quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vamos comer, vamos comer!

                                                       Antonio Nunes de Souza*   

Quem ouve essa canção do poeta/cantor baiano tem a impressão inicial que se trata de um conselho glutão, estimulando uma alimentação contínua e quantitativa. Mas, na verdade, é uma alusão a necessidade de se alimentar condignamente, porém sem maiores exageros.
E ela, infelizmente, entendeu ao contrário, seguindo ao pé da letra como se fosse uma determinação imperiosa de empanturrar-se, literalmente, durante todos os momentos do dia.
Assim era Lúcia, minha querida namorada que, quando a conheci, tinha um corpinho de manequim, alta, esbelta, charmosa e reta na frente, com a exceção dos seus lindos e empinados seios, como cheia de curvas sinuosas e provocantes nas costas e laterais. Mulher que poderíamos considerar bonita dentro dos padrões de beleza, que nos provoca desejos confessáveis e não confessáveis.
Amávamos-nos loucamente e saímos para todos os programas agradáveis, pois, tratando-se de uma mulher inteligente e bem informada, gostos apurados e qualitativos como os meus (teatros, cinemas, eventos culturais, etc.), formávamos um par perfeito. Porém, atendendo seu carinhoso pedido, sempre terminávamos o dia ou a noite em um restaurante, lanchonete ou algum lugar que servisse algo para se comer. Nesse particular, sua voracidade era ímpar! Em princípio imaginei que fosse apenas um ímpeto sazonal, que logo seria amenizado ou, pelo menos, controlado em função de não engordar que é uma preocupação constante das mulheres. Mas, Lúcia era diferente! A mulher sentia orgasmo oral com a ingestão de alimentos. Estar com a boca cheia era para ela uma sensação deslumbrante e feliz e, nesses constantes momentos, eu ficava admirando sua disposição, porém, não deixando de dizer carinhosamente que ela deveria moderar aquele apetite feroz. Ela dava aqueles sorrisos amarelos e, sem a menor cerimônia, chamava o garçom e pedia: Enquanto não vem a moqueca de camarão, por favor traga duas casquinhas de siri e algumas ostras. Eu, para não parecer que era por medida de economia e miserabilidade, nada contestava, mas, achava um absurdo aquela maneira descabida de como ela comia. Juro que parecia que ela tinha acabado de chegar de Biafra!
O fato é que, mediante esse comportamento onde eu poderia ser trocado a qualquer minuto por um prato de feijão, e ela começou a engordar perdendo as suas lindas formas deixando aparecer uma série de pneuzinhos e a barriga dobrando por cima das calças, logicamente tudo foi perdendo o encanto, até que resolvi cair fora antes que ela se transformasse em uma baleia e me matasse sufocado na cama com seu peso exagerado. Sem contar os chicletes que ela não tirava da boca, parecendo uma vaca ruminando com aquela mastigação constante.
Houve choros e lamentos, quando saímos para conversar sobre esse assunto que muito me atormentava e externei o meu desejo de acabar com o relacionamento. E, por incrível que pareça, o local que ela escolheu para irmos dialogar foi o MacDonald. A mulher gozava quando mastigava os alimentos. Foi a primeira e única transa digestiva que conheci em toda minha vida. Imagino que aquele pinguelinho que temos na garganta, na dela era um verdadeiro clitóris!
Mesmo sendo aquele encontro determinado para finalizarmos nosso compromisso, em função do seu impulso glutão, ela, com lágrimas nos olhos ainda teve a coragem de pedir um BigMac e um suco de laranja duplo. Fiquei pasmo com a sua disposição e senti que ela se daria melhor sendo a namorada do dono do Baby-Beef!
Terminamos (eu o namoro e ela o modesto lanche) e procurei me levantar logo antes que ela pedisse mais um Hamburguer e uma coca-cola litro.
Passados alguns meses, casualmente, me encontrei com ela no shopping e, sinceramente, quase não a conheci. Aquela linda mulher que tanto chamava a atenção pela sua beleza, estava agora chamando a atenção pela sua gordura exagerada, uma bunda enorme, papadas no queixo, peitos grandes, moles e caídos, além de um andar deselegante e cansado pelo peso que tinha de carregar. Na sua cintura tinha mais pneus que nos boxes de fórmula um!
-Oi! Como vai você?
-Tudo bem! Quanto tempo sem nos encontramos, hem?
-Verdade! Tenho trabalhado muito e andei viajando também. Você está fazendo compras?
-Não. Vim passear e fazer um lanchinho e comer uma pizza!
-Ok! Um abraço e foi um prazer lhe rever!
-Tchau!
Saí pensando como uma pessoa pode deixar de se amar, cuidar da aparência e saúde, preferindo o pecado da gula?
O pior de tudo é que, depois disso, passei a observar muitas mulheres e homens também, que, infelizmente, estão cada vez mais gordos e desengonçados!

