quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por que apenas alguns segundos?


                                                                                      Antonio Nunes de Souza*

Nosso Criador, Senhor de todos os poderes, só poderia estar fazendo uma brincadeira conosco, quando instituiu e determinou que o orgasmo durasse tão pouco tempo. Pois, pelo prazer que ele nos proporciona, nada mais justo seria que sua permanência atingisse, pelo menos, alguns minutos de estertores e prazeres, mesmo que tivéssemos a possibilidade de ter um derrame ou sermos acometidos eternamente da doença de Parkinson. Pois, mesmo sendo um desfecho trágico, teríamos a satisfação de dizer que nosso problema de saúde foi em decorrência de uma grande transada, deixando-nos com seqüelas, mas, orgulhosos da maneira honrosa que conseguimos.

“Na verdade, embora seja um prazer rapidíssimo, Ele, ainda bem, nos deixou a possibilidade de podermos desfrutar uma segunda ou terceira vez quase seguida”. Entretanto, nem sempre o nosso instrumento causador tem disposição ou dureza para enfrentar tais situações, mesmo que seja esse o nosso íntimo desejo. Portanto, somente alguns poucos privilegiados, podem esnobar esta façanha de comandar tranqüilamente a varinha de condão para repetir o fato no ato.

Diante do exposto, com todas as razões e direitos que temos, nada melhor que aproveitar o início desse terceiro milênio e implorar através de orações diárias ao nosso bondoso Senhor, que prolongue esse ato de piedade cristã, dando a nós homens em geral, a capacidade de uma eloqüência “gosatória” mais duradoura ou, em última análise, uma excitação constante para atender nossos anseios e as carentes mulheres, sem precisarmos recorrer aos benditos estimulantes!
Sou partidário desse pedido divino, mas, às vezes me bate um medo das reais conseqüências, pois, um amigo meu depois de sentir um tal de “orgasmo múltiplo”, ficou falando com gagueira por uma semana!

Oremos irmãos!   Pois, para o orgasmo demorar, temos que rezar!

  *Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)                                           

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma linda mulher!



                                   Antonio Nunes de Souza*

Certamente todos que lerem esse artigo, já assistiram pelo menos umas duas vezes, esse clássico “água com açúcar”, que sensibilizou os mais duros corações, fazendo seus olhos lacrimejarem.
Entretanto, tenho certeza que, seguramente, todos os interesses foram voltados para a beleza do casal (Júlia Roberts e Richard Gere) e a divertida comédia de um roteiro bem elaborado e de competência impar pelo que expressa nas entrelinhas.
Por certo, e inteligentemente, dentro da melosa estória, os mais sensíveis e observadores perceberam quanto foi importante aquele encontro feminino e sua convivência de alguns dias, para fazer um empresário frio, calculista, aproveitador e desumano, fizesse uma reflexão em seus comportamentos, transformando-se em um homem humanitário, totalmente adverso aos seus princípios, graças uma simples garota de programa sem nenhuma experiência comercial ou industrial, muito menos política. Nesse particular, que achei a parte mais rica e importante da estória, comprovam-se mais uma vez que a qualificação da mulher para qualquer área que seja, pela sua sensibilidade, amor ao próximo, sabedoria nas avaliações, honestidade e carinho é essencial em todos os sentidos e vertentes, sem que nunca possa se realizar ou dizer, simplesmente, que: isso é coisa pra homem!
Não pretendo, em nenhuma hipótese, dizer que a mulher é mais competente, porém, é mais analítica, sensível, atua mais com a razão e o coração, pouco usando a prepotência e arrogância e, comprovadamente, muito mais honesta quando ocupa cargo de confiança lidando com finanças. Graças a Deus os machões que teimavam não reconhecer as habilidades femininas, estão quebrando essa resistência tola, procurando reconhecer esses valores que, por tantos anos, foram reprimidos e sem oportunidade de se revelarem!
Nesse momento nosso país está sendo agraciado com a competência de uma mulher na presidência e, vale dizer que foi, grosseiramente, combatida por uma oposição sem compostura que sua maior preocupação era denegrir com calúnias, uma candidata que hoje detém o maior índice de aceitação que um presidente brasileiro já conseguiu!
Essa nossa analogia está voltada, exclusivamente, para mostrar que a hora das mulheres chegou com força total, devemos aproveitá-la ao máximo, principalmente quando contamos com uma mulher pré-candidata a prefeitura do município que, além de ser mulher, carrega no seu currículo a experiência de oito anos de secretariado municipal, vinte anos de convivência política nas áreas federal, estadual, secretaria de governo, gestões administrativas (através do seu marido) e o bom senso da obrigatoriedade de fazer o melhor em função do compromisso partidário!
Não queremos uma repetição do filme, pois, nesse momento o que precisamos é tirar de cartaz esse filme de terror que o atual prefeito está nos presenteando, projetar as obras e serviços necessários, sem romantismos e falsos sorrisos, mas, grandes resultados para o nosso município!

