sexta-feira, 29 de junho de 2012

Deus e o Diabo na terra do cacau!



                            Antonio Nunes de Souza*

Chegando ao “finalmente” relativo aos acordos políticos (?), onde o município é relegado a uma segunda instância, aparece uma das mais esquisitas e paradoxais, numa junção da Bíblia com o livro vermelho, numa tentativa de união poderosa entre o evangélico e o ateísmo, que nos faz chegar à conclusão que, para se chegar ao poder, qualquer acordo é válido, pois, o importante é se conseguir um resultado positivo, que é chegar ao poder atropelando todos, principalmente o povo que, sem se preocupar com esses importantes detalhes, nem percebem que se essa chapa vencer, não sabemos se as comemorações maiores serão nos templos de Deus ou nas profundezas das fogueiras de Ferrabrás!

Por mais que tenhamos desprazer de ver realizadas certas parcerias curiosas, onde o alvo principal é alcançar as vitórias nas urnas, temos que lamentar esses comportamentos desumanos, ante-sociais, que, certamente, não serão duradouros dadas as vertentes e pensamentos divergentes nas maneiras de agir e, como todos sabem, Deus e o Diabo nunca se uniram para realizar empreendimentos a favor de ninguém. Temos que lembrar ao povo a sua própria crença e sabedoria popular, que, claramente, diz: “Um faz com as mãos e o outro desmancha com os pés”!

E, dentro da religiosidade, essa crença tem sido, milenarmente, comprovada, trazendo uma série de transtornos. Agora, imagine vocês dentro da política que eles se unem, mas, bem mais cedo que se espera, um está querendo engolir o outro, mesmo que isso cause danos irreparáveis ao município, Estado, ou país?

Só podemos esperar que, se essa dupla de um ateu e um religioso conseguir o seu intento, dentro em breve, haverá uma desavença sem um equilíbrio emocional ou sensato, sendo um rosário de atitudes e queixas, com duas correntes antagônicas brigando pelos poderes. Um está bem municiado com muito ”gás” para fazer suas labaredas e o outro com muitos bispos fazendo orações para apascentar os cururus!

Para os adeptos dessa corrente, simpatizantes e confiantes de que possa ocorrer um bom resultado nas urnas, para essa dupla atípica e de intenções diferenciadas, desde já vão acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo e, preventivamente, ir guardando as lágrimas para durante quatro anos apagarem os incêndios que, certamente, acontecerão!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estou comprando minha passagem!



                                         Antonio Nunes de Souza*

Há muito tempo que digo e repito minhas convicções com relação à terceira idade que, para mim, continua sendo a velhice, deixando de lado as tapeações de nomenclaturas simpáticas e românticas que, com certeza, querem apenas encobrir enfeitando o mais delicioso que nos sobra, que são as belíssimas lembranças nas nossas fracas mentes, dos longos tempos que vivemos e as belas evoluções que acompanhamos de perto, aproveitando o gostoso tempo. Sou velho sim! Orgulho-me disso e o que não me agrada é ser gasto, sofrer as debilitações, doenças, fraquezas e limitações, pois essas chatas facetas nos tornam fragilizados e, como acontece comigo e presumo com muitos, nos deixa putos da vida, já que, depois de trabalharmos, pra cacete, criar filhos, ajudar pessoas, dar nossa participação no progresso do país, em vez de termos como prêmio Divino, um restante de vidas fortes e dignas até a hora da morte, ao contrário, vamos morrendo passivo dos maiores sofrimentos, dores, solidões, além de dar trabalho, sofrimento e despesas aos familiares. Sem levar em conta que ficamos com uma aparência cada dia mais debilitada, obrigado a sentir nos olhares daqueles que nos visitam ou encontramos em algumas ocasiões, aquele olhar de pena e, sem precisar falar nada, nós conseguimos ler em seus pensamentos a expressão: “Porra! O cara está fodido!”
E nós, depois disso, ainda temos que agradecer a visita, daquele amigo que assim que encontrar com outro vai imediatamente comentar: Rapaz, se você ver fulano não vai nem reconhecer. Está numa merda tremenda e não vai emplacar o Natal. E só vai ver a copa do mundo no Brasil se no inferno tiver alguma provedora e o Diabo esteja de bom humor para ligar a TV!
O miserável vai dando logo o nosso possível endereço no pior condomínio dos mortos, sem ter a consideração de nos desejar um Purgatório ou, por que não, o Céu? Até nesse particular servimos de chacota e gozação entre os próprios amigos!
Ainda bem que agora que comecei a sentir, nas mínimas escalas, essas desagradáveis nuances que todos estão passivos. Entretanto, continuo afirmando a minha convicção de não acatar com bons olhos ( e nem vou poder, pois aparecerão as cataratas) a minha destruição física, o desgosto, a revolta e a tristeza de sentir na enrugada pele a dor de uma viagem para o desconhecido!
Prometo que voltarei a esse assunto com mais detalhes, inclusive, não propriamente a velhice, mas, nossos mais diversos e possíveis destinos na trajetória da morte, nos baseando nas diversas crenças e religiosidades.