*Escritor (Blog Vida Louca   ansouza_ba@hotmail.com)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ironia do tempo!

Ironia do tempo!
                                         Antonio Nunes de Souza*
Nasci antes que devia,
Para sofrer a ironia,
De ser muito velho para você.
Se fosse pelo meu gosto,
Eu não teria o desgosto,
Do tempo me envelhecer.

Se o meu tempo parasse,
Esperando que seu tempo passasse,
Até que fossemos iguais.
Depois de muitas auroras,
Eu quereria a mulher de outrora,
E você não seria mais.

Porém seria diferente,
Se meu tempo não fosse pra frente,
Começasse a reverter.
Encontraríamos-nos na mesma idade,
Mataria a minha vontade,
Amando-a até morrer!

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)


A justiça é cega!

                                    Antonio Nunes de Souza*
Até que ponto vale à pena ficar remando contra a maré?
Será que tornar-se um tolo e teimoso remador contra as correntezas dos rios chegará a algum lugar, ou em vez disso, será levado e tragado pelas águas poluídas?
Respondendo a primeira pergunta posso dizer que já estou cansado, com os braços dormentes, mãos calejadas, olho para os lados e vejo alguns pouquíssimos barquinhos na mesma trilha minha, enfrentando a força do poder das ondas de imundices fétidas, implantadas e enraizadas como a ramificação das baronesas no rio cachoeira. Situação desencorajadora demais!
A segunda pergunta posso dizer que é uma incógnita sonhadora e quase utópica, imaginar que bons resultados serão colhidos, já que outros remadores do passado foram agraciados com castigos, perseguições e, em alguns casos, agressões físicas e até o extremo do homicídio. Nos causa terror e medo!
Quando ouvi pela primeira vez o meu avô dizer que a justiça era cega, eu, na minha ignorância, imaginei que ela era cega porque não enxergava nada e deixava o barco correr a vontade. Então ele me explicou que, ao contrário, ela era cega porque não via privilegiados e todos eram iguais nos seus julgamentos e penalidades. Achei genial essa interpretação e a maneira inteligente e simbólica de mostrar para o povo a figura representativa da lei!     
Aí, o tempo foi passando e fui vendo que nessa meu sábio avô tinha se estrepado, pois, os próprios legisladores da justiça e das leis, trataram de deixar brechas e evasivas nos compêndios jurídicos, no sentido de facilitar suas defesas vantajosas com rendimentos invejáveis. Um corporativismo sem limite (um prende e o outro solta) e terminam atendendo a Deus e ao diabo ao mesmo tempo, ambos alegando que exercem suas honrosas funções e que a culpa é da lei, que está ultrapassada, obsoleta e a câmara e o congresso nada fazem para mudá-la. Isso não é um jogo de empurra, e sim um jogo de interesses, pois, se houver mudança nas leis, conseqüentemente, haverá uma limpa de milhares de políticos nefastos e especialistas em peculatos.
Mas, mesmo assim, ainda temos a oportunidade de ver, principalmente em outros estados, algumas prisões desmoralizantes de políticos de expressão (deputados, prefeitos, vereadores, secretários, juízes, promotores, altos funcionários do governo, etc.), que, mesmo sendo liberados pelas benesses das leis, são afastados dos cargos e o povo fica sabendo das canalhices desses indivíduos. Esse comportamento policial nos enche de alegria e orgulho e, ao mesmo tempo, uma inveja incomensurável, pois, aqui em Itabuna, nada disso acontece e as coisas correm soltas, as denuncias são enfrentadas com risos, os desmandos cada dia mais absurdos e descabidos que parecem deboches com o pobre povo e a passiva e omissa sociedade organizada.
Não creio, em nenhuma hipótese, que a justiça aqui em Itabuna esteja cega, surda, muda e paraplégica, apenas está esperando para dar uma lição nesses tremendos corruptos na ocasião certa, seguindo outra tônica a ela atribuída: “A Justiça tarda, mas não falha!”
Mas, “Justiça seja feita!”, está demorando demais esse comportamento, que o povo espera com muita avidez e necessidades!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Por que os homens mentem?