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

domingo, 22 de abril de 2012

Texto para reflexão!!


                                                                                                                                               Antonio Nunes de Souza*

Fixei os meus olhos na vidraça da janela procurando encontrar nas gotas que batiam fortemente, alguns desenhos formados pelos respingos que espalhavam e escorriam devido a forte chuva que caía naquele momento. As imagens formadas eram disformes, mas refletiam exatamente as coisas confusas que estavam estampadas em minha mente.
Ao mesmo tempo em que via a silhueta de uma mulher, imediatamente outro pingo escorria e formava uma paisagem esquisita e disforme sem que desse tempo para que eu imaginasse o que seria. O fato é que tudo tinha algum sentido nos meus pensamentos, pois, às vezes, eu vislumbrava a figura que gostaria que ali estivesse. Lógico que se tratava do desejo do meu corpo e da minha imaginação!  Ver ou estar com alguém que, naquele momento, faria minha felicidade com seus carinhos e o calor do seu desejo recíproco.

Fechei os olhos deixando de lado o traçado da embaçada janela, para refletir com mais precisão o que na verdade seria bom para mim ou se o meu desejo era algo simplesmente momentâneo e sem a importância real que estava dando a tal fato. Senti que não era momentâneo e que realmente tinha uma importância muito grande para minha satisfação afetiva, física e pessoal. Descobri que certas coisas acontecem inesperadamente sem que tenhamos tempo de analisar ou separar o certo do errado.
Aliás, o que é o certo ou errado?  Ambos têm finalidades específicas para que possamos faze-los, sentindo os prazeres que eles possam oferecer, sempre com a convicção de que poderá ser até errado, mas, fizemos porque achamos que seria certo fazer naquele momento de desejo mútuo, deixando para analisar posteriormente. A conceituação do certo ou errado é de uma banalidade tão grande que, muitas vezes, optamos pelo errado com a convicção de que estamos agindo certo. Desta forma, jamais devemos prejulgar nossas atitudes, somente para refrear nossos instintos, baseando-se nos preconceitos de uma sociedade hipócrita e cheia de falsos pudores, que vem proclamando-se ao longo dos tempos, como a dona da verdade absoluta. Graças a Deus, vejo diariamente a quebra de centenas de tabus, que são desmistificados pela coragem daqueles que descobrem a tempo que nós é que sabemos o que é melhor para nossas vidas. As únicas coisas que realmente nos pertencem são nossos corpos, nossas almas, nossas vontades, em fim, a nossa própria vida. E esta devemos usa-la da forma que mais nos dê prazeres, alegrias, felicidade e a convicção de ter vivido intensamente cada oportunidade que nos aparece.
Eu reputo a dúvida como uma coisa diabólica, pois ela, estupidamente, só nos faz perder tempo, oportunidades e nos trazer arrependimentos futuros, rindo da nossa infantilidade por ter dado mais valor as opiniões alheias do que aos nossos desejos e instintos.
Adormeci com esses pensamentos regando a mente, fazendo com que minha coragem fique cada vez mais impetuosa, para que meus desejos sejam triplicados, tornando-me como sempre, um batalhador e guerreiro para continuar lutando pelos meus intentos. Ao mesmo tempo, senti pena das pessoas que se deixam travar com seus pensamentos preconceituosos, reprimindo seus desejos visivelmente aflorados, baseando-se num manual ultrapassado e tolo, esquecendo-se que, infelizmente, o tempo jamais volta atrás. 