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Descontentamento insustentável!


                                         
Antonio Nunes de Souza*

Pelas necessidades, os avanços de poluentes no mundo, as pressões científicas, países mais conscientes e Ongs qualificadas, podemos ver um interesse global, já que as conseqüências estão tão claras que chegam a ampliar, paradoxalmente, o trágico e assustador buraco negro!
Embora o assunto mereça uma atenção especial de toda mídia, para esclarecer ao povo com detalhes o que está ocorrendo, deixo essa parte para os jornalistas especializados na área, evitando que cometamos deslizes ou paguemos micos desnecessários.
Embora o fato que vamos abordar, possa parecer uma tolice, tem uma importância muito grande em diversos aspectos, principalmente, com relação ao projeto mais evidente no mundo atual, que é o “Desenvolvimento Sustentável”!
Infelizmente, em nossa cidade começou uma febre de distribuição de panfletos pelas ruas, num volume exagerado de centenas de moças, rapazes e meninos que, absurdamente, enchem as ruas principais e, ao passarmos, só faltam colocar a força em nossas mãos e bolsos, oferecendo os mais diversos, produtos e serviços. Até aí, tudo mais ou menos bem, mas, o que realmente ocorre é que as pessoas recebem os malditos panfletos, na maioria das vezes nem lêem e vão jogando pelas ruas, provocando uma sujeira e imundície que, além de dar um aspecto de descaso e falta de educação da comunidade, com as chuvas escorrem para os esgotos provocando entupimentos, conseqüentemente, alagamentos nas vias públicas!
E, sem querer exagerar, essa sujeira vai para os mares e rios atrofiando o nosso real e precioso “Desenvolvimento Sustentável”.
Portanto, cabe aos nossos poderes públicos, colocar lixeiras suficientes nas ruas, garis durante o dia para que a limpeza seja feita em todo decorrer do dia e não à noite como, eventualmente, é realizado.
Como vocês podem ver, um comportamento que parece ser inocente, trás um prejuízo grande no controle ambiental e, com pequenas atitudes, pode-se minimizar ou realizá-lo de tal forma que os prejuízos sejam abolidos!
Basta um pouco de atitude e cidadania para que melhoremos esse “descontentamento insustentável”!!!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

As trocas de interesses!