                                                  Antonio Nunes de Souza*
Ontem à noite, numa conversa com uma querida amiga, fui inquirido com essa pergunta que, pela sua insistência de uma resposta, suponho e tenho quase que certeza, que ela deve ter sofrido, recentemente, alguma desilusão afetiva, quer seja de amigo, quer seja de algum relacionamento com vínculo mais forte. Provavelmente, o tal do abstrato amor que sempre foi e continuará sendo, o trapalhão dos casais de todos os sexos. Não perguntei a razão da curiosidade, pois essa pergunta normalmente parte de pessoas atingidas pelo fato, e ficam descrentes achando que isso é uma atitude estritamente do homem, quando na verdade, ela é acentuada em ambos os sexos e, se duvidar, os homens mentem até menos, pois não sabem esconder muito bem suas falhas.
É muito difícil você encontrar uma pessoa jovem que não seja enfeitiçada pelo encontro do príncipe encantado, que é o homem que nenhuma das suas amigas jamais conheceram, uma dádiva divina, o homem dos seus sonhos, etc. (eu também tive minhas fases e muitas mulheres me deixaram idiotizado com essa virose perigosa e tola, mas, me vacinei cedo e fiquei imune!). Essa fantasia criada na mente, não existe e jamais existirá. O que existe é uma identificação, comportamento, tratamento, respeito, troca de informações, gostos similares, níveis culturais compatíveis, simpatia e sinceridade. Partindo dessas prerrogativas, que são as que encontramos entre nossos poucos amigos, chegamos ao afeto, desejo de estar junto a toda hora, bole com a libido, transpira o desejo e as coisas acontecem, provocando a união carnal e sexual em qualquer que sejam os sexos, seguindo as preferências de cada um dos envolvidos, e temos que respeitar qualquer que sejam as opções, independente de qualquer preconceito (cor, religiosidade, idade, etc.).
O tal do amor, esse sentimento abstrato, não passa da junção de todos esses fatos, que se complementam e proporcionam momentos agradáveis, felizes e de bem estar. Mas, tudo isso mesmo acontecendo a contento, devemos ter o discernimento que não é nada eterno e infinito, tendo uma duração sem uma dimensão de tempo. Pois somos mutantes por natureza e vivemos todos em busca sempre de mais alguma coisa ou novidades. Trata-se de uma característica humana em função das tentações e assédios constantes e, nesse momento, aqueles mais sinceros e com caráter falam a verdade e tomam suas posições. Entretanto, uma grande fatia prefere continuar acobertado pela mentira tendo um comportamento dúbio, desfrutando das vantagens de estar enganando seus parceiros.
O fato é que quando achamos que estamos amando, ridiculamente, passamos a crer que a pessoa nos pertence, nos deve todas as explicações, são obrigados a viverem estritamente em função de nós, eliminando suas vontades, preferências e que em todas as situações tem que ser com a participação do casal, quando, muitas vezes, gosta-se de se estar com outras pessoas (amigos, colegas, diversões, etc.), sem estarem acompanhados de suas ou seus amados. A isso se chama de liberdade de opção, que se deve respeitar sem fazer as famigeradas cobranças que, normalmente, provocam as mentiras para evitar discussões. Esse assunto é vasto e complicado, jamais poderíamos dar uma idéia maior em tão pouco tempo, pois sei que outras perguntas virão automaticamente e, somente pessoalmente, ou em um livro, teríamos condições de fazer uma explanação mais detalhada e mais compreensiva. Porém, creio que essa síntese já dá para que se pense um pouco sobre o assunto, se faça reflexões e haja com os pés no chão, não acreditando em saci pererê, Caipora, papai Noel e, principalmente, príncipes encantados!
O cão é um animal que serve (mais ou menos) para ilustrar esse texto, pois ele representa o símbolo da fidelidade e amor ao seu dono, mas, gosta de liberdade, se deixa acariciar por algumas outras pessoas que ele se identifica, circular por vários lugares sozinho, porém, quando você o chama ele vem correndo aos seus pés, lhe lambe (beija), fica andando em sua volta, dando uma demonstração de que você é muito importante em sua vida. O dia que você chamá-lo e ele não retornar é porque as coisas não estão indo bem e precisando de  consertos com urgência!
Um bom conselho é você viver momentos felizes que a vida lhe proporciona, deixar o barco singrar pelos mares, cuidar, veemente, da sua independência econômica e profissional, que, quando atingir esse ponto, já terá aprendido a enfrentar esses acidentes de percursos, sorrindo e com naturalidade!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não espere!

                               Antonio Nunes de Souza*
Não espere que eu sinta saudade, que chore a maldade,
Por me deixar só.
Não espere que eu me desespere, que eu enlouqueça, desapareça,
Por me deixar só.
Nossas horas foram todas embora, muito embora as lembranças
De outrora, nunca me deixarão.
Continuo sentindo sua presença, só você é que pensa,
Que os nossos momentos, mesmo em pensamentos,
Não abalam o meu coração.

O que pode você esperar,
É que um dia vou me cansar,
De viver um amor de recordação.
Vou encontrar um amor de verdade,
Sua lembrança não será nem saudade,
Nosso caso será lembrado apenas, como uma triste ilusão.