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Onde andará?



                             Antonio Nunes de Souza*
Onde andará aquele humano ser,
Esculpido com tanto prazer,
Pela maior divindade?
Observando o que está acontecendo,
Parece que está morrendo,
Resultado da sua própria maldade!

Onde andará aquele humano ser,
Que com carinho se fez merecer,
Ser a imagem e semelhança?
A cada minuto que passa,
Sua mente se desgraça,
E age com discrepância!

Onde andará aquele humano ser
Que não desejava o poder,
E emanava calor humano?
Por que será que preferiu a maldade,
De proceder sem piedade,
Transformando-se em um monstro profano?


Os céticos e ateus desesperados,
Boatam para todos os lados,
Dando a Deus uma má fama!
Que o homem não foi feito de barro,
Foi obra de um escarro,
Ou esculpido com lama!

É lamentável o que está ocorrendo,
De desgosto estamos morrendo,
Vendo esse ser andando pra traz!
Será que não foi obra santificada,
Foi uma grande trapalhada,
Do Tinhoso Satanás?
               Escritor (Blog Vida Louca – asnsouzaPba@hotmail.com)

sábado, 21 de abril de 2012

Estranho sentimento!



                                  Antonio Nunes de Souza*

O que é o amor senão uma loucura!
Nos tira do sério, nos rouba a postura,
Fantasiando ilusão com felicidade.
O que é o amor senão uma doença!
E todos caem nessa mesma crença,
Que não tem cor, nem limite de idade.

Atribui-se ao coração,
Esta absurda emoção,
Que nos alegra ou destrói!
E, quando tudo acaba,
A falsa ilusão desaba,
E o cotovelo é que dói.

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza-ba@hotmail.com)


terça-feira, 17 de abril de 2012

O comportamento do servidor!