                                 Antonio Nunes de Souza*

Estamos começando a ver os mais abertos acordos e saber dos encontros mais secretos traçados pelos políticos. As lideranças almejando as melhores posições em termo de poderes e, para aqueles que ajudam nessas tarefas, ficam a esperança dos cumprimentos e compromissos de campanhas, abram as portas com benesses e favores, que significam a compra/venda de votos e prestígio disfarçada, sem compromisso com o que possa acontecer com o povo e município. Esse comportamento insólito e condenável já faz parte, praticamente, oficial no país, onde temos um rosário de micros partidos, lamentavelmente, criados exatamente para essas negociações nas ocasiões de eleições. Esses nunca crescem e adaptam suas sobrevivências se satisfazendo com as migalhas que, normalmente, são direcionadas aos pseudos dirigentes, quando seus agraciados são vitoriosos!
Os fatos acima podemos nominá-los, sem nenhuma dúvida de errar, como: despudor e falta de cidadania! Pois, quando se cria um partido, com estatutos e plataforma de governo, ética, etc., pensasse em ampliar a concorrência política nas eleições, apresentando, dentro do seu quadro, alguém ligado aos interesses da sua militância, mostrando suas qualidades, compromissos, mesmo que as possibilidades de vencer sejam remotas, mas, estar presente para enfrentar quem quer que seja, com argumentos, dedicação e caráter ilibado. Nem sempre vence quem ganha e estamos vendo um grande exemplo nesse momento, onde o povo venceu e está amargando uma gestão completamente derrotada pelas falhas e desrespeito para com a sociedade em geral!
Por outro lado, também vivenciamos uma guerra mais acirrada, mas, todos pisando em ovos, quando se trata dos grandes partidos que, não conseguindo ter lideranças políticas na sua linha de frente, pois ficam, normalmente, com rusgas e brigas internas, cada um procurando ser o mais importante. E, nessa ganância, ficam todos no mesmo patamar e ninguém tem o cacife de apoio para ser o candidato ideal. Aí, entre tapas e beijos, preferem uma união corporativa de criar uma maioria nas áreas legislativas, conseguindo assim manipular e ter poderes junto aos governos que, lamentavelmente, já estão educados e acuados para aceitarem esse sórdido comportamento. E, como desculpa para o povo, lemos e ouvimos, normalmente, dos governos que, infelizmente, se não se curvarem a esses oportunistas, não existe governabilidade.
Nesse caso é clara a evidência da fraqueza e medo dos lados governamentais, que poderiam abrir o leque para o povo bradando os nomes e pressões que estão sendo exercidas evidentemente. Sendo o sensato pedir a cabeça desses pseudos brasileiros nas eleições seguintes, mesmo com o perigo das dificuldades que ocorrerão com  essa atitude!
Infelizmente, nasci, cresci e, certamente, irei morrer vendo essas negociatas, onde o pobre povo é manipulado como uma mercadoria de segunda classe, já que não existe interesses de educá-lo mostrando que, seus votos, são os maiores poderes de decisões!
*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

As pioneiras foram importantes!