*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

A elevação dos preconceitos!

                                                  Antonio Nunes de Souza*

Por uma questão cultural, lamentavelmente, estamos todos nós passivos de preconceitos quer sejam étnicos, religiosos, sociais e, principalmente, sexuais. Tivemos agora a oportunidade de saber que no condomínio Caros Amigos, ocorreu um fato de agressão moral contra o advogado João Pedrosa, tendo como agressor o seu vizinho Alfredo Lobo que, numa demonstração ridícula e incoerente de homofóbico, destratou o referido senhor, simplesmente por não concordar com suas preferências sexuais, mesmo sendo este um homem de bem e comportamento exemplar, principalmente, dentro do condomínio.
Essa intolerante atitude é uma constante em todas as camadas, mesmo nas ocasiões em que não são através de palavras depreciativas. Mas, somente com a maneira que se dirigem, percebe-se o pensamento condenatório, menosprezando as pessoas como se fossem manchas depreciativas dentro da sociedade.
No caso que me refiro acima, ocorrido no condomínio, mesmo coberto de razões, o advogado terá que provar que foi desacatado e desrespeitado dentro do elevador. Entretanto, por estarem apenas os dois dentro do veículo transportador, será difícil provar o ato e o fato, já que, seguramente, ele negará seu comportamento, atitude comum em pessoas mal educadas e sem caráter que, quando são confrontadas com as leis, mentem para se acobertarem. Mas, mesmo com esse comportamento esperado do agressor, o advogado João deverá ir procurar os seus direitos de cidadão junto às autoridades competentes, pois, com certeza, com o diálogo com o juiz, este, pela experiência, perceberá a veracidade do fato, mesmo sem a necessidade de testemunhas. Os indivíduos preconceituosos sempre escorregam nos depoimentos, deixando transparecer seus verdadeiros pensamentos.
Acho importante lutarmos muito para sanear esses preconceitos, quer sejam em quaisquer circunstâncias, pois, todas as pessoas têm seus direitos e liberdade de agir como acham que devem, desde quando respeitem os direitos alheios. Somente dessa forma podemos viver em comunidade, cada um tendo o livre arbítrio de seguir os caminhos que acham serem os melhores para si e lhe deixam felizes e realizados.
Espero que a lei seja aplicada, inclusive divulgada para que sirva de exemplo, pois, dessa fora, não digo que acabará com os preconceitos, porém, certamente, será bastante minimizado.
Jamais devemos concordar com qualquer tipo de preconceito. Devemos sim, trabalhar esclarecendo quanto são insólitas essas atitudes que provocam situações deploráveis como a causada pelo Sr. Alfredo contra o adv. João Pedrosa.
É importante nunca esquecermos que somos todos iguais, não só na lei de Deus como na dos homens!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O reencontro!

                               Antonio Nunes de Souza*
 Depois de muitos anos, seguindo o popular adágio que diz que “até as pedras se encontram”, me deparei com uma antiga colega do tempo estudantil, quando olhávamos uma vitrine no shopping. Sinceramente eu não a reconheci, e seria impossível que isso acontecesse, pois ela nada tinha que lembrasse a mulher que conheci no passado.
Depois de olhar-me insistentemente, ela perguntou: Você é Antonio Nunes?
-Sim. Sou eu mesmo! Exclamei com uma dose de curiosidade e estranheza, já que desconhecia completamente minha interlocutora. Mas, como escrevo em alguns jornais e minha foto é publicada, imaginei que era alguma leitora.
-Que conhecidência incrível esse encontro! Fomos colegas de colégio na juventude e tem muitos anos que perdemos o contato em função dos caminhos diferentes que seguimos. Eu sou Marly a filha do pastor Raimundo, que todos me tratavam como “Marly crente”.
Olhei demoradamente para o seu rosto e, completamente estarrecido, consegui lembrar-me dela, apenas por seu sorriso e voz conservados, que eram inconfundíveis, bonitos e sedutores que, aliados ao seu antigo corpo, milimetricamente, bem esculpido, fazia com que fosse a mulher mais desejada do colégio.
Abraçamo-nos, trocamos beijinhos na face e, lógico que foi uma alegria esse casual reencontro, sendo uma pena que além do sorriso e da voz, no resto ela estava mais derrubada que o antigo e tombado colégio da Divina Providência. Seu corpo não lembrava em nada aquela tesão de mulher, que me fez praticar manipulações pecaminosas por dezenas de vezes no silêncio da noite e nos banhos. Infelizmente, eu não fui um dos agraciados de ter Marly em meus braços, pois, como éramos da mesma idade, as mulheres sempre preferiram se relacionar com homens mais velhos e experientes (até os dias de hoje esse costume ainda é comum). Sofri bastante com esse preconceito, principalmente quando ouvia comentários que elas não eram “leite Ninho” para desmamar crianças! Mas, creio que todos os jovens já passaram por isso na vida!
Enquanto ela falava sem parar contando a trajetória da sua vida, eu rememorava aquele maravilhosos passado e via Marly sapeca e sagaz, namorando com quase todos os alunos mais velhos e adiantados, praticando as maiores sacanagens da época, pois, as garotas que se comportavam assim eram chamadas de “putanheiras”. Podia fazer tudo, mas, conservando a virgindade que era um idiota tabu. E ela abusou o mais que pode. Enquanto seu pai apascentava as ovelhas nos cultos evangélicos, ela apascentava os lobos as escondidas sem nenhuma cerimônia e pudor, Uma vanguardista na arte de “ficar”!
Depois de um bom papo sobre o que fizemos esse longo tempo que passamos sem nos ver, nos despedimos e ela saiu caminhando com seu corpo pesado e claudicante pelas agruras do tempo, e eu pensei meio preocupado:
-Será que ela também achou que eu estou uma merda?
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os urubus verde/amarelos!