                                             Antonio Nunes de Souza*
Como sou bastante observador, consegui detectar com minúcias o comportamento do funcionário público, suas nuances e as conhecidências do modo de agir da grande maioria dessa classe de servidores.
Para começar, geralmente não chega no horário e, ao chegar, depois dos cumprimentos com seus colegas e arrumar pertences, parte logo para a copa levando seu pãozinho com manteiga ou pedaço de cuscus, solicitando um café para quebrar o jejum do dia, já que nada comeu em sua casa. Alimenta-se tranquilamente, palita os dentes, dá um bom arroto e, quase que automaticamente, vai direto para o sanitário dar aquela deliciosa cagada matinal, às vezes lendo o jornal do dia anterior que o chefe deixou no escritório para ser descartado, sempre tendo o cuidado de ao peidar fazendo força, que o ruído seja baixo pra não receber gozações de quem está no banheiro ao lado.
Depois do estomago recheado o intestino esvaziado e bunda ligeiramente limpa, olha-se no espelho para ver se seu aspecto está legal, penteia os cabelos, retoca a pintura e segue para sua repartição.
Você pensa que ele vai começar a trabalhar?
Ah! Ah! Ah! Ah! Você está brincando! Ainda tem o bate papo entre os colegas comentando o que fez a noite, como foi no colégio, a menina ou o rapaz que transou, o filho que está doente, a sogra que é sacana, a esposa que já está enchendo o saco, a amante que é gostosa, as perseguições do chefe, as queixas por trabalhar demais e o salário ser uma merda, pior ainda, quando tem jogo na véspera que a discussão é dobrada, cada um defendendo o seu time.
Aí você pensa que ele vai começar a trabalhar agora?  Porra nenhuma, meu amigo! Primeiro seus interesses pessoais é claro, pois, como eles pensam e dizem, a filosofia é a seguinte: Essa merda é do governo!
Quase todos vão telefonar para casa para dar e saber notícias, outros para namorados e amigos, alguns para marcarem médicos ou dentistas, colégios e faculdades para saber datas de provas ou resultados e, como é normal, também para bancos para resolver alguns pepinos pendentes de cartões e cheques especiais.
Passado mais ou menos uma hora que chegaram, então começam a olhar as tarefas que deverão fazer, logicamente lamentando que o serviço é demais, e uma parte começa a sua modéstia labuta diária, enquanto outra parte vai fazer uma visitinha aos colegas que são seus amigos e estão em outras salas, aproveitando para fazer uns pedidos de Natura ou vender uns docinhos e paizinhos que faz em casa, tendo também aqueles que vendem roupas e jóias que vão mostrar as novidades e fazer cobranças de prestações atrasadas.
O fato é que, na realidade, somente, aproximadamente, duas horas depois é que começa o verdadeiro expediente, mesmo assim, não tem uma sala que você entre que não encontre um ou dois telefonando ou fazendo coisas particulares nos computadores ou impressoras.
E ainda, para nos deixar mais tristes, alguns vão à privada e deixam no pobre vaso gigantescos toletes cravejados de feijão fradinho, parecendo uns tacos de basebol. E, se não bastasse, são cus altamente pecadores que cagam fedendo, fazendo até os urubus taparem as narinas com nojo. São verdadeiras bostas tóxicas e duras que escorregam pelo vaso deixando riscos como se fosse à assinatura da bunda maldita, que você tem que dar duas ou três descargas para os desgraçados descerem e apagar as rubricas deixadas nas laterais. Fora o castigo de você ter que olhar para a cesta, e ver os papeis higiênicos com aquelas impressões anais todas bordadas de cocô.
Não vou me ater a descrever o resto do expediente, pois lhe deixaria mais triste ainda. Infelizmente faz parte de uma cultura podre e insípida, onde os funcionários se acham na qualidade de donos, pois, além das estabilidades funcionais, contam com a garantia de emprego vitalício, dada e apoiada pelos seus pistolões políticos.
Uma pena que, mesmo com muito trabalho, dificilmente conseguiremos mudar esse quadro tão desolador. É obvio que existe as exceções, mas, sinceramente, são raras e fazem parte de uma minoria que, graças a Deus, segura a peteca! 

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Está chegando o Viagra brasileiro!