                                                                                        Antonio Nunes de Souza*

Ela era bonita, charmosa, corpo perfeito e branquinha como uma porcelana chinesa. Era o que todo homem chama de mulher gostosa. E, sabedora dessa sua condição, conquistava todos os homens que queria com a maior facilidade e não se fazia de difícil. Bastava ter um carro já levava 50% de vantagem para desfrutar daquela maravilhosa máquina humana.
As meninas que adoram carro eram chamadas de “Maria gasolina”, mas ela, por ser branquinha e gostar de ficar aberta encima de uma cama, seu apelido era Renata Lençol. Pois, quase todos os rapazes da faculdade já tinham forrado suas camas com a dita cuja.
As outras meninas nutriam uma puta inveja dela, mas, sempre cheias de pudores, faziam-se de difíceis e, mesmo naquela época, sexo já rolava solto, apenas com um procedimento mais discreto para evitar comentários. Ela não! Fazia o que queria e pouco estava se lixando para o que dissessem. O que queria mesmo era gozar a vida e aproveitar ao máximo as possibilidades que surgiam diariamente.
Ela tinha um comportamento típico dos homens, que se vangloriam de bocas cheias que já comeram centenas de mulheres, mostrando assim a sua masculinidade e condição de machão. Renata Lençol não deixava por menos e não escondia das colegas que transara com dezenas de caras e ainda, no barzinho da escola, ficava apontando para as colegas aqueles que eram melhores de cama e as deficiências de outros que lhe decepcionaram. Os olhares fixos e os ouvidos atentos, demonstravam claramente quanto elas tinham vontade de fazer a mesma coisa, mas, faltava coragem.
Ela, com a maior tranqüilidade dizia: Como posso escolher um homem para casar se não conhecer vários e sentir no meu corpo qual é o que será mais adaptável ao meu gosto e prazer?
Vocês quando vão escolher uma roupa na loja não experimentam várias para ver qual é a que melhor fica em seus corpos? Pois marido é a mesma coisa! Você vai usá-lo por bastante tempo (assim como a roupa) e é preciso que se ajuste bem no seu corpo e lhe faça feliz quando estiver lhe cobrindo.
-Você é doida, Rê! Falou uma das meninas, mostrando-se horrorizada com o que estava ouvindo.
-Doida uma zorra! Estou é vivendo minha vida com liberdade e os mesmos direitos que os homens sempre tiveram, e ás mulheres babacas, seguindo a regra idiota de que teríamos que ser virgens até o casamento, depois pegar um banana qualquer e ficar sem orgasmo o resto da vida ou ter que se separar por incompatibilidade de gênios que, na maioria das vezes, a incompatibilidade é de sexo. Pois, 90% dos problemas que acontecem em pé ou sentados, sempre se resolvem quando estamos deitados. A cama é a coisa mais metafísica que existe! Nela nós nascemos, crescemos, dormimos, sonhamos, amamos, sentimos prazer, vivemos e morremos. Então... como dividi-la com alguém que não conheço muitíssimo bem?
As meninas pararam pasmas com o que acabaram de ouvir, embora reconhecessem em Renata uma aluna estudiosa, não imaginavam que existia toda essa filosofia para justificar o que elas taxavam de mera putaria e libertinagem.
-Olhe, Rê, sabe de uma coisa? Você está certíssima em viver fazendo jus aos direitos iguais entre os seres humanos. Por que ficarmos passivas a julgamentos da sociedade, se ela mesmo diz que a mulher já conquistou o seu espaço e deve lutar por ele?
-Realmente Renata tem toda razão! Eu estou puta da vida de ter deixado de aproveitar todas as chances que apareceram, querendo bancar uma heroína de uma história que não existe mais.
Todas caíram numa gargalhada, pediram uma rodada de chope e brindaram com um grito, o desejo que estava reprimido nas suas gargantas e nos seus ventres:“Viva o sexo livre!”
Depois dessa explanação lógica, sábia e normal de Renata, o comportamento geral das meninas foram se adaptando a realidade dos tempos e, quando terminei o meu curso, a faculdade parecia a fabrica Santista de tantos lençóis que haviam a disposição.

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Shopping a céu aberto!



                                         Antonio Nunes de Souza*
Nos anos setenta estive na Europa e fiquei fascinado com a quantidade já existente de ruas comerciais, transformadas em “shopping Center” (céu aberto), com os requintes da melhor qualidade, inclusive um luxo de deixar boquiabertos os turistas de outros países desenvolvidos, quanto mais um pobre tabaréu de Itabuna, acostumado a circular em feiras livres, cheias de lamas e frutas podres espalhadas pelos estreitos caminhos. A primeira que vi foi em Roma, “Via Veneto” que, além de ser coberta de vidro transparente, era composta de uma série de lojas e grifes internacionais, ainda toda forrada com carpete, que lhe dava um toque de classe e luxo para as pessoas que ali transitavam!
Passados quase quarenta anos, vejo nos jornais que Itabuna teria o seu shopping de céu aberto (o primeiro), na rua Paulino Vieira que, com a ajuda do governo municipal e a colaboração dos lojistas, passaria a ter os requintes necessários para o conforto e aparência de uma rua bonita e privilegiada. Na época, esse movimento foi coordenado pelo nosso dinâmico amigo Carlos Leahy, que era presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, e hoje é o Secretário da Indústria, Comercio e Turismo de Itabuna. Depois de muitas pendengas e dificuldades, consegui-se melhorar as calçadas, iluminação, as aparências das lojas, mas, com tudo isso, continuou deixando a desejar, para que pudéssemos considerar um “shopping Center ao céu aberto”. Apenas, uma rua comercial de melhor aparência!
O mesmo tratamento, fazia parte do projeto, seria aplicado na rua Ruy Barbosa, mas, infelizmente, não teve a mesma sorte de receber alguns arremates e transformou-se numa “feira de barracas e camelôs a céu aberto”! Sendo pior ainda, em função de ser somente transitada por pedestres, sua calçada com as mínimas chuvas se transformam em verdadeiras lagoas, fazendo os transeuntes esquiarem nas poças de água.
Em compensação, se é que isso é privilégio, nosso prefeito, numa gestão das mais desastrosas dos últimos quarenta anos, consegue manter a cidade de Itabuna como campeã de “esgoto a céu aberto”, provocando uma fedentina e imundície sem precedente, proporcionando o maior criatório de mosquito da dengue de todo Brasil. Nossa esperança é que o povo reconheça a tolice que fez e procure escolher um candidato ou candidata que tenha compromisso com o município e moralização dentro da comunidade!
Chega de denúncias e erros a “céu aberto” e o povo com os olhos fechados!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Somos responsáveis pelos pulmões do mundo!