                                               Antonio Nunes de Souza*
Situação constrangedora você ter que ficar ouvindo, vendo e lendo, diariamente, uns pseudos brasileiros que, travestidos de defensores da pátria, protetores da nossa nação, procedem como verdadeiros arautos das tragédias, criando pânico na mente do povo com suas premonições demoníacas e desastrosas, semeando o descrédito na competência do nosso povo brasileiro!
Nesse momento, o prato cheio e evidente por ser um acontecimento de interesse mundial, é sem dúvida alguma, a Copa do Mundo. Evento com a participação internacional maciça, não só pelos países participantes esportivamente, como os milhões de turistas que se deslocarão para o Brasil, trazendo uma quantia substancial de dólares, euros, libras e outras moedas fortes e fracas, muito importante para o desenvolvimento do nosso país em todas as vertentes, principalmente, fortalecendo nossa imagem como um dos mais belos polos turísticos do mundo.
Essa arrecadação financeira, antes e durante o evento, poderá até ser considerada pouco significativa, comparada com o que acontecerá após a copa, em virtude da divulgação que será proporcionada pela mídia, mostrando nossas belezas naturais e a simpatia e carinho que o brasileiro dispensa aos seus visitantes.
Mas, para que isso acorra, é necessário que essa revoada de “urubus verde/amarelo pare de ficar agourando com notícias em tom de escândalos e assombrações que não haverá aeroportos (os turistas terão que pular de pára-quedas), não contarão com transporte para se deslocarem para os estádios (irão a cavalo ou andando), faltará leitos na hotelaria (dormirão em abrigos ou embaixo das marquises), antes da viagem fazer seus inventários e testamentos (pois vão morrer através de balas perdidas), atualizar seus planos de saúde (já que, certamente, serão contaminados com dengue, malária, meningite, etc.), deixar com os parentes, no país de origem, uma boa quantia em dinheiro (pois sofrerão seqüestros relâmpagos) e assim sucessivamente, uma série de fatos que nada acrescenta para melhorar (ao contrário), simplesmente espanta aqueles que pretendem ou pretendiam conhecer o Brasil.
Já acompanhei dezenas de copas do mundo e, sinceramente, nunca ouvi nenhum dos países promotores denegrindo a competência dos seus patrícios, a incapacidade de patrocinar um evento mundial, os perigos que as pessoas estarão expostas, ou outras notícias que fossem desencorajadoras para um turismo seguro e salutar. Só está faltando dizer e garantir que a nossa seleção vai ser desclassificada na primeira fase da competição!
Jamais devemos esquecer que, com a globalização, a mídia passou a ser universalmente vista e essas notícias prejudicam bastante e são acreditadas, pois são partidas dos próprios brasileiros.
Que essas ciganas e ciganos que destilam veneno nas suas premunições, moderem suas previsões, sejam mais brasileiros e ajudem para que as coisas aconteçam a contento!
Xô! Xô! Urubus tipiniquins! Mangalô três vezes! Vade retro Satanás!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A razão principal da não reeleição!