                                                                                       Antonio Nunes de Souza*

Mesmo com sua fama internacional de grandes amantes latinos, os brasileiros estão estatisticamente classificados em segundo lugar no mundo, como usuários de estimulantes sexuais, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Conforme pesquisa, a pílula dos Deuses é usada em quantidade até abusiva, por jovens que desejam demonstrar um desempenho de super-men para impressionar suas parceiras com repetidas peripécias eróticas e variações exóticas em torno do tema.
Será que já não se faz homens como antigamente?
Será que essa era da computação, internet, Orkut, forró, axé, funk, arrocha, etc. fez esfriar a libido?
No meu tempo, bastava uma olhadinha na batata da perna que já estávamos prontos para o que desse e viesse, sem precisar de mais nenhum tipo de estimulante para enfrentar a hora da verdade, sem a preocupação ou medo de ser feliz. Até hoje, com essa moda de barriga de fora, quando vejo um umbigo, ainda sinto arrepios de desejo, somente em imaginar as coisas que têm abaixo e acima dele. Acho que esse exercício de imaginação faz com que a corrente sanguínea aumente bravamente, fazendo suas funções com a máxima competência. Tenho até medo de um dia, por curiosidade, usar um desses apetrechos químicos, aliando-os a minha fértil imaginação, sair por aí subindo nas paredes e ser preso como tarado. Chega me causar horror imaginar ver nos jornais manchetes estampadas: Velhinho ataca mulheres em via pública! Tarado de cabeça branca quer ver a coisa preta! Vovó ataca dezenas de mulheres e foi preso em casa se masturbando!
Sinceramente, preocupa-me muito a maneira com que os homens estão conduzindo a arte do amor, não a colocando como uma prioridade e responsabilidade masculina, não se desligando dos problemas nas horas das decisões e, como conseqüência, falhando vergonhosamente.
Pelas conversas com uma série de amigos (de todas as idades), já se tornou habitual o uso da pílula azul como acessório indispensável para uma aventura amorosa. Uns usam como medida de segurança, outros para se tornarem atletas e muitos para inibir a própria e desastrada incompetência (ou incompotência).
Mediante a apurada pesquisa do uso em larga escala pelos brasileiros, um laboratório nacional está preste a lançar no mercado o estimulante brasileiro. Ainda não foi batizado o nome a ser lançado, mas, sugiro que deveriam chamá-lo de “Broxabrás”, numa homenagem justa aos aficionados do seu uso.
Eu, felizmente, ainda consigo levantar a cabeça usando o cérebro!

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)      

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O dia do índio!



                                              Antonio Nunes de Souza*
Como todo ano, comemora-se o “Dia do índio” fazendo-se alguns festejos nas poucas aldeias que ainda conseguiram sobreviver, apreciamos os nativos apresentando danças e alguns restantes costumes culturais, envergando suas belas indumentárias ornamentadas e cheias de penas, proporcionando espetáculos cheios de purezas ainda existentes, geralmente, para a alegria e curiosidade dos ditos homens brancos que, sem penas nenhumas, com suas atitudes grotescas e desumanas, cada dia procura dizimá-los e tomar suas terras, sem nenhum respeito às leis e os direitos desse povo, originariamente, brasileiro. Nesse momento, aqui na região, os Pataxós estão invadindo na “marra” as fazendas (já está em mais de oitenta), criando uma situação insustentável para ambos os lados e difícil conciliação para as autoridades!
Vergonhosamente, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, quinhentos anos atrás, que os índios sofrem barbaridades através de escravaturas e, aqueles que não se submetiam, eram aniquilados como verdadeiros animais, sem entenderem qual a razão de tais atitudes, já que eram pacíficos (embora desconfiados) e recebiam todos que aportavam como se fossem curiosos visitantes.
Passadas essas centenas de anos, com a introdução da miscigenação de raças (pretos, brancos, índios, amarelos, etc.), grande parte dos índios perderam suas características físicas, incorporaram hábitos e costumes das cidades e comunidades civilizadas (?), inclusive, através de uniões e constituições de novas famílias, muitos que nunca viram uma flecha, a não ser a do Cupido, pelas comodidades e algumas assistências governamentais, travestiram-se de filhos, netos ou bisnetos de antigos caciques, bastando para tanto uma pintura no rosto, colares e algumas peninhas na cabeça. Lamentavelmente, esses oportunistas são os mais criadores de casos e, se vacilarem na comunidade indígena que vivem, imediatamente se proclamam caciques para gozarem de determinados privilégios!
Já finalizando minha licenciatura de história, questionei em algumas aulas sobre esse assunto, pois, não concordo que os índios incorporem tudo de moderno da civilização (carro, ar condicionado, DVD, computador, celular, máquina de lavar, televisão, refrigerador, etc.) e, nas horas das reivindicações, reúnem-se em grupos e filas indianas balançando chocalhos rudimentares, emitindo cânticos em estranhas linguagens e pitando cachimbos de barro (quando, normalmente, fumam Carlton). Isso é uma contradição bastante paradoxal, pois, na hora que querem algo substancial (por direito ou não), apresentam-se como pobrezinhos sofredores. Mas, quando estão tranqüilos em suas comunidades, agem e querem usufruir de todas as mordomias vistas nas grandes cidades, esquecendo de suas culturas por eles mesmo acharem obsoletas. Já que o importante é a preservação cultural (costumes e hábitos), me pergunto sempre: Por que eles não continuam se comunicando com sinais de fumaça ou batidas de tambores em vez de celulares? Por que não continuam se deslocando com lindos vôos nos cipós da selva e preferem caminhonetes cabines duplas ou aviões?
Como diria um conhecido político nosso: é uma faca de três gumes!
Eu prefiro uma de dois gumes, mas, o ideal seria que todos se agregassem numa única sociedade, cada grupo étnico conservasse sua cultura (como o negro e outros já fazem), porém incorporados às leis e determinações que são regidas para todos, uma vez que, pelo andar da carruagem, não teremos nem um índio autêntico para, daqui a alguns anos, comemorarmos essa data.
Como na verdade essa situação é complexa e confusa, prefiro deixar aos cuidados dos sociólogos e indigenistas, guardar minhas opiniões para conversa de botequim e me amparar na canção de Rita Lee, que diz: “Todo dia é dia de índio!”
Parabenizo todos os índios pela passagem do seu dia, reconhecendo que, para eles, meu apito é surdo!