                                                    Antonio Nunes de Souza*
Cantada em prosas e versos pelos cientistas, biólogos, engenheiros ambientais, Ongs, políticos, reis e ministros, essa é a tônica e exclamação maior com relação à oxigenação global dos homens, fauna e flora! Até os leigos e analfabetos no assunto (assim como eu), repetimos tal afirmação sem, na verdade, termos estudado a questão mais amiúde, para que as opiniões tenham certos respaldos técnicos e científicos, e consigamos estar falando algo com a convicção de quem conhece os problemas e suas conseqüências! Trata-se de uma explanação para que os leigos entendam facilmnte.
Sintetizando os fatos para chegarmos onde desejamos, o certo é que, o mundo inteiro, devastou e destruiu suas florestas e matas em benefícios dos seus progressos, olhando somente seus ganhos, e crescimentos industriais, agora querem nos impor a perenizar nossas ainda grandes áreas, para favorecê-los e salvá-los das conseqüências desastrosas que foram interesseiramente, aplicadas até recentemente, sem considerar nossa modesta condição de terceiro mundo, tentando entrar para o grupo dos emergentes.
Reconhecemos a verdade e estamos vendo a olhos nus, as conseqüências graves que esse comportamento egoísta de quase todos os países do mundo causou para a humanidade, inclusive, grande parte desse grupo de destruidores, investiu em nosso país e, sem cerimônia e a concordância de falsos brasileiros corruptos que concordaram, devastaram grande parte do que estamos vendo hoje estampada nas revistas e TVs de todo mundo. Tornamos-nos vítimas das ganâncias deles e falta de vergonha e cidadania dos brasileiros que se venderam, sem analisar os malefícios que estavam causando a nação brasileira e, conseqüentemente, ao mundo!
Até aí tudo bem, lógico que cuidemos do que nos resta, reconheçamos a grande necessidade de estudos e cuidados com os novos projetos, criá-los já com medidas recuperadoras imediatas ou antecipadas, minimizar ao extremo os anômalos desmatamentos e poluições aéreas e aquáticas, levando em conta uma atenção especial a fauna e a nossa rica flora, em fim, salvar nossos belos pantanais e que tenhamos uma garantia de respiração por mais milhares de anos, contemplando uma natureza bela e salutar!
Porem, desejar ou querer impor que não façamos nada em função do nosso progresso e nossas necessidades, torna-se um absurdo, já que não somos ou fomos indenizados pelos estragos causados por eles. Os Estados Unidos, por exemplo, é, comprovadamente, o rei da poluição e um dos mais beneficiados pelos desmatamentos no mundo. Tornou-se o mais rico do mundo, sacrificando uma série de países dos pobres terceiro, quarto e quinto mundo. Estamos com um maravilhoso projeto que injetará milhões de dólares na região, transformando a nossa sofrida população em técnicos, operários especializados, trazendo novas indústrias, porto e aeroporto internacionais, ferrovia que corta centenas de cidade (do planalto central até Ilhéus), estimulando os mercados comerciais, imobiliários, industriais, turísticos e educacionais e, tudo isso, sem que haja prejuízos, pois, como disse, esses projetos foram e estão sendo, criteriosamente, bem cuidados, no sentido de não agredir, ou se isso ocorrer, seja, imediatamente recuperado pelos responsáveis pelas obras.Mas, obedecer a solicitação de uns políticos que não amam a região e seu país, não tem cabimento.
Vamos continuar lutando pela melhoria da Bahia, principalmente o sul do Estado e, logicamente, intensificar ao máximo as fiscalizações para que todas as obras que signifiquem atingir essas áreas sagradas (mata Atlântica e Floresta Amazônica),sejam punidas com os maiores rigores da lei. Tenho certeza que, se essas áreas fossem na Europa ou nos Estados Unidos, assim que chegássemos ao aeroporto, seríamos obrigados a pagar uma taxa de “respiração” diária, pelo período que lá permanecêssemos. Não estou exagerando em nenhuma hipótese, pois, principalmente na Europa, você tem que pagar para entrar nas igrejas, ir aos sanitários, ver os museus, acender as luzes das igrejas, fazer tocar os órgãos, etc. e, certamente, quanto maior o nariz, mais cara seria taxa!
Infelizmente, graças a esses inimigos políticos e do Brasil, estamos com as obras atrasadas, prejudicando milhares de pessoas que aguardam seus empregos para melhorarem suas qualidades de vida, sem afetar a qualidade de quem quer que seja!
*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26.@hotmail.com)