                                                 Antonio Nunes de Souza*
Como é de se esperar, mesmo com uma antecedência de mais de um ano, começam as especulações de possíveis candidatos, com uma lista enorme de nomes capazes, incapazes, sonhadores, tolos, iludidos e aproveitadores, já colocando suas cabecinhas na mídia e, com certeza, muitos desses em breve se recolherão as suas insignificâncias, ou pelas impossibilidades reais, ou por fazerem conchavos no aguardo de algumas rebarbas posteriores.
Esse filme já estamos cansados de ver, sabemos de cor e salteado seu enredo e o final, semelhante a “Vida, paixão e morte de Jesus” que, lamentavelmente, o que seria o melhor, morrer na cruz levado pela multidão enganada pelo velho e conhecido “pão e circo”.
Se colocarmos a sensatez e a lógica para funcionar, eliminamos de imediato essa enxurrada patética de candidatos, nos conscientizando que somente Juçara Silveira (ou Geraldo Simões) pelo PT e Capitão Azevedo pelo DEM (?) serão os candidatos prováveis para a disputa da prefeitura do município de Itabuna. Os outros, tudo indica que serão apenas fatiadores de votos e nada mais. E muitos, até o próximo ano, já estarão quietos e acomodados curados da picada da mosca azul.
Dos dois candidatos que sobram não vou tecer elogios aos primeiros, deixando esse julgamento para que o povo se pronuncie na hora de dar o seu sagrado voto se acharem que são merecedores e será bom para o município. Porém, com relação ao segundo, que está na berlinda das dúvidas “se pode ou não se reeleger”, já que, eventualmente, substituiu o prefeito na gestão anterior, não devemos nem levar em conta essa possibilidade jurídica para condená-lo, pois, a maior e principal razão da sua impossibilidade de reeleição é a gestão ignóbil, grotesca e absurda que ele implantou no centro administrativo de Itabuna, praticando dezenas de absurdos, desrespeitando o povo e a sociedade em geral, destruindo as unidades de saúde, transformando a FASI – Fundação de Assistência a Saúde de Itabuna (mantenedora do HBELEM) em “afundação”. Afundando a assistência médica e hospitalar em um mar de lama e, sem nenhuma base sólida, fica bradando que a culpa é do governo do Estado, querendo justificar seu trem da alegria que cada dia aumenta passageiros. Não entrega o hospital para o Estado e procede como se ali fosse uma capitania hereditária e ele pode fatiar em gleba, glebinha e glebão, para agradar seus comparsas e protegidos.
Não existe maior razão para que o povo abra os olhos e veja que essa está sendo a pior administração que Itabuna já teve, digna de ser inserida até no Guiness Book.
Será que o povo depois de se livrar dos currais eleitorais de ACM, vão se transformar em cordeiros de Azevedo?
Vamos abrir os olhos e exigir mais respeito!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

domingo, 11 de setembro de 2011

Saidinha bancária!

                                    Antonio Nunes de Souza*
Quando ouvi pela primeira vez essa expressão, assustei-me imaginando que estava sendo espionado nas minhas peregrinações nos finais das tardes, para admirar alguém merecedora e cheia de méritos!
Mas, depois de ouvir e ver o restante do noticiário percebi que se tratava de algo nada abonador, crime, atitude condenável e desqualificada. Bem diferente das minhas belíssimas e agradáveis intenções.
Para que seja compreendido com maior clareza, se faz necessário que explique o fato com maior desenvoltura, justificando minhas razões.
Como todos sabem os bancos comerciais, usando da astúcia peculiar das grandes empresas, colocam uma gama selecionada de moças bonitas, simpáticas e inteligentes para que procedam aos atendimentos dos clientes, conquistando assim uma melhor captação de depósitos e operações financeiras que, constantemente, abundam os seus preciosos e nababescos balanços. E essa tática funciona muito bem, quando o departamento de recursos humanos pratica essa norma com atenções redobradas. E no meu banco (um dos que me atende) não é diferente, pois tenho o privilégio de ser gentilmente atendido, com paciência e carinho, por uma menina/mulher cheia de graça, alta, bonita, simpática e com um sorriso tão encantador, que mesmo ao meu contra gosto, me faz esquecer a taxa mensal que ele me cobra mensalmente, talvez como sendo o ingresso pelo lindo espetáculo que me proporciona quando vou a agência fazer alguma operação nas suas benditas (ou malditas) máquinas eletrônicas. Às vezes, me faço de desconhecedor, somente para ser socorrido pela minha bonita e amável atendente, aproveitando para me deleitar por alguns minutos com atenções especiais.
Com o que declarei acima, justifica que eu seja um praticante da tal ”saidinha bancária” do bem, ocasião que, no happy hour, na penumbra do cair da noite, me posto perto do banco e, a uma distância razoável, acompanho a saída da minha querida atendente, elegantemente, dirigindo-se para a faculdade ou para sua casa.
Mas, quem sabe se um dia não tomarei coragem e armado com a flecha do cupido, chegarei a sua frente e, sem pestanejar gritarei ameaçadoramente: É um assalto! Passe-me o seu coração, se não eu me matarei!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Por que esse comportamento suicida?