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cachoeira itabunense!



                                       Antonio Nunes de Souza*
A conhecidência dos escândalos nacionais e internacionais com os gerados em nosso município é, infelizmente, triste e vergonhosa. Coloca-nos no pódio dos primeiros lugares, mas, deploravelmente, entre os piores exemplos políticos, administrativos e legislativos!
Neste momento, quando estão sendo denunciada uma série de absurdos contra um senador e alguns deputados, além de uma quadrilha de asseclas (diretores e aspones), tudo baseado em escutas e vídeos, ficamos estarrecidos e preocupados, que nada ocorra em termos de condenações, graças ao corporativismo existente e os acertos de “honra” de ninguém condenar ninguém, pois o comportamento já está oficializado nas instituições públicas. Esse escândalo com o Carlinhos Cachoeira, que podemos compará-lo ao nosso putrefato rio Cachoeira, nos causa nojo, tem uma similaridade bastante acentuada com as bandalheiras denunciadas em nossa Itabuna.
Estamos na grande expectativa do julgamento das contas do nosso prefeito que, caso sejam reprovadas, não deixará habilitar-se a reeleição. Que por sinal, será um alivio para todos nós, pois, com a displicência e falta de interesse que o povo vem encarando a política, não seria novidade termos que agüentá-lo por mais quatro anos de sofrimento.
Segundo a mídia com as reportagens investigativas, o Capitão Azevedo está de mãos dadas com o presidente da câmara, tendo reuniões constantes, logicamente, para acertos e concordâncias para a aprovação das suas obscuras contas, em troca de benefícios presentes e futuros.
Não creio que o povo, mediante a podridão que vem circulando, vá conformar-se com a aprovação e acertos do presidente da câmara, nosso querido Rui Catarata (já que ele quase não enxerga), escondendo e perdoando a cascata de absurdos que enlameou, profundamente, a instituição e o nosso município!
Acreditamos que chegou o momento ideal para fazermos uma mudança radical nessa câmara, reelegendo apenas aqueles que não se curvarem para salvar pessoas que saquearam os cofres públicos e não agiram com a ética esperada!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

terça-feira, 10 de abril de 2012

O outro lado da moeda!



