada de exames, no sentido de ver o que se passava naquele corpo cinquentenário  bastante gasto nas farras mundanas. E, para o seu assombro, os médicos do INCOR-SP deram o veredicto: “Você está, simplesmente, FODIDO! Temos que operá-lo imediatamente!”

Rapaz, o homem quase se caga todo e ficou assombrado com a inesperada notícia, mas, ao mesmo tempo feliz por estar em mãos de competentes profissionais e num hospital que, ate o presidente, recorre em suas crises. Mas, não deixou de estar preocupado com a surpresa, pois imaginava que apenas estava com uma dessas viroses sacanas que vem nos atacando constantemente.

Felizmente, tudo correu bem, suas cirurgias foram efetuadas com êxitos, sendo submetido a três pontes de safena e duas mamárias. Se tirarem uma radiografia de meu amigo, acusará um emaranhado de pontes e rodovias aéreas (semelhantes aquelas das estradas de Los Angeles) que, nem o nosso querido engenheiro Ronald Kalid seria capaz de executar. O homem se transformou num “anel rodoviário”!

Dentro de alguns dias estará aqui entre nós, forte, robusto e, provavelmente, um bom ex-fumante, bebedor cauteloso, fodedor com posições diversificadas, chupando bocetas sem sentir canseira e, para nossa alegria, divertindo nossos encontros com a sua simpatia!

Não tenho muito prestígio lá em cima, mas, rezei pelo meu amigo!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Relembrando!


                             Antonio Nunes de Souza*

Primeiro de novembro, dia consagrado e dedicado a todos os Santos, já teve seus dias de gloria, pois, no passado, todos comemoravam fazendo orações e visitas as suas específicas igrejas, agradecendo suas bondades e favores concedidos durante o ano que passou e, logicamente, manter a sua média de bom pastor para o novo ano que começa. Era um dia tão santificado que, em algumas cidades, as aulas eram suspensas e uma grande parte do comércio era fechada pelos mais fervorosos religiosos. E, como o dia seguinte, dois de novembro, é dedicado aos mortos (Dia de finados), nada melhor que uma série de orações para os Santos na véspera, no sentido que eles cuidem bem daqueles nossos irmãos, amigos e parentes, que se foram e estão desfrutando da vida eterna. Percebe-se que essa junção de dias, exprime uma sabedoria religiosa impar, para que, nas nossas agonias constantes não nos esqueçamos daqueles que nos protegem no dia-a-dia, como também daqueles que nos protegeram quando aqui estavam.
Lembro-me, como se hoje fosse, daquelas folhinhas antigas que traziam seus calendários com observações nos versos, sobre os Santos de cada dia, suas vidas, suas especialidades e, em muitos casos, as histórias de suas vidas. Na atualidade tudo isso não passa de melancólicas lembranças, já que o computador é que atende informando com frieza a data, hora, ano, temperatura, etc., sem a mínima alusão as santidades, nem terrestres, nem celestes!
Como me referi acima, o dia seguinte (dois de novembro) que é dedicado aos mortos, também já teve seus dias de gloria quando havia um respeitoso silêncio, todos se dirigindo aos cemitérios levando flores, lágrimas de saudades e orações, voltando para suas casas, onde acendiam velas para clarear mais ainda os caminhos daqueles que, na escuridão da morte, foram ao encontro de Deus. Claro que essa foi a intenção sábia de quem criou essa seqüência de dias, preparando nossos espíritos para comemorações dignas e respeitosas. Tenho certeza que, essa pessoa, não esperava jamais que esses dias fossem completamente esquecidos ou desprezados, apenas aproveitados para lazeres completamente adversos as suas criações. O dia de todos os Santos nem mais é citado, pois, nem se lembram desse detalhe e, o de finados, esse como permanece ainda como dia santificado (sem aulas e sem trabalho), as pessoas aproveitam para fazer festas grandiosas de axés, pagodes, rap, arrochas, funk, danças eróticas, praias, viagens, etc., deixando as visitas aos cemitérios, para aqueles da terceira e quarta idade que, com seus pequenos ramalhetes, mesmo claudicando nas caminhadas não se esquecem daqueles que já se foram!
Uma pena que esses jovens não vão ter essas doces lembranças, de como a vida será sempre entrelaçada com a morte e devemos cultuar nossas antigas e belas tradições.
Talvez, com crônicas saudosistas como essa, possamos despertar as pessoas e, em breve, tenhamos a oportunidade de ver que nossas observações foram analisadas, reflexionadas e acima de tudo, seguidas e passadas para os seus filhos!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)