                                               Antonio Nunes de Souza*
Pode parecer um exagero caracterizar o comportamento dos homens como suicida, uma vez que todos vivem bradando que a vida é linda, maravilhosa e o mundo é uma dádiva divina pela sua beleza e perfeição em todos os aspectos, para acolher os seres vivos e inanimados.
Concordamos com a plenitude dessa citação, sendo mais que justa e real em todas suas nuances, nos dando condições necessárias de desfrutarmos do seu meio ambiente com uma diversidade climática, fauna e flora, de conformidade com as devidas regiões da terra.
Entretanto, ao mesmo tempo em que pregam e vivenciam as belezas terrestres, se esquecem dos mais simples procedimentos de conservação, comportando-se de uma maneira que podemos considerar brutal, com relação à sustentabilidade do meio ambiente que, além de mudar as características fundamentais, provoca reações altamente prejudiciais, destruindo, gradativamente, esse paraíso que Deus nos deu com tanto carinho!
Será que ainda não perceberam que estão destruindo sua própria casa?
Que as poluições, desmatamentos, destruição da flora, eliminação da fauna, não são comportamentos normais que devem ser exercidos em nome do progresso?
Que adianta esse sonhado progresso cheio de tecnologias, se não teremos ambiente propício para desfrutá-lo?
Essas perguntas, simples e objetivas devem servir para que todos sejam mais atentos, conscientes, fiscalizadores e procurem minimizar ou extinguir esse modo nada humano de proceder contra as próprias vidas, como se estivéssemos praticando um suicídio coletivo, escudado em interesses imediatistas. Não se imaginam ter que andar de máscara nas ruas com vasos de oxigênio na cintura, brigar por um copo com água potável, novas doenças causadas pelo desequilíbrio ambiental pela proliferação de insetos nocivos, etc.
Obviamente, sem falar nas hecatombes, tufões e maremotos que, solidários aos vulcões, já estão dizimando milhares de pessoas e cidades, quase que cotidianamente.
Para que possamos refrear e dar uma volta por cima enquanto é tempo, basta, simplesmente, que tomemos consciência da nossa culpa e que cada um respeite e trate bem esse maravilhoso mundo que Deus nos deu com tanto amor e carinho!
Viva tendo a certeza que seus descendentes desfrutarão de uma terra que você dedicou cuidados, pensando no bem estar deles!
*Escritor (Blog Vida louca – ansouza_ba@hotmail.com)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Corruptos e corruptores!

                                Antonio Nunes de Souza*
Se colocarmos esses dois tipos de indivíduos em uma balança, certamente os pratos se fixarão igualitariamente, uma vez que em ambos os casos eles serão beneficiados, prejudicando uma comunidade, Estado ou mesmo o país.
Quem poderemos rotular, sem medo de errar, com tais adjetivações?
Os primeiros, lamentavelmente, fazem parte de uma gama substancial de políticos pertencentes a todos os partidos que, para alcançar seus ideais eletivos, prometem o que sabem que não terão condições de cumprir, investem pesado na mídia, fazem acordos com anjos e demônios e, fechando com chave de ouro, abrem seus falsos sorrisos para o povo oportunizando os pedidos, sabedores que essa tática é imbatível com os tolos e famigerados segundos que, na falta de instrução política e educacional, imaginam-se que estão agindo corretamente seguindo os padrões já estabelecidos.
Aí é que, tristemente, temos a infelicidade de ver, comprovadamente, grande parte do povo fazendo seus pedidos eleitoreiros de cimento, areia, telhas, tijolos, dentaduras, óculos, empregos e outras coisas mais, fazendo suas romarias em todas as fontes, pois já se tornou um hábito comum e normal esse comportamento insólito e condenável. Resultando votações maciças desses candidatos, como se essas figuras fossem o que existe de melhor para a coletividade, verdadeiros representantes éticos da nossa cidade.
Depois de eleitos, os corruptos procedem como era de se esperar, beneficiando-se dos seus cargos para refazer suas economias aplicadas nas eleições, logicamente com juros e correção monetária, cumprir alguns compromissos com aqueles que são inevitáveis falharem para assegurar o próximo pleito, não procedendo com compostura e dedicação como deveria fazer um legítimo representante do povo. E esse, que não teve a preocupação e cidadania de escolher pela qualidade e sim por interesses próprios, ficam nas esquinas da vida se lamentando que a cidade está abandonada, falta assistência médica, educação, segurança, saneamento, desvios de recursos e uma falta de respeito nunca visto em outras administrações consideradas trágicas e abusivas.
Infelizmente, enquanto os corruptores continuarem com esse comportamento condenável, sem observar e analisar o que será mais benéfico para sua comunidade e para todos, estaremos passivos de ver o triunfo desses pseudos políticos e sofrer as agruras do inferno.
Esperamos que um dia os corruptos se envergonhem desse brutal comportamento, e os corruptores, com seus disfarces de cordeiros, saibam votar com dignidade e cidadania, orientando outros para fazer o mesmo, pensando no engrandecimento do seu país!
Você é corrupto ou corruptor?
Em qualquer lado que você esteja só posso dizer uma coisa: Toma vergonha rapaz!
*Escritor (Blog vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O futuro me assusta!