                                             Antonio Nunes de Souza*
Cada dia que passa temos a alegria e satisfação de ver quanto o nosso Brasil, que ficou deitado em berço esplêndido por tanto tempo, aflorar no cenário internacional com brilho, respeito, sendo encarado com igualdade e um emergente que, naturalmente, se transformará em uma das maiores potencias mundiais em todas as áreas, principalmente na econômica, cujos exemplos já estão sendo dados e seguidos pelos considerados gigantes mundiais!
O que me faz escrever esse artigo é por sentir-me um brasileiro privilegiado que, depois de dezenas de anos acompanhando a política nacional, jamais tinha visto um presidente nosso ser recebido com tantas pompas pelos americanos do norte, demonstrando quanto somos importantes no desenvolvimento e progresso global. Claro que isso nos orgulha e nos estimula a lutar para que as distorções ainda existentes sejam corrigidas e, para isso, depende muito da compreensão e bom senso do povo, sabendo fazer um bom saneamento político em todas vertentes, elegendo aqueles que, verdadeiramente, querem o crescimento do país e a melhoria de vida do seu povo, dando oportunidades e condições de igualdade, sem que seja necessário os ridículos projetos de discriminações, como se as outras etnias sejam inferiores, pois, apenas nunca foram olhadas e tratadas com os respeitos merecidos.
Vendo tudo isso de bom acontecer, nos entristece presenciar uma oposição, cega pelo desejo do poder, que em vez de ajudar a melhoria que está acontecendo, aproveitando o rico momento para demonstrar que, realmente, quer participar também do progresso brasileiro, procura dificultar as ações, travar os novos, eficientes e necessários projetos, tenta a todo custo denegrir imagens, criar suspeições com denúncia vazias e outras atitudes mais que, lamentavelmente, são prejudiciais e o próprio povo já está reconhecendo como uma política ultrapassada que não alcançará, jamais, uma resposta positiva ou ganho de credibilidade!   
Resta-nos parabenizar nossa querida presidente Dilma pelo seu brilhante trabalho, demonstrando a seriedade, humanitarismo e a credibilidade na sua competência, procurando corrigir as distorções e erros existentes, deixando claro e evidente para os descrentes e preconceituosos que, em muitas ocasiões, a mulher é uma grande solução. E, felizmente, nosso município já tem consciência disso!
Não tenho dúvida nenhuma que o Presidente Obama, se não disse pensou: “O Outro era o cara e essa é a coroa. Aí está o outro lado da moeda brasileira”!

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)


domingo, 8 de abril de 2012

Perdido na noite!


                    Antonio Nunes de Souza*

Perdi-me na noite!
Talvez mereça um açoite,
Por seguir o roteiro errado.
Tantas estradas pela frente,
Bem claras e evidentes,
Optei o caminho do pecado.

Será que voltar é a solução?
Ou devo seguir na contramão,
Pra ver onde vou chegar.
Nessa escuridão profunda,
Uma tentação me inunda,
Dizendo pra continuar.

Sei não! Acho que é uma loucura,
Perder-me numa estrada escura,
Que não sei onde vai dar.
Tomara que surja uma luz,
Nesse caminho que me seduz,

E eu possa me encontrar.


*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

Sábado de aleluia!