sexta-feira, 1 de junho de 2012

As alianças macabras!



                                   Antonio Nunes de Souza*
Com a aproximação dos lançamentos oficiais das candidaturas a prefeitura da cidade, começamos a tomar conhecimento através da mídia, os casamentos nada harmoniosos de pessoas e partidos que, em vez de estarem se preocupando em recuperar o município das trágicas gestões (presente e passada), se unem, exclusivamente, com os pensamentos voltados para seus próprios interesses, políticos e particulares, demonstrando claramente o seu caráter e os tipos de pessoas que são camuflados em suas peles de cordeiros, quando na verdade, trata-se de uma perigosa matilha de ferozes e desnaturados lobos.
Foi anunciado esse fim de semana a união do Dr. Renato Costa na chapa do Cap. Azevedo, como sendo o seu vice-prefeito, numa composição um tanto esdrúxula entre o PMDB e o DEM. Digo esdrúxula em função dos comportamentos políticos e disputas de longas datas, mas, concordo plenamente que sejam feitas parcerias e alianças, quando as situações são para melhorar o desenvolvimento, progresso e os projetos que beneficiarão a região. Mas, numa situação como a que Itabuna está atravessando há vários anos, lutarem para dar continuidade a uma fétida e absurda gestão, onde o povo é tratado sem tratamento, isso se torna deplorável e são provas cabais que essas pessoas não são filho da terra e o que importa é galgar cargos e as benesses que essa política suja e doentia proporciona. Lamento muito Renato, que tanto aprecio, prestar-se a esse papel de vilão contra a sua cidade, desejando uma reeleição de um prefeito que, comprovadamente, descaracterizou Itabuna, tornando-a uma cidade abandonada, transformando o Hospital de Base em um necrotério, os postos de saúde em casas mortuárias, o restaurante Popular em casa para quem deseja fazer greve de fome, recordista de dengues e outras doenças, segurança, saneamento, calçadas e ruas com seqüência de buracos, todos os tipos de suspeitas nas compras e contratos e, por fim,uma explosão de cargos de confiança, sobrecarregando o município com um trem da alegria que nos enche de tristezas!
Sinceramente Renato, no seu lugar eu me sentiria envergonhado quando me olhasse no espelho, vendo que estou, apenas para atender correntes contrárias, querendo ajudar a destruir a cidade e massacrar esse povo que sempre lhe prestigiou. Una-se ao nosso competente e honesto Ronald Rian ou Juçara Feitosa que tem todas as prerrogativas para fazer uma gestão inovadora, pessoas que têm compromissos, obrigação e cidadania para fazer uma administração de peso e equilibrada. Procure fazer uma reflexão dentro da sua religiosidade, e perceba em tempo que essas tentações demoníacas vão de encontro ao seu prestígio conseguido ao longo do tempo!
Não tardarão aparecer novos casamentos e junções, provavelmente com as mesmas características, uma vez que, para esses, o importante é fatiar bem o bolo para se degustarem com champanhe, sorrindo, enquanto o povo, tolamente, se diverte com o pão e o circo!
*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com)