                                            Antonio Nunes de Souza*
Todas as vezes que não sigo os conselhos do meu avô, sempre entro pelo cano! Ele vive dizendo: ”Quem come a noite feijoada, tem sonhos ruins na madrugada!”
E eu, com a teimosia de menino (ele diz que ainda sou), vacilei e bati uma feijoada de mocotó no anal da madruga, e fui puxar um merecido ronco depois de ver um documentário em um canal especial da TV, dedicado, literalmente, as mulheres e seus avanços no mundo moderno e globalizado. E aí, depois de já estar tranqüilo nos braços de Morfeu, me aparece uma cientista russa chamada Pavilowa Sakanowisk (só podia ter esse nome mesmo) e começou a fazer uma explanação minuciosa sobre uma experiência que estava elaborando num laboratório americano e, para a felicidade e alegria das mulheres, já estava na fase final com grandes êxitos em ratos e macacos.
Lógico que aguçou minha curiosidade imediatamente! Tudo que se relaciona as mulheres me empolga bastante e sou um grande incentivador desses seres maravilhosos. Por impulso, levantei o dedo pedindo que ela detalhasse com palavras que os leigos pudessem entender sem maiores dificuldades. Ela, gentilmente, assentiu e começou a falar, assistida por um computador, que projetava na tela fotos comprobatórias e gráficos:
-Esse nosso projeto foi batizado de “Papai/Mamãe”, numa homenagem a uma posição sexual usada no passado, extinta por desuso há mais de vinte anos e, como se trata de uma igualdade de condições (masculino-feminina), sendo também estudos e pesquisas com resultados reprodutivos, optamos em homenagear as partes envolvidas. -Nós abandonamos as “células troco”, pois já estão sendo aproveitadas em centenas de curas e, depois de uma cuidadosa pesquisa com “células membro” extraídas da região peniana, encontramos o DNA da sua formação que, aplicada na parte clitorial feminina, ampliam os seus poderes de portadores de fecundação, expelindo óvulos (ovutozóides) perfeitos e apropriados para a germinação quando encontram condições adequadas para seus desenvolvimentos. Essa é a parte científica que, já comprovada, coloca a mulher como capaz de provocar uma transferência para a gravidez, sem a necessidade do seu corpo, colocando o homem como o receptor e gerador da futura criança.
Nessa altura todos do auditório estavam pasmos com o que acabávamos de ouvir e eu, mais agoniado voltei a perguntar: Como o homem poderá ser gerador do embrião, se não tem útero?
-Esse foi o nosso maior trabalho anos seguidos, porém encontramos os caminhos desejados, aproveitando alguns espaços no corpo masculino, já que não justificaria fazer transplantes coletivos de úteros para tal fim, que tiraria a praticidade da operação. Tivemos que utilizar moléculas da região uterina, fazer algumas modificações laboratoriais e aplicamos no saco escrotal por ser flexível, elástico e já está habituado a guardar ovos, provocando uma reação química e física, transformando-o em um perfeito ambiente para uma gestação tranqüila e sem problemas.
As mulheres da platéia aplaudiam de pé, enquanto os homens, de bocas abertas, se borravam de medo!
Já P da vida, perguntei com veemência: Doutora Sakanowisk nós homens vamos passar a engravidar e ter que passar nove meses com o saco crescendo? E como vamos trabalhar?
-Realmente vocês terão que ficar deitados durante a gravidez e, cada mulher que engravidar um homem (marido ou não) terá a responsabilidade da sua manutenção durante todo período e mais dois meses de pós-parto.
-Aí caiu a ficha e imaginei logo como será o parto. Se for pela bunda estaremos fritos. Além de doer muito, ainda será uma posição deplorável e ridícula! E para a criança também, pois ficará traumatizada por toda vida, imaginando que não nasceu, foi, simplesmente, cagada!
Como se estivesse lendo meus pensamentos, ela disse: O parto será sempre escrotário (relativo ao cesariano), pois será mais tranqüilo para o novo papai/mamãe!
-Me imaginei grávido e terminei acordando molhado de suor e uma dor no saco terrível pela grande vontade de fazer xixi!
Que pesadelo meu Deus. Que não aconteça isso nunca!
*Escritor (Blog Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)