Sábado de aleluia!
Antonio Nunes de Souza*
Seguindo a sexta-feira santa, havia uma festança grande para comemorar a aleluia e, conseqüentemente, fazer e apreciar as confecções e queimas, à noite, dos Judas escolhidos pelos moradores das ruas e bairros.
Geralmente, como vivíamos manipulados e governados pelos coronelatos e chefes políticos que determinavam suas vontades e desejos, nós, pobres e inocentes mortais, voltávamos nossas brincadeiras para nossos próprios amigos, fazendo testamentos em forma de cordel, citando as heranças deixadas pelos “Judas” queimados no auge dos festejos.
Era, sem dúvida, uma festança pura, alegre e divertida que, religiosamente, nos fazia esquecer a morte de Cristo na noite anterior!
Nos atuais dias, que desfrutamos de uma maior liberdade democrática e estamos cercados de uma verdadeira quadrilha de políticos mentirosos, corruptos, verdadeiros criminosos e sem nenhum caráter, temos que aproveitar essa condição de cidadãos que defendem seus municípios, queimando esses indivíduos não só, simbolicamente, no sábado de aleluia, como, definitivamente, nas urnas, exterminando esses cancros sociais que tiveram suas oportunidades e provaram que são verdadeiras escórias!
Sinceramente, não acredito em nenhuma hipótese, que os itabunenses possam votar novamente no nosso atual prefeito (Capitão Azevedo), reelegendo-o, quando todos nós estamos acompanhando uma gestão caótica, cheia de operações suspeitas, secretariado em grande parte ineficiente, empreguismo em cargos de confiança em demasia, desvios de materiais, ninguém sabe, verdadeiramente, quem manda ou administra o município. Não vamos nem citar a saúde, segurança e saneamento, pois esses fatos já são de conhecimento de todos.
Vamos provar que temos vergonha, gostamos de nossa cidade e precisamos colocar na prefeitura alguém que tem sua ficha limpa, compromisso, prestígio político em todas as áreas, experiência na vida pública e tenha condições de nos oferecer e implantar novos projetos para engrandecer o município. Faça sua reflexão, não se deixe levar por preconceitos de gênero ou na busca de populismo enganadores, pois, o que nos importa para corrigir esse fiasco administrativo é alguém que tenha “atitude” e conte com o apoio, incondicional, do governo do Estado e Federal!
*Antonio Nunes de Souza (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

domingo, 1 de abril de 2012

O dia da mentira!

                                       Antonio Nunes de Souza*
Primeiro de abril, dia nacional que homenageia a mentira, sempre foi um manancial de brincadeiras e pegadinhas que divertiam todos com inocência e alegria. Na minha juventude a mentira era chamada de “culhuda”, palavra que não sei a origem e nem a razão desse batismo. Talvez algo regional, criado no recôncavo para enfatizar a inverdade!
Criavam-se pequenas estórias, notícias maravilhosas e algumas poucas tristes, porém, tínhamos o cuidado de não ludibriar as pessoas, prejudicá-las ou causar danos morais, pessoais, comerciais e materiais. Era, sinceramente, divertido e agradável a participação feliz de todos!
O dia da mentira era, verdadeiramente, uma realidade sutil esperado por todos, no sentido único de brincar com os distraídos amigos e parentes, quebrando a rotina do nosso cotidiano.
O tempo passa, os hábitos vão mudando, a juventude dedicando-se a novas brincadeiras eletrônicas e virtuais, os adultos preocupados com as guerras e os desentendimentos entre países, além das crises financeiras das potencias mundiais que, direta e indiretamente, atingem suas economias!
Mas, sempre tem alguém que, a depender dos resultados que ela possa proporcionar, não deixa a peteca cair e, engenhosamente, amplia, generosamente, seu período para uma comemoração diária e uma regra de comportamento normal e obrigatório.
Tenho certeza que você, por mais puro que seja, já percebeu que estou referindo-me a uma grande fatia da classe política que, sem nenhuma cerimônia, mente com a maior cara de pau, de janeiro a janeiro, fazendo com que todos os dias do povo sejam primeiro de abril.
E, lamentavelmente, a culpa desse comportamento ter se tornado uma regra é, estritamente, você meu caro amigo e eleitor, pois, vendo e sentindo na pele as agruras provocadas pelas mentiras, ainda acredita nesses insetos e peçonhentos traiçoeiros animais, votando novamente neles, dando a oportunidade deles mais se firmarem e continuarem com suas trapaças e enganações.
Creio que seja importante você parodiar a música de Jackson do Pandeiro: “chegou a hora de mostrar a essa gente o nosso valor” e, ao mesmo tempo, cantar a música de Zeca Pagodinho chamada Verdade: “Descobri que te amo demais...Itabuna e meu Brasil!”
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)